13/04/2013 11h02 - Atualizado em 13/04/2013 11h02

Qual é a função de um tablet? Descubra se ele é o gadget ideal para você

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Você realmente precisa de um tablet? Com um nível de funcionalidade intermediária entre computadores e smartphones, os tablets vem ganhando cada vez mais espaço ao juntar qualidades de ambos. Confira o artigo preparado pelo TechTudo e descubra se o tablet é realmente o gadget ideal para você.

Surface RT, híbrido da Microsoft, com teclado acoplado (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)Microsoft Surface RT com teclado acoplado. Gadget mistura tablet e notebook (Foto: Rodrigo Bastos/TechTudo)

Mais que um e-readers

Não se deve confundir tablets com leitores de livro digital (e-readers). Apesar do tamanho e do formato parecido, a tela da maioria dos e-readers é monocromática, não emite luz e não tem touchscreen, servido exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto os tablets fazem o mesmo e possuem uma série de outras funções.

Desenvolvidos para auxiliar em diversas tarefas do dia a dia, com esses gadgets de última geração é possível ler e-books, acessar sites, enviar e-mails, filmar e fotografar, ouvir músicas e assistir a filmes ou até mesmo desempenhar novas funções, específicas para este equipamento.

Kindle 4: leitura boa graças à tela fosca e sua tecnologia especial (Foto: Stella Dauer) (Foto: Kindle 4: leitura boa graças à tela fosca e sua tecnologia especial (Foto: Stella Dauer))Kindle 4, exemplo de e-reader com tela monocromática (Foto: Stella Dauer)

Mais compacto que um netbook

Diferente de laptops e netbooks, os tablets, além de mais leves e práticos, são extremamente portáteis, podendo ser utilizados a qualquer momento. No entanto, boa parte dos usuários sente dificuldade em digitar um texto em uma tela touchscreen. Tal dificuldade pode ser facilmente resolvida com uma maior intimidade com essa interface ou conectando um teclado físico por Bluetooth.

É bom lembrar que um tablet não substitui o computador, pois além de não se conectar fisicamente a periféricos, como mouse e teclado, não possui leitor de CD ou DVD e só se conecta as impressoras por Bluetooth. Além disso, devido ao pouco espaço no HD e às limitações de poder de processamento de dados, não é viável trabalhar com programas pesados.

Um mercado que cresce com o aumento da demanda

A Samsung e a Apple são as principais concorrentes na venda desses dispositivos. Seus modelos possuem grande capacidade de memória RAM e telas de alta resolução, sendo a opção perfeita para jogar, assistir a filmes e baixar aplicativos pesados. Apesar dos modelos destas marcas serem os mais caros, ainda são os aparelhos mais completos entre a concorrência.

Com o aumento das vendas deste dispositivo, uma grande variedade de aplicativos passou a ser oferecida. De acordo com o sistema operacional do tablet, que pode ser iOS, Android ou Windows 8, é possível baixar inúmeros apps em lojas online, muitos deles gratuitamente. Há jogos, programas para auxílio profissional, agendas, navegadores, calendários, livros interativos, canais de filmes, redes sociais, etc.

O Galaxy Note 8 é a nova aposta da Samsung para concorrer com o iPad Mini (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy Note 8, tablet de 8 polegadas da Samsung (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Desvantagens do dispositivo

Apesar de ter muitas qualidades, os tablets ainda devem enfrentar alguns dilemas. O primeiro, e o mais comum em novas tecnologias, é o preço alto dos aparelhos de melhor qualidade. Apesar de existirem várias marcas de tablet com preço acessível, grande parte destes produtos não possui bons processadores de dados e apresenta problemas de memória.

Outra questão importante é o consumo da bateria. Dependendo de como for utilizado, com todos recursos ligados, como o GPS, Bluetooth, Wi-Fi, 3G, etc. e do brilho da tela no máximo, a sua carga pode durar muito pouco. O ideal é deixar o que for desnecessário desligado e só ligar quando for preciso, e o mesmo deve ser feito com a luz do brilho.

As vantagens de se ter um

A facilidade de utilizar o tablet e a grande diversidade de aplicativos já disponíveis tornam esse dispositivo pessoal um apetrecho ideal para toda a família. Certos profissionais também já utilizam o tablet como aparelho essencial nas mais diversas funções.

As funcionalidades para estes gadgets são inúmeras, e a quantidade de aplicativos aumenta a cada dia, pois com a concorrência cada vez maior dos fabricantes, há uma consequente corrida das empresas no desenvolvimento de programas para rodarem nos diferentes sistemas operacionais existentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Emerson Rodrigues
    2013-04-15T09:30:32

    Mas não abandono meus 2 monitores 23" pra ficar trabalhando em um telinha sem vergonha e um tecladinho medíocre....

  • Maria Marcondes
    2013-04-14T09:52:35

    Caro no Brasil né! Como tudo por aqui...

  • Gabriel Guttemberg
    2013-04-14T01:04:41

    Tenho um Samsung Galaxy Tab 2,de 7 polegadas...pata,quem assim como eu,ama redes sociais,e acessar noticias,um tablet eh MAIS QUE DEMAIS ;-)estou comentando via tablet

  • Thiago Calmon
    2013-04-14T01:04:13

    Péssima matéria. Obviamente encomendada. Vergonha.

  • Dario Coutinho
    2013-04-14T00:17:43

    Pro usuário comum. Internet, seja para produtividade ou não e games. Pode-se mascarar com mil desculpas, mas pro usuário comum é basicamente isso.

  • JOSUE SILVA
    2013-04-13T20:45:06

    aparelho inútil! visto o que os smartphones fazem agora, o tablet já já vai sair de linha...só vale a pena para quem armazena dados da empresa, apresentador de tv ou palestrante, jornalista, escritor...enfim, para usuário comum não vale nada nada a pena,pois os telefones de hj fazem tudo isso e com mais opções no mercado...

  • Victor Vianna
    2013-04-13T15:00:21

    Tablet ë muito ruim quando apenas isso. O ideal são os híbridos e o melhor é o Microsoft Surface. E dizer que os mais caros e completos são os modelo Apple e Samsung, é muita burrice e falta de conhecimento do Surface

  • Eli Silva
    2013-04-13T13:37:35  

    muitos modelos aceitam, mouses e teclados USB, através de um adaptador OTG, que custa baratinho.

    recentes

    populares

    • Eli Silva
      2013-04-13T13:37:35  

      Mouse?

  • Priscila Chiemi
    2013-04-14T01:01:40  

    É muito simples. Usuário comum, que não usa tanto o note para trabalhar, um tablet supre todas as necessidades, mais até. Para esses eu recomendo o tablet. Tenho os dois e só uso o note quando vou realmente trabalhar ou fazer algo mais específico. Pra isso já estou pensando em adquirir o Surface Pro. Agora, comparar tablet com smartphone é coisa de jumento. Smartphone faz tudo o que um tablet faz, mas a usabilidade vai para o lixo graças ao tamanho da tela. Você não consegue navegar de uma maneira mais agradável em um smart do que em um tablet. Ver filmes também.

    recentes

    populares

    • Priscila Chiemi
      2013-04-14T01:01:40  

      concordo plenamente a unica diferença é o tamanho da tela e pra trabalho so se o trabalho so depender de ler imails e programas que funcionam via internet

    recentes

    populares

    • Priscila Chiemi
      2013-04-14T01:01:40  

      Isso ai...