13/04/2013 13h27 - Atualizado em 16/04/2013 18h56

Saiba o que causa a explosão de uma bateria de celular e como se prevenir

Lucas da Silva
por
Para o TechTudo

Nos últimos anos, o celular tornou-se um aparelho que mantemos por perto quase 24 horas por dia. Mas muita gente se esquece de que, sendo um dispositivo eletrônico, ele pode oferecer riscos em certas circunstâncias, como é o caso de uma explosão da bateria. Apesar de ser algo relativamente incomum, acontece de vez em quando. Mas afinal, porque a bateria do celular pode explodir?

nokia-battery-life (Foto: nokia-battery-life)A bateria precisa de alguns cuidados para
funcionar de forma segura (Foto: Reprodução) 

A explosão de um celular acontece quando há superaquecimento da bateria. Como o periférico é projetado para aguentar até 135ºC, quando passa dessa temperatura, ela pode causar uma explosão, ou pegar fogo. Isto pode acontecer em duas situações:

1. Quando o celular está carregando: cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a possível explosão.

2. Durante o uso: neste caso, há uma falha no componente de segurança que separa os pólos negativo e positivo da bateria, causando um curto circuito. Pode ser causado por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade. Esse curto-circuito gera calor em excesso, derretendo o invólucro de plástico e deixando o ar entrar. O contato do ar com as substâncias da bateria faz o material entrar em combustão, chegando a até 800ºC, o que pode causar sérias queimaduras nas vítimas. E agora, como evitar?

br_ATADU10EBECSTD_001_Front (Foto: br_ATADU10EBECSTD_001_Front)Acessórios originais oferecem maior garantia
e segurança (Foto: Reprodução)

Compre de marcas confiáveis

Alguns casos de explosão da bateria são causados por defeitos de fabricação. Por isso, diminua a chance de um acidente ocorrer escolhendo uma marca confiável e com um bom histórico de suporte ao consumidor.

Use somente acessórios originais

Acessórios “piratas” não passam pelos mesmos teste de qualidade e segurança que os originais, e não são totalmente confiáveis. Um carregador que não é original pode causar diferenças de tensão elétrica e levar a defeitos perigosos na bateria, além da diminuição da vida útil.

Se precisar trocar a bateria, opte sempre pelo modelo indicado pelo fabricante, que oferece mais segurança e possui garantia de fábrica. Em muitos casos, o barato pode sair caro.

Não exponha o celular ao calor

Evite andar muito tempo com o celular no bolso, principalmente se usar as famosas “meias de celular” feitas de tecido. Procure também não deixá-lo exposto ao sol, no painel do carro, perto do fogão ou microondas.

Evite a umidade

A umidade é uma grande inimiga da sua bateria. Evite levar o celular para o banheiro durante o banho, por exemplo, ou deixar o aparelho parado na praia ou próximo de alguma piscina.

Tempo certo na tomada

Procure desconectar o celular da tomada assim que ele der o aviso de bateria carregada. Deixá-lo ligado à corrente por muito tempo pode diminuir a vida útil e levar a defeitos posteriores.

Com cuidados básicos e seguindo essas dicas, você pode usar o seu aparelho livre de preocupações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Silva
    2013-04-14T15:39:39

    Que matéria mais fuleira. As baterias que mais explodem são motorola.

  • Marcio Balter
    2013-04-15T08:33:54  

    nem celular eu tenho DESCULPA AI!!!

    recentes

    populares

    • Marcio Balter
      2013-04-15T08:33:54  

      Comentário interessante, produtivo. Agrego conteúdo à página e à notícia. Parabéns!

  • Bruno Santucci
    2013-11-07T12:08:51

    O meu celular um Bedove X 21 made in China nunca esquentou uso o dia todo outro dia fiquei em casa vendo um filme no Netflix 1 hora e tanto ele ligado na tomada e esquentou muito pouco, estava na minha mão. Acho que é um problema de fornecedor de baterias.

  • Erilany Silva
    2013-04-14T21:11:20

    Por que só o que destaca é a Nokia?Os aparelhos Samsung são tipo um mini microondas...Superaquecem quando estamos fazendo uma ligação,na internet,ou até mesmo utilizando aplicativos!!!Esses sim,dão um medo danado de explodir na sua orelha!!

  • Anderson Lagedo
    2013-04-14T08:44:19

    O explodiu também acabou com a minha churrasqueira foi no dia 12/12/2012. Era um Nextel era um i867 dava tão problema que coloquei na brasa do carvão ai ... AVISO NEXTEL PODE CAUSAR DANOS POIS SEU APARELHOS SÃO SIMPLESMENTE MOTOROLA.

  • Joana Morango
    2013-04-15T01:52:14

    Esqueceram de falar no PERIGO que é atender ao celular quando está carregando na tomada, esse é o ato mais perigoso que tem, pois além de explodir, pode causar queimaduras nas mãos e no rosto e até mesmo matar!!! NÃO ATENDAM CELULAR CARREGANDO NA TOMADA!

  • Lucineide Oliveira
    2013-04-13T22:14:46  

    Se for da pemissão do nosso bom Deus até uma panela pode explodir e ir longe!Duvida?Deus do tudo ele pode o nada e do nada ele pode tudo!

    recentes

    populares

    • Lucineide Oliveira
      2013-04-13T22:14:46  

      se seus deus existisse e fosse bom mesmo ele não deixaria essas coisas explodirem podendo machucar gravemente pessoas inocentes, alem de muitas outras coisas...

  • Wanderlei Tressmann
    2013-04-15T09:01:44

    o que faz falta de serviço ne.vamos trabalhar turma de gente atoa.....

  • Daniel Santos
    2013-04-15T08:43:18

    Vida do meu IPhone 6s é diferente

  • Ahscell Eletronicos
    2013-06-03T13:46:13

    esqueceram de divulgar que na maioria das vezes as baerias que explodiram foram motorola

  • Danilo Elias
    2013-04-15T10:17:41

    Pros "bonitões q acham q é pq um aparelho é caro isso nao acoontece, kk nao se enganem seus iludidos..... tecnico em eletronica e sei muito bem :D

  • Mussum Cacildis
    2013-04-14T04:09:34

    Ainda bem que são só nas baterias NOKIA, vide imagens da reportagem. XD

  • João Martins
    2013-04-14T20:20:12

    Ggaldino, cuida do seu umbigo!!!!, estamos aqui para aprender algo bom, e não diarreia e correria para o banheiro, parece sócio do site,

  • Carlos Alberto
    2013-04-14T00:41:36

    Esqueceram de informar que transportar o celular, relógios e demais aparelhos que possuam essas novas baterias de litio em malas no bagageiro da aeronave também causa danos e consequente explosão, o efeito sobre a bateria é semelhante sofrido por mergulhadores que voltam de grande profundidade repentinamente a superfície.

  • Renata Vila
    2013-04-13T23:01:54

    Não concordo em desconectar o carregador depois da bateria estar carregada, as baterias de lithium duram mais se estão sempre conectadas, e isso é provado e recomendado pelos fabricantes... se fosse assim, os notebooks teriam que ficar desconectados também, e isso não existe! Concordo que pode ser para prevenir uma explosão de bateria paralela, mas original, esquece... o meu celular vive na tomada, é só eu chegar em casa que eu conecto na tomada, no trabalho é a mesma coisa... tenho o S2 a mais de 2 anos e a bateria funciona perfeitamente quando eu preciso dela...

  • Luiz Cavedagne
    2013-04-13T22:18:23

    Resposta simples para isso, a gasolina dentro do tanque contém vapor(da mesma), esse vapor, ao abrir o tanque, entra em contato com o meio externo, e a mangueira do posto contém eletricidade estática, o que provoca uma centelha em contato com a parte metálica do tanque do carro, fazendo com que tudo exploda! Precaução: ao encher o tanque, tanto de um carro como de um avião, deve-se fazer o aterramento do mesmo! Valeu!

  • EUDES ALVES
    2013-04-13T17:39:44

    Cuidado se, ele tocar e, ao seu lado tiver um marginal, vai carregar os dois.

  • Fernando
    2013-04-13T17:08:16

    MOTOROLA explode com facilidade. Façam pesquisa no Google.

  • Luciano Resta
    2013-04-13T15:16:58

    FELICIANO PARA PRESIDDENTE

  • Romilson Silva
    2013-04-13T15:04:34

    Isso sim é de muita utilidade!

  • Elson Rocha
    2013-04-13T16:32:05  

    e por que tinha que ser uma bateria nokia?...estranho...

    recentes

    populares

    • Elson Rocha
      2013-04-13T16:32:05  

      Só acontece com motorola.

  • Fernanda
    2013-04-13T14:59:42  

    É impossível com os celulares que temos hoje e com o uso que temos, não deixa-los na tomada a noite toda ne? Essa matéria usou como dados a bateria dos Nokias de 2002? rs

    recentes

    populares

    • Fernanda
      2013-04-13T14:59:42  

      Eu deixo o meu LG 3D a noite toda na tomada deixo na tomada e vou dormir.

  • Emerson
    2013-04-14T18:47:19  

    Não sabia que deixá-lo na tomada algum tempo depois que já está 100% carregada diminuia a vida útil e ainda oferecia maior risco de explosão. Eu fazia isso! Fazia.

    recentes

    populares

    • Emerson
      2013-04-14T18:47:19  

      depois que eu li essa matéria, tomei uma decisão: nunca mais vou deixar o meu celular depois que a bateria estiver 100% carregada, vou tirá-lo assim que der o sinal de bateria carregada

  • José Paulo
    2013-04-13T20:52:16  

    Quando tá relampeando eu costumo envolver o meu celular com um guardanapo vermelho.

    recentes

    populares

    • José Paulo
      2013-04-13T20:52:16  

      kkkkk...

    recentes

    populares

    • José Paulo
      2013-04-13T20:52:16  

      Na realidade o guardanapo tem que ser vermelho com uma estrelinha , pra ver se explode tudo junto.

  • Luiz Abreu
    2013-04-14T22:19:51  

    É VERDADE SE: Falar ao celular carregando a bateria é perigoso? E carregar o celular com ele ligado, também é perigoso?

    recentes

    populares

    • Luiz Abreu
      2013-04-14T22:19:51  

      Olha Luiz, eu sempre carreguei meu celulares ligados. A exceção é de quando eu acabo de comprar um e darei assim a primeira carga. Ai deixo ele desligado. Mas depois disso, é só carregá-lo normalmente. Em relação a falar com ele conectado ao carregador, não sei de dizer. Já ouvi estórias assim. Na dúvida, faça como eu: tire-o do carregador, atenda a ligação e o reconecte novamente.