13/04/2013 13h27 - Atualizado em 16/04/2013 18h56

Saiba o que causa a explosão de uma bateria de celular e como se prevenir

Lucas da Silva
por
Para o TechTudo

Nos últimos anos, o celular tornou-se um aparelho que mantemos por perto quase 24 horas por dia. Mas muita gente se esquece de que, sendo um dispositivo eletrônico, ele pode oferecer riscos em certas circunstâncias, como é o caso de uma explosão da bateria. Apesar de ser algo relativamente incomum, acontece de vez em quando. Mas afinal, porque a bateria do celular pode explodir?

nokia-battery-life (Foto: nokia-battery-life)A bateria precisa de alguns cuidados para
funcionar de forma segura (Foto: Reprodução) 

A explosão de um celular acontece quando há superaquecimento da bateria. Como o periférico é projetado para aguentar até 135ºC, quando passa dessa temperatura, ela pode causar uma explosão, ou pegar fogo. Isto pode acontecer em duas situações:

1. Quando o celular está carregando: cada bateria possui um dispositivo de segurança que regula a quantidade de corrente elétrica que pode circular por ela. Se o dispositivo falhar, pelo motivo que for, pode haver um excesso de energia que causa superaquecimento e, consequentemente, a possível explosão.

2. Durante o uso: neste caso, há uma falha no componente de segurança que separa os pólos negativo e positivo da bateria, causando um curto circuito. Pode ser causado por defeitos de fabricação, entrada de pó ou umidade. Esse curto-circuito gera calor em excesso, derretendo o invólucro de plástico e deixando o ar entrar. O contato do ar com as substâncias da bateria faz o material entrar em combustão, chegando a até 800ºC, o que pode causar sérias queimaduras nas vítimas. E agora, como evitar?

br_ATADU10EBECSTD_001_Front (Foto: br_ATADU10EBECSTD_001_Front)Acessórios originais oferecem maior garantia
e segurança (Foto: Reprodução)

Compre de marcas confiáveis

Alguns casos de explosão da bateria são causados por defeitos de fabricação. Por isso, diminua a chance de um acidente ocorrer escolhendo uma marca confiável e com um bom histórico de suporte ao consumidor.

Use somente acessórios originais

Acessórios “piratas” não passam pelos mesmos teste de qualidade e segurança que os originais, e não são totalmente confiáveis. Um carregador que não é original pode causar diferenças de tensão elétrica e levar a defeitos perigosos na bateria, além da diminuição da vida útil.

Se precisar trocar a bateria, opte sempre pelo modelo indicado pelo fabricante, que oferece mais segurança e possui garantia de fábrica. Em muitos casos, o barato pode sair caro.

Não exponha o celular ao calor

Evite andar muito tempo com o celular no bolso, principalmente se usar as famosas “meias de celular” feitas de tecido. Procure também não deixá-lo exposto ao sol, no painel do carro, perto do fogão ou microondas.

Evite a umidade

A umidade é uma grande inimiga da sua bateria. Evite levar o celular para o banheiro durante o banho, por exemplo, ou deixar o aparelho parado na praia ou próximo de alguma piscina.

Tempo certo na tomada

Procure desconectar o celular da tomada assim que ele der o aviso de bateria carregada. Deixá-lo ligado à corrente por muito tempo pode diminuir a vida útil e levar a defeitos posteriores.

Com cuidados básicos e seguindo essas dicas, você pode usar o seu aparelho livre de preocupações.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Bruno Silva
    2013-04-14T15:39:39

    Que matéria mais fuleira. As baterias que mais explodem são motorola.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio Balter
    2013-04-15T08:33:54   , respondido respondido 2013-12-13T13:59:13

    nem celular eu tenho DESCULPA AI!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcio Balter
      2013-04-15T08:33:54   , respondido respondido 2013-12-13T13:59:13

      Comentário interessante, produtivo. Agrego conteúdo à página e à notícia. Parabéns!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Bruno Santucci
    2013-11-07T12:08:51

    O meu celular um Bedove X 21 made in China nunca esquentou uso o dia todo outro dia fiquei em casa vendo um filme no Netflix 1 hora e tanto ele ligado na tomada e esquentou muito pouco, estava na minha mão. Acho que é um problema de fornecedor de baterias.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Erilany Silva
    2013-04-14T21:11:20

    Por que só o que destaca é a Nokia?Os aparelhos Samsung são tipo um mini microondas...Superaquecem quando estamos fazendo uma ligação,na internet,ou até mesmo utilizando aplicativos!!!Esses sim,dão um medo danado de explodir na sua orelha!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Lagedo
    2013-04-14T08:44:19

    O explodiu também acabou com a minha churrasqueira foi no dia 12/12/2012. Era um Nextel era um i867 dava tão problema que coloquei na brasa do carvão ai ... AVISO NEXTEL PODE CAUSAR DANOS POIS SEU APARELHOS SÃO SIMPLESMENTE MOTOROLA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joana Morango
    2013-04-15T01:52:14

    Esqueceram de falar no PERIGO que é atender ao celular quando está carregando na tomada, esse é o ato mais perigoso que tem, pois além de explodir, pode causar queimaduras nas mãos e no rosto e até mesmo matar!!! NÃO ATENDAM CELULAR CARREGANDO NA TOMADA!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucineide Oliveira
    2013-04-13T22:14:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:18

    Se for da pemissão do nosso bom Deus até uma panela pode explodir e ir longe!Duvida?Deus do tudo ele pode o nada e do nada ele pode tudo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Lucineide Oliveira
      2013-04-13T22:14:46   , respondido respondido 2013-10-30T11:25:18

      se seus deus existisse e fosse bom mesmo ele não deixaria essas coisas explodirem podendo machucar gravemente pessoas inocentes, alem de muitas outras coisas...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wanderlei Tressmann
    2013-04-15T09:01:44

    o que faz falta de serviço ne.vamos trabalhar turma de gente atoa.....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Santos
    2013-04-15T08:43:18

    Vida do meu IPhone 6s é diferente

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ahscell Eletronicos
    2013-06-03T13:46:13

    esqueceram de divulgar que na maioria das vezes as baerias que explodiram foram motorola

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danilo Elias
    2013-04-15T10:17:41

    Pros "bonitões q acham q é pq um aparelho é caro isso nao acoontece, kk nao se enganem seus iludidos..... tecnico em eletronica e sei muito bem :D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mussum Cacildis
    2013-04-14T04:09:34

    Ainda bem que são só nas baterias NOKIA, vide imagens da reportagem. XD

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Martins
    2013-04-14T20:20:12

    Ggaldino, cuida do seu umbigo!!!!, estamos aqui para aprender algo bom, e não diarreia e correria para o banheiro, parece sócio do site,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Alberto
    2013-04-14T00:41:36

    Esqueceram de informar que transportar o celular, relógios e demais aparelhos que possuam essas novas baterias de litio em malas no bagageiro da aeronave também causa danos e consequente explosão, o efeito sobre a bateria é semelhante sofrido por mergulhadores que voltam de grande profundidade repentinamente a superfície.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renata Vila
    2013-04-13T23:01:54

    Não concordo em desconectar o carregador depois da bateria estar carregada, as baterias de lithium duram mais se estão sempre conectadas, e isso é provado e recomendado pelos fabricantes... se fosse assim, os notebooks teriam que ficar desconectados também, e isso não existe! Concordo que pode ser para prevenir uma explosão de bateria paralela, mas original, esquece... o meu celular vive na tomada, é só eu chegar em casa que eu conecto na tomada, no trabalho é a mesma coisa... tenho o S2 a mais de 2 anos e a bateria funciona perfeitamente quando eu preciso dela...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Cavedagne
    2013-04-13T22:18:23

    Resposta simples para isso, a gasolina dentro do tanque contém vapor(da mesma), esse vapor, ao abrir o tanque, entra em contato com o meio externo, e a mangueira do posto contém eletricidade estática, o que provoca uma centelha em contato com a parte metálica do tanque do carro, fazendo com que tudo exploda! Precaução: ao encher o tanque, tanto de um carro como de um avião, deve-se fazer o aterramento do mesmo! Valeu!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • EUDES ALVES
    2013-04-13T17:39:44

    Cuidado se, ele tocar e, ao seu lado tiver um marginal, vai carregar os dois.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando
    2013-04-13T17:08:16

    MOTOROLA explode com facilidade. Façam pesquisa no Google.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Resta
    2013-04-13T15:16:58

    FELICIANO PARA PRESIDDENTE

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Romilson Silva
    2013-04-13T15:04:34

    Isso sim é de muita utilidade!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elson Rocha
    2013-04-13T16:32:05   , respondido respondido 2013-10-02T19:18:22

    e por que tinha que ser uma bateria nokia?...estranho...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Elson Rocha
      2013-04-13T16:32:05   , respondido respondido 2013-10-02T19:18:22

      Só acontece com motorola.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernanda
    2013-04-13T14:59:42   , respondido respondido 2013-10-02T19:18:22

    É impossível com os celulares que temos hoje e com o uso que temos, não deixa-los na tomada a noite toda ne? Essa matéria usou como dados a bateria dos Nokias de 2002? rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fernanda
      2013-04-13T14:59:42   , respondido respondido 2013-10-02T19:18:22

      Eu deixo o meu LG 3D a noite toda na tomada deixo na tomada e vou dormir.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Emerson
    2013-04-14T18:47:19   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:55

    Não sabia que deixá-lo na tomada algum tempo depois que já está 100% carregada diminuia a vida útil e ainda oferecia maior risco de explosão. Eu fazia isso! Fazia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Emerson
      2013-04-14T18:47:19   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:55

      depois que eu li essa matéria, tomei uma decisão: nunca mais vou deixar o meu celular depois que a bateria estiver 100% carregada, vou tirá-lo assim que der o sinal de bateria carregada

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • José Paulo
    2013-04-13T20:52:16   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:55

    Quando tá relampeando eu costumo envolver o meu celular com um guardanapo vermelho.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • José Paulo
      2013-04-13T20:52:16   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:55

      kkkkk...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • José Paulo
      2013-04-13T20:52:16   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:55

      Na realidade o guardanapo tem que ser vermelho com uma estrelinha , pra ver se explode tudo junto.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Abreu
    2013-04-14T22:19:51   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:54

    É VERDADE SE: Falar ao celular carregando a bateria é perigoso? E carregar o celular com ele ligado, também é perigoso?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Abreu
      2013-04-14T22:19:51   , respondido respondido 2013-10-01T09:43:54

      Olha Luiz, eu sempre carreguei meu celulares ligados. A exceção é de quando eu acabo de comprar um e darei assim a primeira carga. Ai deixo ele desligado. Mas depois disso, é só carregá-lo normalmente. Em relação a falar com ele conectado ao carregador, não sei de dizer. Já ouvi estórias assim. Na dúvida, faça como eu: tire-o do carregador, atenda a ligação e o reconecte novamente.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário