30/04/2013 06h00 - Atualizado em 27/06/2013 16h40

Vale a pena comprar o Galaxy S4? Saiba se o smartphone compensa ou não

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Samsung Galaxy S4 chega ao mercado brasileiro nesta terça-feira (30) como o melhor smartphone que o dinheiro pode comprar no país. Com diversos recursos inovadores e um hardware bastante potente, além do processador quad-core e da tela de cinco polegadas em FullHD, o aparelho custa R$ 2.499 desbloqueado. Mas será que vale o investimento?

Galaxy S4 é o novo smartphone poderoso com Android (Foto: Divulgação)Galaxy S4 é o novo smartphone poderoso com Android (Foto: Divulgação)

Obviamente, a decisão cabe a cada consumidor. No entanto, o TechTudo pode dar uma ajudinha na hora de pesar sobre a compra. Por isso, realizamos uma comparação das principais características do novo Galaxy com seus concorrentes. Assim, você pode ter uma ideia melhor de onde ele se encaixa atualmente no mercado.

O Galaxy S4 matou a Apple ou iPhone 5S vai surpreender? Saiba a opinião dos usuários no Fórum do TechTudo!

Processador e memória

Obviamente, o primeiro rival do Galaxy S4 que vem à mente é o iPhone 5, da Apple. Além dele, o Xperia ZQ, Android FullHD da Sony, o Nexus 4 e o Lumia 920, aposta da Nokia no Windows Phone 8, também podem ser considerados concorrentes bastante fortes contra o novo aparelho da Samsung. Nenhum deles, porém, parece ter uma qualidade tão grande de hardware em relação ao sul-coreano.

O Galaxy S4 chega ao Brasil em duas versões, uma com processador quad-core e outra com o Exynos 5 octa-core. Nos testes de desempenho divulgados até o momento, ele leva ampla vantagem sobre seus concorrentes – especialmente a edição com processador de oito núcleos.

Galaxy S4 chega hoje ao Brasil (Foto: TechTudo) (Foto: Galaxy S4 chega hoje ao Brasil (Foto: TechTudo))Galaxy S4 chega ao Brasil (Foto: TechTudo)

Na questão de especificações, então, o S4 certamente vale o investimento. Quem procura o celular com características mais avançadas do mercado, não vai encontrar superior por enquanto. Além disso, se o usuário espera um smartphone que não dê qualquer problema de travamento e rode aplicações muito pesadas com facilidade, o dispositivo da Samsung é a escolha óbvia.

Porém, é importante lembrar que esta qualidade de hardware não é tão perceptível nas tarefas do dia a dia, como ouvir uma música, abrir um site e executar um aplicativo. Comparado a outros aparelhos com boas especificações - mesmo com o Galaxy S3 de 2012 -, não serão notadas grandes diferenças no cotidiano.

Display

Os recentes testes feitos pelo site DisplayMate comprovam: o display do S4 é um dos melhores disponíveis no mercado. A tela, com 5 polegadas, tem a resolução de 1080 x 1920 (Full HD) e densidade de 441 ppi. A qualidade de reprodução de imagem é muito alta, apesar de ter um empate técnico com o iPhone 5.

Display do S4 é de alta qualidade (Foto: Allan Mello/TechTudo)Display do S4 é de alta qualidade (Foto: Allan Mello/TechTudo)

Em termos de números, as especificações mostram que a tela do Galaxy é bem superior à do iPhone, que tem somente 4 polegadas, e densidade 326 ppi. No entanto, na prática o display da Apple ainda é páreo duro de ser batido, e não fica atrás do concorrente, que ainda é bem mais grosso e pesado.

Sistema operacional

Certamente, este é um dos pontos que mais podem fazer com que o consumidor opte por um celular ou por outro: o sistema operacional. O Galaxy da Samsung vem com o que há de mais atual, o Android 4.2. Entre seus principais atrativos estão o aclamado recurso multijanelas e o assistente virtual Google Now.

iPhone 5 é um dos rivais do S4 (Foto: TechTudo)iPhone 5 é um dos rivais do S4 (Foto: TechTudo)

O iPhone, por sua vez, tem o iOS, da Apple, e o Lumia 920 tem o Windows Phone, que foi desenvolvido pela Microsoft. A questão aqui é bem relativa. O Android oferece muitas opções de customização e diversos apps, mas é considerado também mais inseguro e propenso a malware.

Recursos e Aplicativos

O Galaxy S4 conta ainda com alguns recursos diferenciados que fazem com que ele esteja um passo à frente da concorrência. Para o brasileiro, por exemplo, é importante destacar que ele tem diversos recursos compatíveis com o nosso idioma, como o S Translator (tradutor), que traduz qualquer mensagem falada ou escrita em tempo real em 9 línguas diferentes. Espera-se ainda suporte ao português no S-Voice, assistente por voz do aparelho.

Recursos diferenciados marcam presença no S4 (Foto: Allan Mello/TechTudo)Recursos diferenciados marcam presença no S4 (Foto: Allan Mello/TechTudo)

Além disso, ele vem com sistema de gravar sons em fotos, possibilidade de descer uma barra de rolagem com os olhos, sem as mãos (assim como pausar e iniciar a reprodução de um vídeo da mesma forma), S-Drive com informações de trânsito, S Health para cuidar da sua saúde, rede de compartilhamento de arquivos sem precisar usar Internet, álbuns com as fotos de uma viagem… Enfim, a lista é grande e bem interessante. Tem até um recurso de reconhecimento de movimentos feitos com a mão sem tocar na tela. Perfeito tanto para facilitar a vida quanto para impressionar os amigos.

Qual Galaxy S4 vale mais a pena: o quad-core com 4G ou o octa-core com 3G? Participe do debate no Fórum!

Conectividade

A grande maioria dos smartphones no mercado brasileiro não vai ser compatível com o 4G que está sendo implantado no país. Eis um diferencial para o S4. Ele vai, pelo menos na versão com processador quad-core, que custa R$ 2,5 mil. Na edição com octa-core, que sai por R$ 2,4 mil, ele só pode se conectar ao 3G+.

Nenhum dos seus principais rivais é compatível com o 4G no Brasil, nem o iPhone 5 e nem o Nexus 4. O Motorola Razr HD é um dos poucos top-de-linha que funcionarão no mercado brasileiro com o 4G. Neste ponto, portanto, o S4 vale muito o investimento, já que funcionará com o padrão de Internet móvel de alta velocidade que está começando no Brasil neste ano.

Câmera

A máquina fotográfica do S4 promete ser melhor do que a do S3, que já era de alto nível, o que faz com que ele entre forte na briga. Atualmente, a câmera que tem melhor qualidade no mercado brasileiro é a do Lumia 920, com a tecnologia PureView e 8.7 megapixels. Mas o Galaxy é um concorrente de peso e os testes do TechTudo no evento de lançamento dele comprovam isso.

Comparativo mostra foto com S4 e foto com Lumia (Foto: Allan Mello/TechTudo)Comparativo mostra foto com S4 e foto com Lumia (Foto: Allan Mello/TechTudo)

O novo aparelho da Samsung fotografa com até 13 megapixels e faz vídeos em HD – sem falar nos recursos diferenciados, como o Dual Camera, que permite fotografar com a câmera traseira e a frontal ao mesmo tempo, e o Drama Shot, com várias fotos de um objeto ao mesmo tempo inseridas na mesma imagem – além da borracha que apaga os elementos indesejados da sua foto.

Preço

Pagar cerca de R$ 2,5 mil em um smartphone não é para qualquer um. Mas este, infelizmente, é o custo normal de um aparelho top de linha no Brasil. O iPhone 5, que já foi lançado há algum tempo, por exemplo, ainda está nesta faixa de preço nas principais lojas online. O Lumia 920, da Nokia, e o Xperia ZQ, saem por cerca de R$ 2 mil.

Pensando por este lado, financeiramente, a aposta no Galaxy S4 não é tão absurda. Caso você faça um paralelo com seu antecessor, o S3, que pode ser adquirido por algo em torno de R$ 1,8 mil, há uma boa diferença. Mas os valores podem ficar bem mais baixos em compras com planos de operadoras atrelados ou em sites de leilão virtual e lojas que costumam importar aparelhos e vender mais barato.

Conclusão

A princípio, a comparação parece ser até “desleal”. Afinal, o Galaxy S4 é um smartphone da “geração 2013″, enquanto alguns de seus rivais no mercado brasileiro ainda são da “classe de 2012″. Ele está, sem dúvida, um passo (ou até mais) à frente de iPhone 5, de Nexus 4, de Lumia 920, e consegue bater até mesmo o bom Xperia ZQ, que é seu contemporâneo.

Sobre valer a pena ou não, aí a opção é de cada usuário. Levando em consideração as especificações técnicas e inovações trazidas pelo S4, e o preço cobrado em média no Brasil, que não é tão mais alto assim do que o de outros gadgets que já estão há algum tempo no mercado. Assim, a recomendação é: se você gosta de tecnologia, quer o que há de melhor e tem dinheiro para isso, vá atrás do seu Galaxy S4.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Clarissa Lima
    2013-04-30T12:44:37   , respondido respondido 2014-02-01T16:14:40

    é um absordo um celular ser tão caro assim fala serio

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Clarissa Lima
      2013-04-30T12:44:37   , respondido respondido 2014-02-01T16:14:40

      é caro porque SEMPRE tem quem compra. Se eles lançarem as 3 ou 4 mil reais, aparecerá alguem para comprar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • José Iketani
    2013-04-30T16:43:21

    10 x S4 = 1 Fiat UNO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Otavio Pimenta
    2013-04-30T16:32:05

    O cara falar que não é tão caro ta de brincadeira não ta? è o preço de um ulktrabook 2500,00

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alan Felipe
    2013-04-30T16:37:55

    s4 ganha em td, em relaçao ao iphone

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Santos
    2013-04-30T16:47:48

    Não, não vale...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Johnny
    2013-04-30T17:04:20

    estranho, moro em londres e por aqui todos os sites que falam sobre tecnologia apontam o iphone 5 como melhor, por aqui nem vejo as pessoas com s3 ou s4, em cada 10 pessoas, pelo menos 6 estao usando um iphone, e outro saiu no DAILY MAIL dizendo que a samsung ira responder processo por esta comprando sites ao redor do mundo pra se colocar a frente dos concorrentes, sei nao, ISSO ESTA CHEIRANDO MAIS UMA MATERIAZINHA COMPRADA, detalhe meu cel custa 15 libras kkkk eu nao gasto dinheiro com essas porcaria que muda de modelo todo simestre so pra fazer os idiotas gastarem. pronto falei kkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gilberto Filho
    2013-04-30T14:40:33   , respondido respondido 2013-10-08T06:49:17

    Só troxa paga R$ 2.600 em um celular que custa U$ 600 nos EUA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2013-04-30T14:40:33   , respondido respondido 2013-10-08T06:49:17

      compra uma passagem e vai la comprar um. tu mora no brasil, não adianta se lamentar pelos precos que custam as coisas aqui. SE FOSSE, SE SE SE... Se minha mae fosse uma porca teria 6 peitos. Povo so fala besteira

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Siqueira
    2013-04-30T13:30:31   , respondido respondido 2013-10-08T06:48:53

    Telefone do ano? Já saiu o iPhone 6 e eu não sabia?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Siqueira
      2013-04-30T13:30:31   , respondido respondido 2013-10-08T06:48:53

      O iPhone 6 seria o telefone do ano se fosse lançado em 2011. As novidades dele: - Bluetooth que finalmente funciona; - NFC (mais velho nos androids do que andar pra frente); - Teclado swipe (mais velho nos androids do que andar pra frente); - Talvez mudem de novo o local do plug do fone (que tem aquele padrão proprietário); - Provavelmente mudem também a organização dos ícones no display; - Novíssimo acessório: relógio integrado ao smartphone, réplica do Sony SmartWatch.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Siqueira
      2013-04-30T13:30:31   , respondido respondido 2013-10-08T06:48:53

      kkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro Rosa
    2013-04-30T12:23:34

    Estou pensando em comprar um Galaxy S4 aqui em Dublin - Irlanda. Está custando 549 Euros não chega a 1,500 reais sendo que no Brasil está 1000 reais mais caro. Dalhe IMPOSTOOOOOO para o GOVERNOO!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Dupret
    2013-04-30T12:16:50

    Não vejo a hora de colocar as mãos no meu

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Naiff
    2013-04-30T18:16:33

    O chato é conviver com um celular onde seu sistema operacional é o mesmo utilizado na maioria dos celulares medíocres ou seja acaba sendo um telefone pôpero, com a mesma cara de um que custa r$ 50 reais. Os coreanos da Sansung se superaram, são uns pobres coitados querendo aparecer

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Olivastro
    2013-04-30T17:53:03

    O que tem de fanfarrão aqui falando bem da "emplesa coleana"... Pensa em um mané quem nunca teve um notebook Sony vaio e me compra um qbex, LG, Samsung... Pensa em um mané que sonha com um carro maneiro e me compra um uno... Pensa em uma manezão que sonha com um iPad e compra um Positivo... Pensa em manezão que sonha com um celular que tem um sistema operacional consistente e um aparelho poderoso e acaba comprando um samsung ling long andloid... Agora pensa em um manezão que tem um Galaxy lixo lendo isso e todo putinho pue sabe que é verdade kkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eric Oliveira
    2013-04-30T17:32:05

    Samsung inovadora não sei onde. hehehe A Samsung é copiadora. Ela antes só imitava a Apple, agora não faz mais nada de bom. O Galaxy S4 (leia-se S3S) não impressionou ninguém. O Galaxy S4 tem a mesma cara feia de plástico e os mesmos velhos problemas, tanto que muita gente que ainda gosta do sistema Android, agora está preferindo o HTC One.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Souza
    2013-04-30T17:28:40

    Nada mais incômodo sabermos de algo que nos incomoda profundamente. Uma crítica bem feita, ainda que de maneira agressiva, mas que no fundo a verdade, dói. A verdade dói, a mentira mata, mas a dúvida tortura. Apple é Apple.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Willian Rafael
    2013-04-30T14:49:02   , respondido respondido 2013-10-04T14:47:34

    Vale lembrar que o S4 é um lançamento recente sendo comparado com lançamentos do ano passado, e logo vem o iphone novo ai dai sim da pra querer fazer uma comparação justa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Willian Rafael
      2013-04-30T14:49:02   , respondido respondido 2013-10-04T14:47:34

      O problema da Apple é que ela agora está correndo atrás. Antigamente os outros lançavam produtos para se equiparar a Apple agora é ela quem precisa lançar produtos para se igualar a concorrência. Se continuar assim vai acabar concorrendo com a HTC.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Willian Rafael
      2013-04-30T14:49:02   , respondido respondido 2013-10-04T14:47:34

      Flavio, a Apple já foi melhor! Estou com um S3 e não me arrependo a troca.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Juliano Palmeira
    2013-04-30T13:27:34

    AI phone, até quando vais apanhar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodolfo Olivastro
    2013-04-30T13:10:48

    Querem discutir, vão na loja e peçam para testar os aparelhos. Não existe celular que se compare ao S4....essa matéria não mostra nem 10% do que o S4 pode fazer.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Henrique
    2013-04-30T13:04:49   , respondido respondido 2013-10-04T14:47:34

    Eu que tive um iPhone e um SIII falo conscientemente que o iPhone é muito melhor. Não tem esse papinho de fan boy apple pq eu nao ligo pra isso. Em questão de funcionamento, qualidade, resistência e etc., o iPhone da um banho. Me arrependi até o ultimo fio de cabelo de ter pego um Galaxy SIII no final do ano de 2012. Tela tricada, aplicativos travando, atualizações de software que nao dão certo, torre que quase nunca pega, baixa qualidade nas ligações, enfim, a Samsung tem um bom marketing e só. E olha que to comparando meu velho iPhone 4 com um SIII que foi lançado bem depois

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Henrique
      2013-04-30T13:04:49   , respondido respondido 2013-10-04T14:47:34

      Tive um Iphone 5, ele quebrou no bolso na primeira semana...foi um dos 8 milhões que foram trocados, vendi a pouco tempo e sábado e participei do lançamento do Galaxy S4 e é infinitamente melhor, não tem como comparar....o Iphone é um bom celular, mas é como comparar um Corolla XRS com uma Bugatti Veyron Supersport. Não vejo a hora de comprar meu Galaxy S4.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabio Francisconi
    2013-04-30T12:36:50

    a bandidagem ama estes lançamentos...2500,00 num celular...fala sério

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mariana Silva
    2013-04-30T22:08:15

    Apple é Apple! Sempre TOP!!! Sempre!!! $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$ $$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$ $$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mariana Silva
    2013-04-30T22:08:07

    Apple é Apple! Sempre TOP!!! Sempre!!! $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$ $$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$ $$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$ $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Saldanha
    2013-04-30T21:56:28

    Quem pensa um pouco, escolhe Android. Sem mais, nem menos

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michael Santos
    2013-04-30T20:34:59

    corrigindo comentário anterior... a apple esta anos luz atrás dos concorrentes... agora a apple tem que ter cuidado pois a nokia tambem era assim so vendia pelo nome e agora veja aonde chegou... no fundo do poço. Agora uma coisa sou muito fã da apple ... eles tem a moral de fazer a cabeça das pessoas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michael Santos
    2013-04-30T20:32:41

    só que a apple já conseguiu o que queria de fazer sua marca ser algo que parece pacto com o demônio ou macumba sei lá... é jamais eles vão evoluir seus produtos sem sugar cada centavo de seus fãs... eles vão evoluindo apenas após as virgulas exemplo: iphone 4 para 4s para 4sx para 4sx1 para 4sx2 para 4sx2,1 e nas mudanças muda apenas um mero detalhe do produto... e enquanto isso todos os seus fãs vão trocando e mudando modelo após modelo gastando fortunas ( apesar de quem pode pode) sem ter nenhuma mudança significativa para o gasto ou até mesmo para sair para algo mais evoluído...............

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Gonçalves
    2013-04-30T19:04:04

    Sim, o Andróide é mais propenso a malwares, mas são para os usuários idiotas, existem uma gama de anti-vírus pagos e gratuitos que protegem muito bem, sem contar que se você for um pouco cuidadoso, nem precisa ser muito, não vai pegar malware nenhum... É óbvio que o S4 é o melhor celular, nem precisa comparar, não precisa perguntar, não precisa duvidar... Quem não aceita isso, é só um louco que fecha os olhos para a realidade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário