Organizações

18/05/2013 13h15 - Atualizado em 19/05/2013 14h40

Agenda do 4G: saiba quando a rede LTE chegará à sua cidade

Leonardo Carvalho
por
Para o TechTudo

As primeiras redes 4G (LTE) de telefonia móvel já estão em processo de implantação no Brasil e devem ficar prontas nos próximos meses, de acordo com a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No entanto, a nova tecnologia de alta velocidade deve demorar a chegar a todos os municípios brasileiros. Veja se a sua cidade está na lista dos lugares que receberão a rede 4G.

Conexão 3G tem muitos mitos sobre como melhorar sua velocidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Conexão 3G tem muitos mitos sobre como melhorar sua velocidade (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

As primeiras cidades que receberam a rede LTE serão as que sediarão a Copa das Confederações 2013 em junho: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. De acordo com as diretrizes da Anatel, o prazo para que o serviço seja disponibilizado é de até 30 de abril.

Em seguida, de acordo com o cronograma de implantação, o sinal 4G deverá chegar às cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014: Cuiabá, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, além dos municípios que receberão jogos da Copa das Confederações. O serviço deve estar funcionando até 31 de dezembro deste ano.

cidades sedes da copa do mundo (Foto: cidades sedes da copa do mundo)Primeiras cidades a receber o 4G sediarão as Copas das Confederações e do Mundo (Foto: Divulgação)

Já os demais municípios terão um prazo de implantação mais amplo. De acordo com a Anatel, todas as cidades com mais de 100 mil habitantes terão a cobertura 4G até o dia 31 de dezembro de 2016. Veja a lista.

A operadora Claro se antecipou e foi a primeira a lançar, comercialmente, o serviço na cidade de Recife. Além da capital de Pernambuco, a conexão já está sendo disponibilizada de forma experimental nas cidades de Campos do Jordão, São Paulo, Rio de Janeiro, Búzios e Parati.

Redes em frequências diferentes

A rede 4G a ser implantada no Brasil opera na frequência de 2,5GHz. Esse espectro requer maiores investimentos das operadoras de telecomunicações, acarretando tarifas mais altas para os consumidores. Já a rede LTE de frequência de 700 MHz oferece maior abrangência com a utilização de menos antenas, o que gera mais eficiência para o sistema e reduz custos para as operadoras e garante um melhor preço para o consumidor.

Tem alguma dúvida sobre 4G? Faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

O problema é que a frequência de 700 MHz é atualmente utilizada pelas emissoras de TV analógicas. Dessa forma, é preciso liberar esse espectro totalmente para que ele possa ser utilizado para as redes 4G. Após a desocupação da faixa, haverá uma licitação para destinar o espectro a operadoras interessadas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Donato Ramos
    2014-03-04T02:43:58

    É muita demora pra implantar essa rede 4G.

  • Charles Kehl
    2013-05-18T13:41:30  

    revolucionária tecnologia?? essa tecnologia existe a anos na América do norte e na europa! Só o brasil que é atrasado...

    recentes

    populares

    • Charles Kehl
      2013-05-18T13:41:30  

      Mark Machado tu é um retardado e vem querer falar bonito pra parecer que sabe alguma coisa. 6 meses atras aqui no próprio site do G1 teve uma reportagem sobre 4g onde falava que essa tecnologia ja existe a muito tempo la fora e comparavam com o Brasil, que ainda estava anunciando a chagada da ''mega novidade'' que era a 3g plus. Aposto que tu tem internet discada em casa e agradece por pagar 100 pila por isso todos os meses! vai estudar... quem sabe o Brasil melhora, ignorante!

    recentes

    populares

    • Charles Kehl
      2013-05-18T13:41:30  

      Mark Machado Cara, não preciso discutir contigo! adoro deixar gente ignorante achando que sabe, só pra se afundar na própria ignorância. A tecnologia 4G existe desde 2010 em vários países como Japão, Alemanha e alguns outros países ''evoluídos''. Mas tua ignorância é tão grande que prefere ficar aqui discutindo ao ir pesquisar um pouco sobre o assunto. Mas fique tranquilo, te perdoo pela ingenuidade, afinal, tu é ignorante porque tu é um brasileiro pobre, sem acesso a cultura e informação. Boa sorte na vida, amigo! ;)

  • Hamilton Bento
    2013-05-20T15:26:10

    OI = LIXO (NAO COMPREM) SMART+CHIP OI = IDIOTICE (3G NAO PRESTA)

  • Hamilton Bento
    2013-05-20T15:26:03

    Não sei o que a OI esta querendo, mais dinheiro será? Como oferecer 4G, se não presta nem um serviço 3G de qualidade. A Oi nao oferece velocidade sequer pra fazer o minimo na internet 3G, não presta nem um pouco. Me esforço pra não falar palavrões aqui de raiva da Oi

  • Jose Paulo
    2013-05-20T14:42:23

    500 reais / segundo pra usar, e se andar 1 quadra pro lado, o sinal nao funciona, já é assim com o 3G imagine com o 4G

  • Nei Nunes
    2013-05-20T14:20:19

    Sabendo como funciona as coisas por aqui, só daqui a 50 anos isso vai estar meia boca, até lá comprar é mané!!

  • Juliano Dill
    2013-05-20T08:21:28

    Pelos comentários o pessoal está revoltado com os serviços de internet no Brasil seja pela demora da implantação do 4G que pasme será só em 2016. Espero que a sociedade cobre das operadoras agilidade e bom preço. Agora eu questiono a integridade da Anatel. Qual o preço da Anatel?

  • Áquilas Figueiredo
    2013-05-19T21:11:35

    NO BRASIL EXISTE ENERGIA ELÉTRICA A MAIS 100 ANOS, E AINDA TEMOS LUGARES QUE NÃO TEM DESSA "TECNOLOGIA" KK. O 3G NÃO FUNCIONA DIREITO EM MUITAS CIDADES, LUGARES... E O 4G? MEU NOTEBOOK COMPREI A 2 ANOS NOS EUA E VEIO COM ESSA "REDE 4G" NAS CONFIGs. BRASIL, PAÍS DE TOLOS! TUDO É FESTA, NOVIDADE... --`

  • Francisco Leitão
    2013-05-19T11:20:26

    A telefonia móvel não anda oferecendo nem telefonia decente... achar sinal tá mais difícil que achar dinheiro.... e com sinal, uma ligação que não cai é raro.... oferecerem 4g.... Ah vá!

  • Claudio Rocha
    2013-05-18T23:23:40

    Vocês querem enganar o povo ignorante que somos mais uma vez. As boas conexões ficam apenas para as elites e todo mundo já sabe que essa "Revolucionária Tecnologia" que é citada, já está ultrapassada na América do Norte, Europa, Japão, Coreia... Aqui no Brasil, como no resto da America do Sul e Africa, enchem a boca pra falar em 4G, mas não falam que a frequência é comparada à de 1G.

  • Matheus Rodrigues
    2013-05-18T23:11:02

    desde 96 anos atras o estado de goias e considerado pelos jornalistas do estado de são paulo,rio de janeiro,rio grande do sul,parana e santa catarina consideram nosso estao so mato

  • Xênia Rodrigues
    2013-05-18T21:47:26

    Atrasado como sempre... tem lugar que nem sinal 2g tem direito, imagina 4g

  • Eduardo Junior
    2013-05-18T20:34:00

    Vou dizer o que vou fazer: Ficarei com meu celular 3g mesmo, daqui a uns anos quando liberarem a banda de 700 Mhz e a tecnologia estiver mais madura e com tarifas menores, sem o preço de novidade, eu migro. Lembro que o 3g saiu na banda de 850 Mhz só pra depois migrarem para 2100 e deixar gente com aparelhos que funcionavam em um lugar e não em outro.

  • Valdir Mata
    2013-05-18T18:44:06

    Na Ilha Comprida não chegou nem a 1G, 4G é sonho.

  • Wgfgfg
    2013-05-18T18:37:03

    É INTERESSANTE SABER QUE APENAS AS CIDADES SEDES DA COPA DO MUNDO IRÃO TER ESTA TECNOLOGIA...MAIS OUTRA FORMA QUE GOVERNO UTILIZA PARA DISFARÇAR PARA O MUNDO ,O BRASIL

  • Douglas Patrocinio
    2013-05-18T18:34:04

    O 3G nunca funcionou direito...essa 4G é do Paraguay......

  • Roselaine Ferreira
    2013-05-18T18:03:35

    Quando o 4G chegar onde moro já vai existir algo melhor.

  • Sergio Goncalves
    2013-05-18T17:49:17

    ALERTA!!! Nao ouvi ninguem comentando até agora sobre isso... entao vou dizer pra voce nao cair como eu: sou usuario 4G... tá... é mais rapido sim... mas o 4G suga a carga da sua bateria igual quando voce toma suco no canudinho. Antes eu usava o meu Galaxy SIII o dia inteiro, de 6:30h da manhã ate 22h... 23h. Agora, quando entro em modo 4G (LTE) a bateria precisa ter recarga lá pelas 15/16h... senao vou ficar sem bateria pra voltar pra casa. Sinceramente... 4G NAO COMPENSA! Arrependimento total!!!

  • Jose Aroca
    2013-05-18T17:26:32

    para favorecer alguns o governo brasileiro optou por um sistema que ficara muito mais caro e, mais demorado para ser totalmente implantado, Brasil paraiso da corrupção.

  • Luiz Santos
    2013-05-18T16:18:20

    Ah vá!!!! a 3g é uma piada e agora me saem com essa só pode ser pegadinha de muito mau gosto!!

  • Rafael Costa
    2013-05-18T14:47:45

    A copa pelo menos tem um lado bom.

  • Paulo Junior
    2013-05-18T14:26:08  

    Ahá, Manaus com 4G... Que desperdicio!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2013-05-18T14:26:08  

      percebe-se que há duas pessoas que nunca foram a Manaus...

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2013-05-18T14:26:08  

      2 ignorantes!!!!

  • Vlaukner Ramos
    2013-05-18T16:27:04  

    Ter uma internet melhor por conta dos gringos que estarão aqui pra vê a Copa... É isso mesmo?! É isso é Brasil!

    recentes

    populares

    • Vlaukner Ramos
      2013-05-18T16:27:04  

      Ninguém é obrigado a usar meu caro. Pessoas que estão achando ruim, como vc, podem continuar com a internet lenta mesmo. Questão de opção!

    recentes

    populares

    • Vlaukner Ramos
      2013-05-18T16:27:04  

      Isso é algo bom, não importa o porque ela foi inserida. O importante é que teremos uma internet muito melhor para aproveitarmos.

  • Sebastiao Santos
    2013-05-19T00:01:11  

    Acho que seria bom demais se o 3g funcionasse 100% em todos os canto do pais...ninguem merece pagar pelo serviço e nao obter lo .

    recentes

    populares

    • Sebastiao Santos
      2013-05-19T00:01:11  

      concordo com você, nao temos a 3G direito e o Brasil esta investindo em outra tecnologia, o certo seria investir na 3G e depois 4G, agora as operadoras tiram o foco da 3G e quem mora interior só leva no ....!

  • Rafael Cruzeiro
    2013-05-18T19:01:52  

    O pior de tudo, amigos, é ver a VIVO anunciando uma tal 4g "Plus". Não sei que "plus" é essa, já que o 3g "tradicional" da mesma nem funciona direito; é nos taxar de otários, como sempre, afinal.

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-05-18T19:01:52  

      Alexandre Lira aaaa satisfeito??? deve ser gato

    recentes

    populares

    • Rafael Cruzeiro
      2013-05-18T19:01:52  

      Alexandre Lira, trabalho no Centro do RJ e a conexão é uma porcaria. Veja bem: eu não disse que a Vivo era pior ou melhor que as outras, o que eu disse é que o 3G da Vivo não funciona dignamente; logo, não entendi o pq do "Plus" no 4G. Ah, tenho o 3G da Claro em um gadget e o 3G da Vivo em outro e, para efeito de comparação, a Vivo ainda é melhor sim. Ou deveria dizer "menos pior"?