23/05/2013 07h50 - Atualizado em 23/05/2013 07h50

Carregador wireless do Nokia Lumia serve em outros celulares?

Melissa Cruz
por
Para o TechTudo

Quando a Nokia lançou o Lumia 920 com Windows Phone 8 algo especial além do sistema operacional chamou a atenção: o carregamento sem fio chegou como recurso nativo no smartphone. O hardware, compatível com o padrão Qi, permite carregar a bateria ao repousar o aparelho em uma base wireless, sendo que a energia passa pelo ar de um dispositivo para outro. Mas será que o carregador "mágico" funciona em outros modelos de smartphones?

Almofada de alimentação sem fio para smartphone Nokia Lumia 920 com padrão Qi (Foto: Divulgação)Almofada de alimentação sem fio para smartphone Nokia Lumia 920 com padrão Qi (Foto: Divulgação)

A finlandesa explica que é mais uma a adotar o padrão Qi, utilizado por mais de cem empresas em todo o mundo, tornando seus novos smartphones compatíveis com a alimentação sem fio. Isso quer dizer que os aparelhos da Nokia equipados com o padrão Qi podem ser carregados por outras fontes de energia que utilizem o mesmo padrão. Além disso, aparelhos de outros fabricantes, mesmo os concorrentes, compatíveis com o mesmo padrão Qi de indução de energia podem ser alimentados por carregadores Nokia.

Como funciona o carregamento sem fio

A empresa, fabricante do smartphone, do carregador (DT-900) e de outros acessórios como caixas de som e capas de alimentação para o Lumia, resume o funcionamento do padrão Qi da seguinte forma: uma bobina transmissora é posicionada em um dos aparelhos, enquanto uma bobina de recepção fica no dispositivo a ser recarregado.

A primeira bobina pode ser encarada como o carregador sem fio da Nokia, e a segunda como o Lumia 920. A transmissora gera um campo magnético a partir de uma corrente elétrica alternada e induz voltagem na bobina receptora, carregando a bateria.

O Lumia 920 supera e dobra o número de encomendas do Galaxy S3 (Foto: Divulgação/Nokia) (Foto: O Lumia 920 supera e dobra o número de encomendas do Galaxy S3 (Foto: Divulgação/Nokia))Lumia 920 e seus carregadores sem fio (Foto: Divulgação)

A ideia é que, com a popularização do padrão Qi, em breve, restaurantes, cafés e aeroportos de alguns países já disponibilizem essa tecnologia em mesas ou pontos de recarga com o carregador wireless embutido – o que torna tudo ainda mais interessante.

Onde encontrar?

A fabricante informa que, no Brasil, já é possível encontrar o carregador DT-900, na cor preta, por R$ 199 nas lojas da Nokia. Além disso, também está disponível uma capa (CC-3041) para o Lumia 820 que substitui a original da bateria por um receptor compatível com o DT-900.

Entre os acessórios recomendados pelo site da Nokia estão, além do carregador sem fio e uma almofada wireless de alimentação, um suporte veicular com carregador wireless que auxilia também no acesso aos mapas da Nokia durante a viagem e um dock JBL que reproduz músicas armazenadas no smartphone via conexões NFC e bluetooth. O alto-falante também funciona como carregador sem fio para qualquer dispositivo com Qi.

Usando o carregador da Nokia em outros aparelhos

Segundo a Wireless Power Consortium, criadora da tecnologia Qi, há mais de 200 produtos certificados para o padrão de alimentação sem fio, incluindo eletrônicos de grandes fabricantes como Samsung, Sony, HTC, Toshiba, Motorola e LG. Uma lista completa e atualizada com todos os produtos pode ser encontrada no site da companhia.

Um outro aparelho top de linha bem popular no Brasil que pode fazer uso do carregador sem fio da Nokia é o Nexus 4, produzido pelo Google em parceria com a LG. O modelo também conta com a tecnologia Qi.

Já o Galaxy S4 da Samsung, um dos principais smartphones lançados em 2013, também é compatível com alimentação sem fio, mas necessita de um equipamento extra para ter suporte à tecnologia Qi. Assim, não adianta tentar recarregar o aparelho diretamente no carregador do Lumia 920, já que o S4 precisa de uma capa especial para utilizar a energia wireless.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Luciano Silva
    2013-05-23T12:23:32   , respondido respondido 2013-10-01T09:41:24

    Poxa e para o Lumia 800 eles não fazem nem a capa carregadora! Isso é uma grande mancada!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciano Silva
      2013-05-23T12:23:32   , respondido respondido 2013-10-01T09:41:24

      Não abandonou, tanto que tem atualizações no 800 de Windows 7 para 7.8 !!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciano Silva
      2013-05-23T12:23:32   , respondido respondido 2013-10-01T09:41:24

      Nilza Falante Mas parou por ai. Acho que eles tinham que dar um jeito de colocar o wp8 pelo menos no 800 e 900

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário