13/05/2013 06h00 - Atualizado em 26/06/2014 17h22

Como montar um PC para jogos com pouco dinheiro?

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Este artigo elaborado pelo TechTudo traz uma série de sugestões para você montar um bom computador para jogos sem gastar muito. Aqui, você encontrará placas de vídeo, fontes, memórias, processadores e outros componentes para o seu PC.

Como baixar o Pou para jogar no PC

Spacecraft VF-I, da Thermaltake. (Foto: Divulgação)Spacecraft VF-I, da Thermaltake. (Foto: Divulgação)

Investir em um computador para jogos normalmente é um projeto que exige uma boa quantia em dinheiro. Jogos mais recentes demandam alta capacidade de processamento gráfico, o que pede uma placa de vídeo de ótima qualidade. Para o sistema extrair o máximo de uma placa de vídeo, precisa de uma fonte de energia apropriada, o que também é caro, uma placa-mãe de bons recursos, um bom processador e boa quantidade de memória. Isso tudo sem falar em monitor, discos rígidos e gabinetes.

Contudo, dada a variedade de estilos de gamers e de hardware no mercado, é possível investir menos e criar um computador de perfil mais modesto, mas ainda assim capaz de rodar bons jogos. Eventualmente, ele não será capaz de rodar Battlefield 3 com todas as configurações no máximo, mas para muita gente, isso não é imprescindível.

Se você pensa assim e pretende criar um computador com orçamento mais curto, temos algumas sugestões de componentes que podem ser os ideiais para a sua empreitada.

Placa gráfica e processador

APU da AMD serve como processador e placa de vídeo (Foto: Divulgação)APU da AMD serve como processador e placa de vídeo (Foto: Divulgação)

Uma placa de vídeo de quase R$ 2 mil está fora de cogitação no nosso projeto. Podemos optar por placas de vídeo de gerações anteriores, como as Radeon HD das séries 5000 e 6000 e as Geforce GTX 400.

Mas a solução para o gamer que pretende ter um computador mais barato pode ser uma APU da AMD. A recomendação é o modelo A10 5800K, Sua configuração é de quatro núcleos e o modelo, já da arquitetura Trinity, opera a 3.8 GHz (chegando a 4.2 GHz via TurboCore). A GPU agregada é uma Radeon HD 7660, que pode se arriscar em jogos atuais, desde que em configurações mais leves, e consegue rodar games de 2011 para trás com excelente performance. O custo desse processador no Brasil oscila entre R$ 400 e R$ 500.

Dica: se a ideia for montar um computador com uma APU, tente aguardar a linha Richland da AMD, que acena com desempenho surpreendente em games. Se você optar por Intel, a tabelinha Core i3 e GTX 550 Ti vai satisfazer suas necessidades.

Placa-mãe 

Placa-mãe da ECS suporta as APUs FM2 da AMD e tem bons recursos (Foto: Divulgação)Placa-mãe da ECS suporta as APUs FM2 da AMD e tem bons recursos (Foto: Divulgação)

A ideia é construir um PC simples, de baixo custo, mas capaz de rodar games. Essas questões indicam que esse computador não fará overclock, o que significa que podemos optar por placas-mãe mais comuns e de custo menor.

A sugestão é o modelo A75F2 FM2 da ECS. No Brasil, ela pode ser encontrada por preços na casa dos R$ 300.

Dica: uma placa-mãe topo de linha só faz sentido se você gostar de overclock. Do contrário, economize algum dinheiro no modelo.

Disco rígido e memória

Há pouca variação entre preços de diferentes HDs (Foto: Reprodução)Há pouca variação entre preços de diferentes
HDs (Foto: Reprodução)

O mesmo vale para memórias. As mais caras oferecem um salto modesto de desempenho e, como estamos trabalhando com uma máquina de baixo custo, escolha pentes de memória da Kingston.

Fonte e gabinete

O perfil do nosso hardware, até aqui, não é muito exigente. Por conta disso, você pode usar uma fonte de energia convencional sem medo de estragar seus componentes. Se mesmo assim preferir ficar seguro e decidir comprar uma fonte de boa qualidade para um futuro upgrade, você ficará satisfeito com uma unidade de 500 watts de potência. Boas marcas de fontes são Corsair, XFX e ThermalTake.

Gabinetes mais caros são aqueles que oferecem ótima engenharia para potencializar a refrigeração. No nosso caso, podemos ir com um modelo mais simples, que você pode encontrar em qualquer loja de informática por preços na casa dos R$ 150.

Monitor

Você pode economizar um bom dinheiro se tiver em casa um televisor LCD, LED ou Plasma. Bastará ligar o computador ao televisor via HDMI para jogar. Caso precise comprar um monitor, escolha modelos que tenham dimensões adequadas para a distância a que você se sentará da tela.

Se não estourar o orçamento, prefira monitor com resolução Full HD e com taxa de atualização de 120 Hertz. As melhores marcas são LG, Samsung e BenQ, que possui linhas para gamers.

Mouse e teclado

O mouse é muito importante para quem vai jogar, sobretudo nos competitivos jogos de tiro em primeira pessoa. Acontece que eles são um pouco caros. Se não puder investir num mouse gamer, não se preocupe: a diferença não é assim tão grande.

Em termos de teclado, as alterações de um modelo comum para um modelo gamer são mais cosméticas do que de funcionalidade. Vá com um teclado comum, a Logitech tem diversos modelos acessíveis e de boa qualidade.

Tem mais dúvidas de como montar um bom PC? Pergunte no Fórum TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rene Lopes
    2014-07-16T22:00:22

    Alguem poderia me ajudar, encontrei um processador - Processador AMD A6 6400K 3.9GHz (4.1GHz Max Turbo) 1MB Black Edition FM2 - AD640KOKHLBOX - por um preço bom, gostaria de saber se ele tem um desempenho bom para jogos ou um - Processador AMD A8 6600K Quad-Core 3.9GHz (4.2GHz Max Turbo) - AD660KWOHLBOX seria o mais ideal? Abs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Osvaldo Bitencourt
    2013-12-23T11:35:18

    legal!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Fernandes
    2014-01-07T22:40:58

    Com 2.500 consigo montar um PC gamer bom então ? Que rode jogos atuais e emuladores de Ps2 Ps3 e uns jogos pra Pc ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Pereira
    2013-12-17T18:02:31   , respondido respondido 2013-12-18T12:57:46

    Fala galera beleza? . Tenho um pc com as seguintes configurações : Intel Core 2 Quad Q8200 @ 2.33GHz 2.33GHz Memória (Ram) 4GB Placa mãe Gigabyte G31M S2l Fonte 500W reais C3tech . Comprei esse pc á uns bons anos atras.. a unica coisa em que mudei foi a fonte e uma GeForce Gts 250 1GB 256 bits .. a placa de video acabei vendendo pois ja estava me dando alguns problemas! Agora eu to querendo melhorar ele um pouco para acompanhar os ultimos games.. compro apenas uma boa placa de video e ja era ? ou tenho que trocar processador, placa mãe ? agradeço quem me der uma força ai, abraço

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Pereira
      2013-12-17T18:02:31   , respondido respondido 2013-12-18T12:57:46

      Cara, te recomendo trocar o processador e a placa de video, Uma GTX 650 TI ta com um excelente custo x beneficio. já o processador não sei =/

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Pereira
      2013-12-17T18:02:31   , respondido respondido 2013-12-18T12:57:46

      Matheus Leite ta beleza! to dando uma olhada nessa GTX 650 Ti mesmo.. já o processador que nao sei o valor, partindo para um i3 ja ta melhor certo ?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Robson Santos
    2013-10-15T12:43:51   , respondido respondido 2013-12-16T07:59:56

    Esse lance de configuração pra pc é muito complicado, tenho uma máquina que na teoria não deveria de rodar grandes jogos, mas mesmo assim roda, Configuração : Core 2 Duo, Placa mãe Asus, Video Nvidia GT 240 1GB, 4 Gb Ram, Hd 500. a Ubisoft tem o segredo do pote de outro, porque nunca tive problemas com os jogos dela, todos Tom Clancy rodam perfeitamente, fora Batman A.C, Tom Raider, MW3, OPS2, e rodando com qualidade la em cima. Estou aguardando ansiosamente, Watch Dogs e The Division, provavelmente vai exigir muito do Pc, mas irei testar nessa configuração que tenho. Abraços

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Robson Santos
      2013-10-15T12:43:51   , respondido respondido 2013-12-16T07:59:56

      kkk watch dogs necessita de no minimo 6gb de ram...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gregory Porto
    2013-11-10T15:16:12

    estou pensando em uma placa mae asus z87 deluxe,i7 4770k,2 radeon 6970 em cross um hd ecz vertex 4 de 128 GB,8 GB de RAM pra ver se jogo battlefield 4

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Santos
    2013-11-02T14:52:25

    ola estou prestes a montar um pc esses componentes no qual ja compre esta Placa Video Evga Gtx650 Ti 1gb 01g-p4-3650-kr Gtx 650ti Ddr5 e estou preste a compra esta Fonte Corsair 600w Reais Modular Cx Series Cx600m 600 W e esse em breve Kit Placa Mãe Asrock Z77 Extreme4 + Core I5 3570k + 8gb 1600 gostarias de opnioes estou online aguardando respostas

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francisco Silva
    2013-10-22T16:32:05

    Ola , preciso de ajuda pois não entendo nada. Gostaria de saber c poderia me dar uma umas dicas (tudo q for preciso saber marca,tamanho e etc.) para q eu possa montar um computador de qualidade para jogos sem gastar muito, pois tenho pouco para investir apesar de gostar muito. Desde já muito grato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Pereira
    2013-08-22T11:56:29   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:50

    Alguém pode me sugerir uma maquina por R$ 2.000? Sem monitor...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gustavo Pereira
      2013-08-22T11:56:29   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:50

      amd 8320, mãe m5a88evo, memória kingston 8gb

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Claudio Silva
    2013-05-13T19:06:58

    "as alterações de um modelo comum para um modelo gamer são mais cosméticas ", nossa...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Nascimento
    2013-05-13T11:36:38

    OBS: uma APU ou Core i da geração 2 em diante possui CPU + GPU, GPU é o processador gáfico. Embora ajude e muito no desemprenho do computador, não é indicado para jogos, isto é marketing. Uma GPU no processador é muito limitado e não oferece um desemprenho adequado para jogos, prefira uma placa de video, de peferencia com 2 GB de memória para melhores resoluções em jogos sem ficar no gargalo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Souza
    2013-05-13T15:48:36

    Overclock = Aumento manual ou automatico na velocidade de processamento, com essa grana, da pra montar um PC MUITO melhor que esse da reportagem (é bom + tem melhores), basta apenas conhecer um pouquinho e dar um passeio na Sta efigenia aqui em São Paulo. Pagando a vista da pra conseguir pelo menos uns 25% de desconto fica a dica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natanael Braga
    2013-05-13T15:38:16

    "POUCO DINHENRO" ENTRE ASPAS...HAHAHHA

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Lopes
    2013-05-13T11:30:54   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:48

    Com essas configurações, é possivel rodar de boa GTA San andreas e Counter Strike com MODS ? e Battlefield vietnam e Second Life ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Lopes
      2013-05-13T11:30:54   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:48

      Eu já usei um A10 para rodar CS Global Offensive, com qualidade padrão e resolução de 1680x1050. Rodava muito bem. The SIMs, Second Life são muito leves comparado com o novo CS, devem rodar com qualidade máxima.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Claudio Silva
    2013-05-13T19:08:57   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:47

    uso uma placa m5a88 evo, um processador AMD 8230 3.5ghz, e ua gtx 650ti, ele fica desligando, será que é por causa da fonte? uma aerocool de 500w apenas?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Claudio Silva
      2013-05-13T19:08:57   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:47

      é uma aerocool, mano, sei não...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lemons
    2013-05-13T12:00:18

    Caio, o foco é uma máquina de entrada... pouco dinheiro. Ninguém discorda de vc que o melhor é ter uma placa de vídeo discreta, suporte ao DX11, com um barramento de memória de no mínimo 128 bit, além dos 2GB de memória. Só que vc não pode sugerir isso como barato. Tem vários reviews que mostram que o vídeo da AMD integrado no A10 é 2x melhor que os Core i, e conseguem rodar em HD a maioria dos jogos... lógico, não com a qualidade e filtros no máximo... mais ainda com boa qualidade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Souza
    2013-05-13T15:50:49

    Overclock = Aumento manual ou automatico na velocidade de processamento, com essa grana, da pra montar um PC MUITO melhor que esse da reportagem (é bom + tem melhores), basta apenas conhecer um pouquinho e dar um passeio na Sta efigenia aqui em São Paulo. Pagando a vista da pra conseguir pelo menos uns 25% de desconto fica a dica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Mafra
    2013-05-13T10:11:26   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:46

    O que eh overlclock ? Um pc desse ai sera que rodaria a linha the sims 3 bem de boa ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Mafra
      2013-05-13T10:11:26   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:46

      Ricardo Fernandes kkkkkkkkkkk, boa

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Mafra
      2013-05-13T10:11:26   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:46

      kkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Oliveira
    2013-05-15T13:25:26   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:45

    A dupla i3 e gtx 550 ti, como citado na reportagem, é boa, mas para quem tem pouco $ não é viável: celeron g(530, 550, 1620, resumindo sandy ou ivy dual core) - R$ 120 placa mãe h61 - R$ 150 fonte corsair 430 W seria ideal, mas uma cooler master 350 W serve bem - R$ 100 ou 180 gabinete simples - R$ 80 4 GB RAM DDR3 1333 MHz (qualquer marca) - R$ 90 no máximo HD Sata - R$ 180 um de 500 GB +- R$ 620, aí tem que ver quanto sobra pra placa de vídeo e monitor... se tiver uns R$ 200, uma HD 6570 1 GB cai bem, e vai rodar acho que tudo em 720p no médio pra alto em jogos exigentes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2013-05-15T13:25:26   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:45

      essa config que tu mandou aí, procurei no Kabum e deu 976 reais.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • ANDRE AZEVEDO
    2013-05-14T01:50:23

    Há 2 anos e meio, gastei 6.000 reais montando o computador, até hoje roda qualquer jogo no máximo de configuração de fps de 30 a 60, ate mesmo do Crysis 3, sabia disso? Ainda não fiz melhoria de hardware, placa-mãe suporta duas placas de video integrado, 12gb de memoria RAM, i7 extreme, fonte de 1000w seventeam, Hard Disk HDD (inicia o sistema oprecional em 20 segundos), e ainda é melhor do que PlayStation 4 que ainda vai lançar. Outra coisa, posso jogar, posso estudar, posso ver filme de qualidade Blu Ray, posso trabalhar com documentos. Video Game é mais prático, só isso!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adrielly Fernandes
    2013-09-20T11:17:20   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:44

    Oi Filipe Garrett, eu gostei muito das suas sugestões. Mais o meu interesse é no jogo Combat Arms e gostaria de saber se as mesmas sugestões sugeridas nesse post vão ser apropriadas para esse jogo em questão? Estou jogando pelo Not e é horrivel pq o meu outro pc estourou. Quero montar um pc pra esse jogo especifico. Essa sugestões vão fazer o jogo rodar melhor sem lag? Aguardando sua resposta. :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adrielly Fernandes
      2013-09-20T11:17:20   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:44

      Mayke Ramires Brincando *

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Adrielly Fernandes
      2013-09-20T11:17:20   , respondido respondido 2013-10-30T11:21:44

      Ta bricando ? eu rodo CA com um pc de 500 reais kk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Mello
    2013-05-13T12:12:00

    Não é querendo criticar, mas de que adianta montar um pc que não vai rodar os jogos atuais na melhor qualidade mesmo gastando mil e poucos reais, é melhor comprar um vídeo game.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Reis
    2013-05-13T11:30:15

    Que matéria sem nexo o Techtudo resolveu escrever! Ainda procurando o "Aqui, você encontrará placas de vídeo, fontes, memórias, processadores e outros componentes para o seu PC.". Por que vocês não fazem um comparativo melhor apresentando pelo menos 3 modelos de cada parte do que vocês chamam de "micro gamer"? Ex: As três placas de vídeo melhor custo benefício do mercado com seus respectivos valores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário