24/05/2013 09h32 - Atualizado em 02/07/2013 10h32

Como usar e preservar a bateria do notebook; tire suas dúvidas

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Como acontece com vários produtos relacionados a informática, as baterias são cercadas de mitos. Remover ou não a bateria ao utilizar o notebook na tomada? Tem problema comprar bateria pirata? É possível aumentar a vida útil da bateria do notebook? Para sanar essas e outras dúvidas, o TechTudo preparou esse artigo especial, em formato de perguntas e respostas.

Parte inferior do notebook (Foto: Stella Dauer) (Foto: Parte inferior do notebook (Foto: Stella Dauer))Parte inferior do notebook (Foto: Stella Dauer)

É verdade que devemos tirar o carregador da tomada quando a bateria do notebook carregar por completo?

Não. Se você tem uma tomada a disposição e não precisa de mobilidade, é preferível manter o notebook conectado à tomada. Toda bateria possui vida útil limitada pelo número de cargas. Portanto, utilizá-la sem real necessidade acarretará um desgaste desnecessário que contribuirá para o abreviamento de sua vida útil.

É necessário remover a bateria caso queiramos usar o computador ligado direto na tomada?

Não. Atualmente, as baterias de íons de lítio não possuem o efeito memória – ou vício, como é popularmente conhecido. Esse fenômeno era comum nas antigas baterias de níquel cádmio, que precisavam ser totalmente descarregada antes de iniciar uma nova recarga. Além disso, manter a bateria no computador evita que você perca seu trabalho em casos de queda de energia.

Bateria de íon-lítio para notebooks, o Li-Ion (Foto: Wikimedia Commons) (Foto: Bateria de íon-lítio para notebooks, o Li-Ion (Foto: Wikimedia Commons))Bateria de íon-lítio para notebooks, o Li-Ion (Foto: Wikimedia Commons)

Deixar o notebook ligado o tempo todo reduz a vida útil da bateria?

Se o computador estiver sempre conectado à tomada, não. A vida útil da bateria é medida pelo número de vezes em que ela atinge o 100% de carga, ou seja, o número de carga e descarga – ou ciclos, se preferir. Se o computador permanece sempre ligado à rede elétrica sem que o nível de carga da bateria seja alterado, não acarretará nenhum desgaste na bateria.

A bateria estraga se deixá-la zerar?

Sim. Quando o sistema operacional informa que o computador precisa ser conectado em uma tomada pois a bateria está sem carga, na verdade, a bateria ainda armazena uma quantidade mínima de energia para mantê-la funcional. Se você deixar a bateria descarregada guardada por um longo período de tempo, essa carga mínima de funcionamento pode ser perdida. Se isso acontecer, a bateria fica inutilizável.

Por que meu notebook não 'segura' a carga da bateria?

A vida útil da bateria deve estar no fim. Provavelmente ela já atingiu o número de ciclos (recarga e descarga) suportado – algum valor entre 300 e 400. O tempo varia de acordo com o uso, mas as baterias não costumam durar mais do que dois anos funcionando com toda sua capacidade. Passado alguns anos, o desgaste natural faz com que a bateria não aguente mais do que alguns minutos longe da tomada. Nesse caso, a solução é apenas uma: a substituição.

1 (Foto: 1)Bateria totalmente carregada (Foto: Reprodução)

Como descartar corretamente a bateria com defeito do notebook?

Olhe o manual do notebook. Nele, o fabricante é obrigado a especificar onde a bateria – e o computador – deve ser descartado. Caso não possua mais o manual, essa informação também pode ser encontrada no site da empresa. O local de descarte geralmente é um centro de assistência técnica autorizada. Jamais desmonte uma bateria ou a descarte no lixo doméstico.

Tem problema comprar uma bateria 'pirata'?

Se a bateria atende todas as especificações técnicas do fabricante, não. Para descobrir esses dados, remova a bateria original do seu computador e observe a tensão elétrica (voltagem) e a corrente elétrica, tanto de entrada quanto de saída, e compare com as especificações da bateria que pretende comprar. Se todos os dados baterem, a bateria é totalmente compatível. Caso contrário, melhor não arriscar.

Ainda tem dúvidas sobre baterias? Pergunte no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jean Lopes
    2015-03-01T16:04:55  

    eu comprei um notebook asus ontem estou na duvida para que a bateria do meu notebook não vicie o que eu faço por favor techtudo mi ajude estou na duvida ele é novo não quero estragar

    recentes

    populares

    • Jean Lopes
      2015-03-01T16:04:55  

      Kra... as baterias de hoje n viciam... elas acabam a vida útil conforme vc usa... mais que normal...

    recentes

    populares

    • Jean Lopes
      2015-03-01T16:04:55  

      pessoalmente aconselho deixar descarregar total e depois uma carga de 12 horas e deixa descarregar total denovo e recarregar denovo por 12 horas assim essas duas primeiras recargas evita ficar viciada. esta é minha opinião.

  • Raíssa Lucena
    2015-03-11T16:22:04  

    Olá, passo boa parte do dia com o notebook ligado. Gostaria de saber o que significa "bateria conectada, mas sem carregar". Obrigada :)

    recentes

    populares

    • Raíssa Lucena
      2015-03-11T16:22:04  

      Eu posso então deixar meu notebook direto na tomada com a bateria sem me preocupar que ela vicie?

    recentes

    populares

    • Raíssa Lucena
      2015-03-11T16:22:04  

      se a bateria estiver 100% carregada normal se não, esta danificada

  • Simone Souza
    2015-07-11T08:20:13  

    oi gostaria de saber se posso tirar o note da tomada antes de completar os 100% de carga...

    recentes

    populares

    • Simone Souza
      2015-07-11T08:20:13  

      nao tem problema Simone o problema é você deixar ela zerar so isso !!!

    recentes

    populares

    • Simone Souza
      2015-07-11T08:20:13  

      Eu posso então deixar meu notebook direto na tomada com a bateria sem me preocupar que ela vicie?

  • Ronaldo Uehara
    2013-05-24T13:19:44  

    Olha discordo dessa ideia de deixar a bateria no notebook carregando mesmo com 100% de carga, usei assim durante 6 meses direto na tomada sem usar a bateria e o melhor seria dar uma carga 60% e deixar guardado, no comeco segurava 2 horas, depois de 6 meses, ficava 30 minutos, meu irmao tem um igual, e ele sempre usa como um celular, qdo pede carrega, a bateria dele dura quase 2h30 e nunca deu problema. e a minha bateria já era.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Uehara
      2013-05-24T13:19:44  

      Qual a marca do seu note?

    recentes

    populares

    • Ronaldo Uehara
      2013-05-24T13:19:44  

      Ás vezes é pq sua bateria nao e de ions de lition, por isso

  • Marcelo Ignatz
    2015-08-27T01:23:57

    muitos notebooks hoje vem com bateria interna, só desmontando o aparelho para chegar nela, toca direto na tomada mesmo

  • Diego Silva
    2015-08-17T19:19:53

    so queria reforçar sobre o fato da bateria lembre que se vai trocar a bateria por uma genérica veja a tensão e a corrente e a potencia de bateria que esta na bateria ou no carregador no not, e compre com os mesmo valores que estão lá não esqueça também do tamanho dela que se encaixe no not

  • Edson Santos
    2014-05-24T10:02:42

    muito bem espilcado

  • Raphael Fernandes
    2014-10-14T17:40:16

    Bacana demais! Sempre achei que deixar o notebook só na tomada viciava a bateria.

  • Diego Almeida
    2014-07-31T17:54:53

    muito boa a matéria mesmo....ajudou demais....obrigado TECHTUDO!!

  • Cleonildo Lima
    2013-05-24T12:51:53

    Ótima matéria...

  • Romario Araújo
    2013-10-31T15:15:27  

    Perdi um notebook, porque deixei ele ligado na tomada sem a bateria. Acho que a bateria funciona como uma fonte pro notebook..

    recentes

    populares

    • Romario Araújo
      2013-10-31T15:15:27  

      Na realidade funciona como um regulador.

  • Ramon Ferrari
    2013-05-25T10:43:44

    Pq o notebook da minha mãe não carrega a bateria, tipo deixo ele carregando ele não sai dos 4 %, acho q nunca carregou 100 %; o máximo foi uns 26% de bateria carregado

  • Leonardo Peres
    2013-05-27T13:24:56  

    então pelo que diz o artigo, se eu ligar o notebook com 100% da bateria e usar até chegar 90% (até achar o carregador por exemplo) e conectar na tomada chegando aos 100% em poucos minutos consistirá em um ciclo de carga?

    recentes

    populares

    • Leonardo Peres
      2013-05-27T13:24:56  

      Não. Um ciclo de carga vai de 0%-5% à 100%.

  • Giuliano Andreiolo
    2013-10-31T11:36:08

    Como o Amigo Ronne Melo disse, 80% desta matéria está errada, não devemos dar Creditos ao Autor deste Artigo, pois é um Estudante de Engenharia CIVIL, e não devemos dar credito.

  • Vanderlei Silva
    2013-05-24T11:30:38  

    eu uso meu notbook dia inteiro conectado na tomada de energia sem a bateria , isso pode .

    recentes

    populares

    • Vanderlei Silva
      2013-05-24T11:30:38  

      Pode, mas se você estiver trabalhando e cair a energia você certamente perderá alguma coisa (parte editada e não salva de documentos).

    recentes

    populares

    • Vanderlei Silva
      2013-05-24T11:30:38  

      alem do q o helvecio falou, assim pode-se queimar componentes como placa mae..

  • Ronne Melo
    2013-05-24T16:00:32  

    Essa matéria está 80% errada...Antes de postar coisas desse tipo, melhor se informar direito!

    recentes

    populares

    • Ronne Melo
      2013-05-24T16:00:32  

      Diga o correto então ué!

  • Jhonatan Babora
    2013-05-24T14:37:53  

    é Luiz Pombo.. eu convercei com um tecnico e ele me disse que, quando vc usa o pc ligado na tomadae tirar a bateria e mais facil queimar ou acontecer de dar erro em alguns soft.. caso cair a energia.. mas mante-lo ligado com a bateria, sim ele vai viciar, mas melhor pagar por uma bateria, doq por um noot novo.. ele me disse assim...

    recentes

    populares

    • Jhonatan Babora
      2013-05-24T14:37:53  

      Se o medo é viciar, apesar das baterias novas não terem esse efeito, basta desligar a fonte a cada dois ou três dias e deixar ela dar um ciclo de carga...

  • Rafael Santos
    2013-05-24T17:18:58  

    Srs. A matéria apresenta alguns tira dúvidas... mas não adianta pensar que tudo funciona para todos.. o Correto é sim utilizar o note na tomada mesmo a bateria estando com carga completa, veja o nas propriedade de alimentação do Note que a fonte de alimentação no momento é Energia elétrica, sendo assim o note não usa e não vicia a bateria...

    recentes

    populares

    • Rafael Santos
      2013-05-24T17:18:58  

      Parabéns Rafael pelo comentário, pelo menos alguem aqui tirou um tempinho para ler o manual... Tá corretíssima sua colocação.

  • Joao Roberto
    2013-05-24T11:00:27

    boa a matéria, seria legal também que façam outras deste tipo so que para tablets e telefones

  • Panico Trânsito
    2013-05-24T11:22:28

    Até hoje me custa ensinar às pesoas que não existe mais o efeito memória ou o vício das baterias.

  • Saintclair Junior
    2013-05-24T11:16:31

    Muito bom! Era uma duvida que eu tinha e cada um dizia uma coisa diferente.

  • Ailson Junior
    2013-05-24T10:15:45

    Muito bom este post! Extremamente elucidativo.

  • Japonesaichi
    2013-05-24T11:38:54

    Uma boa matéria, bem simples e objetiva. Os comentários estão muito bons também, tomara que as próximas matérias contenham comentários de bom nível como este.

  • Samuel Zamataro
    2013-05-24T11:29:12

    Excelente essa matéria!

  • Sérgio Saores
    2013-05-24T11:03:57

    Show de bola, não costumo comentar nas matérias, mas essa me fez entrar para dar os parabéns!