31/05/2013 10h19 - Atualizado em 31/05/2013 10h19

A conexão 4G acabará com a 3G? Entenda futuro da Internet no celular

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Com a chegada da conexão à Internet 4G no Brasil, uma dúvida tem rondado a cabeça dos usuários: qual será o futuro do 3G? O novo padrão de ultra velocidade será implantado, gradualmente, nos próximos anos e deve se popularizar com o tempo. Porém, essa nova tecnologia acabará com o 3G? O TechTudo foi atrás da resposta.

Samsung Galaxy S4 e a rede 4G (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Samsung Galaxy S4 4G é um dos smartphones compatíveis com a rede 4G brasileira (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Em primeiro lugar, não há motivos para se preocupar: o 4G não vai acabar com o 3G. As duas tecnologias vão funcionar simultaneamente, da mesma forma que o 3G e o 2G. Essas conexões utilizam frequências diferentes e, por isso, não há sobreposição. Ou seja, quem não tem um smartphone 4G poderá navegar normalmente na rede atual, mantendo sua velocidade.

Outro ponto a favor da manutenção do serviço 3G é que a maioria dos aparelhos do Brasil não possui compatibilidade com o novo padrão de Internet. Além disso, alguns smartphones, como o iPhone 5, possuem frequência incompatível com o 4G brasileiro. Sendo assim, a expectativa é de que o 3G ainda tenha uma vida relativamente longa no país e conviva com o 4G pelos próximos anos.

Tem alguma dúvida sobre a rede 4G? Faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!

Até mesmo para os consumidores que já têm telefones 4G, a rede atual é bastante importante. Afinal, somente as sedes da Copa das Confederações têm o novo padrão em funcionamento. Em locais onde a rede LTE não estiver disponível, o celular se conectará ao 3G.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulinho Baptista
    2013-05-31T11:40:12  

    4G a 42 MBPs no Braziu ? E eu sou o BOZO nehh????

    recentes

    populares

    • Paulinho Baptista
      2013-05-31T11:40:12  

      Leonardo Caldeira, AMIGÃO, para a sua informação, sou letrado e usei a expressão "braziu" para ironizar, sacou?!! Ahh, e de onde o Sr tirou essa palavra "intender"???? Abs!!

    recentes

    populares

    • Paulinho Baptista
      2013-05-31T11:40:12  

      Pedro Rocha, além de termos um serviço de péssima qualidade, é um dos mais caros do mundo...eh uma piada!!

  • Adilson Freitas
    2013-05-31T10:57:32

    Se 3G (?) já é uma piada, imaginem o 4G(?). Novo "vâmpiro brasileiro"...

  • Carlos Nunes
    2013-05-31T10:47:30

    Tudo papo furado. Ninguém se ilude mais com essas historinhas...A Anatel é completamente inoperante ou está nas mãos das operadoras...

  • Joel Soares
    2013-05-31T10:43:21

    Se o 3G funcinasse direito e entregasse o que promete não precisaríamos do 4G! Tudo ilusão....

  • Alexsandra Bezerra
    2013-05-31T10:40:30  

    3g no brasil só no nome, imagina 4g? isso é piada...

    recentes

    populares

    • Alexsandra Bezerra
      2013-05-31T10:40:30  

      3G o que é isso? é de comer, pois velocidade de internet que não é! o 4G é pra aumentar as cobrança na internet do povo é só pra isso.

    recentes

    populares

    • Alexsandra Bezerra
      2013-05-31T10:40:30  

      3G o que é isso? é de comer, pois velocidade de internet que não é! o 4G é pra aumentar as cobrança na internet do povo é só pra isso.

  • Paulo Freitas
    2013-05-31T12:04:31

    As empresas de telefonia daqui não servem nem para telefonar, o que seria o básico, imagine navegar... se o 3G é uma piada, o 4G será pior ainda, talvez um dia, quando criarem o 10G aqui teremos uma velocidade compatível com o 4G.

  • Saigus
    2013-05-31T11:52:36

    aí nunca mais um vídeo vai travar e nunca mais uma página vai demorar a abrir e poderei fazer download de filmes em blu-ray 3d e jogos tbm ao mesmo tempo? estamos no Brasil mesmo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Joao Fusa
    2013-05-31T11:49:14

    Se o 3g funcionasse, já estaria bom.

  • Jose Aroca
    2013-05-31T11:28:44

    o Brasil é um país de mentiras. toda história é repleta de mentiras e o povo gosta de ser enganado.

  • Alex Lynnykek
    2013-05-31T11:25:02

    3G no Brasil " é pra inglês ver " imagina a 4G... Na minha opinião trocava todo o comando da Anatel, não é possível que as operadoras prestem um serviço tão ruim e não sofram punições. Só pode ter diretor da Anatel ganhando propina!!!

  • Seiji Junior
    2013-05-31T11:06:45

    Primeira matéria que TODOS os comentários estão dizendo a mesma coisa... KKKKKK Internet no Brasil é a lenha... Se tá ruim em SP imagina em RR, AM... Sem preconceito... Só falando a realidade...

  • Gustavo Volpe
    2013-05-31T11:05:44

    3G no brasil é pouca coisa melhor que a internet discada, de anos atrás. Serviço caríssimo, inconfiável, lerdo e sem cobertura total no território. Basta sair de capitais que o sinal já é uma droga... país dos péssimos serviços a preço de ouro.

  • Carlos Porto
    2013-05-31T11:05:26

    Sequer conseguimos usar direito o celular para falar, que dirá internet...

  • Daniel Freitas
    2013-05-31T11:05:19

    qdo meu celular pega rede 4g aqui em brasilia eu chega comemoro!!!!

  • Fabio Bom
    2013-05-31T11:02:42

    Aqui é 1G e olhe lá...

  • Fabiano Santos
    2013-05-31T10:49:01  

    Ridiculo chamar isso q temos de 4g.Pra ser considerado 4g,a velocidade tem q ser de pelo menos 40Mbps.Segundo as medicoes feitas,a velocidade encontrada foi de 12 a 15 Mbps.Isso nao e 4g,e no maximo um 3g turbinado.E o 3g deveria ser de uns 10Mbps e nao essa coisa ridicula q temos.Eita Brasil!!!

    recentes

    populares

    • Fabiano Santos
      2013-05-31T10:49:01  

      Calma ae amigão, não é bem assim não ... O 3g opera numa faixa de 1mbps à no máximo 15mbps, já o 4g está entre 20mbps e 80mbps !

    recentes

    populares

    • Fabiano Santos
      2013-05-31T10:49:01  

      Se eu conseguisse 12 Mbps no meu Claro 4G já estaria super feliz. Na maioria das vezes nem conecta em LTE, fica no HSPA+ mesmo, com velocidades de 2 Mbps em média. Isso quando conecta.....

  • Igor Pinto
    2013-05-31T12:11:43  

    Tenho o 4G e ele está funcionando muito bem. Até o momento pegou em todos os lugares que frequento e a velocidade acima de 10GB.

    recentes

    populares

    • Igor Pinto
      2013-05-31T12:11:43  

      Moro na Zona Norte tbm, e minha conexão de dados só opera entre sem sinal e 2g (edge) ...

    recentes

    populares

    • Igor Pinto
      2013-05-31T12:11:43  

      kkk sonha deve ser 10kb isso sim

  • Carlos Adelson
    2013-05-31T13:47:16  

    Piada... por começar pelo 3G que nunca foi e não vai ser igual ao 3G no resto do mundo, sempre é uma porcaria de serviço pro brasileiro. O 4G deveria ser chamado de 3,1G pq é diferente do 4G da Europa, Asia, America do Norte, os gringos vão chegar no Brasil e não vão conseguir usar, prova disto é que o Iphone é incompatível. Brasil um pais feito para otários mesmo.

    recentes

    populares

    • Carlos Adelson
      2013-05-31T13:47:16  

      Não é não cara, os padrões não só de dados móveis, mas antenas de TV, de rádio e etc brasileiros, são completamente diferentes dos EUA ... Além disso, aqui no Brasil, se você tiver no metro, não pega o sinal, o 2g, o 3g, o 4g e tudo mais .... A propósito, a culpa do 4g é da Apple, que não faz as coisas direito, empresa lixo mesmo, o Lumia 820 manda um abç =)

    recentes

    populares

    • Carlos Adelson
      2013-05-31T13:47:16  

      Cara, em vários locais do mundo a conexão 3G tem problemas. Em vários locais de Paris a conexão ficou bem ruim. Em NY bastava descer para o metrô q o sinal do 4G da AT&T não pegava mais e em vários locais ficava muito lento. Além disso o padrão daqui é o mesmo q o europeu.

  • João Silva
    2013-05-31T11:56:50  

    Bom dia a todos os colegas que postam comentários. concordo que realmente existem muitas falhas em nosso Pais, Mas precisamos entender que ainda assim somos privilegiados. O que para mim é um orgulho ser Brasileiro. Quanto aos colegas que só sabem meter o pau no Brasil e que não estão satisfeitos gostaria de sugerir que se mudem para ETIÓPIA. la seus problemas estarão resolvidos. É ridículo esconder a própria identidade. Boa viagem para todos.

    recentes

    populares

    • João Silva
      2013-05-31T11:56:50  

      Claro que não... E eu tb acredito que podemos muito mais sim... Precisamos de revolucionarios...

    recentes

    populares

    • João Silva
      2013-05-31T11:56:50  

      Ah tá, então vamos nivelar po baixo? É assim q vc toca a sua vida ? Podemos muito mais meu amigo ....

  • Antonio Junior
    2013-05-31T12:39:20  

    É a velha mania do Brasil de comprar tecnologia ultrapassada que já está sendo descartada no exterior. As mesmas empresas que estão implantando o 4G no brasil(com b minusculo mesmo) são as mesmas que descartam essa tecnologia na Asia e Europa por já estar ultrapassada. Mas pra ganhar um extra, usam aqui pra não ter que investir. Imagina que a Europa ia aceitar que nós reles latino americanos tenhamos o mesmo nível de serviço que eles. É essa bst de país que vivemos que aceita tudo de fora como se fosse uma dádiva, em pagamos caro e vendemos barato o que temos sem o menor valor agregado.

    recentes

    populares

    • Antonio Junior
      2013-05-31T12:39:20  

      Antonio não é a Europa que ia deixar ou não a gente usar tecnologia igual a deles e sim o governo brasileiro que autoriza e protege quem presta um serviço de baixa qualidade sem nenhuma punição, além das casuais propagandas que estão multando e etc e que ninguém vê...

    recentes

    populares

    • Antonio Junior
      2013-05-31T12:39:20  

      concordo com seu comentário! e não concordo com quem falou "muda pra lá" são esses acomodados que não lutam por um país melhor!

  • Carlos Santos.
    2013-05-31T13:12:37  

    Venda de telefone celular funciona igual a venda camisa de futebol, todo mês tem um modelo novo e ai as pessoas olhão para os dos colegas e se vêem com modelitos ultrapassados .É assim que funciona o comercio, se ganha mas com lançamentos do que com o desgaste . não demora muito chega o 5 G !

    recentes

    populares

    • Carlos Santos.
      2013-05-31T13:12:37  

      No Japão já chegou o 5G, velocidade será semelhante a de redes de 10 Gigabits.

  • Bruno Freitas
    2013-05-31T13:15:40  

    Esse 4G é maior marketing, no Japão não tem 4G, isso quer dizer que o Brasileirinho tem uma tecnologia melhor que a Japonesa Piada.

    recentes

    populares

    • Bruno Freitas
      2013-05-31T13:15:40  

      Realmente você esta certo, Japão não tem 4G, eles já estão implantado a rede 5G, velocidade será semelhante a de redes de 10 Gigabits.

    recentes

    populares

    • Bruno Freitas
      2013-05-31T13:15:40  

      Tudo que aumenta numero é melhor para a maioria da população, não precisa saber o que tem por trás, qual tecnologia usada, e a mesma história dos velhos mp5 mp6 mp11 mp33 mp60 e por ai vai.

  • Joao Pedro
    2013-05-31T14:58:08  

    eu tenho iphone 5 estou esperando quanto o 4g compativel no Brasil como o LTE .

    recentes

    populares

    • Joao Pedro
      2013-05-31T14:58:08  

      Natanael Braga burro..dá zero pra ele

    recentes

    populares

    • Joao Pedro
      2013-05-31T14:58:08  

      João Pedro...LTE é o nome da tecnologia...o que não é compativel é a frequencia que a LTE foi homologada no brasil ....que é diferente por exemplo nos EUA... governo brasileiro dificultando ao extremo que pessoas saiam daqui do brasil pra comprar produtos mais baratos....

  • Sergio Dutra
    2013-06-01T12:53:18  

    Contratei o 4G da Claro pois usava o 3G Plus da Vivo e me saiu o mesmo preço. Mas não estou satisfeito. É bem melhor que o 3G da Vivo, que, na maioria das vezes, nem dava para abrir meu email, mas a cobertura é pobre e raramente consigo conectar em LTE. Estou pensando seriamente em, quando o contrato acabar, usar apenas um plano de voz. Internet em celular no Brasil é que nem saci, todo mundo fala, mas quase ninguém viu.

    recentes

    populares

    • Sergio Dutra
      2013-06-01T12:53:18  

      O problema é que o 4G no Brasil tem cobertura precária. Eu tenho 3G MAX da Claro e, realmente, algumas vezes a internet "some do mapa", mas assim que tiver um celular com 4G, no meio do ano, acredito, irei assinar.. No meu celular, há a possibilidade de selecionar a banda que se deseja (2G ou 3G, somente 3G). Eu coloco somente 3G, veja se não há a possibilidade de colocar somente 3G para "salvar" sua bateria.

    recentes

    populares

    • Sergio Dutra
      2013-06-01T12:53:18  

      Pura verdade!

  • Patricia Laet