04/05/2013 07h30 - Atualizado em 04/05/2013 07h30

É possível fazer overclock em um smartphone? Quais são os riscos?

Flavia Almeida
por
Para o TechTudo

O overclocking é uma técnica capaz de aumentar o desempenho de hardwares em computadores e dispositivos móveis. Definido em Hertz, o procedimento acelera a frequência desses aparelhos através de configurações, deixando-a mais alta do que a especificada pelos fabricantes. Porém, a grande preocupação é: será que este processo prejudica a vida útil de aparelhos smartphones?

Samsung Galaxy S III (Foto: TechTudo/Allan Melo)Riscos de fazer overclock no seu smartphone (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Primeiro, vamos falar do processo. Fazer overclock em um smartphone não é fácil e é um procedimento cheio de riscos. É tão raro se deparar com um celular que tenha passado por overclock que boa parte das pessoas crê que não seja possível realizar o procedimento. Então, é desaconselhado fazê-lo caso você não tenha experiência no assunto. Além disso, só é possível fazer overclock em smartphones que tenham anteriormente passado por root.

A melhora atingida após o overclock pode variar, mas há usuários que conseguem fazer componentes antigos funcionarem como os últimos lançamentos. Além disso, as tensões de funcionamento podem ser alteradas, o que pode aumentar a velocidade com que a operação se mantém estável.

Apesar de muitos entusiastas alegarem que a aplicação do overclock compensa, visto que é possível usá-la até mesmo em equipamentos mais lentos, o aumento da velocidade do relógio resulta num maior consumo de energia e desgaste de bateria. Alterações na voltagem de componentes também podem ser fatais ao aparelho caso as tensões configuradas sejam maiores do que aquelas suportadas pela estrutura. Por essa razão, o usuário deve estar completamente ciente dos limites de overclock que seu smartphone suporta.

Outro ponto que vale destacar é a questão da garantia do aparelho, que geralmente não cobre danos relacionados a overclock. Uma forma de aliviar os problemas ocasionados pelo processo é o uso de overclockers hábeis, mas tal técnica deve ser utilizada por usuários capacitados e que entendam perfeitamente os componentes de seus aparelhos. Caso contrário, seu uso pode matar o hardware do equipamento e ocasionar em um superaquecimento.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Benedito Barbosa
    2013-05-05T10:40:58

    isto é uma "gambiarra" ,se fosse bom viria assim de fábrica ,mais óbvio que isso impossível!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Welerson Michel
    2013-05-05T07:29:31

    Cadê a continuação da matéria ?? Acabou ??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lin Hong
    2013-05-05T00:55:07

    Matéria superficial. Parece que fomos no dicionário, buscamos sobre overclock e trouxe isso aí.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Sartori
    2013-05-04T17:09:57

    Sobre as outras mentiras... 1 - Fazer overclock é facílimo. Basta saber instalar uma nova kernel e um app que sirva pra isso. Leva pouquíssimos minutos. 2 - Overclock é tão raro que pensam ser mentira? nossa foi a coisa mais patética que já li neste site. Overclock é uma prática totalmente comum entre usuários que gostam de ler (em sites internacionais, pois em brasileiros não tem nada) e saber mais sobre seus aparelhos. Pra quem não tem interesse por novidades, obviamente as possibilidades não vão surgir do nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Sartori
    2013-05-04T17:04:42

    A única verdade mesmo que foi dita é que o overclock resulta num maior consumo de bateria...este é basicamente o único motivo pros clocks serem mais baixos, poupar bateria. Na verdade a maioria dos aparelhos vem prontos pra funcionarem perfeitamente com clocks acima dos que vem de fábrica. Não existe risco muito grande em se fazer um overclock desde q se siga as recomendações do criador do kernel/rom e faça aos poucos, testando os resultados. Caso o aparelho comece a esquentar muito e/ou travar, basta diminuir o clock. Tem que ser muito burro pra conseguir queimar um aparelho com overclock.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Anna
    2013-05-04T16:58:17

    li o titulo pensei q fosse informativa começo a ler e imagino q talvez a autora estivesse pedindo informaçoes no fim das contas descobri q era so + uma materia idiota. uma pessoa comum sem conhecimento do assunto nao vai entender nada dessa materia que nao diz nada! eu tenho um celular com 1gb de RAM e procesador de 1 core, overclock e android customizado, emulo PS1.. maravilha poder jogar playstation em um mero celular. android leva vantagem sobre o ios pela possibilidade de personalizar e fazer melhorias, inimaginaveis no ios. fato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alberto R.
    2013-05-04T16:48:44

    "o aumento da velocidade do relógio resulta num..." => Tradutor detected.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thomas Thurbano
    2013-05-04T16:00:12

    Tanto android quanto ios são bons! Odeio fanboys! estes pensam que entendem tudo, mas na realidade são os mais ignorantes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Silva
    2013-05-04T12:14:43

    tudo depende muito da fabricante do processador.. Geralmente os da Qualcomm sao os melhores para se fazer overclock.. Mas depende tmbm do restante dos componentes do smartphone...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dario Coutinho
    2013-05-04T11:57:21

    As próprias fabricantes lançam versões overclockadas de alguns processadores, contudo, várias modificações nas placa do smartphone são feitas para comportar a mudança de frequência do processador. No Geral, eu não recomendo, pois junto com o overclock, vem a diminuição da duração da bateria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Santos
    2013-05-04T08:35:27

    Uma dica é ler primeiro sobre o seu celular, pra conhecer o limite mais "seguro" de overclock. Sempre fiz nos celulares que tive (as vezes só pra ver a diferença), e até hoje não tive nenhum problema. Os maiores efeitos colaterais é a carga da bateria cair mais rápido e o celular ficar muito quente em determinados jogos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Isaac Fraga
    2013-05-04T14:35:20   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:56

    Android é um lixo...meu tablet parou de funcionar, levei na garantia, quando vai ver erá uma atualização do processador...como pode para atualizar algo para de funcionar o aparelho...o.O

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Isaac Fraga
      2013-05-04T14:35:20   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:56

      Esse é mais um vem aqui falar do não sabe. Muito provavelmente ele nem tenha tablet!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Isaac Fraga
      2013-05-04T14:35:20   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:56

      se, ao invés de levar na garantia, tivesse levado na oficina de assistência técnica, talvez resolvesse o problema.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Anna
    2013-05-04T17:02:56   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:55

    se eu tivesse grana pra "desperdiçar" um GS3 certamente eu ia jogar nele jogos de playtation 2. a proposito com o preço absurdo cobrato aqui no brasil no lugar de comprar um celular desse da pra comprar um super computador ainda sobra dinheiro pra comprar um celular mid range fazer overclock e fazer com ele qualquer coisa q um GS3 faz!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Anna
      2013-05-04T17:02:56   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:55

      s3 na sua "terra" tá custando 10k?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Anna
      2013-05-04T17:02:56   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:55

      Rafael Carlos 2k com esse valor se vc entender um pouquinho de informatica vc monta um pc pra rodar qualquer jogo atual. montei meu pc com 500 reais "sem contar monitor" e eu emulo ps2 sem problemas. com 2k eu monto um pc pra jogar qualquer jogo atual com certeza.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Taliba Rj
    2013-05-04T14:30:23   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:55

    Android cópia barata do ios

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Taliba Rj
      2013-05-04T14:30:23   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:55

      + ou - veja a microsoft, inovou no sistema!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Taliba Rj
      2013-05-04T14:30:23   , respondido respondido 2013-10-01T16:48:55

      IOS é baseado em Unix e no Next... assim como o Android é baseado no linux... -.-''

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário