TechTudo

04/05/2013 07h30 - Atualizado em 04/05/2013 07h30

É possível fazer overclock em um smartphone? Quais são os riscos?

Flavia Almeida Para o TechTudo

O overclocking é uma técnica capaz de aumentar o desempenho de hardwares em computadores e dispositivos móveis. Definido em Hertz, o procedimento acelera a frequência desses aparelhos através de configurações, deixando-a mais alta do que a especificada pelos fabricantes. Porém, a grande preocupação é: será que este processo prejudica a vida útil de aparelhos smartphones?

Samsung Galaxy S III (Foto: TechTudo/Allan Melo)Riscos de fazer overclock no seu smartphone (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Primeiro, vamos falar do processo. Fazer overclock em um smartphone não é fácil e é um procedimento cheio de riscos. É tão raro se deparar com um celular que tenha passado por overclock que boa parte das pessoas crê que não seja possível realizar o procedimento. Então, é desaconselhado fazê-lo caso você não tenha experiência no assunto. Além disso, só é possível fazer overclock em smartphones que tenham anteriormente passado por root.

A melhora atingida após o overclock pode variar, mas há usuários que conseguem fazer componentes antigos funcionarem como os últimos lançamentos. Além disso, as tensões de funcionamento podem ser alteradas, o que pode aumentar a velocidade com que a operação se mantém estável.

Apesar de muitos entusiastas alegarem que a aplicação do overclock compensa, visto que é possível usá-la até mesmo em equipamentos mais lentos, o aumento da velocidade do relógio resulta num maior consumo de energia e desgaste de bateria. Alterações na voltagem de componentes também podem ser fatais ao aparelho caso as tensões configuradas sejam maiores do que aquelas suportadas pela estrutura. Por essa razão, o usuário deve estar completamente ciente dos limites de overclock que seu smartphone suporta.

Outro ponto que vale destacar é a questão da garantia do aparelho, que geralmente não cobre danos relacionados a overclock. Uma forma de aliviar os problemas ocasionados pelo processo é o uso de overclockers hábeis, mas tal técnica deve ser utilizada por usuários capacitados e que entendam perfeitamente os componentes de seus aparelhos. Caso contrário, seu uso pode matar o hardware do equipamento e ocasionar em um superaquecimento.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Benedito Barbosa
    2013-05-05T10:40:58

    isto é uma "gambiarra" ,se fosse bom viria assim de fábrica ,mais óbvio que isso impossível!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Welerson Michel
    2013-05-05T07:29:31

    Cadê a continuação da matéria ?? Acabou ??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lin Hong
    2013-05-05T00:55:07

    Matéria superficial. Parece que fomos no dicionário, buscamos sobre overclock e trouxe isso aí.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Sartori
    2013-05-04T17:09:57

    Sobre as outras mentiras... 1 - Fazer overclock é facílimo. Basta saber instalar uma nova kernel e um app que sirva pra isso. Leva pouquíssimos minutos. 2 - Overclock é tão raro que pensam ser mentira? nossa foi a coisa mais patética que já li neste site. Overclock é uma prática totalmente comum entre usuários que gostam de ler (em sites internacionais, pois em brasileiros não tem nada) e saber mais sobre seus aparelhos. Pra quem não tem interesse por novidades, obviamente as possibilidades não vão surgir do nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Sartori
    2013-05-04T17:04:42

    A única verdade mesmo que foi dita é que o overclock resulta num maior consumo de bateria...este é basicamente o único motivo pros clocks serem mais baixos, poupar bateria. Na verdade a maioria dos aparelhos vem prontos pra funcionarem perfeitamente com clocks acima dos que vem de fábrica. Não existe risco muito grande em se fazer um overclock desde q se siga as recomendações do criador do kernel/rom e faça aos poucos, testando os resultados. Caso o aparelho comece a esquentar muito e/ou travar, basta diminuir o clock. Tem que ser muito burro pra conseguir queimar um aparelho com overclock.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade