Celular

26/05/2013 15h40 - Atualizado em 27/05/2013 10h36

Entenda como as telas flexíveis poderão revolucionar nosso cotidiano

Paulo Vasconcellos
por
Para o TechTudo

A LG anunciou que ainda em 2013 teremos no mercado o primeiro smartphone carregando uma tela flexível. Caso a empresa coreana esteja certa, ela possuirá uma vantagem de mercado sobre suas concorrentes. Entretanto, como as telas flexíveis vão mudar nosso dia-a-dia? O TechTudo traz a você algumas das milhares de aplicações desta novidade:

Telas flexíveis serão a realidade dos smartphones no futuro (Foto: Divulgação)Telas flexíveis serão a realidade dos smartphones
no futuro (Foto: Divulgação)
Dobre seu celular
 
A proposta das telas flexíveis não é a de você poder dobrar seu celular como se fosse folha de papel (pelo menos por enquanto), mas sim oferecer uma resistência maior ao aparelho. Hoje, ao comprar um smartphone, um dos maiores medos dos consumidores é deixar ele cair e quebrar sua tela. Com as telas flexíveis, os smartphones teriam muito mais segurança e durabilidade, graças a sua possibilidade de flexionamento ao receber impacto.
 
No futuro, porém, é possível que essa tecnologia vá muito além, transformando os aparelhos em verdadeiras esculturas. Com telas e dispositivos inteligentes, os aparelhos vão poder até ser vendidos em formatos que ninguém imagina, como em rolos, por exemplo.
E-paper dobrável poderão substituir os impressos em papel (Foto: Divulgação)E-paper dobrável poderão substituir os impressos
em papel (Foto: Divulgação)

Menos papel, mais tecnologia

Imagine que você está lendo um jornal ou uma revista na rua e se interessou muito por uma notícia. Logo, para saber mais sobre o assunto, você precisaria pegar o seu smartphone, acessar a internet e fazer uma busca. Com a tecnologia dos e-papers flexíveis, porém, seria possível tocar na imagem que acompanha a noticia, abrir um vídeo mostrando informações adicionais e ainda referências externas em outros sites.

Parece loucura, mas este é um conceito que já está sendo explorado pela LG, por exemplo: um e-paper de 19 polegadas que consegue atingir até 16 milhões de cores. Se o jornal impresso já vive um momento apocalíptico, com a tecnologia talvez chegasse definitivamente à sua extinção.

Pulseiras flexíveis poderão deixar a tecnologia com você o dia todo (Foto: Divulgação)Pulseiras flexíveis poderão deixar a tecnologia
com você o dia todo (Foto: Divulgação)

Pulseiras Inteligentes

A HP também está na corrida para inovação utilizando telas flexíveis. Se depender dela, em breve as Forças Armadas dos EUA estarão utilizando pulseiras inteligentes capazes de fazer uso de tecnologia GPS, oferecer informações de reparo de veículos e dados sobre status de soldados.

No entanto, embora esteja sendo aplicada ao exército, as pulseiras flexíveis poderão ser exploradas em muitas áreas. Talvez se torne até um item da moda entre as pessoas em alguns anos, já que a tela da pulseira poderia mudar de cor para combinar com qualquer roupa, por exemplo.

Televisores também terão tela flexível em alguns anos (Foto: Divulgação)Televisores também terão tela flexível em alguns
anos (Foto: Divulgação)

Até a televisão dobra

Uma empresa japonesa decidiu literalmente expandir as telas flexíveis ao criar um display maleável de 42 polegadas. A tela consiste na acoplagem de 16 menores, de 10,7 polegadas, criando assim, um grande display OLED.

Embora a empresa não tenha anunciado a comercialização da tecnologia em grande escala, este produto abre novas possibilidades de aplicação das telas. Com a adoção do produto, poderia haver uma redução no peso de televisões e monitores, facilitando assim o seu transporte, além de diminuir o preço do frete para o comprador. Outra aplicação interessante seria a possibilidade de instalar as televisões em qualquer lugar, já que suas dimensões e peso são extremamente baixos.

O grafeno é nosso amigo

Você já deve ter ouvido falar no grafeno, material derivado do grafite que será o substituto das telas LCD. Ele tem como característica a sua flexibilidade, alta resistência e o fato de ser 20 vezes mais rápido que o silício. Graças a essas e outras características, a criação de telas flexíveis utilizando circuitos de grafeno, além de tornar mais baratos os produtos tecnológicos, permitirá uma velocidade muito maior no desempenho dos eletrônicos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Souza
    2013-05-27T09:01:43  

    Vejo tanta gente sofrendo com paralesias que nao tem como alcançar a pouca tecnologia que existe na área, pois é absurdamente cara. Deveriam investir também para melhorar a vida dos deficientes indefesos e oferecer produtos para paraplegicos a preço acessivel, assim com investem em comunicação.

    recentes

    populares

    • Maria Souza
      2013-05-27T09:01:43  

      Não é preciso mudar as tecnologias para uma minoria aleijada como eu, mas ao menos desenvolverem adaptadores. Uma caneta mais adaptada para tela capacitiva, não como as de hoje, um controle remoto como opcional para as novas Tvs por gestos. Aplicativos com comando de voz para tablets e smartphones. Entendo a Maria, mas tecnologia em comunicação é fundamental para pessoas como eu. Preciso de um celular para falar com alguém ali na cozinha de casa. De qualquer forma, um mundo conetado não pode excluir minorias.

    recentes

    populares

    • Maria Souza
      2013-05-27T09:01:43  

      Muitas vezes os leigos não percebe que em matéria de ciência e tecnologia as coisas estão mais interligadas do que ele imaginam. Uma tecnologia que no começo parece ser usada só para futilidades, pode com o tempo ajudar no tratamento de problemas de saúde, além de ter várias aplicações práticas no nosso dia a dia.

  • Antonio Oliveira
    2013-05-26T18:12:48  

    beleza champz, realmente minha vida precisa disso.

    recentes

    populares

    • Antonio Oliveira
      2013-05-26T18:12:48  

      normal, quem eh burro e nao entende geralmente rejeita sem saber!.. um abraco dinossauro

  • John Doe
    2013-11-21T09:17:37

    Poxa, e nada de pesquisa e desenvolvimento de armaduras tipo do iron man =(

  • Gabriel Almeida
    2013-05-26T18:52:59  

    Piratas do Vale do Grafeno...

    recentes

    populares

    • Gabriel Almeida
      2013-05-26T18:52:59  

      Piratas da Vulva da tua madre

  • Marlon Oliveira
    2013-05-26T17:23:08

    Show de bola ter uma Pulseira destas aew hein muito inovador....vai q as pulseiras sao strocados pelo celular

  • Junior Prado
    2013-05-26T18:42:36

    bater um vento forte ae sai voando tudo, o que vai ter de smartphone voando por ai

  • Andre Santos
    2013-05-28T23:40:29

    Leandro Cavalcanti, devo estar doente mesmo e precisando de algum remedio para que me abra a mente e veja a utilidade da tela ser flexivel...ah, esqueci, ela pode dobrar e tal..acredito que esse invento vai salvar muitas pessoas e ser muito util ao mundo...

  • Braulio Silveira
    2013-05-27T20:01:42

    Parabéns aos desenvolvedores por terem criado uma ferramenta 95% inútil !! Uma salva de palmas, por favor!

  • Keverson Romeiro
    2013-05-27T15:31:02

    Malditos asiáticos! mal posso ver seus movimentos!

  • Marcus Antunes
    2013-05-27T11:55:10

    Maria Souza, que tal reclamarmos com a Electrolux? Eles gastam dinheiro em pesquisas de fogões com redução de consumo de gás, proteção de acendimento, entre outras coisas. Poderiam gastar dinheiro em pesquisas com exoesqueleto, não? Tal como o Gustavo disse: "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

  • Sergio Santanna
    2013-05-27T10:41:14

    Teve uma série que passou nos anos 90 chamada "Terra, conflito final" no qual os protagonistas usavam smartphones com telas flexíveis enroláveis dentre outras inovações...

  • Humberto Marques
    2013-05-27T09:36:22

    reflorestamento agradece

  • Julio Portes
    2013-05-27T09:32:46

    Tudo que eu precisava..... sUHSAUshahsahus

  • Augusto Rocha
    2013-05-26T23:12:50

    Daqui a pouco o cinto vai virar celular tb, a fivela vai ter GPS!

  • Luiz Gomes
    2013-05-26T21:18:26

    Já chega minha carteira ficar com o formato do meu bolço, agora é a vez do celular!

  • Lucas Barbosa
    2013-05-26T19:13:00

    podrera

  • Lin Hong
    2013-05-26T16:25:33  

    O grafeno vai resolver até a corrupção dos políticos, pelo jeito! Ele faz tudo!

    recentes

    populares

    • Lin Hong
      2013-05-26T16:25:33  

      Descobriram o grafeno anti-PTista ?

    recentes

    populares

    • Lin Hong
      2013-05-26T16:25:33  

      Até pode resolver... Alguém sabe se funciona como veneno?

  • Helio Gasparotti
    2013-05-27T08:55:27  

    Isso vai parecer o jornalzinho de Hogwarts, de Harry Potter.. hahahaahaha

    recentes

    populares

    • Helio Gasparotti
      2013-05-27T08:55:27  

      Caraca! É verdade. kkkkk

  • Felipe Salomão
    2013-05-27T04:59:46  

    Grafeno é tipo o chuck norris dos Materiais, huhauhauha. Só que a verdade é que eu já escuto há vários anos, grafeno vai possibilitar isso, aquilo, revolucionar.. Além de baterias que "estudo" descobre forma de aumentar a vida da bateria em 100x e até hoje nada de concreto, ficam só na promessa, bateria é um exemplo clássico, todo ano o processador, memória, tela dos celulares ficam 2x mais rápido, 30% mais eficientes e mais finos, bateria não muda, é o gargalo da tecnologia, vc não vê evolução das baterias tanto é que a bateria de um smartphone top não dura 1 dia se vc usar muito.

    recentes

    populares

    • Felipe Salomão
      2013-05-27T04:59:46  

      Concordo, Felipe. Estão evoluinda o hardware de forma absurda, todo santo ano, enquanto as baterias só aumentam de tamanho. Já houve melhora nas baterias, isso é evidente, mas se formos comparar a melhora em processador, tela, gpu, recursos, a bateria fica muito atrás dessa evolução.

    recentes

    populares

    • Felipe Salomão
      2013-05-27T04:59:46  

      Teremos que esperar mais alguns anos para realmente vermos o grafeno sendo utilizado em escala industrial, não se esqueça que ele é um material recentemente descoberto.

  • Maria Kottkamp
    2013-05-27T04:19:49  

    ainda bem que a mente de alguns humanos nao dorme, enquando a da maioria só usufrui..

    recentes

    populares

    • Maria Kottkamp
      2013-05-27T04:19:49  

      ÓTIMO COMENTÁRIO!!!

    recentes

    populares

    • Maria Kottkamp
      2013-05-27T04:19:49  

      Year.

  • Kamila Rodriguez
    2013-05-26T21:41:14  

    Quem sabe assim meu marido para de trinca a tela do cel ,toda vez que esquece que esta no bolso e senta !!

    recentes

    populares

    • Kamila Rodriguez
      2013-05-26T21:41:14  

      Acho que vc deve trocar de marido...porque ele vai continuar sentando em cima...

  • Sidney Ribeiro
    2013-05-26T21:24:43  

    O duro se o caba chegar chapado em casa e for ao banheiro e limpar o forebis com o celular achando que é papel higiênico kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Sidney Ribeiro
      2013-05-26T21:24:43  

      kkkkkkk. boa!

  • Ivan Schrammel
    2013-05-27T16:08:52  

    Cheguei a conclusão que de fato sou tecnomaníaco ! :)

    recentes

    populares

    • Ivan Schrammel
      2013-05-27T16:08:52  

      Você é gaymaniaco, isso sim!

  • Rodrigo Nunes
    2013-05-27T12:02:48  

    Nem manda isso para o Brasil a gente não dinheiro paa comprar

    recentes

    populares

    • Rodrigo Nunes
      2013-05-27T12:02:48  

      dinheiro temos, o problema é a incidência do imposto.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Nunes
      2013-05-27T12:02:48  

      erraado, dinheiro eh o que nao falta amigo

  • Rafael Dias
    2013-05-27T10:07:38  

    Paulo Vasconcellos, o que vc quis dizer com: "Caso a empresa coreana cumpra a promessa, estará."?

    recentes

    populares

    • Rafael Dias
      2013-05-27T10:07:38  

      Bom dia, Rafael! Tudo bem? Camarada, foi erro na digitação, vou pedir pra consertar. Obrigado! :)