23/05/2013 08h55 - Atualizado em 23/05/2013 08h55

Lumia 620 ou Razr D3? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Nokia Lumia 620 e o Motorola Razr D3 são duas novidades interessantes no segmento dos smartphones intermediários do mercado. Por isso, fazer uma escolha na hora de comprar um deles não é nada fácil. Ambos têm características semelhantes, mas um leva vantagem em cima do outro em um determinado ponto e, por isso, é importante fazer comparações como esta antes de decidir.

Motorola Razr D3 ou Nokia Lumia 620: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Divulgação)Motorola Razr D3 ou Nokia Lumia 620: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Divulgação)

Design: Empate

Em termos de dimensões e peso, pouca diferença, mas com uma pequena vantagem do Razr D3. O Motorola mede 119.3 x 59.8 x 9.8 mm e pesa 120g, enquanto o Lumia tem 115.4 x 61.1 x 11 mm e pesa 127g. Na aparência, no entanto, o vencedor vai ser uma escolha pessoal de cada usuário.

O Razr é mais “discreto”, disponível apenas nas cores preto e branco e com formato mais quadrado. Já o Lumia é mais arredondado, tem botões laterais (volume, teclas bloqueio e desbloqueio câmera) e pode ser comprado em seis cores: além do preto, também existem Lumias 620 brancos, rosas, laranjas, azuis e verdes.

Desempenho: Razr D3

Em especificações de display, novamente, pouca diferença. Ambas são sensíveis ao toque com múltiplos toques e têm sensor de proximidade. No tamanho, 4 polegadas para o LCD da Motorola e 3,8 para o TFT da Nokia. Na resolução, 480×854 pixels para o Razr e 480×800 pixels no Lumia, que também tem mais densidade de pixels: 246 ppi contra 245 ppi do rival. Um diferencial a favor do Razr é sua resistência a arranhões.

Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola) (Foto: Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola))Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)

Agora, no quesito bateria, a vitória é bem mais clara. O Motorola Razr D3 tem uma capacidade de 2000 mAh, contra somente 1300 mAh do Nokia Lumia 620. Portanto, teoricamente, o aparelho da Motorola tem uma vida útil que pode ser mais longa do que a de seu rival da Nokia.

O hardware do Razr também leva vantagem. O processador do aparelho é um dual-core de 1.2 GHz, contra o Snapdragon S4 dual-core de 1 GHz do Lumia. O Motorola tem 1024 MB de RAM, o dobro da potência do Lumia, que tem somente 512 MB. O armazenamento do Lumia, porém, é maior: 8 GB contra 4 GB do D3, além do slot ser para cartões de até 64 GB no gadget da empresa finlandesa e de só 32 GB no Razr.

O suporte aos variados formatos multimídia é igual, as conectividades Bluetooth e WiFi também são bem semelhantes, os dois têm NFC e GPS, acelerômetro, bússola,suporte aos mesmos padrões GSM e de Internet, aplicativos pré-instalados equivalentes… Nos detalhes destes recursos, não há muito o que diferenciar entre os smartphones.

Câmera: Razr D3

Agora, se o seu negócio é mesmo tirar fotos e fazer vídeos, tecnicamente, a câmera do Motorola Razr D3 é superior à maquina fotográfica do Lumia 620. Ela fotografa com até oito megapixels, contra cinco do Lumia. A capacidade para filmar é idêntica, em HD de 720p. Na frontal, outra vitória do Razr: 1.2 megapixels contra 0.3 megapixels.

Sistema operacional: Razr D3

O Lumia 620 é equipado com Windows Phone, enquanto o Razr D3 tem o Android. E a diferença entre as plataformas costuma dividir muito bem o público. Afinal, o Google e a Microsoft têm abordagens bem diferentes nas suas plataformas móveis. Enquanto o WP8 ainda está evoluindo, o Android já está consolidado e é importante analisar as consequência desta escolha com muita propriedade.

Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação) (Foto: Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação))Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação)

O fato de o Android possuir uma variedade muito maior de aplicativos disponíveis é o principal ponto positivo do Razr neste quesito. E ele vem com uma versão recente da plataforma, a 4.1, compatível com quase todos os apps disponíveis no Google Play. O Lumia 620, por sua vez, tem bem menos opções de software. Apesar disso, há alguns aplicativos de qualidade e o sistema parece evoluir a cada dia.

Se você acredita na evolução do Windows Phone e também é atraído pelo novo visual moderno da versão 8 da plataforma, invista no Lumia. Se prefere o mundo open source do Android, com sua grande variedade de programas e opções de customização, fique com o aparelho da Motorola.

Preço e disponibilidade: Razr D3

Financeiramente, o aparelho Motorola leva vantagem. Em comparação realizada com os valores cobrados por sites de venda online, o Razr D3 está à venda por R$ 799, enquanto o Lumia 620 tradicionalmente custa R$ 899.

Levando isso em consideração, compare os pontos superiores de cada aparelho e o seu gosto. Afinal, esta decisão é bastante pessoal. Tecnicamente, no geral, o D3 é o vencedor da comparação. No entanto, por muito pouco. E, caso você ainda prefira o Lumia, também não irá se arrepender.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Ujihiro Massamuni
    2014-05-04T22:31:47   , respondido respondido 2014-06-07T14:55:07

    Eu ja tive esse Motorola , eu estava brincando com meu primo numa mesinha pequenininha , e do lado tinha um tapete super fofo que minha mãe comprou , eu sem querer deixei cair e ele rachou um dois pedaços de tela gigantes , e hoje eu estou o Nokia eu estava pulando na cama , o celular escapou , fiquei com medo de ter acontecido o mesmo que aconteceu com o Motorola , eu peguei e ele so tinha um risquinho no cantinho da tela , nem dava pra perceber , então retire esse post , porque cada um tem seu gosto , ninguem prescisa acreditar em você , obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ujihiro Massamuni
      2014-05-04T22:31:47   , respondido respondido 2014-06-07T14:55:07

      Então como é que a gente faz? Também não acredito em você.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael
    2013-08-03T02:05:42

    A grande diferença é que um é Nokia e o outro é Motorola, "tenho" um D3, que raxou a tela com 15 dias de uso, em uma queda de uso de menos de 30cm, ATé ai tudo normall, não dava pra esperar muito da Motorola. Problema mesmo é tentar conseguir comprar a tela, que não está disponível depois de 4 meses. Aí amigo, tome respostas padrão n página da empresa, que manda você procurar o chat (aconteceu comigo pelo menos 4x) por ser um problema muito complexo segundo eles. O chat manda você procurar a assistência técnica (ó, por que nunca pessei nisso antes). A assistência por sua vez, debocha de vc

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Alves
    2013-07-18T10:53:46

    Os comentários funcionam assim: Quem tem android e defende o android é porque NUNCA tiveram um WP8. Quem defende o WP8 é porque já teve a péssima experiência do android. Numeros não querem dizer nada para o WP8, já que ele roda sem travar em um hardware básico, coisa que no android jamais seria possível. Aplicativos, eu tenho todos que eu mais usava no android. Facebook,twitter, app de bancos, foursquare, OFFICE DE VERDADE, whatsapp, Tem um ÓTIMO cliente de instagram que é o instance que faz EXATAMENTE a mesma coisa que o instagram(já estão desenvolvendo atualização para por video).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Ferreira
    2013-05-30T10:44:02

    o Lumia é muito arredondado com cara de celular de meninas muito colorido por comprei o Razr D3 vou aposentar o meu Galaxy SII Lite

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Pires
    2013-05-28T10:40:57

    Essa questão da bateria é muito relativo, se usar meu lumia completo com tudo ativado(falo do chat nativo e das atualizações das redes sociais nativas) o dia todo ligado 3g e wifi, dura-se 10 ou 12 hrs, acho q no minimo é razoavel, agora se eu usar como funciona na plataforma do robô, sem atualizações das redes sociais, no modo economico , dura 3 dias usando apenas o wifi para atividades pontuais. AInda nao tive a oportunidade de usar o D3 por uns dias para ver se é tão superior a bateria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Clodoaldo Assis
    2013-05-25T11:04:03

    Tudo bem, quanto aos desejos e até mesmo ideologias sobre as tecnologias e suas tendências. Agora, algumas avaliações são tão grotescas... Por favor, apenas peço que seja mais imparciais. Se desejarem, poderia reescrever esta mesma matéria dando uma conotação totalmente diferente e inclusive, alguns "jargões" utilizados, beiram o absurdo. Qual a diferença entre ter 500.000 Apps e 180.000 Apps? Apenas quantidade de recursos não determinam quem é melhor ou pior. São dezenas de variáveis que, em conjunto determinam o que pode ou não ser melhor para um determinado tipo de usuário. Fiquem atento...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maurinho
    2013-05-25T10:53:27

    Por que não fizeram um comparativo em vídeo? Por que não mostraram o desempenho de cada um no vídeo? Por que não mostraram um dos recursos que as pessoas mais usam, que são os mapas, a navegação curva a curva. No Android tem os mapas da Nokia muito mais precisos e off-line? Por que não mostrou como é fácil tirar uma foto e compartilhar no Facebook e o backup automático no Skydrive instantâneo? As especificações não interessam tanto quando se pode comparar a eficiência de cada SO.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Arlys Batista
    2013-05-25T10:37:32

    Você nota claramente que a pessoa que escreveu esse comparativo não tem noção NENHUMA do que está falando... rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonathan Souza
    2013-05-25T10:14:00

    Eles estão favoritando o razr, só para começar a câmera do razr perde para o lumia, o razr captura sim os 8 mega pixels mais tem muitas distorções na imagem e em relação aos vídeos o arquivo é salvo em 3gp que deixa um áudio terrível. E falando de bateria o sistema do WP economiza bateria o que deixa os dois empatados. O tectudo não gosta do lumia dá para perceber desde o review do lumia 620.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Anacleto
    2013-05-25T09:49:24

    Eu leio essas matérias apenas pra ter uma visão diferenciada, mas com todas certeza só se pode dar razão a review quando você utiliza os aparelhos citados referido texto. O

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriel Kuhnen
    2013-05-24T20:21:49

    Quem tem um Lumia sabe o que tá comprando,a pessoa que fez a matéria devia pesquisar um pouco mais e saber que números por si só não garantem qualidade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maikel
    2013-05-25T09:33:35

    "só" esqueceram de falar que o Windows Phone faz MUITO mais com o hardware que tem do que o Android =D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique
    2013-05-25T08:48:36

    este lumia 620 é furada ! teve 2 reviews sobre ele de dois sites diferentes, um aqui no techtudo e outro no tecnoblog ( não coloco os links porque parece que não permite aqui ) reclamando do desempenho e da bateria que acaba muito rapido, e vejam os reviews sobre o D3 sempre falando muito bem da performance e bateria, podem procurar, tem vários na net !! e olhem a diferença no preço !!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Silva
    2013-05-24T23:08:14

    Parem de falar na quantidade de aplicativos que o Android tem em relação a WP. Ninguém tem 100mil aplicativos instalados em seus celulares. Todos os mais usados no mundo estão nas duas Lojas. É impressionante como insistem numa teoria idiota de ser melhor porque tem quantidade maior. Como se algum celular no Planeta Terra pudesse carregar 700mi apps.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Willy Reis
    2013-05-23T21:02:07

    o pessoal usava o android 2.3 e acha q ainda tá daquele jeito, 4.1.2 é outro sistema bem melhor mas, ainda assim vai do gosto de cada um eu prefiro android tenho o D3 já usei um WP8 mas nao me agradou. a camera da nokia deve ser melhor mesmo mas só a camera.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Faito Trivelatto
    2013-05-24T20:08:41

    Caspeta, materia bem mal escrita em... diversas comparações descabidas e sem base. Recomendo até a troca do colaborador.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adalto Costa
    2013-05-24T18:29:37

    alguém ai sabe como calibrar o touch screen do d3 ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • George Felix
    2013-05-24T08:55:24

    kkkkk, não sou muito de comentar não, não me aguentei, caramba! vcs tem problemas com WP8, poxa que parcialidade em!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Ramos
    2013-05-23T15:45:13

    Os Fã-Boys do WP piram com essas matérias... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Mas se vcs analisarem direitinho os aspectos dos 2 smartphones irão perceber que o RAZR D3 é um smartphone muito mais completo que o Lumia 620...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Asley Santos
    2013-05-23T17:17:38

    TEM Q COMPARAR CM LUMIA 720 N CM 620!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Boltendahl
    2013-05-23T16:54:00

    Thiago Barros, faça uma favor..... deixe explicito que não gosta do WP8, e não fique criando comparativos bobos, sem qualquer tipo de nexo..... e agora vejo que você está doido pra conseguir uma vaguinha na Motorola.... ps: camera da motorola ser melhor do que a camera da Nokia??? hahahahahaha.... piada pronta.....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Pinheiro
    2013-05-23T16:18:19

    Esse Thiago Barros (que escreveu a matéria) deu uma chu*pada nos ba*gos da Motorola que só ele hein, minha nossa... Se no quesito design dá empate na sua opinião (acho o Lumia muito mais bonito), o sistema operacional devia ser empate também, já que vai do gosto de cada um, tem muita gente que gosta e muita gente que também não suporta o Android... O mesmo acontece com o Windows Phone...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio
    2013-05-23T14:54:23

    A materia é tendenciosa ou muito mal feita (mais uma vez ne Techtudo - demitam os estagiarios e contratem analistas de verdade). Comparar especificaçoes sem analisar o funcionamento é ridiculo. Cada vez perdendo mais credibilidade em suas materias

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Coelho
    2013-05-23T14:37:19

    Corrigindo, RAZR D3.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Coelho
    2013-05-23T14:36:54

    Nossa! Esse foi o comparativo mais tosco ever! Compararam as especificações dos aparelhos como se isso fosse o que realmente importa. Ridículo! Qualquer um que use os dois aparelhos por 1 dia percebe claramente a superioridade do Lumia 620 frente ao RAZR D1. Em 90% dos aspectos citados. Por favor, usem os aparelhos para depois fazer um comparativo!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário