Celular

23/05/2013 08h55 - Atualizado em 23/05/2013 08h55

Lumia 620 ou Razr D3? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Nokia Lumia 620 e o Motorola Razr D3 são duas novidades interessantes no segmento dos smartphones intermediários do mercado. Por isso, fazer uma escolha na hora de comprar um deles não é nada fácil. Ambos têm características semelhantes, mas um leva vantagem em cima do outro em um determinado ponto e, por isso, é importante fazer comparações como esta antes de decidir.

Motorola Razr D3 ou Nokia Lumia 620: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Divulgação)Motorola Razr D3 ou Nokia Lumia 620: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Divulgação)

Design: Empate

Em termos de dimensões e peso, pouca diferença, mas com uma pequena vantagem do Razr D3. O Motorola mede 119.3 x 59.8 x 9.8 mm e pesa 120g, enquanto o Lumia tem 115.4 x 61.1 x 11 mm e pesa 127g. Na aparência, no entanto, o vencedor vai ser uma escolha pessoal de cada usuário.

O Razr é mais “discreto”, disponível apenas nas cores preto e branco e com formato mais quadrado. Já o Lumia é mais arredondado, tem botões laterais (volume, teclas bloqueio e desbloqueio câmera) e pode ser comprado em seis cores: além do preto, também existem Lumias 620 brancos, rosas, laranjas, azuis e verdes.

Desempenho: Razr D3

Em especificações de display, novamente, pouca diferença. Ambas são sensíveis ao toque com múltiplos toques e têm sensor de proximidade. No tamanho, 4 polegadas para o LCD da Motorola e 3,8 para o TFT da Nokia. Na resolução, 480×854 pixels para o Razr e 480×800 pixels no Lumia, que também tem mais densidade de pixels: 246 ppi contra 245 ppi do rival. Um diferencial a favor do Razr é sua resistência a arranhões.

Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola) (Foto: Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola))Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)

Agora, no quesito bateria, a vitória é bem mais clara. O Motorola Razr D3 tem uma capacidade de 2000 mAh, contra somente 1300 mAh do Nokia Lumia 620. Portanto, teoricamente, o aparelho da Motorola tem uma vida útil que pode ser mais longa do que a de seu rival da Nokia.

O hardware do Razr também leva vantagem. O processador do aparelho é um dual-core de 1.2 GHz, contra o Snapdragon S4 dual-core de 1 GHz do Lumia. O Motorola tem 1024 MB de RAM, o dobro da potência do Lumia, que tem somente 512 MB. O armazenamento do Lumia, porém, é maior: 8 GB contra 4 GB do D3, além do slot ser para cartões de até 64 GB no gadget da empresa finlandesa e de só 32 GB no Razr.

O suporte aos variados formatos multimídia é igual, as conectividades Bluetooth e WiFi também são bem semelhantes, os dois têm NFC e GPS, acelerômetro, bússola,suporte aos mesmos padrões GSM e de Internet, aplicativos pré-instalados equivalentes… Nos detalhes destes recursos, não há muito o que diferenciar entre os smartphones.

Câmera: Razr D3

Agora, se o seu negócio é mesmo tirar fotos e fazer vídeos, tecnicamente, a câmera do Motorola Razr D3 é superior à maquina fotográfica do Lumia 620. Ela fotografa com até oito megapixels, contra cinco do Lumia. A capacidade para filmar é idêntica, em HD de 720p. Na frontal, outra vitória do Razr: 1.2 megapixels contra 0.3 megapixels.

Sistema operacional: Razr D3

O Lumia 620 é equipado com Windows Phone, enquanto o Razr D3 tem o Android. E a diferença entre as plataformas costuma dividir muito bem o público. Afinal, o Google e a Microsoft têm abordagens bem diferentes nas suas plataformas móveis. Enquanto o WP8 ainda está evoluindo, o Android já está consolidado e é importante analisar as consequência desta escolha com muita propriedade.

Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação) (Foto: Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação))Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação)

O fato de o Android possuir uma variedade muito maior de aplicativos disponíveis é o principal ponto positivo do Razr neste quesito. E ele vem com uma versão recente da plataforma, a 4.1, compatível com quase todos os apps disponíveis no Google Play. O Lumia 620, por sua vez, tem bem menos opções de software. Apesar disso, há alguns aplicativos de qualidade e o sistema parece evoluir a cada dia.

Se você acredita na evolução do Windows Phone e também é atraído pelo novo visual moderno da versão 8 da plataforma, invista no Lumia. Se prefere o mundo open source do Android, com sua grande variedade de programas e opções de customização, fique com o aparelho da Motorola.

Preço e disponibilidade: Razr D3

Financeiramente, o aparelho Motorola leva vantagem. Em comparação realizada com os valores cobrados por sites de venda online, o Razr D3 está à venda por R$ 799, enquanto o Lumia 620 tradicionalmente custa R$ 899.

Levando isso em consideração, compare os pontos superiores de cada aparelho e o seu gosto. Afinal, esta decisão é bastante pessoal. Tecnicamente, no geral, o D3 é o vencedor da comparação. No entanto, por muito pouco. E, caso você ainda prefira o Lumia, também não irá se arrepender.