TechTudo

23/05/2013 08h55 - Atualizado em 23/05/2013 08h55

Lumia 620 ou Razr D3? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros Para o TechTudo

O Nokia Lumia 620 e o Motorola Razr D3 são duas novidades interessantes no segmento dos smartphones intermediários do mercado. Por isso, fazer uma escolha na hora de comprar um deles não é nada fácil. Ambos têm características semelhantes, mas um leva vantagem em cima do outro em um determinado ponto e, por isso, é importante fazer comparações como esta antes de decidir.

Motorola Razr D3 ou Nokia Lumia 620: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Divulgação)Motorola Razr D3 ou Nokia Lumia 620: qual leva a melhor? O TechTudo analisa (Foto: Divulgação)

Design: Empate

Em termos de dimensões e peso, pouca diferença, mas com uma pequena vantagem do Razr D3. O Motorola mede 119.3 x 59.8 x 9.8 mm e pesa 120g, enquanto o Lumia tem 115.4 x 61.1 x 11 mm e pesa 127g. Na aparência, no entanto, o vencedor vai ser uma escolha pessoal de cada usuário.

O Razr é mais “discreto”, disponível apenas nas cores preto e branco e com formato mais quadrado. Já o Lumia é mais arredondado, tem botões laterais (volume, teclas bloqueio e desbloqueio câmera) e pode ser comprado em seis cores: além do preto, também existem Lumias 620 brancos, rosas, laranjas, azuis e verdes.

Desempenho: Razr D3

Em especificações de display, novamente, pouca diferença. Ambas são sensíveis ao toque com múltiplos toques e têm sensor de proximidade. No tamanho, 4 polegadas para o LCD da Motorola e 3,8 para o TFT da Nokia. Na resolução, 480×854 pixels para o Razr e 480×800 pixels no Lumia, que também tem mais densidade de pixels: 246 ppi contra 245 ppi do rival. Um diferencial a favor do Razr é sua resistência a arranhões.

Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola) (Foto: Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola))Motorola Razr D3, lançado no Brasil (Foto: Divulgação/Motorola)

Agora, no quesito bateria, a vitória é bem mais clara. O Motorola Razr D3 tem uma capacidade de 2000 mAh, contra somente 1300 mAh do Nokia Lumia 620. Portanto, teoricamente, o aparelho da Motorola tem uma vida útil que pode ser mais longa do que a de seu rival da Nokia.

O hardware do Razr também leva vantagem. O processador do aparelho é um dual-core de 1.2 GHz, contra o Snapdragon S4 dual-core de 1 GHz do Lumia. O Motorola tem 1024 MB de RAM, o dobro da potência do Lumia, que tem somente 512 MB. O armazenamento do Lumia, porém, é maior: 8 GB contra 4 GB do D3, além do slot ser para cartões de até 64 GB no gadget da empresa finlandesa e de só 32 GB no Razr.

O suporte aos variados formatos multimídia é igual, as conectividades Bluetooth e WiFi também são bem semelhantes, os dois têm NFC e GPS, acelerômetro, bússola,suporte aos mesmos padrões GSM e de Internet, aplicativos pré-instalados equivalentes… Nos detalhes destes recursos, não há muito o que diferenciar entre os smartphones.

Câmera: Razr D3

Agora, se o seu negócio é mesmo tirar fotos e fazer vídeos, tecnicamente, a câmera do Motorola Razr D3 é superior à maquina fotográfica do Lumia 620. Ela fotografa com até oito megapixels, contra cinco do Lumia. A capacidade para filmar é idêntica, em HD de 720p. Na frontal, outra vitória do Razr: 1.2 megapixels contra 0.3 megapixels.

Sistema operacional: Razr D3

O Lumia 620 é equipado com Windows Phone, enquanto o Razr D3 tem o Android. E a diferença entre as plataformas costuma dividir muito bem o público. Afinal, o Google e a Microsoft têm abordagens bem diferentes nas suas plataformas móveis. Enquanto o WP8 ainda está evoluindo, o Android já está consolidado e é importante analisar as consequência desta escolha com muita propriedade.

Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação) (Foto: Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação))Lumia 620 é considerado um smartphone intermediário, mas não se saiu bem em testes de desempenho (Foto: Divulgação)

O fato de o Android possuir uma variedade muito maior de aplicativos disponíveis é o principal ponto positivo do Razr neste quesito. E ele vem com uma versão recente da plataforma, a 4.1, compatível com quase todos os apps disponíveis no Google Play. O Lumia 620, por sua vez, tem bem menos opções de software. Apesar disso, há alguns aplicativos de qualidade e o sistema parece evoluir a cada dia.

Se você acredita na evolução do Windows Phone e também é atraído pelo novo visual moderno da versão 8 da plataforma, invista no Lumia. Se prefere o mundo open source do Android, com sua grande variedade de programas e opções de customização, fique com o aparelho da Motorola.

Preço e disponibilidade: Razr D3

Financeiramente, o aparelho Motorola leva vantagem. Em comparação realizada com os valores cobrados por sites de venda online, o Razr D3 está à venda por R$ 799, enquanto o Lumia 620 tradicionalmente custa R$ 899.

Levando isso em consideração, compare os pontos superiores de cada aparelho e o seu gosto. Afinal, esta decisão é bastante pessoal. Tecnicamente, no geral, o D3 é o vencedor da comparação. No entanto, por muito pouco. E, caso você ainda prefira o Lumia, também não irá se arrepender.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Rafael
    2013-08-03T02:05:42

    A grande diferença é que um é Nokia e o outro é Motorola, "tenho" um D3, que raxou a tela com 15 dias de uso, em uma queda de uso de menos de 30cm, ATé ai tudo normall, não dava pra esperar muito da Motorola. Problema mesmo é tentar conseguir comprar a tela, que não está disponível depois de 4 meses. Aí amigo, tome respostas padrão n página da empresa, que manda você procurar o chat (aconteceu comigo pelo menos 4x) por ser um problema muito complexo segundo eles. O chat manda você procurar a assistência técnica (ó, por que nunca pessei nisso antes). A assistência por sua vez, debocha de vc

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Alves
    2013-07-18T10:53:46

    Os comentários funcionam assim: Quem tem android e defende o android é porque NUNCA tiveram um WP8. Quem defende o WP8 é porque já teve a péssima experiência do android. Numeros não querem dizer nada para o WP8, já que ele roda sem travar em um hardware básico, coisa que no android jamais seria possível. Aplicativos, eu tenho todos que eu mais usava no android. Facebook,twitter, app de bancos, foursquare, OFFICE DE VERDADE, whatsapp, Tem um ÓTIMO cliente de instagram que é o instance que faz EXATAMENTE a mesma coisa que o instagram(já estão desenvolvendo atualização para por video).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Ferreira
    2013-05-30T10:44:02

    o Lumia é muito arredondado com cara de celular de meninas muito colorido por comprei o Razr D3 vou aposentar o meu Galaxy SII Lite

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Pires
    2013-05-28T10:40:57

    Essa questão da bateria é muito relativo, se usar meu lumia completo com tudo ativado(falo do chat nativo e das atualizações das redes sociais nativas) o dia todo ligado 3g e wifi, dura-se 10 ou 12 hrs, acho q no minimo é razoavel, agora se eu usar como funciona na plataforma do robô, sem atualizações das redes sociais, no modo economico , dura 3 dias usando apenas o wifi para atividades pontuais. AInda nao tive a oportunidade de usar o D3 por uns dias para ver se é tão superior a bateria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Clodoaldo Assis
    2013-05-25T11:04:03

    Tudo bem, quanto aos desejos e até mesmo ideologias sobre as tecnologias e suas tendências. Agora, algumas avaliações são tão grotescas... Por favor, apenas peço que seja mais imparciais. Se desejarem, poderia reescrever esta mesma matéria dando uma conotação totalmente diferente e inclusive, alguns "jargões" utilizados, beiram o absurdo. Qual a diferença entre ter 500.000 Apps e 180.000 Apps? Apenas quantidade de recursos não determinam quem é melhor ou pior. São dezenas de variáveis que, em conjunto determinam o que pode ou não ser melhor para um determinado tipo de usuário. Fiquem atento...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade