Internet

09/05/2013 06h00 - Atualizado em 09/05/2013 10h05

Veja dicas para montar um roteiro no Google Maps

André Fran
por
Para o TechTudo

Óbvio que, como todo bom viajante, o Google Maps é uma grande mão na roda em diversas situações. Na organização do roteiro, na logística de deslocamento, no cronograma… até como GPS ele quebra um galho. Mas confesso que, por mais expert que eu possa me considerar em viagens, sempre morri de inveja daqueles mapas customizados cheios de ícones identificando os tipos e características dos locais, detalhes, especificações… cheios de cores, símbolos diferentes, rotas em highlight… Uma maravilha!

193833_211785872170960_7161842_oRoteiro de viagens pelo Google Maps: testei no Japão (Foto: Reprodução/André Fran)

A pressa, inimiga da perfeição como reza o ditado, me permitia no máximo traçar rotas básicas entre pontos. E olhe lá. Para aprender a mudar a ordem desses pontos (e não ter que dar a volta ao mundo para ir do Brasil aos EUA com uma parada no Japão) já foi uma grande vitória.

Até que resolvi parar para aprender a fazer um mapa bonitinho. E usei uma das mais interessantes viagens do “Não Conta lá em Casa” como modelo (talvez a única que deu para aliar trabalho, ajuda humanitária e um pouco de turismo): Japão!

66666Wi-Fi em pontos públicos no Japão (Foto:
Reprodução/André Fran)

Acompanhem passo a passo o Como Fazer um Mapa no Google Maps Decente (For Dummies):

1- Abra o Google Maps logado com sua conta (se você tem o Gmail, provavelmente já está logado)

2- Clique em Meus Lugares e depois em Criar Mapas (duuurrr..)

3- Bota lá um Título, Descrição etc. a seu bel prazer.

4- Através do search, procure os pontos que você quer incluir em seu mapa.

5- Arraste o ícone lá em cima para o ponto escolhido. Uma vez que você depositou o “pin” sobre esse ponto, escolha na tabela uma imagem específica para esse pin. Pode ser uma máquina fotográfica (se o lugar tiver vistas legais), um copo de martini (se for um bom lugar para uns drinks) ou uma “?” (se você não tiver nada melhor para botar).

6- O legal é acrescentar informações como horários e preços nas descrições de cada ponto de forma a orientar você e quem mais você queira indicar seu roteiro.

Aqui está o meu Roteiro/ Mapa de Tóquio:


Ver Japan num mapa maior

É só fazer o mesmo e, quando alguém pedir dicas, em vez de escrever um e-mail gigante, mande apenas o link do seu roteiro no Google Maps.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares