16/05/2013 09h09 - Atualizado em 16/05/2013 14h54

Motorola Razr i ou Motorola Razr D3? Confira o comparativo da semana

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A linha Razr, da Motorola, ganhou dois modelos de destaque recentemente, o Razr i e o Razr D3. Ambos os aparelhos possuem bom custo-benefício, telas iluminadas, boas câmeras e Android atualizado. Mas qual deles é melhor? Confira o comparativo do TechTudo e descubra qual é a melhor opção para as suas necessidades.

Razr i enfrenta Razr D3 em comparativo entre modelos da Motorola (Foto: Arte / TechTudo)Razr i enfrenta Razr D3 em comparativo entre modelos da Motorola (Foto: Arte / TechTudo)

O Razr i chegou ao mercado brasileiro no final de 2012, e agradou. Por ser o primeiro smartphone da linha com um processador Intel, haviam desconfianças sobre seu desempenho. E todas foram facilmente apagadas com os testes e as boas impressões causadas nos usuários.

Já o D3, lançado em março de 2013, vem se destacando por ser um modelo em conta e com muita qualidade, que não deixa tanto a desejar se comparado com seu “irmão mais velho”. Por isso, é importante analisar cada aspecto desta disputa e pensar bem antes de fazer sua escolha.

Desempenho: Razr i

O Razr i foi o primeiro smartphone com chipset Intel a chegar ao Brasil. O processador Atom com núcleo de 2 GHz faz com que seu desempenho seja muito bom, tanto nas tarefas diárias como em aplicações mais pesadas. Com uma bateria de 2.000 mAh, ele suporta até 11h ligado e conta com 1 GB de RAM, 8 GB de armazenamento interno e slot para cartões de até 32 GB.

Motorola Razr D3: Bom desempenho e opção de dois chips (Foto: Divulgação) (Foto: Motorola Razr D3: Bom desempenho e opção de dois chips (Foto: Divulgação))Motorola Razr D3 (Foto: Divulgação)

Enquanto isso, o Razr D3 tem processador dual-core de 1.2 GHz, memória de somente 4 GB (com slot para cartões) e a mesma bateria de 2.000 mAh. Ambos são quad-band e têm conectividades WiFi, 3G e BlueTooth, mas o D3 tem a vantagem de ser compatível com dois chips diferentes simultaneamente.

Em testes de desempenho feitos pela Quadrant, o Razr i leva larga vantagem, somando 4408 pontos, contra 3389 pontos do Razr D3. Por isso, mesmo com um processador single-core contra um dual do rival, ele pode ser considerado o que roda melhor e com menos problemas.

Design: Razr i

Os aparelhos, no geral, possuem um desenho muito parecido, podendo até ser confundidos à primeira vista. Porém, o material que cada um utiliza é bem diferente. O Razr D3 é um celular mais simples, feito de plástico e com uma carcaça que não passa muita segurança. O i, por outro lado, tem uma pegada muito mais firme, e um corpo mais bem construído. Além disso, o modelo com chip da Intel possui revestimento em Kevlar, material utilizado em coletes à prova de balas.

Sistema operacional: empate

Os dois aparelhos vêm equipados com o sistema operacional móvel do Google, o Android. O Razr D3 sai de fábrica já com a versão 4.1 Jelly Bean, enquanto o Razr i vem com o Ice Cream Sandwich. No entanto, já há uma atualização disponível para os usuários que põe ambos com a edição 4.1.2 do sistema operacional. Portanto, neste quesito, não há vitória de nenhum dos dois.

Motorola Razr i é muito confortável de se operar com uma mão (Foto: Allan Melo / TechTudo)Motorola Razr i (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Dimensões e tela: Razr i

O Razr D3 mede 119.3 x 59.8 x 9.8 mm e pesa 120 gramas, sendo muito pouco menor e mais leve que seu irmão, que mede 122.5 x 60.9 x 8.3 mm e pesa 126 gramas. A diferença, porém, é muito pequena, sem nenhuma vantagem muito visível para nenhum deles.

Além disso, o Razr D3 conta com uma tela de 4 polegadas de LCD, com resolução de 854 x 480 pixels. O Razr i, por sua vez, conta com um display também de 4", mas bem melhor: Super AMOLED com 540 x 960 pixels. Portanto, vitória do i neste quesito.

Câmera: empate

A máquina fotográfica traseira é praticamente a mesma nos dois aparelhos: com resolução de 8 megapixels, fotografando em até 3264×2448 pixels, com Flash LED, zoom digital, autofoco e detecção de Câmera – além das filmagens em HD.

Neste ponto, porém, há um pequeno diferencial: o Razr i filma em Full HD (1920×1080 pixels), enquanto o Razr D3 só filma em HD 720p. No entanto, na câmera frontal o Razr D3 leva vantagem, já que a sua é de 1,2 megapixels contra somente 0,3 megapixels do Razr i, que deixa a desejar neste ponto.

Portanto, existe praticamente um empate técnico neste quesito. Para filmar melhor com a câmera traseira, Razr i. Para realizar as chamadas de vídeo que a câmera frontal oferece, o Razr D3. Em termos de fotografia, os dois estão bem servidos.

Preço: Razr D3

O Motorola Razr D3, talvez até por ter um desempenho um pouco inferior ao Razr i, tem um preço muito melhor. Atualmente, ele já está custando cerca de R$ 300 a menos do que seu concorrente nesta disputa. É possível comprá-lo em lojas do varejo online por R$ 729. Enquanto isso, o Razr i sai por algo em torno de R$ 999.

Outro ponto a favor do Razr D3 neste quesito é a sua capacidade para dois chips simultâneos. A tecnologia garante uma economia maior ao usuário que economizar por meio de ligações gratuitas entre aparelhos de mesmas operadoras.

Conclusão

O Razr i é um aparelho superior ao D3. Portanto, se você procura realmente o melhor entre os dois, esta seria a sua opção. Mas é importante lembrar que esta superioridade é pequena, já que o irmão mais novo, mesmo perdendo, chega junto em praticamente todos os quesitos. Assim, como o D3 é um modelo bem mais barato, seu custo-benefício se mostra bem maior, no geral.

Nos quesitos câmera, bateria e até sistema operacional, os aparelhos são equivalentes. Logo, se você deseja ter um aparelho com ótimo desempenho e um processador Intel, e nem precise gastar muito por isso, escolha o i. Já se você realmente dá mais valor ao dinheiro, pode optar pelo D3 tranquilamente, já que sua performance também é muito boa.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Jhonata Rodrigues
    2014-02-14T13:06:27

    Pessoal, Razr D3 não tem gorila glass, além dos display do Razr i ser superior, camera do i é super boa, e sobre o desempenho o único contro do i é a bateria que dura pouco pelo fato do seu processador ser x86 (o mesmo usado nos computadores) emfim, se for pra escolhe sem dúvidas o Razr i pois seu preço é só uns 200 ou 300 reais acima do D3, mas ao levar o Razr i vc leva gorila glass material de kevlar e se tiver mão escorregadia pode ter certeza que o Razr i guenta!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Bigeli
    2013-05-28T15:37:31   , respondido respondido 2014-01-24T19:28:13

    D3, excelente aparelho, apenas a bateria que dura pouco, cerca de 02 dias e meio.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Bigeli
      2013-05-28T15:37:31   , respondido respondido 2014-01-24T19:28:13

      Bruno Carvalho, é que ao invés de priorizar essas besteiras tecnológicas, prefiro ter um bom carro na garagem (com ABS, Air Bag, controle de tração, controle de estabilidade, couro, uns 150 cavalos, etc...), aliás, não sei a sua idade, mas a mais ou menos 15 anos atrás, eu já tinha celular.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Bigeli
      2013-05-28T15:37:31   , respondido respondido 2014-01-24T19:28:13

      Eduardo Bigeli está tentando me humilhar? É... Não conseguiu, eu também não priorizo 'besteiras tecnológicas' e tenho muitas conquistas em meus vinte e cinco anos de vida, excelente emprego, casa e carro, sem ajuda financeira de pais, não sei se você tinha essas coisas com minha idade, provavelmente não. Eu só falei de primeiro smartphone, pois esse é o espanto geral de quem nunca teve. Eles gastam mesmo, em média dura 1 dia, e vc mesmo falou que dura mais de 2 dias, então está longe de ser ruim e reclamar disso é típico de quem está no primeiro smartphone...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael
    2013-05-21T19:37:06

    o d3 deve ser bom, mais pra saber mesmo só a hora que estiver disponivel nas lojas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Vasconcelos
    2013-05-30T04:09:31

    O D3 mal voltou a ser vendido em algumas lojas e já foi logo acabando... Colombo, Submarino, Extra, Ponto Frio, a procura por ele é gigantesca, então fica a dica pra quem deseja um, vá nas lojas em quem confia e cadastre seu e-mail no "Avise-me quando disponível", pois não ficam lá mais de 1 dia ( já garanti o meu =D).. Por muito tempo quis o i, mas o fator Dual Chip peso muito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Oliveira
    2013-05-28T19:27:08

    Tenho um razr i, e é um excelente aparelho, uso várias coisas ao mesmo tempo e não trava, é fora de série, e a bateria então nem se fala, recomendadíssimo. Referente ao D3 não tenho nada a declarar porque não conheço nínguém que tenha um.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Roberto
    2013-05-28T09:58:30

    Eu comprei o d3 logo que lançou e não me arrependo nenhum pouco, um ótimo smartphone e um bom preço, aconselho.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flávio Oliveira
    2013-10-03T08:17:12

    @Tecmundo a tela do razr i é de 4,3 e sobre a câmera tenho um razr i e minha namorada tem um D3, é bom frisar que a câmera traseira do D3 leva grande vantagem em cenas noturnas e ele possui bluetooth 4.0 contra 2.1 do Razr I.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Martins
    2013-05-19T16:42:41

    o Alessandro Rodrigues está certo !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • William Spieker
    2013-05-18T02:00:27

    Faltou dizer que o corpo do Razr i é em alumínio aeronáutico e que a tela do Razr i é de 4,3 e não 4 polegadas. Mas de resto, boa comparação!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wallace Campos
    2013-05-18T14:10:49

    A tela do RAZR i é de 4,3" e não 4". E o material de q ele feito é mais resistente/bonito! Eu tenho um e não me arrependo.... Roda todos os jogos que tentei...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jayme Maia
    2013-05-16T14:07:04

    O D3 é um ótimo aparelho , recomendo para usuários que gostam de redes sociais , já pra games não é top. Ao comprar o D3 compre um micro sd, para poder usufruir ao máximo do seu Smartphone. Cuidado com os preços muito baratos, desconfie, numa dessas vc pode ter problemas sérios, como: bateria e falta de compatibilidade de chips , muitos espertinhos vivem chorando por ai ... O barato sai caro. Recomendo comprar na Fastshop que sempre vive esgotado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Raphael Araujo
    2013-05-16T10:34:13

    bateria de 2.000mah? 11 horas? fala serio!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Cardoso
    2013-05-16T11:14:42

    Vale lembra que D3 tem 2 versões a DUAL Chip e Single

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Bueno
    2013-05-16T10:09:52

    Razr i com certeza!!! haha, tenho um e já tive a oportunidade de mexer em um d3, ambos são bons, mas se quer um smartphone mediano e com boas configurações no geral, pega um i e não se arrependa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julliano Vieira
    2013-05-16T10:53:09   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:13

    Comparação completamente sem sentido, apenas com o intuito de divulgar o I e pegar os indecisos que ainda não decidiram pelo 3. Compare com I com os da mesma faixa de preço que ele pra ver se ele leva. Ex: Galaxy S3. Aí complica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julliano Vieira
      2013-05-16T10:53:09   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:13

      o Razr i bate de frente com SII, SII lite.. entre outros da mesma faixa de preço!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julliano Vieira
      2013-05-16T10:53:09   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:13

      kkkkkkk gente o razr i e o s3 alem de não ser da mesma faixa de preço não é nem da mesma categoria, tem que comparar o razr i com o s2 lite, com o s3mini... ai sim...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Johnny Mnemonic
    2013-05-16T10:26:08

    Essa comparação foi sem sentido. São telefones de faixa de preços distintas. Qualidade e acabamento distintos. O Razr i é superior em todos os aspectos, só perde no quesito preço.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Pimentel
    2013-05-16T10:20:03

    Eu tenho um i, é um ótimo telefone e bem rápido

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alessandro Rodrigues
    2013-05-16T10:50:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:12

    o Tech Tudo mostra mais uma vez plena incapacidade de fazer avaliação digna, sinseramente quem escreve esses comparativos? os estagiarios? moça do café? bem não de pode comparar Smatphones medios com dual sim, ja fizeram isso semana passa com galaxy s3 mini x grand duos, gente usem bom senso para comparar , saiam de cima do muro comparado celulares do mesmo fabricante. o que queremos ver é coparação do Razr i com S3 mini, Grand duos com D3, se tiverem afim de alguem para fazer artigos e os testes podem me chamar que sou imparcial e não fico em cima muro

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alessandro Rodrigues
      2013-05-16T10:50:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:12

      parei de ler no "sinseramente ", acompanhe o forum techtudo e veja o tanto de pessoas perguntando sobre isso, eu entendi o pq desse comparativo, todo dia aparece um la pergunta, qual é o melhor entre os dois,esse comparativo tira as duvidas de muuuuuuitas pessoas que tem essa duvida de qual comprar, o D3 ou Razr I

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alessandro Rodrigues
      2013-05-16T10:50:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:12

      Apesar de ser um comparativo de aparelhos fora de categoria, tem um outro que compara o s3 mini com o d3... não é uma divulgaçao de marca. Aposto que muitos que viram o razr d3 e o razr i, pode ficar em duvida em qual comprar, e não é todo mundo que sabe que o razer i é superior ao d3, então eu acho que mesmos sendo de categorias diferentes é um comparativo legal.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Elaine Magacho
    2013-09-26T21:24:05

    Comprei meu Razr i, mas não estou achando uma capinha legal para ele, gostaria de saber se alguém conhece um site confiável para comprar? Obrigada!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Soares
    2013-08-05T11:21:14

    Eu acabei de comprar o D3 e fiz uma boa escolha, consegui comprar a R$ 650 e o telefone me atende como gostaria. A câmera é ótima!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Semmer
    2013-05-16T11:14:10   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:09

    Tenho o D3 e não me arrependo, excelente aparelho, excelente camera, ótima bateria, otimo custoxbeneficio... Recomendo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Semmer
      2013-05-16T11:14:10   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:09

      Recomendado 2 tbem tenho otimo aparelho.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Diego Pinheiro
    2013-05-16T14:04:55

    Ta ai uma marca que eu passo LONGE, Motorola...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Junior
    2013-05-16T11:09:19   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:08

    Bom... Tenho um D3 e mexi umas 2 vezes só num Razr i, então se eu falar bobeira, alguém ajuda. Correções e Adições: > O i tem tela de 4,3", e não 4", conforme a matéria. Tem botão para dedicado para câmera (na minha opinião, faz muita diferença no uso). Li muito de usuários que a câmera não é muito boa para fotos. > O D3 tem ótima câmera para fotos, para vídeos é só quebra-galho, malomenos (com áudio ridículo). Áudio do alto-falante é bem feio e baixo. Por outro lado, me surpreendeu em processamento e desempenho em games.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2013-05-16T11:09:19   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:08

      Exatamente o que você falou, só faço uma correção a câmera do Razr I é muito boa com Luz, mas peca em condições de pouca luz.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Victor Galeskas
    2013-05-16T09:51:40

    chupa apple!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Silva
    2013-08-27T13:28:59

    Razr i tem tela 4,3" e não 4" como informado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário