05/05/2013 07h00 - Atualizado em 06/05/2013 14h28

Quais celulares são compatíveis com a rede 4G no Brasil? Confira a lista

Marlon Câmara
por
Da redação

A internet 4G já chegou ao Brasil, com planos das principais operadoras do país já disponíveis para cidades que tem relação com a Copa do Mundo de 2014. Mas não se engane: ainda são poucos os smartphones compatíveis com a nova rede. Se você faz questão de comprar um aparelho com suporte à tecnologia, confira a lista dos modelos já à venda no mercado nacional, e aqueles que foram homologados e podem pintar por aqui em breve.

Principais modelos

Motorola Razr HD

Motorola Razr HD é um dos poucos modelos compatíveis com a rede 4G brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)Motorola Razr HD é um dos poucos modelos compatíveis com a rede 4G brasileira (Foto: Allan Melo / TechTudo)

O aparelho da Motorola foi o primeiro a chegar ao país com suporte ao 4G. Lançado em setembro de 2012, o smartphone deu as caras no país até mesmo antes da tecnologia de banda larga móvel ser implantada. O modelo é provavelmente a melhor opção para quem quer um celular com 4G sem poder gastar muito na compra: por ser um aparelho mais antigo, ele está custando cerca de R$ 1,4 mil no mercado nacional.

Lumia 820

Windows Phone Lumia 820 (Foto: Divulgação)Lumia 820 (Foto: Divulgação)

Outro modelo que traz a banda de quarta geração e um bom custo-benefício é o Lumia 820. O modelo intermediário da Nokia, além de custar por volta de R$ 1,5 mil no Brasil, ainda é uma das poucas opções de aparelhos que combinam o novo serviço com o sistema operacional Windows Phone 8.

Lumia 920

Lumia 920, o top de linha da Nokia (Foto: Allan Melo / TechTudo)Lumia 920, o top de linha da Nokia (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Um dos lançamentos do ano no país, o Lumia 920 é o que há de melhor em smartphones com Windows Phone 8. Apesar de ter um preço bem salgado - seu preço ainda está em torno de R$ 2 mil -, é uma escolha óbvia para quem curte o sistema da Microsoft, quer um celular com uma câmera excelente e não pode deixar de contar com o 4G no seu aparelho.

LG Optimus G

LG lança Optimus G no Brasil (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)LG lança Optimus G no Brasil (Foto: Isadora Díaz / TechTudo)

O Optimus G é a opção da LG com suporte à banda móvel de quarta geração. Apesar de não ser mais considerado um top de linha, o G é um ótimo aparelho com sistema Android, e certamente é uma das principais opções com o 4G no país. Seu preço também não chega a ser um absurdo, já que o modelo pode ser encontrado por R$ 1,6 mil no mercado do país.

Sony Xperia ZQ

Xperia ZQ, o smartphone top de linha da Sony (Foto: Allan Melo/TechTudo)Xperia ZQ, o smartphone top de linha da Sony (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Os tops de linha à venda no país, como não podiam deixar de ser, não esqueceram de incluir o 4G em suas especificações. O Xperia ZQ, um dos aparelhos mais interessantes lançados em 2013 - com tela FullHD, Android 4.1 e ótima hardware - é uma ótima pedida para quem quer um aparelho completo com a conexão de alta velocidade. Seu preço, porém, não é baixo: R$ 2.049.

Samsung Galaxy S4

galaxy-s4-frente-allan (Foto: galaxy-s4-frente-allan)Samsung Galaxy S4 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Talvez o maior lançamento do ano no segmento, o Galaxy S4 acabou de chegar e já é uma das principais opções para quem quer um smartphone com 4G. No entanto, é bom ficar ligado que o modelo chega em duas versões: uma com a banda de quarta geração e processador quad-core (I9505), e outro com chip de oito núcleos que só dá suporte ao 3G (I9500). Logo, se você quiser a versão mais avançada do aparelho, vai ter que ficar sem o 4G. O preço do S4, aliás, é um dos mais altos já praticados no país: em torno de R$ 2,6 mil.

Samsung Galaxy S3 LTE (GT-I9305)

Galaxy S3 LTE tem cor especial em grafite (Foto: Divulgação)Galaxy S3 LTE tem cor especial em grafite (Foto: Divulgação)

O S3 é um smartphone ainda bem popular, e talvez por isso tenha ganhado uma versão que dá suporte ao 4G. Apesar de ser difícil de ser encontrado, o modelo está disponível em algumas lojas de operadoras que possuem planos para a nova conexão móvel, em uma cor diferenciada: cinza grafite. Como não está disponível desbloquado, o preço do S3 LTE varia dependendo do plano do usuário e sua operadora.

Outras opções homologadas no país

Blackberry Z10

O novo aparelho da BlackBerry, com tela sensível ao toque e o novíssimo sistema operacional BB10, ainda não pintou no Brasil, mas já foi aprovado pela Anatel e pode chegar a qualquer momento. Se alguém é fã da companhia canadense ou gostou a nova plataforma da antiga RIM, terá uma ótima opção que também conta com o 4G.

LG Optimus F5

O Optimus F5 é um aparelho mediano, com processador dual-core, tela de 4,3 polegadas e câmera de 5 megapixels. Já homologado no país, é mais uma opção com a banda de quarta geração que não deve custar muito quando chegar ao Brasil.

Galaxy Note 2 LTE (GT-N7105)

Semelhante ao Galaxy S3 LTE, que está sendo vendido por operadoras, o Note 2 também ganhou uma versão com suporte ao 4G. O modelo, pelo que parece, é a única opção de foblet - smartphones com telas gigantes, semelhantes às dos tablets - que deverá chegar ao Brasil em breve.

Samsung Galaxy Express

Este modelo segue a linha do já citado Optimus L5: aparelho simples, com configurações medianas, que não deve custar muito quando chegar ao país. Outra opção excelente para quem quer um smartphone com 4G sem gastar demais, principalmente para os fãs da Samsung.

Galaxy S2 LTE (GT-I9305T)

O Galaxy S2 também não ficou de fora dos modelos que ganharam uma reedição com suporte ao 4G. Não se sabe se o aparelho realmente chegará ao Brasil, já que ele apenas foi homologado, mas se pintar por aqui, será um ótimo modelo. Porém, assim como aconteceu com o S3 LTE, deve ficar disponível para venda apenas com operadoras.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Leandro Nunes
    2013-06-21T10:55:46   , respondido respondido 2014-05-12T13:47:27

    Erro Gritante: o S3 4g LTE é que é o MODELO I9305T

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Nunes
      2013-06-21T10:55:46   , respondido respondido 2014-05-12T13:47:27

      Erro muito gritante mesmo, nossa. Fiquei p da vida com esse erro.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo
    2014-02-13T11:27:32

    quem tiver grana sugiro: note III bateria dura muito!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo
    2014-02-13T11:26:05

    Eu tive um LG OPTIMUS L4 II TRI CHIP COM TV, eu ligava as 7hs com internet 3G ligada direta, via videos e a bateria acabava as 7hs ou mais do dia seguinte! jogando e tudo que tem direito!!! 10 nota 10, a proporção era tela de 3.8 com bateria 2145 mah (não lembro se era li ion ou li polymero), dura muito , já o F5 lamento dura pouco, meu whatsapp já era!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Carlos
    2013-05-05T15:20:01   , respondido respondido 2014-02-13T11:19:19

    Os melhores são o SIV, Lumia 920 e Xperia ZQ.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luís Carlos
      2013-05-05T15:20:01   , respondido respondido 2014-02-13T11:19:19

      o lumia tem mais horas de usabilidade do que muitos, não sei do ZQ mas com certeza a Nokia com suas 18hs de ligação poe p quebrar! só que não me acostumei com player deles q não deixa avançar com touch e bagunça todas as músicas e nem tem o acesso equalizador rápido, toque e ligação juntos? não entendi? que lógica tem isso! sony tá pecando na bateria modo stamina corta tudo? não adiciona nada kkkkk não é uma estratégia, tem clientes como eu q usam tudo do aparelho e não permite uma carga horária maior. 4G só quanto a samsung lançar a bateria de uma semana que já tá ficando lenda ou mito.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo
    2014-02-13T11:10:49

    já experimentei o LG optimus F5 ele é fino tem fm legal, mas a internet 4G suga a bateria e não é quaquer aparelho q aguenta direto não! sugiro observarem as especificações dos aparelhos o LG F5 são 8hs de bateria com 4g direto eu testei e ficou: liguei as 7hs ouvi 30 min de música, baixei 2 jogos leves 4G, joguei 15 minutos, mandei 10 torpedos, vi o google maps e fiz 4 ligações de 2min ou menos, ouvi 30 min de música e ele morreu com economia de bateria as 5h30 da tarde! não aguenta mais do que isso na minha mão! já o samsung galaxy express 11.5hs, fiz o mesmo do LG F5 e morreu as 21:45.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Silva
    2013-05-05T18:31:53

    Estes preços estão estimados para cima, se pesquisarem bem vão encontrar aparelhos com descontos de até 30% em relação a estes preços. E de lojas grandes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Leandro
    2013-05-05T14:30:35

    o melhor de todos Nokia Lumia 920 ><

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ikaro Vargas
    2013-05-06T11:14:42

    O S2 LTE bate de frente com grandes lançamentos.. custo beneficio parece ser o melhor tbm e desempenho idem... o que resta saber é se virá para o brasil! O ZQ é um dos tops mais irados que tem porém o preço e salgadissimo =/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Sakomura
    2013-05-06T09:51:01

    alguns paises como o japao ,fornece o aparelho de graca,vc cumpre o contrato e pronto...quanto no brasil as operadoras ganha em cima dos clientes?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guaraci Nascimento
    2013-05-06T14:05:04

    Faltou o Motorola Atrix 4G

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique
    2013-05-06T13:05:20

    Comprou um Iphone e foi enganado?Nao tem 4g e NFC? Procom

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos
    2013-05-06T10:38:30

    Oi Henrique!? Tenho um S3..... Apps da apple são 0,99 dolares, os da Android em torno de 2,99 reais. A não ser que você faça download de apk, então não é nenhum orgulho se gabar por usar um sistema incentivando a pirataria de apps que deveriam ser baratos....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Cruz
    2013-05-06T17:25:15

    É fato, experimente um Xperia ZQ e ataque seu iphone na parede de raiva, tipo fui enganado, não estou defendendo o ZQ, mais que esta dando pau no iphone, a tá.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Cainelli
    2013-05-06T15:32:30

    Henrique, eu tenho um iphone e nunca paguei por um app. E olha que tenho até bastante app instalado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robert Igor
    2013-05-06T19:48:40

    i-diotas

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Monsenhor Razão
    2013-05-06T18:37:46

    A verdadeira lei asiática é: o lucro de quantidade é maior que de qualidade. kkkkkkkkkkkk Coisas de asiático.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cruzeiro Sempre
    2013-05-06T21:35:39

    Acho que vou ter que esperar chegar a tecnologia 5G para poder comprar um 4G, viva o Brasil!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Magno
    2013-05-06T21:14:44

    O QUE FAZ UMA PESSOA PAGAR MAIS DE 2 MIL NUM CELULAR?!?! E PIOR DO QUE ISSO, ELE CHEGA A CUSTAR 60% MENOS NO EXTERIOR !! A FABRICAÇÃO É IGUAL PARA TODO MUNDO, MAS AQUI, UM CELULAR CUSTA O MESMO QUE UM CARRO 2010 USADO NOS EUA. ACORDA BRASIL !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristiano Monteiro
    2013-05-07T14:18:44

    nossa se nem 4 g fuciona direto no brasil o que vo fazer com meu que tem 36 G to perdido

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renata Costa
    2013-05-07T08:29:55

    Vocês acreditam mesmo, de verdade, que o 4G vai funcionar aqui no Brasil como é lá fora?!n Vai ser no máximo um 3,6G rs rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Pualo
    2013-10-17T16:11:45

    e o fantastico galaxy s4 mini 4g?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sonia Gomes
    2013-05-20T08:51:36

    Nesse País internet móvel é motivo de piada. Já tive telefone de todas as operadoras e dependendo de algumas regiões do Rio de Janeiro não pegam. Á área do Maracanã perto do viaduto da Cefet é ponto escuro para todas elas como atrás da UERJ. Em Laranjeiras tem áreas que não pega VIVO, mas a pior de todas é a CLARO tanto voz quanto internet, que somente pega bem na Zona Sul. A Internet da OI roda mais em 2G, somente o serviço de voz dela é bom e barato a TIM delas todas todas tem um bom desempenho em algumas áreas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Peregrine Phillips
    2013-05-06T16:09:28

    Samsung S3 é um lixo feito para os pobres que não estudaram na vida! Já o Sony Xperia ZQ é outra historia!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Iago Silva
    2013-05-06T13:52:42

    Daqui uns dias no Brasil, será cobrado imposto por cada m³ de ar que é utilizado pelo ser humano, comprei recentemente um samsung s3 por quase 400 reais fora daqui! Eu vou e ser policial em Dubai. kkkk!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sérgio Martins
    2013-05-07T06:05:21

    Celular de R$ 2.000 = Povo idiota

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário