Roteador

17/05/2013 07h50 - Atualizado em 14/04/2014 10h26

Saiba o que é controle de banda e veja quais os roteadores mais indicados

Rodolfo Quinafelex
por
Para o TechTudo

O controle de banda dos roteadores é o processo de monitorar e gerenciar o uso da conexão de Internet em sua rede. Ele pode ser utilizado para garantir que a Internet seja distribuída de uma forma otimizada com base no que é mais importante para você, como dar prioridade para streaming de áudio ou vídeo e retardar a velocidade de arquivos transmitidos por torrent.

Os roteadores wireless podem compartilhar a conexão com diversos aparelhos (Foto: Daniel Ribeiro) (Foto: Os roteadores wireless podem compartilhar a conexão com diversos aparelhos (Foto: Daniel Ribeiro))Os roteadores podem compartilhar a conexão com
diversos aparelhos (Foto: Daniel Ribeiro)

É possível fazer esse gerenciamento através de hardware ou software, mas a primeira opção costuma ser a melhor, uma vez que apesar do custo para adquirir o equipamento, é mais fácil para configurar e dispensa a instalação e configuração de outros programas no computador, que supostamente funcionaria como servidor de Internet.

Cada roteador pode apresentar uma interface diferente, mas as regras de como a banda será gerenciada são estabelecidas pelo usuário que acessar um endereço pelo navegador logo após ter ligado o computador e o roteador na mesma rede, especificando MAC address ou IP de cada computador ou por faixas, definindo assim qual será o tamanho da banda para upload e download para cada computador conectado.

Tela TP-Link - Controle de bandaTela TP-Link - Controle de banda

Dessa forma, é possível inclusive permitir ou negar acesso a determinadas portas, como no caso de programas que baixam arquivos via torrent, e também criar uma DMZ (DeMilitarized Zone) com portas que ficam imediatamente abertas e de fora do firewall, muito utilizadas para consoles dessa geração, como PlayStation 3 e Xbox 360, com o objetivo de melhorar o desempenho de conexões para jogos.

Os roteadores nasceram com a função básica de distribuir uma conexão entre máquinas em um mesmo ambiente de forma inteligente, e essa função evolui conforme a tecnologia avança. Antes apenas utilizando cabos, depois fazendo uso de antenas (wireless), e hoje em dia alguns modelos tem porta USB para compartilhar dispositivos como HD externo e impressora, além de proporcionar um gerenciamento cada vez mais refinado das funções de rede.

Existem marcas já consagradas que são focadas em equipamentos para redes, como Cisco, TP-Link e D-Link, oferecendo opções de custos variados. Separamos dois modelos como opção para casa e pequenos escritórios, focadas em custo x benefício:

TP-Link TL-WR2543ND - Utiliza tecnologia Wireless-N com três modos de transmissão para atingir até 450 Mbps de velocidade dual band, possui uma porta USB para compartilhar arquivos via HD externo ou impressora, disponibiliza 4 portas Gigabit com maior largura de banda e sistema de controle de banda. Preço sugerido: R$ 350,00.

TP-Link TL-WR2543ND (Foto: Divulgação)TP-Link TL-WR2543ND (Foto: Divulgação)

Linksys E2500 - Possui quatro antenas internas, oferece velocidade de até 600 Mbps com Wireless-N, dual band simultâneo (2,4 e 5 Ghz) e 4 portas Fast Ethernet. Faixa de preço: R$ 250,00.

Roteador Wi-Fi Linksys E2500 (Foto: Divulgação)Roteador Wi-Fi Linksys E2500 (Foto: Divulgação)

Tem alguma dúvida sobre roteadores? Pergunte no Fórum TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Allan Porto
    2013-05-20T09:20:23  

    Meu Deus do céu. Tentraram arrumar aquele artigo do tal de Daniel e conseguiram piorar. Gente, se for pra ser um artigo técnico, peçam para especialistas pelo menos revisarem antes de publicar. Estão públicando %*&@! demais!!!!!! "Os roteadores nasceram com a função básica de distribuir uma conexão entre máquinas em um mesmo ambiente de forma inteligente" kkkkkkkkk quase chorei de rir quando li.

    recentes

    populares

    • Allan Porto
      2013-05-20T09:20:23  

      Allan Porto você está sendo prolixo por 2 vezes. Sendo objetivo e sem enrolação, o que está errado afinal?

    recentes

    populares

    • Allan Porto
      2013-05-20T09:20:23  

      Nossa o que esse cara usou? não fala nada com nada