22/05/2013 10h41 - Atualizado em 22/05/2013 10h41

Saiba quais os defeitos mais comuns em smartphones

Bruno Quevedo
por
Para o TechTudo

Quem nunca teve um problema com o celular, que atire a primeira pedra. Seja por danos físicos ou problemas no sistema operacional do aparelho, é comum vermos donos desses gadgets se descabelando por algum imprevisto. O TechTudo reuniu uma lista com os principais defeitos em smartphones e algumas formas de evitá-los ou resolvê-los. Confira:

iphone_5_faixa_techtudo (Foto: reprodução)iPhone e outros smartphones costumam sofrer com defeitos recorrentes (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Tela

Não restam dúvidas de que as telas sensíveis ao toque foram um dos maiores avanços tecnológicos nos smartphones. O problema é que a sensibilidade parece ir além do reconhecimento do contato com os dedos. Uma queda mais forte é o suficiente para danificar parte ou toda a tela.

Usuário mostra imagem de um Samsung Galaxy SIII com a tela quebrada (Foto: Reprodução/Google Plus/João Rangel)Usuário mostra Galaxy S3 com a tela quebrada
(Foto: Reprodução/João Rangel)

O primeiro passo quando isso acontecer é entrar em contato com a assistência técnica autorizada, caso o aparelho esteja na garantia. O problema, porém, só é coberto quando o defeito não for causado pelo usuário. Ou seja, se deixar o celular cair no chão, o conserto fica por conta do proprietário.

Um novo touchscreen custa em média R$ 400,00, mas o valor varia de acordo com o tamanho e qualidade da tela. Para se precaver o ideal é que o usuário busque capas ou cases para o smartphone ou películas que protejam o visor contra arranhões.

Aplicativos

Um dos males que mais atacam smartphones são problemas com aplicativos: travam, não atualizam, não abrem e em alguns casos até reiniciam o dispositivo. No geral, a razão desses casos é a mesma: pouca memória interna, RAM ou um smartphone não muito potente. Com centenas de apps à disposição, os usuários instalam muitos e acabam por reduzir drasticamente a memória do dispositivo. Sem memória suficiente, o aplicativo não funcionará como deve.

Aplicativo EZ Droid trava e pede para ser fechado no Motorola Razr i (Foto: Reprodução/Bruno Quevedo)Aplicativo EZ Droid pede para ser fechado no
Motorola Razr i (Foto: Reprodução/Bruno Quevedo)

Para não passar por isso, é necessário conhecer o smartphone. Quanta memória interna e RAM disponível e a velocidade do processador são os detalhes mais importantes. Além disso, é importante verificar a origem do app, se o software está na fase beta ou final e se os desenvolvedores são confiáveis.

Bateria

Com recursos como grandes telas, processadores mais potentes, internet móvel, NFC, Bluetooth e Wi-Fi, os smartphones não chega a durar tanto tempo longe das tomadas como antigamente. Por essa razão, as baterias são uma das principais fontes de reclamações.

Para tentar contornar esse detalhe incômodo, o usuário deve, antes de tudo, optar por um modelo que possua bateria melhor. Além disso, para que o dispositivo não consuma muita carga, desligue funcionalidades como Wi-Fi, Bluetooth e NFC, quando não estiverem em uso. Diminuir o brilho da tela do gadget ajuda, mas o ideal é reduzir o tempo em que a tela permanece acesa.

Superaquecimento

Outro mal que ataca os smartphones é o superaquecimento dos aparelhos. Todo e qualquer dispositivo vai esquentar quando é necessário muita performance em um pequeno tamanho. Entretanto, a temperatura do aparelho não deve ultrapassar os 42° C, com uso contínuo.

Caso o gadget passe essa marca, pode haver algum defeito e o melhor é contatar a assistência técnica. Para evitar danos ao aparelho com o tempo, evite a utilizá-lo durante longos períodos. Muitas funcionalidades em ação, especialmente durante jogos, podem elevar drasticamente a temperatura do smartphone.

O uso de capas e cases também podem levar ao superaquecimento. Caso isso ocorra, substituí-las é a melhor opção. Além disso, deixar o celular no bolso o dia todo também pode ser prejudicial, principalmente durante o verão e em regiões específicas. Se o telefone esquentou demais, é necessário desligá-lo e remover sua capa traseira, caso possua, até o completo resfriamento.

Seque imediatamente o smartphone quando molhar (Foto: Reprodução/MacBlogger)Seque imediatamente o smartphone quando
molhar (Foto: Reprodução/MacBlogger)

Líquidos

Derramar algum líquido sobre o gadget também é algo quase corriqueiro na vida dos donos de smartphones mais "descuidados". O celular pode cair na piscina, dentro do copo com cerveja, água ou refrigerante, ou dentro do vaso sanitário. Porém, para alívio dos desastrados de plantão, há possibilidade de salvar o aparelho.

Primeiramente, retire o celular da água o mais rápido possível, desligue-o e retire a bateria. Caso esse procedimento não seja seguido, as chances de recuperação caem muito. Após isso, seque o excesso de água vale até dar umas sacudidas para que o líquido saia por completo. É importante também remover o chip e enxugá-lo.

É de extrema importância não ligar o celular novamente sem ter a certeza de que está completamente seco. Caso o contrário, o aparelho pode não funcionar por causa do acúmulo de resíduos de oxidação na placa principal. O ideal é aguardar algumas horas e enviar o aparelho para a assistência técnica. O custo médio desse serviço varia de R$ 40 a R$ 200, conforme o aparelho. Se essas dicas foram seguidas, cerca de 90% dos celulares poderão ser recuperados.

E aí? Já teve algum desses problemas com o seu aparelho ou de algum amigo? Sabe alguma outra forma de resolvê-lo? Conte sua experiência nos comentários e não deixe de pedir ajuda aos usuários do Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Victor Santos
    2013-06-03T12:11:29   , respondido respondido 2014-01-12T21:55:23

    único problema do meu Galaxy S3 é a bateria que se ficar em operação constante não dura nem meio dia!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Santos
      2013-06-03T12:11:29   , respondido respondido 2014-01-12T21:55:23

      Não tenho problemas com a bateria do meu S3; porém, certamente, se eu usar muito o vídeo ou algum jogo, a bateria consome mais rápido, mas não dessa forma como você mencionou. Um problema atual que estou enfrentando e que me levou a colocá-lo na autorizada é o constante travamento. O aparelho tem travado muito, não sei o porquê. Há muito espaço na memória.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Santos
      2013-06-03T12:11:29   , respondido respondido 2014-01-12T21:55:23

      o meu eu resetei ele ai parou de travar! depois disso n travou mais

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luan Leal
    2013-05-29T10:11:36

    já mergulhei meu iPhone 4s na agua e nao deu nada, já caiu no chão inumeras vezes e não tem nenhum risco ainda! kkk tenho sorte!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jadson Nunes
    2013-05-25T17:23:47

    o meu samsumg s duos já tá acostumado a cair e o coitado agora é que funciona bem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Sartori
    2013-05-23T03:24:12

    Cara os dois celulares que tive (samsung sgh-e250 e samsung corby) duraram aproximadamente 4 anos,daria pra ter usado mais,so que o ultimo como nao era android,troquei por um xperia u,otimo celular,vai durar mais que os outros kkkkkkkkkk pois os outros nao comprei capa nem pelicula (nao influiu pois troquei pelo fato de nao ser android) o xperia comprei,to seguindo dicas desses sites e talz,creio que vai durar bastante. Mais o cara derruba o celular quase todo dia,ai tambem vai querer que o cel nao quebre ? pf ne kkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andrea Cristino
    2013-05-22T19:29:01

    R$400 que nada. te cobram R$700 para cima para trocar a tela

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • O Carioca
    2013-05-23T14:16:12

    Samsung faz lixo de plástico pra quando cair você tem que comprar outro. Com os Nokia's Lumia's isso não acontece! Top é Top e Lixo é Lixo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Fernandes
    2013-05-23T12:46:36

    No caso do iphone, se molhar reza, porque se tentar tirar a bateria, você termina de destruir o aparelho né?!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Larissa X.
    2013-05-23T12:39:08

    E tinha o nokia n8 e ele caiu no vaso ! Só que não tem como tirar a bateria porque é fechado , então ele morreu . E aconteceu também com meu galaxy pocket de me jogarem na piscina com o celular no bolso ai minha irmã tirou tudo oque estava dentro dele só que ele não esperou ele secar totalmente e ligou ele , ai ou eu comprava outro ou mandava pro conserto , tive que mandar pra o conserto !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dario Coutinho
    2013-05-22T18:52:31

    Sabendo utilizar dura bastante. Tenho smart de 2011 que é usado por sobrinho de 5 anos sem película e está novinho em folha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rhuan Ferreira
    2013-05-22T14:03:09

    O novo celular que eu havia comprado é o Galaxy 5, tenho ele até hoje. Durou um ano funcionando perfeitamente exceto a bateria, isso pq eu não tinha o costume de carregar o celular todos os dias, hoje já é normal hahah. Já os problemas com o sistema começaram com as atualizações pesadas do google e google play que antes era market, principalmente o facebook que era uma delicia de usar, e ai por diante... Resumindo meu celular era perfeito para sua época.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rhuan Ferreira
    2013-05-22T14:02:27

    Problemas com aplicativos, bateria, mas o mais curioso foi com líquido, fiz esse procedimento de retirar a bateria, esperar secar uns dois dias... o que aconteceu foi que meu celular não funcionava os botões (sansung star), desligava sozinho, chegava até a ligar sozinho quando você encostava nele... Comprei um novo e deixei o danificado guardado, depois de um ano resolvi liga- lo, estava perfeito, usei durante uns meses e depois até vendi!! hahaha

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nilza Falante
    2013-05-22T14:02:14

    Nokia é Nokia o resto é carroça !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adolfo Wilson
    2013-05-22T13:22:54

    Resumindo: ter cuidado. Tenho um 4s, não tem nenhum arranhão, e já tem 2 anos, pretendo trocar quando for o mesmo preço dos EUA, ou seja, nunca.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Nascimento
    2013-05-22T12:47:03

    Comprei um dos primeiros Smartphone um motorola xt300 spice, so derrota! Foi so Stress, todos os apps trava vão! aqueles aparelhos serviram como teste para que os outros melhorassem!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivan Oliveira
    2013-05-22T12:01:34

    Cabe aqui um dano moral pelo tempo que perdi lendo esse bando de baboseira?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lanay Mocelin
    2013-05-22T11:49:52

    para muitos que nao sabem é util..... e acho que o ato de chingar o site nao conta em primeiro momento, tem aquele ditado que diz os encomodados que se arretirem, eu pelo menos gosto do site, agora o resto é resto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Moreira
    2013-05-22T11:34:11

    E daí? Faltou as principais informações. Por exemplo qual a melhor bateria que se encaixa ao modelo, ou qual o melhor aparelho dentre os do mesmo tipo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • ALEXANDRE
    2013-05-22T11:23:24   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:47

    Mais uma reportagem inútil... Não sei pq ainda continuo acessando esse site...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • ALEXANDRE
      2013-05-22T11:23:24   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:47

      +1000

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Felipe Rezende
    2013-05-22T12:09:04   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:46

    Comprei um Galaxy Note 2 e ele caiu do sofá e a tela quebrou! Procurando encontrei centenas de pessoas revoltadas com o mesmo. Os testes de um celular que usa o nome Gorilla Glass como tecnologia de suas telas deveriam ser mais sérios. No RJ o reparo fica em média R$ 800,00. A SAMSUNG teria de ser mais séria e recolher o aparelho para testes, o problema é recorrente. Seria legal a TechTudo mostrar testes de Smart Phones quanto a impacto e aconselhamento sobre como resolver esses tipo de problema, um celular de R$ 2000,00 não poderia se quebrar tão fácil. Abraço.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe Rezende
      2013-05-22T12:09:04   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:46

      Maurício Angelo... acontece sempre cara... esses dias passei em perto de um cara q tinha um iphone do nada ele explodiu, sem falar qndo passo em frente uma loja da APPLE e os iphones começam a quebrar e deteriorar sozinho... incrivel né não? Zé ruela... ta dando pra samsung é?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Felipe Rezende
      2013-05-22T12:09:04   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:46

      Se tem ou não Gorila Glass, ele serve pra previnir ARRANHÕES e não quedas...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Elizabeth Cardozo
    2013-05-22T11:32:52   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:46

    TEM RAZÃO, ALEXANDRE... SERÁ QUE NÃO TINHAM NADA ÚTIL PARA COLOCAR NA REPORTAGEM???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Elizabeth Cardozo
      2013-05-22T11:32:52   , respondido respondido 2013-10-01T17:40:46

      estão falando do Smartphone e nao da reportagem.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Pedro
    2013-05-22T13:51:29   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:21

    tenho um NOKIA LUMIA e pretendo trocar quando der algum defeito (NUNCA).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Pedro
      2013-05-22T13:51:29   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:21

      Eu tbm... kkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Guilherme Costa
    2013-05-22T13:08:53   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:21

    Como tem gente reclamona! Se não gosta das reportagens, visite outros sites! O outro perdido ali embaixo ainda se pergunta porque ainda vem no site do TechTudo, se vem é porque gosta! Parabéns TechTudo pela excelente reportagem e ótimas dicas para resolução desses danos que são muito comuns em smartphones (e que até devem acontecer com os reclamões de plantão).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Guilherme Costa
      2013-05-22T13:08:53   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:21

      Quem reclama ainda usa Nokia 3320....

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Guilherme Costa
      2013-05-22T13:08:53   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:21

      Concordo plenamente com o Guilherme Costa.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Victor Valério
    2013-05-23T07:44:18   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

    Aonde atiro a pedra?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Valério
      2013-05-23T07:44:18   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri viu

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Victor Valério
      2013-05-23T07:44:18   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

      kkkkkkk também quero saber hehehehe

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Anastacio
    2013-05-22T20:24:25   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

    Quase chorei com a foto daquele Galxy SIII

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Anastacio
      2013-05-22T20:24:25   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

      liso!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Anastacio
      2013-05-22T20:24:25   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

      *Galaxy

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ronivaldo Santos
    2013-05-22T18:21:56   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

    ainda lembro do meu startac....eta celularzin da hora !!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ronivaldo Santos
      2013-05-22T18:21:56   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

      eu tinha um 3320, um carro passou em cima dele, ele trincou as laterais mas continuou funcionando perfeitamente...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ronivaldo Santos
      2013-05-22T18:21:56   , respondido respondido 2013-10-01T10:12:20

      Henrique na epoca startac so num fazia afazeres domesticos!!!era tudo isso e mais um pouco !!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário