Navegadores

26/05/2013 08h35 - Atualizado em 20/03/2018 15h03

Saiba quais são os melhores navegadores para Android

Caio Bersot
por
Para o TechTudo

Os melhores navegadores para Android têm em comum características essenciais para os usuários: velocidade, segurança e privacidade. Feitos para celulares cada vez mais potentes, os browsers já oferecem boa parte das funções disponíveis para as versões web, geralmente mais completas. A vantagem de um aplicativo ou outro depende das necessidades de cada pessoa, mas, em suma, todos prometem pesquisa rápida, economia de dados e cuidado com informações pessoais.


Do Google Chrome – talvez o mais popular dos navegadores para Android – ao Firefox Focus, há uma grande diversidade de aplicativos para usar a internet no celular. Com opções para todos os gostos, a lista a seguir concentra cinco dos browsers mais populares para smartphones com Android.

Conheça os melhores navegadores para Android disponíveis na Google Play Store (Foto: Bruno de Blasi/TechTudo)Conheça os melhores navegadores para Android disponíveis na Google Play Store (Foto: Bruno de Blasi/TechTudo)



Como evitar rastreamento de navegador; dica vale para Chrome e Firefox

1. Google Chrome

Com mais de um bilhão de downloads, o navegador do Google já chega instalado na maioria dos telefones com Android. O Chrome faz sucesso pela facilidade de uso e a alta compatibilidade com os recursos do sistema operacional. Mesmo saindo à frente, graças ao grande alcance na plataforma, o browser não abre mão de apresentar funções extras bastante elogiadas.

Além de exibir atalhos para os sites visitados frequentemente, o aplicativo é capaz de baixar páginas da web para leitura offline e tem ferramenta nativa de idiomas, que sugere traduções sempre que um endereço em outra língua é acessado. Para completar, o Chrome promete economizar até 60% do uso de dados móveis, quando comparado a outros browsers. Em meio a tantos atributos, o navegador mobile tem ainda ótima integração com sua versão web, permitindo, por exemplo, edição de favoritos e do histórico. Para isso, basta estar conectado à conta Google.

Chrome para Android tem ferramenta para economizar dados (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Chrome para Android tem ferramenta para economizar dados (Foto: Reprodução/Caio Bersot)


2. Firefox

Talvez o maior concorrente do Chrome no Android – e fora dele também –, o Firefox é desenvolvido pela Mozilla, que já foi considerada a empresa de internet mais confiável do mundo, em 2015. E não é por coincidência que o navegador dá atenção especial ao assunto, com direito a navegação privativa e proteção contra rastreamento de dados.

Intuitivo e de interface semelhante à do Chrome, o Firefox tenta se diferenciar pelas funções adicionais. Entre elas, vale a pena destacar a variedade de extensões (por exemplo, gerenciamento de downloads e bloqueio de anúncios), o sistema de pesquisas inteligentes e o compartilhamento rápido com outros apps, como Facebook e WhatsApp.

Firefox tem interface limpa e proteção contra rastreamento (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Firefox tem interface limpa e proteção contra rastreamento (Foto: Reprodução/Caio Bersot)



3. Opera - notícias e pesquisa

Não é só pela aparência que o Opera se difere dos outros navegadores para Android. O app tem foco em funções pouco exploradas pelos concorrentes, como o feed de notícias inteligente, que sugere publicações de acordo com interesses do usuário, além de permitir assinar canais e salvar links. A página lembra bastante o layout do Google News ou até mesmo do Facebook.

Mesmo quando se aproxima dos concorrentes, como na economia de dados, o Opera tenta ser criativo. Por exemplo, nas configurações da função, usuários podem bloquear anúncios para guardar ainda mais dados móveis. Para quem pretende ler pelo celular, o navegador oferece também um modo de leitura confortável, que libera o uso de zoom em qualquer página acessada. A ferramenta não só melhora a leitura, mas também contribui muito para a usabilidade.

Opera oferece feed de notícias completo e pesquisas inteligentes (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Opera oferece feed de notícias completo e pesquisas inteligentes (Foto: Reprodução/Caio Bersot)



4. Firefox Focus

Também desenvolvido pela Mozilla, mas com foco diferente do browser original, o Firefox Focus é todo sobre privacidade. Para começar, o navegador funciona quase como uma aba anônima automática, dispensando pré-configurações ou longos caminhos para usar a internet sem deixar rastros.

Basicamente, o Firefox Focus bloqueia rastreadores comuns da web, o que não só economiza dados como também deixa o usuário invisível para trackers de publicidade, que podem incomodar bastante durante o uso. É daí que surge o bloqueador de anúncios nativo do app, que aumenta a velocidade de carregamento, justamente por evitar que imagens, vídeos e textos apareçam na tela sem autorização. Para garantir mais uma camada de privacidade, o navegador dá ainda fácil acesso à tela de apagar cookies, senhas e outras informações pessoais.

Privacidade em primeiro lugar: Firefox Focus evita rastros na web (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Privacidade em primeiro lugar: Firefox Focus evita rastros na web (Foto: Reprodução/Caio Bersot)



5. UC Browser

Com uma das notas mais altas entre os navegadores na Google Play Store – e mais de 500 milhões de downloads –, o UC Browser é elogiado por ser completo e simples de usar. O aplicativo reúne as principais características dos outros concorrentes em um só serviço. Também com feed de notícias e sugestão de links, o browser tem uma página dedicada aos atalhos, onde os usuários têm total liberdade de edição.

Além disso, o navegador traz uma função bem desejada pelos usuários do Chrome: a reconexão automática de download. Assim, caso a internet seja interrompida, o sistema é capaz de reconectar o download assim que a rede retorna. Como acontece com o Opera, o UC Browser também se dedica bastante ao visual, com direito a personalização da aparência e o modo noturno, ideal para ler com mais conforto em ambientes escuros.

UC Browser tem página especial para salvar atalhos (Foto: Reprodução/Caio Bersot)UC Browser tem página especial para salvar atalhos (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Qual é o melhor navegador para Android e iPhone? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ismael Júnior
    2013-05-27T08:42:56

    Não analisam o UCBrowser. Excelente!

  • Marcelo Nunes
    2013-05-26T09:33:02

    boat browser otimo navegardor melhor q opera e firefox !