Internet

14/05/2013 11h29 - Atualizado em 14/05/2013 14h53

Google Glass: primeiras impressões dos novos óculos revolucionários

Allan Melo
por
Da redação

Enfim, conseguimos o Google Glass! Nesta terça-feira o TechTudo foi até o escritório do Google, em São Francisco, na Califórnia, para pegar o revolucionário gadget e contar a sensação de usar os óculos mais comentados do mundo.

O Google Glass tem poucas aplicações e ainda se parece muito com um protótipo. Por isso, ainda não faria sentido vender o Glass como produto, pois precisa de um bom tempo com os desenvolvedores para se tornar algo realmente útil.

Google Glass: já temos o nosso em mãos! (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)Google Glass: já temos o nosso! (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)

As funcionalidades mais interessantes são o Navigation, do Google Maps, para usar enquanto dirige, em caminhadas ou pedaladas; e o Google Hangout. Tirar fotos e gravar vídeos é bem fácil e rápido, e pode ser feito por voz ou apertando um pequeno botão em cima do aro.

O Glass não tem acesso 3G. Eles recomendam fazer uma conexão com o telefone, via Bluetooth, e usar o 3G ou 4G do aparelho. O acesso Wi-Fi também é uma opção, mas andando pela cidade não vai ajudar muito.

Caixa do Google Glass, com lentes claras e escuras (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)Caixa do Google Glass, com lentes claras e escuras (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)

Já o display do Glass ainda pode melhorar bastante. Ao ar livre, em um dia de sol, não é muito nítido. Eles deram duas lentes: uma transparente e uma lente escura, que ajudam bastante no uso em áreas externas, sob o sol.

Outro ponto é que a lente faz parecer um pouco mais natural usar o Glass. É bem esquisito ficar com o Glass sem lente alguma. A sensação que temos é de estar indo pra uma festa à fantasia. Mesmo aqui em São Francisco, um dos pólos mundiais de tecnologia, várias pessoas ficam olhando, tentando entender o que é aquilo.

Foto tirada com o Google Glass no escritório do Google, em São Francisco (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)Foto tirada com o Google Glass no escritório do Google, em São Francisco (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)

Quando o Glass é ativado, as opções do menu (que podem ser escolhidas por voz ou pelo "touchpad") são:

- ok glass, google... (para buscar algo)
- take a picture (para tirar fotos)
- record a video (para gravar um vídeo)
- get directions to... (para descobrir uma rota)
- send a message to... (para mandar uma mensagem a alguém)
- make a call to... (para fazer uma ligação)
- hang out with... (para abrir um Hangout no Google+)

Achamos o touchpad do Glass legal, mas não é muito intuitivo. No entanto, os gestos são simples e a adaptação é rápida.

Já o esquema de som dos óculos é bem bolados, já que não faria sentido ter um fone atrapalhando o som ambiente. Há uma espécie de botão, que fica encostado atrás da orelha e conduz o som pelos ossos, mas que ainda precisa melhorar bastante. Só conseguimos ouvir claramente uma ligação quando forçamos um pouco o Glass contra a cabeça. Pode ser que dê pra ajustar melhor a posição dos óculos, mas não existe controle de volume.


 

Em frente ao local onde acontecerá o Google I/O, tiramos uma foto com o Google Glass (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)Em frente ao local onde acontecerá o Google I/O, tiramos uma foto com o Google Glass (Foto: Marcello Azambuja / TechTudo)

Essas são as primeiras impressões ao se testar o Google Glass. E segue a concentração para as novidades de amanhã no Google I/O. Entre os rumores, novos Nexus e atualização do Android são esperadas para edição deste ano. Fiquem ligados, pois o TechTudo fará a cobertura ao vivo da conferência nesta quarta-feira (15), às 13 horas. 

* Colaborou Marcello Azambuja, de São Francisco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilberto Villela
    2013-05-14T13:01:54  

    Eu quero um!! Quando será o lançamento? e quanto vai ser??

    recentes

    populares

    • Gilberto Villela
      2013-05-14T13:01:54  

      Inside KinderOvo...

  • Caio Cunha
    2013-05-14T13:44:38

    Mais feio que bater em mãe....

  • Michael Souza
    2013-05-14T13:43:35

    quem confia nessa techtudo para realizar teste, tem que ser louco.

  • Alexandre Aragão
    2013-05-26T23:32:02

    Parece coisa daqueles filmes futuristas, repletos de ficção científica.

  • Douglas Goulart
    2013-05-15T13:16:57

    com a lente de óculos escuros da até pra encarar... not bad

  • Ricardo S.
    2013-05-14T16:48:46

    Em breve vão ver que o comando de voz não funcionou e aí vão inventar um relógio com as funções para acompanhá-lo. Comando de voz é uma coisa que já tentaram em videogames onde o ruído é menor e ninguém gosta, imagina no dia-a-dia.

  • Jorge
    2013-05-14T15:49:53

    *google , ops!

  • Jorge
    2013-05-14T15:49:28

    goggle glass = paparazzi future

  • Ítalo Vicente
    2013-05-14T15:39:30

    Quando poder ter suas funções controladas pela mente, ai sim vai ficar muito extraordinário.

  • Alvaro Biasi
    2013-05-14T15:32:46

    Vai vir no Kinder Ovo a partir de 2014!

  • Andre Lorenzini
    2013-05-14T15:13:28

    Acho que a euforia da compra não irá durar uma semana!

  • Lazaro Condeixo
    2013-05-14T15:08:00

    Compro no dia que lançarem pelo preço que custar.

  • Stanislaw Grau
    2013-05-14T14:48:00

    O Wi-fi pode não ajudar muito, HOJE. Em um futuro bem próximo conexão wi-fi será como iluminação pública.

  • Wanderley Junior
    2013-05-14T14:34:42

    Óculos do DBZ..se ta loko faz todo, ta fácil encontrar as esferas do dragão agora com um desse.kkkkkkkk

  • Marlon Vergílio
    2013-05-14T14:18:14

    Então o óculos da google vai se chamar "óculos google"??? Puxa que criativo! No mais parece ser um aparelhinho interessante...

  • Paulo Ramos
    2013-05-14T14:37:24  

    Palhaçada, pura palhaçada.

    recentes

    populares

    • Paulo Ramos
      2013-05-14T14:37:24  

      Isso se chama tecnologia meu amigo.

  • Matheus F.
    2013-05-14T13:42:38  

    NAPPA :Vegeta, what does the Scouter say about his Power Level ? VEGETA : I'ts over 9000 !!!!!!!

    recentes

    populares

    • Matheus F.
      2013-05-14T13:42:38  

      AHahahahahhahaHAHAhaHahAHHahaHaHahHhaHAHahHAha!

    recentes

    populares

    • Matheus F.
      2013-05-14T13:42:38  

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA boa!

  • Luan Leal
    2013-05-14T12:44:19  

    a embalagem desse google glass é bem applecopy...

    recentes

    populares

    • Luan Leal
      2013-05-14T12:44:19  

      kkkkkkkkkkkkkk é um jegstruz

    recentes

    populares

    • Luan Leal
      2013-05-14T12:44:19  

      Gustavo Carmo, não sei como não acusaram a google de plagio após viagem a uma realidade alternativa onde jobs não morreu e criou o glass primeiro. HAUEHUAEHUAEHAUEU Vamos falar da caixa imitada, que alavancará as vendas por lembrar a apple, criadora do retângulo branco com pontas

  • Carlos Reis
    2013-05-14T16:12:04  

    Vou comprar quando tiver em promoção no mercado livre! kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Carlos Reis
      2013-05-14T16:12:04  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo Sobrinho
    2013-05-14T15:45:55  

    isso ai ainda não e tecnologia espera lançar e a china começar a fazer o mesmo produto com as mesmas funções e metade do preço isso sim é tecnologia :D esses carinhas dos olhos puxados são bruto

    recentes

    populares

    • Eduardo Sobrinho
      2013-05-14T15:45:55  

      se vc usar o da china... pode ter certeza que em alguns meses , vc fica cego e metade da face apodrece e cai... hauHAUhauHAUHuahUAHUhauHAUhauHAUhauHAUhauhaUAHUhauHAUhauHAUahUAHUhau

  • Felipe Vieira
    2013-05-14T15:31:15  

    então seremos sayajins kkkk

    recentes

    populares

    • Felipe Vieira
      2013-05-14T15:31:15  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK vamos poder ler o Ki das pessoas!

  • Eduardo Santos
    2013-05-14T16:35:58  

    Por acaso acabei vendo um episodio de Futurama, esse Google Glass é plágio do EyePhone, tiraram o conceito do desenho KKKKKK

    recentes

    populares

    • Eduardo Santos
      2013-05-14T16:35:58  

      Então assista dragon ball z e veja que os saiyajins usam muito antes dos personagens do futurama. Quem plagiou quem agora?

  • Felipe Salomão
    2013-05-14T16:35:50  

    Como o wifi não ajuda muito, vcs são muito fracos mesmo, hoje em dia qualquer android/iphone cria uma rede wifi em plano de fundo (gasta bem menos bateria que bluetooth, bem melhor..

    recentes

    populares

    • Felipe Salomão
      2013-05-14T16:35:50  

      Bem se nota que tem uns manés que comentam que não deveriam. A conexão bluetooth gasta muito menos energia que a wi-fi. Me envergonha alguém criticar sendo burro e não entendendo de tecnologia. Por isto acessa este site de manés.

    recentes

    populares

    • Felipe Salomão
      2013-05-14T16:35:50  

      Pensei exatamente a mesma coisa...

  • Jeff Black
    2013-05-14T15:48:19  

    Comando de voz, parece interessante! Imagine você andando de bicicleta e precisando de algum serviço. Você e o vento à sua volta dirão : "Vushsssss ok visshhhvusss chooowww glass huummmshhuuummm waaaa google sssss" Será que ele vai entender??? Ou precisaremos ficar gritando feito loucos na rua??? rsrs Sou profissional de tecnologia e este é um dos grandes desafios do Glass, vencer o ruído externo em detrimento dos comandos. Pensem antes de comprar galera!!!

    recentes

    populares

    • Jeff Black
      2013-05-14T15:48:19  

      Se ficar calado o óculos não entende Rafael Lobato , tem que GRITAR!!!! rs

    recentes

    populares

    • Jeff Black
      2013-05-14T15:48:19  

      o glass capta por vibracoes do cranio da pessoa naum em tanto com som da voz

  • Maxwell Silva
    2013-05-14T15:30:30  

    sou pobre mesmo, juntei dinheiro e vou comprar, MESMO, e não estou nem ai! isso é ser feliz e não ir no facebook postar foto de bom dia! viva a tecnologia!

    recentes

    populares

    • Maxwell Silva
      2013-05-14T15:30:30  

      Amém, kkk, quero o meu tambem, graças a Deus inventarão cartão de crédito, o que seria de mim sem minhas humildes 50 parcelinhas mensais *-*

    recentes

    populares

    • Maxwell Silva
      2013-05-14T15:30:30  

      Não inventarão não, já inventaram.