Internet

12/05/2013 09h30 - Atualizado em 20/06/2016 13h55

Como saber se um site é seguro?

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Basta uma simples desatenção ao abrir um link, ou um simples erro na hora de digitar um endereço, para que o usuário acabe em um site ilegítimo, desenvolvido por criminosos para espalhar vírus, roubar dados ou simplesmente provocar prejuízos e danos. Para evitar esse tipo de problema, a melhor estratégia é aplicar um pouco de atenção ao usar a Internet aliada a uma série de dicas que permitem que você descubra se o site que está usando é do tipo seguro, ou se pode ser considerado um espaço vulnerável a ação de criminosos e ataques de terceiros.

Brasil seguro? Lista de países mais 'hackables' tem China, França e EUA

De olho no endereço

É comum que hackers criem versões falsas de sites de lojas para aplicar golpes. Mas, mesmo que a aparência do site seja idêntica ao verdadeiro, no fim das contas, os criminosos não conseguem copiar o endereço da página original.

Verifique se o endereço da página não apresenta inconsistências, erros suspeitos de ortografia e sufixos estranhos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Verifique se o endereço da página não apresenta inconsistências, erros suspeitos de ortografia e sufixos estranhos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Verifique se o endereço da página não apresenta inconsistências, erros suspeitos de ortografia e sufixos estranhos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)


Por isso uma ótima estratégia para verificar se uma página é de confiança é olhar a URL, o endereço de Internet. Desconfie de páginas que apresentam erros de ortografia no nome de lojas, ou sufixos que fogem do comum (.net em vez de .com.br, por exemplo).

Teste sites falsos

Uma possibilidade de testar sites falsos é tentar logar (válido, portanto, para aqueles em que você já tem um cadastro) com credenciais falsas, errando de propósito o login e senha. Se o site for verdadeiro, você receberá um aviso sobre o erro e recomendações de resgate de senha. Por outro lado, se a página é falsa, ela aceitará o login errado normalmente, já que o objetivo dos criminosos é, normalmente, roubar dinheiro na hora em que você paga um produto.

No caso específico de prováveis sites falsos de bancos, esse método é uma ótima alternativa. Informando dados errados na hora de logar na sua conta bancária, você testa a página e, sobretudo, evita que bandidos tenham em mãos seus dados bancários.

Garanta que a navegação é segura

Já que você vai olhar no endereço, procure também verificar se o site que você está visitando opera em um ambiente seguro, em que as informações que você troca com ele são criptografadas para dificultar a interceptação. Ou seja: procurar o “s” nos endereços de sites que você visita ajuda a garantir que seus dados não sejam roubados, mesmo em sites legítimos.

Sites que exigem informações pessoais para cadastro e login precisam ser seguros. Procure o "s" em https e o cadeadinho na linha de endereços do seu navegador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Sites que exigem informações pessoais para cadastro e login precisam ser seguros. Procure o "s" em https e o cadeadinho na linha de endereços do seu navegador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Sites que exigem informações pessoais para cadastro e login precisam ser seguros. Procure o "s" em https e o cadeadinho na linha de endereços do seu navegador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Para ver se o site oferece essa proteção é moleza: fique de olho na URL em busca da letra “s” em https://. Esse “s” atesta o maior nível de segurança e deve ser sempre encontrado em sites que exigem cadastro e login, como lojas virtuais e redes sociais.

Saiba quem está por trás do site

Usando o www.whois.net você pode descobrir quem está por trás de um site de Internet. Esse cuidado pode ser especialmente útil na hora de tentar descobrir se uma loja virtual é legítima, ou se é apenas um site falso. Nos resultados emitidos pelo WhoIs, você pode encontrar informações sobre quem mantém a página no ar, quem é responsável pela sua publicação e analisar se essas informações inspiram confiança.

O www.WhoIs.net permite que você conheça os responsáveis pelo site (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: O www.WhoIs.net permite que você conheça os responsáveis pelo site (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))O www.WhoIs.net permite que você conheça os responsáveis pelo site (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Fique de olho em certificação nas lojas

Lojas digitais precisam contar com certificados digitais para atestar que são um ambiente seguro, em que dados pessoais e informações sobre cartão de crédito, por exemplo, não podem ser interceptadas por criminosos.

Não realize compras em lojas digitais que não oferecem certificação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Não realize compras em lojas digitais que não oferecem certificação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Não realize compras em lojas digitais que não oferecem certificação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Em qualquer loja virtual, procure os certificados mostrados na imagem. Observe que a presença deles no site não é uma garantia em si: clique sobre os certificados para ver informações técnicas e saber quem é a empresa ou entidade que emite o documento digital. Esse cuidado é muito importante, já que é possível falsificar a imagem do certificado em uma página.

Desconfie de promoções mirabolantes e anúncios em cascata

Se você navega em sites de Internet que podem ser considerados envolvidos em distribuição ilegal de conteúdo na forma de pirataria, é importante ter em mente que esses sites são um ambiente excelente para aplicação de golpes, roubo e sequestro de informações pessoais, além da boa e velha distribuição de vírus e spywares irritantes.

Para sobreviver a esses sites, evite clicar em anúncios e fuja de páginas que inundam seu computador com publicidade e pop-ups.

Use navegadores e antivírus atualizados

Mantenha seus aplicativos atualizados. Em grande parte dos casos, os próprios navegadores podem emitir avisos alertando você sobre eventuais riscos em páginas suspeitas. Em relação a antivírus, uma série deles contam com plugins para navegadores, que analisam em tempo real a legitimidade dos sites de Internet, evitando que você caia em arapucas.

Garanta que seus aplicativos estão atualizados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Garanta que seus aplicativos estão atualizados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Garanta que seus aplicativos estão atualizados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)


Não se arrisque em computadores públicos

Tenha cuidado ao usar máquinas de lan-houses e laboratórios de informática. Há grande chance de que esses computadores estejam infectados por vírus que podem levar o usuário a sites falsos.

Para não se arriscar, evite realizar compras e acessar sua conta bancária com esses PCs. Além disso, redobre a atenção na hora de visitar redes sociais e realizar logins em serviços de e-mail.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Vani
    2013-05-13T15:40:06

    Boas dicas. A avaliação da loja realmente é muito importante na compra on-line. E se quiser combinar segurança com preço baixo na sua pesquisa de preços, recomendo o site: "Quero desconto agora!"