TechTudo

02/05/2013 09h17 - Atualizado em 02/05/2013 11h12

Xperia J ou Xperia U? Confira o comparativo de celular da semana

Thiago Barros Para o TechTudo

A linha de smartphones Xperia, da Sony, tem uma variedade de aparelhos, para vários tipos de consumidores. No entanto, como eles são identificados apenas por letras, isso pode gerar uma certa dúvida entre os clientes. Afinal, qual é o melhor: Xperia J, U, P, S? Neste comparativo, o TechTudo vai colocar o Xperia J e o Xperia U frente à frente. Tudo para que você tenha uma boa base na hora de escolher entre um deles para ser o seu smartphone.

Xperia J ou Xperia U? Visual parecido, mas especificações diferentes (Foto: Arte/TechTudo)Xperia J ou Xperia U? Visual parecido, mas especificações diferentes (Foto: Arte/TechTudo)

Os dois produtos foram lançados em 2012, mas curiosamente, o que chegou primeiro é o que é considerado mais avançado: o Xperia U, de fevereiro. No geral, tem recursos de nível tecnológico maior do que “seu irmão”. Porém, há também muitas semelhanças que podem fazer com que o Xperia J seja bastante parecido com o U – apesar de custar bem menos no mercado brasileiro.

Desempenho: Xperia U

No duelo entre processadores, o Xperia U usa um dual-core de 1 GHz, baseado na estrutura ARM Cortex-A9. Seu processador gráfico é o ARM Mali-400 MP, e ele conta com 512 MB de RAM, além de 8 GB de armazenamento de arquivos. O Xperia J, por sua vez, tem Qualcomm Snapdragon S1, de núcleo único, GPU Adreno 200 e os mesmos 512 MB de RAM, porém com só 4 GB de armazenamento.

Na prática, as especificações mostram que o U tem maior poder para rodar aplicações pesadas sem travar ou engasgar com frequencia. Além disso, a capacidade de armazenamento do J é muito pequena, o que para quem gosta de guardar muitos programas e arquivos no seu aparelho pode ser um problema.

Em termos de bateria, há um “empate técnico”. Afinal, o Xperia U leva a melhor no tempo de conversa, com 6,6 horas de duração, contra 5,6 horas do Xperia J. Mas, em standby, o Xperia J aguenta 25,3 dias, contra 10,8 dias do rival. A Internet 3G puxa bastante bateria do Xperia U, que só fica até 5,6 horas sem precisar de carga, enquanto o Xperia J garante 7,3 horas.

Sistema operacional: Xperia J

O Xperia J, por ter sido lançado depois, tem uma versão mais atualizada do Android, em comparação com o Xperia U, que de fábrica vem com o Android 2.3, mas pode ser atualizado até o 4.0. Porém, o J já vem com o 4.0 e pode evoluir para o 4.1.2 Jelly Bean. A diferença entre os dois sistemas não é das maiores, já que ambos têm acesso à mesma loja virtual e a compatibilidade com os aplicativos é bem parecida. Porém, o Jelly Bean tem recursos como o Google Now, que não estão presentes na versão anterior.

Câmera: Xperia U

Praticamente um empate técnico, mas com uma pequena vantagem para o U. Em termos de fotografia, o Xperia U e o Xperia J têm o mesmo hardware. Ambas as câmeras fotografavam com cinco megapixels, têm flash LED, autofoco, detecção de rosto e zoom digital. A diferença fica por conta das filmagens. No Xperia U, é possível gravar em HD, com resolução 1280×720. No Xperia J, somente VGA, 640×480 pixels. As câmeras frontais também são iguais: 0.3 megapixels VGA.

Preço e Disponibilidade: Xperia U

Esta é uma questão complicada. Afinal, o Xperia J está disponível somente para os clientes da operadora Claro – e pode sair de graça em um plano de 100 minutos. O aparelho desbloqueado, porém, custa R$ 699. O Xperia U, por sua vez, está à venda pelos sites de varejo em geral e pode ser encontrado pelo mesmo preço ou até por valores menores, como R$ 599. Portanto, o Xperia U é o vencedor em mais este quesito.

Tem dúvidas sobre as diferenças entre outros modelos de smartphones? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Dimensões e display: empate

O Xperia J e o Xperia U têm layouts bastante parecidos. Porém, há algumas diferenças. O tamanho deles, por exemplo, é um pouquinho diferente, com o Xperia J medindo 4,89 x 2,41 x 0,36 polegadas e o Xperia U com 4,41 x 2,13 x 0,47. O J pesa 124g, contra 110g do U. O J é mais encorpado e confortável de manusear, enquanto o U é menor e com um acabamento mais caprichado.

Em termos de display, novo empate. A tela do J é bem maior que a do U - que muitas vezes parece pequena demais: 4 polegadas contra 3,5, respecitvamente. Porém, o Xperia U tem densidade de pixels bem maior: 280 pixels por polegada, contra 245 ppi do rival, o que garante uma qualidade de imagem maior. A resolução é a mesma: 480×854 pixels. Ambos os displays têm sensor de proximidade e vidro resistente a arranhões.

Conclusão

Sem dúvida, o Xperia U leva a melhor na disputa. Ele tem melhor desempenho, câmera que filma em HD, está disponível em mais locais e ainda pode custar mais barato – caso ele seja comparado ao Xperia J desbloqueado. O J, por sua vez, possui um sistema operacional mais atualizado e uma tela maior (apesar de menos definida). O veredito, é claro, é do comprador. Porém, avaliando as especificações de cada um, fica claro que o Xperia U parece uma escolha melhor para todos os usuários.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Alexandre
    2013-05-23T12:11:51

    porque algumas empresas ainda lançam smartphones com 512 MB de memoria ? será que aumenta tanto o custo assim , colocar 1GB ou 2 GB de memoria ! acabei de pegar um Xperia J na mão, olha o aparelho em si é muito bonito ... O design dele é muito melhor que o Galaxy ... se bem que existe uma diferença de anos do lançamento de um para o outro ... Se ele tivesse 1GB pelo menos de RAM eu pegaria um J pra mim ..achei o celular lindo !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Janderson Pereira
    2013-09-26T11:20:40

    Eu tinha um Xperia u achava muito bom porém o meu aparelho travava muito então eu tinha que estar desligando e religando quase a todo momento agora tenho o J e estou achando fantástico o aparelho muito rápido e não trava estou super satisfeito. mais cada um deve ver a sua necessidade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • William Gomes
    2013-05-28T12:23:45

    o que eu acho sacanagem por parte dos fabricantes é que os dois aparelhos com hardwares bem semelhantes, porém um recebe uma atualização avançada que o outro. é difícil de se entender essas fabricantes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luis Guimarães
    2013-05-02T21:27:08

    Duas porcarias com preços absurdos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Silva
    2013-05-02T20:32:10

    Há menos de 2 meses adquiri um Xperia J, após várias comparações entre custo x benefício. O U é bacana, porém não possui expansão de memória, um dos motivos pelo que não comprei, a tela de 4" do J, muito bacana, com brilho e contraste otimamente equilibrados. A bateria com surpreendente duração. Pra quem procura um smartphone médio. Recomendo o Xperia J.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade