Celular

16/05/2013 09h07 - Atualizado em 16/05/2013 20h16

Xperia ZQ no Brasil ou Xperia Z lá fora? Saiba qual vale mais a pena

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O top de linha da Sony, Xperia Z, não chegou ao Brasil. Em seu lugar, foi lançada uma variante, chamada Xperia ZQ. Mas será que ela é mesmo equivalente ao seu “irmão estrangeiro”? O consumidor brasileiro pode comprá-la sem problemas ou vale mais importar o Xperia Z? Neste comparativo, o TechTudo responde às principais dúvidas.

Xperia ZQ e Xperia Z são parecidos, mas não idênticos (Foto: Divulgação)Xperia ZQ e Xperia Z são parecidos, mas não idênticos (Foto: Divulgação)

Hardware é praticamente idêntico

Uma das primeiras características que se compara entre dois smartphones é tudo o que ele tem por dentro, seu hardware. E, neste caso, há pouquíssimas diferenças entre o ZQ e o Z. Uma delas é o processador, que em ambos é um quad-core de 1,5 GHz, mas da série MDM 9215M no Xperia Z e um Snapdragon S4 Pro no ZQ. Na prática, porém, é praticamente impossível ver uma diferença entre os desempenhos dos modelos.

A memória para armazenamento, RAM e versão do Android também são idênticos. Os aparelhos contam com 16 GB de espaço interno, 2 GB de memória RAM e Android Jelly Bean 4.1. Além disso, ambos possuem slots para cartão microSD de até 32 GB, telas TFT em FullHD e câmera que fotografa com 13 megapixels. A bateria, por fim, também é a mesma – com 2.370 mAh. Ou seja, neste quesito, há uma total equivalência entre os dois.

Xperia ZQ não tem a resistência do Z

Uma das diferenças significativas entre os dois modelos é o fato de o Xperia Z ter uma grande resistência à água e à poeira. Esta capacidade não está presente no Xperia ZQ. Portanto, caso isso seja um grande diferencial para você, talvez seja melhor em trazer uma unidade do modelo que a Sony lançou no exterior.

Xperia Z não tem padrão 4G do ZQ

O Xperia ZQ também tem uma vantagem em relação ao seu rival em termos de “exclusividade”. Ele funciona perfeitamente no padrão 4G do Brasil, possibilitando que sua navegação na Internet móvel seja muito mais rápida do que a que o usuário que tem um Xperia Z importado.

Tela e dimensões, novamente, praticamente iguais

Os displays do ZQ e do Z são idênticos: 5 polegadas, exibindo 16 milhões de cores, com resolução 1080 x 1920 pixels e densidade 441 ppi. Entretanto, em termos de tamanho, há pequenas diferenças entre os smartphones. O modelo estrangeiro é bem mais fino (7,9 mm contra 9,8 mm de espessura do nacional), além de mais leve (146g contra 151g). Já o ZQ é um pouco menor, já que as bordas ao redor da tela são bem reduzidas em relação ao Z.

Preço, com impostos, é semelhante

Atualmente, é possível encontrar o Xperia Z desbloqueado nos Estados Unidos por US$ 599 (cerca de R$ 1,2 mil), em lojas que entregam no Brasil – como a Amazon. No Brasil, um Xperia ZQ pode ser encontrado por valores de R$ 1,8 mil a R$ 2 mil. A diferença, “só de olhar”, é de R$ 600. Porém, levando em conta o frete internacional e a possibilidade de taxação do produto importado, o Z pode sair até mais caro – segundo cálculos de um site especializado nestes números, o Tributado, ele sairia por R$ 2,2 mil.

Conclusão: ZQ não deixa a desejar

Levando-se em consideração todos estes quesitos, fica a certeza de que o Xperia ZQ não deixa a desejar em comparação ao modelo Xperia Z. Obviamente ele peca por não ter a mesma resistência de seu irmão estrangeiro, porém, compensa com o 4G que é totalmente compatível com o padrão brasileiro. Além disso, investir em importação de celular é um processo relativamente complicado e que pode sair caro. Então, caso sua dúvida seja para planos de comprar um aparelho agora, talvez valha mais adquirir o ZQ.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabiana Magalhães
    2015-02-27T15:58:53

    Estou desesperada, comprei um Xperia Z c6603 nos EUA e NAO esta lendo nenhum chip!! Alguem sabe como resolver isso? Nao encontro assistencia tecnica em sao paulo para resolucao deste problema

  • Ubaldo Gomes
    2013-06-22T11:17:51  

    Alguém está equivocado, pois o Modelo internacional da Sony o Xperia Z c6603, tem 4G na freqüência do Brasil (2600 MHZ) , não é possível que um site desse porte, informe errado aos seus seguidores.

    recentes

    populares

    • Ubaldo Gomes
      2013-06-22T11:17:51  

      Olá... gostaria de saber se você conseguiu conectar a internet de dados moveis (TIM) em seu celular? Comprei ele faz um e nada de conseguir entrar direito.. se puder me ajudar, eu agradeceria :D

  • Felipe Morais
    2013-06-23T09:56:55

    O Xperia Z é Homologado pela Anatel?

  • Léo Campos
    2013-05-26T01:48:38

    Sem falar q o ZQ tem a câmera frontal na parte inferior do aparelho, um pouco pior nas chamadas de video.

  • Guilherme Ramos
    2013-05-18T23:41:44

    vou fazer uma gambiarra que vai me fazer economizar uns 700 conto no xperia Z....minha esposa mora no chile, e la o limite de importaçao é de 1000 reais, e as taxas são menores..se liguem Por regla general, las importaciones están afectas al pago del derecho ad valorem (6%) sobre su valor CIF (costo de la mercancía + prima de el seguro + valor del flete de traslado)y pago del IVA (19%) sobre su valor CIF más el derecho ad valorem. EJEMPLO DE CÁLCULO: Valor CIF US $1.000,00 Derecho ad valorem (6% de 1.000) US $ 60,00 IVA (19%) (sobre 1.060,00) US $ 201,40 TOTAL TRIBUTOS ADUANEROS US $ 261,40

  • Guilherme Ramos
    2013-05-18T23:37:07

    quem paga 2000 num xperia ZQ aki, paga 2200 num xperia Z importado...em miudos, 200 reais a mais por um aparelho beeem melhor...

  • Alexandre Brunaldi
    2013-05-17T21:22:45

    Thiago, ótima comparação. Um único comentário é sobre o processador. Ambos são equipados com o processador da Qualcomm Snapdragon S4 Pro. O MDM9215M, é o modelo do modem.

  • Karlos Miranda
    2013-05-16T16:28:56

    Esses caras só podem estar de brincadeira! O xperia z e tem 16gb de armazenamento e não 8. O aparelho funciona perfeitamente no 4G. Vai se informar melhor seu idiota antes de colocar besteira!

  • Alexandre Nascimento
    2013-05-16T11:35:55

    Matéria como sempre incorreta... A bateria do Z é de 2330 e a do ZQ 2370. O Z modelo C6603 é compatível com o 4G brasileiro. E o ZQ tem infravermelho, o Z não. Ambos aceitam micro SD de até 64 GB e não 32. E no resumo o Z é muito mais bonito que o ZQ. Portanto, vale a pena importar sim...

  • Danilo Lima
    2013-05-16T10:55:08

    Xperia S > all

  • Paulo Assad
    2013-05-16T10:49:39

    Para complementar meu comentário mais abaixo, a mesma situção se aplica ao Galaxy S4 nos EUA. Lá existem dois modelos à venda: O I9500, cujo 4G não funciona no Brasil e o modelo I9505, que funciona perfeitamente no 4G brasileiro.No mais, ambos são totalmente iguais nas demais características e recursos.

  • Johnny Mnemonic
    2013-05-16T10:36:12

    E outra, além da tela IPS muito superior o XPeria Z japonês tem dois flashs para câmera traseira, um de LED e outro de Xenon. Ele é vendido no japão apenas pela operadora NTTDocomo. É de chip e funciona aqui no Brasil, se quiser importar, importe a versão japonesa.

  • Luis Fernandes
    2013-05-16T10:36:02

    Tem o Sony Xperia Z por R$1999 na loja android dot com

  • Diogo Dgh
    2013-05-16T10:29:08

    Não acredito que essa "resistência a àgua e poeira" faça tanta diferença a ponto de valer a pena importar um. Quem quiser um celular no Brasil com essas características, a Sony acabou de lançar outro Xperia que fica até 1,50m embaixo d'água. Comprei um ZQ a pouco tempo, e é um excelente aparelho. Comparando com o Galaxy S4, não perde em nada, e ainda ganha no preço (R$ 700,00 mais barato).

  • Lucas Silva
    2013-05-16T10:17:57

    o problema de importar é a demora. estou esperando o meu Xperia Z desde o dia 16 de abril que por enquanto se encontra parado em Curitiba! VIVA O BRASIL

  • Benedito Barbosa
    2013-05-16T09:44:42

    O irmão gêmeo do xperia ZQ la fora não é o Xperia Z e sim o Xperia ZL que é praticamente igual ao Zq com a única diferença no 4G ,quanto ao tamanho tem uma vantagem do ZQ em relação ao Z ,o ZQ é menor quando olhado de frente .

  • Diego Santos
    2013-05-16T10:05:22  

    Sr. Estagiário, o meu Xperia Z, tem 16Gb de memória interna... E o 4G funciona perfeitamente...

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2013-05-16T10:05:22  

      Jackson Silva - PREMIUM MOBILE, comprei o meu nesse site e recebi conforme anunciado. preço bom e confiavel.

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2013-05-16T10:05:22  

      nao existe milagre....compra no amazon dot com, e pague imposto antes mesmo dele chegar aki...eu voumandar o meu para o chile e minha esposa vai trazer....

  • Vitor Ferrari
    2013-05-16T09:51:26  

    Vcs poderiam explicar qual a diference desse "4G totalmente compatível com o padrão brasileiro" ? Ate onde eu sei, o 4G do Xperia Z e compativel com o padrao brasileiro tambem.

    recentes

    populares

    • Vitor Ferrari
      2013-05-16T09:51:26  

      O padrão LTE (4G) brasileiro utiliza uma frequência de 2,6 GHz. Nos EUA e alguns outros países, utiliza-se a frequência de 700 MHz. Ou seja, se você comprar um aparelho que não suporte o padrão brasileiro, não adiantará de nada o 4G do telefone, acabando por operar na rede 3G.

  • Thiago Souza
    2013-05-16T09:25:41  

    Pra mim esse é o celular do momento...O S4 tem um processador melhor (que é exagerado), mas não vale R$600,00 a mais que o ZQ. Espero adquirir um em breve... Abraço e fiquem com Deus!

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2013-05-16T09:25:41  

      O S4 vendido no Brasil possui dois modelos: um com processador octa-core sem 4G e outro com processador quadri-core e com 4G. Ou seja, o S4 com conexão 4G vendido no Brasil possiu o processador igual Xperia ZQ, mas é bem mais caro.

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2013-05-16T09:25:41  

      Concordo Thiago Souza.. Tenho um S3 e pretendo Troca ele Pelo ZQ.. To Muito impressionado com a Tela do ZQ! Abraços!

  • Diogo Scholz
    2013-05-17T11:07:21  

    Esqueceram de comentar que o ZQ tem infrared (controle universal) e o Z não.

    recentes

    populares

    • Diogo Scholz
      2013-05-17T11:07:21  

      Parece que tem sim!!! Pesquisei.

    recentes

    populares

    • Diogo Scholz
      2013-05-17T11:07:21  

      Tem infravermelho sim também o Z...

  • Pedro Martins
    2013-05-16T11:01:09  

    Vou comprar os dois. Não vou ficar pra trás. Ninguém vai me segurar!

    recentes

    populares

    • Pedro Martins
      2013-05-16T11:01:09  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Pedro Martins
      2013-05-16T11:01:09  

      Consumismo a mil por hora kkk, pra que isso jovem? Nossa, eu sou um fanático por tecnologia em smartphones, sou fanboy da SONY, mas pra que isso tudo irmão? rs, mas deixa né? quem pode pode e quem não pode se sacode ;D

  • Paulo Assad
    2013-05-16T09:57:50  

    A veracide de uma informaçã na matéria não procede. Comprei um xperia z nos EUA e o 4G funcionou aqui sem o menor prblema. Basta comprar o xperia z C6603. Ele recebe 4G LTE 800 / 850 / 900 / 1800 / 2100 / 2600 Ghz. Já o xperia z C6602 somente funciona em 3G HSDPA+ 850 / 900 / 1700 / 1900 / 2100 Ghz. Graças ao vendedor que me atendeu, comprei o modelo correto.

    recentes

    populares

    • Paulo Assad
      2013-05-16T09:57:50  

      Realmente vc está certo. Comprei o meu Xperia Z na europa e a frequencia lá é a MESMA do Brasil. Alias, o Z sequer foi lançado nos EUA. Só lojas que importaram da Europa/Asia tem esse celular. Nos EUA a frequencia 4G é diferente. O ZQ é bom, mas o acabamento é um lixo, mais ainda bem melhor que o acabamento de plástico da Samsung.

    recentes

    populares

    • Paulo Assad
      2013-05-16T09:57:50  

      Paulo Assad, comprei o C6602 nos EUA, mas até agora não consegui botar pra funcionar o 3G. Minha operadora é a OI e estou no RJ. Muito estranho, pois a frequências de trabalho do C6602 parecem ser compatíveis com o 3G do Brasil. Inclusive, comparei com as frequências do meu antigo S3 e não eram diferentes. Já tentei várias configuração do APN e nada... Alguém tem alguma ideia do qual é o problema?

  • Ronald Almeida
    2013-08-01T21:32:30  

    Gente e como fica a questão dos aparelhos não homologados pelas Anatel? o Z é superior mais ...se comprarmos ele e em janeiro de 2014 ele tiver o IMEI bloqueado por não ser homologado?

    recentes

    populares

    • Ronald Almeida
      2013-08-01T21:32:30  

      Não vai haver bloqueio de aparelho de marca conhecida. O que se está tentando evitar é que aparelhos chineses xingling não cheguem ao mercado. As grandes empresas estão fechando o cero às menores. Imagina se a Sony e LG lançarem um celular exclusivo para um publico e um brasileiro comprar e ter o aparelho bloqueado. Por qual motivo? Se vc pensar assim, já reparou que laptops nacionais tem certificação da Anatel tb, por causa do wifi? Todo mundo vai poder comprar celular lá fora. Isso é boato.

  • Paulo Assad
    2013-05-23T02:01:17  

    Hoje eu resolvi fazer um teste suicida com o meu xperia z. Deixei ele mergulhado em um balde com água durante exatos 30 minutos. Após retirá-lo da água, continuou a funcionar sem o menor problema. O único senão foi o fato de ter que esperar mais uns 20 minutos para o alto-falante voltasse à funcionar no volume normal. Foi parecido como o que acontece quando entra água no nosso ouvido :).

    recentes

    populares

    • Paulo Assad
      2013-05-23T02:01:17  

      heheh verdade!! na primeira vez que lavei ele ele ficou meio mudo KKK.. deu um medo!! só que ele se suja demais.. as vezes dou uma molhadinha ehue

  • Raphael Vilaça
    2013-05-17T13:32:30  

    Informações totalmente erradas..... Pode madnar o estagiario colocar o CV dele na CATHO - Xperia Z supports 64GB microSD memory cards Pesquisar é uma otima ferramenta.

    recentes

    populares

    • Raphael Vilaça
      2013-05-17T13:32:30  

      Eles querem vender ZQ

    recentes

    populares

    • Raphael Vilaça
      2013-05-17T13:32:30  

      hauhuahs verdade! compri o meu com um sdcard de 64 gb e funcionou normalmente. comprei um Sandisk ULTRA Micro sd XC xlasse 1.. já garante 25mB/s e gravação e 30 de leitura muito rápido!!! e tá por volta de 150 reais!