27/06/2013 09h37 - Atualizado em 29/04/2016 19h20

Como limpar o cooler do seu computador

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Limpar o cooler do processador periodicamente é fundamental. O acúmulo de poeira na peça faz com que a ventoinha trave e, assim, deixe de resfriar o processador. É essa a principal razão de superaquecimento do "cérebro" do computador, o que pode causar desde desligamentos na máquina até o fim do seu funcionamento.

Como limpar a fonte de alimentação do computador

Para evitar problemas, confira como retirar e limpar corretamente o cooler. Você vai precisar de chaves phillips e de fenda, pincel de cerdas longas e cotonetes. Reúna o material e siga as dicas a seguir.

Limpar cooler do processador é indispensável para manter peça funcionando (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Limpar cooler do processador é indispensável para manter peça funcionando (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 1. Desligue o computador da tomada e desconecte todos os cabos. Com uma chave phillips, retire os quatro parafusos da traseira do gabinete. Depois retire as tampas laterais para acessar o cooler do processador;

Abertura do gabinete com chave philips (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Abertura do gabinete com chave philips (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 2. Antes de dar início ao procedimento, elimine a eletricidade estática do seu corpo. Para isso, repouse as mãos sobre a carcaça do gabinete por cerca de 30 segundos. Desencoste por cinco segundos e depois repita a operação mais duas vezes;

Retirada da eletricidade estática do corpo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada da eletricidade estática do corpo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 3. Localize o fio que liga o cooler à placa-mãe e retire com cuidado;

Desconectando o fio do cooler da placa-mãe (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Desconectando o fio do cooler da placa-mãe (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 4. Observe que o processador e o cooler usados neste tutorial são da Intel. A fabricante mantém o mesmo sistema de colocar/tirar em quase todos os modelos, mas vale consultar o manual para ter certeza.

Se o seu cooler for similar ao da foto, retire-o da seguinte maneira: pegue uma chave de fenda, posicione na ranhura da trava e gire no sentido anti-horário, que estará indicado por uma seta na própria trava. Repita o procedimento nas quatro travas, localizadas nos cantos do cooler;

Trava de cooler sendo girada com auxílio de chave de fenda (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Trava de cooler sendo girada com auxílio de chave de fenda (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 5. Puxe as travas de segurança para cima usando dois dedos. Você ouvirá um estalo quando a trava soltar da placa-mãe;

Travas do cooler sendo puxadas com dedos (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Travas do cooler sendo puxadas com dedos (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 6. Com cuidado, puxe as quatro travas para fora, conforme indicado na imagem abaixo, de forma que você consiga retirar a peça metálica (o dissipador de calor) da base do cooler;

Puxe as travas para fora para soltar dissipador de calor (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Puxe as travas para fora para soltar dissipador de calor (Foto: Raquel Freire/TechTudo)


Passo 7. Comece limpando o dissipador de calor. Com ajuda de um pincel de cerdas longas, retire toda a poeira da peça de metal;

Dissipador de calor sendo limpado com pincel  (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Dissipador de calor sendo limpado com pincel (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 8. Não se esqueça de retirar a poeira localizada entre as frestas do dissipador. Coloque as cerdas nos espaços e faça movimentos horizontais;

Limpeza das frestas do dissipador de calor do cooler (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Limpeza das frestas do dissipador de calor do cooler (Foto: Raquel Freire/TechTudo)


Passo 9. Agora retire a poeira da ventoinha, usando primeiramente o pincel. Eliminado o excesso de pó, use um cotonete para tirar completamente qualquer resíduo de sujeira no local;

Limpeza da ventoinha com pincel (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Limpeza da ventoinha com pincel (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 10. Aproveite esta etapa para trocar a pasta térmica do processador. Caso não saiba como realizar o procedimento, siga as orientações deste tutorial, que também ensina como recolocar o cooler na placa-mãe.

Como pasta térmica deve ser espalhada e ficar no dissipador de calor (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Aplicação de nova pasta térmica no dissipador de calor  (Foto: Raquel Freire/TechTudo)


Pronto, o cooler do seu processador já está limpo, o que garante maior vida útil ao principal componente do computador.

O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo