25/06/2013 09h05 - Atualizado em 25/06/2013 10h33

Como limpar as telas das TVs?

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

A TV é, sem dúvida, um dos aparelhos mais utilizados nos lares brasileiros. Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabe é como limpar adequadamente a tela do televisor. Por esse motivo, o TechTudo preparou uma matéria especial para você tirar todas as suas dúvidas sobre limpeza de telas de TV. Acompanhe!

Limpeza da tela exige alguns cuidados especiais com relação aos produtos utilizados (Foto: Reprodução)Limpeza da tela exige alguns cuidados especiais com relação aos produtos utilizados (Foto: Reprodução)

Seja no quarto, na sala ou até na cozinha, as TVs ficam sujas devido à poeira, gordura e manchas de dedos. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados ao realizar a limpeza da tela da sua TV. O primeiro item que você vai precisar é um pano macio ou flanela.

É altamente recomendado que tal pano não solte fiapos. Por esse motivo, escolha um lenço, flanela ou pano de microfibra específico para esta finalidade. Nunca utilize toalhas de cozinha, toalha de papel ou tecidos. Esses materiais podem riscar a tela da TV de forma irreparável, além de não limpar de maneira adequada.

Dúvidas em qual TV comprar? Comente no Fórum do TechTudo!

Antes de começar a limpeza, desligue o aparelho e desconecte o cabo de força da energia elétrica. Com o aparelho desligado fica mais fácil visualizar a sujeira, além de evitar qualquer tipo de choque elétrico. Além disso, é importante verificar o manual que acompanha o produto para evitar qualquer operação inadequada.

Para começar, umedeça o pano com um pouco de água, preferencialmente, destilada (que podem ser encontrada em lojas especializadas e revendas de material para autoclaves). Lembre, apenas água. Nunca jogue ou borrife líquidos diretamente no aparelho. Comece a passar o pano na tela de forma sutil, sempre com movimentos circulares. É importante não realizar muita pressão sobre a tela para evitar qualquer tipo de dano. Tenha certeza de ter passado o pano por toda a tela, inclusive nos cantos. Ao terminar, espere que a tela esteja completamente seca para poder ligar a TV. Pronto, sua tela está limpa!

Aí você pensa: “Mas ainda estou vendo sujeira e manchas na tela da TV!”. Sim, é possível que isso aconteça. Caso o método simples com pano e água não resolva, é necessário utilizar outros meios para completar a limpeza.

Neste caso, você pode optar por utilizar kits de limpeza específicos para telas. Normalmente, esses produtos acompanham um líquido e um pano. Você pode encontrar esses kits em lojas especializadas em eletrônicos ou informática. O preço médio é de R$ 20. Entretanto, sempre verifique na embalagem do produto os tipos de tela para o qual ele é indicado.

Kit de limpeza de telas são indicados para a realização dessas tarefas (Foto: Reprodução)Kit de limpeza de telas são indicados para a realização dessas tarefas (Foto: Reprodução)

Essas são algumas dicas comuns que você pode seguir para limpar a tela da sua TV. Lembramos que o TechTudo não se responsabiliza por qualquer tipo de falha em seu equipamento após a execução dessas dicas. Por esse motivo, aconselha-se que você verifique o manual do seu aparelho para ter maiores detalhes sobre produtos que podem ser utilizados na limpeza.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Edmar Souza
    2014-04-21T14:43:28

    Tenho uma TV de led LG, fiz a limpeza da tela conforme orientado com o alcool isopropilico e uma flanela limpa. A tela da tv ficou toda manchada meio esbranquiçada, ficou pior que estava. o que devo fazer?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sandro Sans
    2013-06-25T10:23:17

    Essa matéria não ensinou nada!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flavio Bessornia
    2014-02-04T20:28:09

    Eu tenho uma Philips de LED fiz a limpeza assim...2 flanelas daquelas laranja. Desliguei a tv e tirei da tomada. Depois deixei uma meio úmida e passei no monitor com movimentos retos dos lados e de cima pra baixo. Depois sequei com a outra flanela, passando com um pouquinho de força pra tirar umas mansinhas e pronto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ariel Felipe
    2013-06-25T10:01:48

    O fabricante da minha tv no caso a "Philips" recomenda a limpeza com movimentos retos, cima baixo ou esquerda direita, fiquei na duvida.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lawrence Teixeira
    2013-06-25T10:28:27

    Opa, vou limpar minha tv com PINGA!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renan Santos
    2013-06-25T10:24:03

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, quem tem um destilador em casa veio ?! essa é a coisa mais idiota que eu já li na minha vida.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Souza
    2013-06-25T10:53:16

    Mais facil jogar na máquina de lavar louças, e já era !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francisco Castro
    2013-06-25T10:39:27

    Podia mudar pra Tech Tudo Burro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Queiroz
    2013-06-25T10:33:28

    Sou químico, mas não precisa de muito conhecimento para saber que água e gordura são imiscíveis, se utilizar somente água, a gordura vai espalhar na tela e não vai limpar nada. Os kits de limpeza são mais recomendados pois contêm solventes que irão remover a gordura. A matéria não ajudou em nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alaide Araujo
    2013-06-25T10:31:04

    no manual da minha tv, esta dizendo limpar só com flanela seca,que não limpa nada fiquei com mais dúvidas ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Oliver Menezes
    2013-06-25T11:24:50

    Tenho uma dica mais econômica e de resultado garantido: Utilize a flanela umedecida com água, pode ser até da torneira e, sabão neutro, esse que vendem em supermercados e é utilizado para lavar louça. Antes que algum profeta do acontecido venha me criticar, saibam que faço isso com todos os aparelhos que possuem tela de LCD ou similares, tablets, smartphones, telas de notbooks, telas de TV, telas de monitores, etc... Faço há bastante tempo e jamais danifiquei qualquer uma delas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogerio Nascimento
    2013-06-25T11:17:33

    Usar água destilada? rsrsrsrs Cara, um pano limpo pouco úmido com sabão neutro já é o suficiente, limpa que é uma beleza.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Oliveira
    2013-06-25T11:16:55

    É só cuspir na tela e passar uma flanela , fica limpinho ! Mas cuidado para não fazer em público , pois senão o pessoal vai te chamar de pão-duro , kkkkkkk !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Michael Oliveira
    2013-06-25T11:12:11

    Parabéns TechTudo por publicar as matérias mais inúteis, cuidado pois estão chegando ao nível do EGO hahaha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • George Silveira
    2013-06-25T11:33:54

    eu moro perto de uma destilaria, vou lá agora mesmo pegar 2 litros de águaRDENTE eu e meu monitor vamos ficar muito bebados kkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose N
    2013-06-25T13:56:35

    Aff. Realmente , esta coluna está necessitando urgente de matérias interessantes para publicar. Brincadeira né. Ensinar a limpar tela de tv? É demais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flávio Bertoldo
    2013-06-25T12:57:27

    Galera esclarecendo umas coisas. Flanela é uma dos piores panos para limpar telas. Ela espalha a gordura, solta pelos e a linha da borda arranha a tela. Produtos solventes, apesar de inicialmente limparem bem, com o tempo deixarão a tela fosca. O ideal é usar um pano antiestático e um produto livre de alcool e biodegradável. O kit da Tekinova compõe esses produtos, é encontrado em lojas de informática, e indicado não só para limpar telas mas todo o equipamento inclusive notebooks, tables, smartphones, impressoras, Ipad, etc..e barato. Quem tiver alguma dificuldade de encontrar me contate ok.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pablo Marques
    2013-06-25T12:51:56

    O bom mesmo é com VODKA, fica uma beleza...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natan Oliveira
    2013-06-25T12:20:47

    Interessante é que tais informações não respondem exatamente as necessidades do aparelho....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Barbosa
    2013-06-25T11:57:05

    Eu sempre uso um paninho que veio junto com a TV especificamente para limpá-la. No manual pede para molhar com água e torcer o pano deixando com menos água possível, pronto, é só passar na tela com movimentos circulares. Tenho a TV há quase dois anos e sempre a limpo dessa maneira e nunca tive problemas, está em perfeito estado de conservação, tudo que a gente tem cuida dura muito mais tempo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elso Souza
    2013-06-25T11:33:56

    Gente, conheçam o Steve Jobs tupiniquim, o cara é um gênio, um extraterrestre, isto jamais passaria pela cabeça de um terráqueo!!! Incrível, como é possível alguém dotado de tamanha genialidade... INÚTIL!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Malaquias
    2013-06-25T15:53:34   , respondido respondido 2013-10-07T07:42:32

    Fazer uma reportagem para dizer que deve usar produtos específicos?! Tá de sacanagem! O pior que eu entrei pensando que o estagiário descobriu a América...tsc, tsc, tsc

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Robson Malaquias
      2013-06-25T15:53:34   , respondido respondido 2013-10-07T07:42:32

      eu tb

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Amanda Mendes
    2013-06-25T15:47:45

    só passar limpa vidro, é a mesma coisa que esses produtos caros!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Roberto Pernambuco
    2013-06-25T15:23:38   , respondido respondido 2013-10-07T07:42:32

    Estagiários! Avante!!!!!!..... Limpar tela de TV? Tão de sacanagem?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roberto Pernambuco
      2013-06-25T15:23:38   , respondido respondido 2013-10-07T07:42:32

      Provavelmente a tela da sua televisão deve ser a unica que não mancha..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Calcinha Freiada
    2013-06-25T15:16:54

    Eu aconselho passar um calcinha freiada para retirar as manchas do monitor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário