03/06/2013 09h51 - Atualizado em 03/06/2013 11h27

Deixar o smartphone sempre na carga vicia a bateria? Entenda

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

A velha história da bateria de smartphone viciada ainda é dúvida na cabeça de muita gente. Afinal, não esperar que o aparelho termine de carregar antes de desplugá-lo da tomada ou carregá-lo antes que a bateria se esvaia por completo faz mal? Confira neste artigo preparado pelo TechTudo e entenda mais sobre a bateria do seu celular.

Traseira do Xperia E Dual com destaque para a entrada dos dois chips (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Bateria de Li-Ion, a mais comum nos smartphones atuais (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Como são as baterias hoje

As baterias utilizadas atualmente em smartphones e outros eletrônicos são as de íons de lítio (Li-Ion). Elas não guardam o que ficou conhecido como memória de carregamento. Em outras palavras, elas não viciam. Por isso, não há a necessidade de aguardar que o smartphone descarregue completamente para efetuar uma nova carga; da mesma forma, não há perigo de deixá-la "mal-acostumada" caso você retire-a da tomada antes do tempo.

Isso não significa, porém, que as baterias mantenham-se como novas após anos de uso. Na maioria dos casos, elas têm uma vida útil estimada em cerca de três anos, já que perdem parte de sua capacidade ao longo do tempo. Por isso, temos a impressão que nossos aparelhos não são mais "os mesmos".

Os aparelhos produzidos nos últimos anos normalmente utilizam baterias Li-Ion, mas é sempre aconselhável verificar se a dos seus dispositivos realmente é deste tipo para não ter nenhuma perda desnecessária.

Listamos outros mitos e tabus sobre a bateria dos celulares e dos smartphone; Confira

De onde veio o mito?

Quando os celulares se popularizaram, circulava a informação de que as baterias viciavam. Se você as carregasse antes de finalizar a carga anterior, a seguinte duraria menos tempo e assim por diante.

Os primeiros celulares possuíam baterias de níquel, que requeriam que a carga se esvaísse por completo antes de fazer uma nova recarga. Caso contrário, eram afetadas pelo efeito memória. Por isso, os aparelhos antigos acabam necessitando de novas baterias frequentemente se o dono não quisesse andar com o carregador na bolsa.

Saiba como se prevenir a explosão de uma bateria de celular e tire outras dúvidas com TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Crosciatti
    2013-06-03T10:10:00  

    Acho que deixar a bateria carregando quando a mesma ja foi recarregada por completo,dá impressão do tempo de vida útil ficar menor.Eu,após completar a carga sempre desplugo do carregador.Não deixo carregando por uma noite inteira,por exemplo.

    recentes

    populares

    • Julio Crosciatti
      2013-06-03T10:10:00  

      Timelo Rêgo....com esse nome que tipo de resposta vc quer?Se sabe mais,comente se não vá ao banheiro defecar o cérebro!

    recentes

    populares

    • Julio Crosciatti
      2013-06-03T10:10:00  

      louvável sua atitude , no minimo ajuda ao meio ambiente, mas em relação a bateria acredito que não cause problema, pq se não tadinho do meu kkkk

  • Ahscell Eletronicos
    2013-06-26T13:56:37  

    flavio acho que vc deveria estudar um pouco mais em placas de celulares ci não é circuito impresso e sim integrado e sobre a caraga infelizmente danifica sim tenho mais de 10 anos na área não confie em tudo o que o fabricante diz nem o que a net te informa procure um profissional ok e sobre a verificação vc se engana ao dizer acho que vc não trabalha na área deveria consertar mais aparelhos pra apender um pouco mais

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2013-06-26T13:56:37  

      o que falo é o que vivo todos os dias e não o que pesquiso na net como vc

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2013-06-26T13:56:37  

      Flavio Neto normalmente no jargão da eletrônica se usa CI ou IC para circuito integrado e PCB para circuito impresso.

  • Luiz Treider
    2015-02-19T11:13:58

    Já que uma bateria tem um determinado número de ciclos (de recarga), o processo de de recarregar quando ainda estiver com 20 ou 30% e carregá-la até completar só 70% não estaria usando um desses ciclos para colocar apenas 50% da carga? E assim 300 ciclos por exemplo que durariam cerca de 3 anos, acabam durando apenas 1,5 ano com menos carga a cada vez. Algum técnico poderia nos esclarecer isso?

  • Welder Santos
    2013-07-12T09:52:39  

    Tenho certeza que algo influencia na vida útil da bateria ... pois se deixar muito tempo no carregador ela pode sofrer um super-aquecimento,provocando uma explosão,por isso evito deixar meu celular carregando mais do que o tempo necessário, ou quando vou dormir deixo-o longe.

    recentes

    populares

    • Welder Santos
      2013-07-12T09:52:39  

      Depente do seu fabricante. Hoje em dia a maioria deles disponibiliza carregadores com um sistema de controle de carga, quando o dispositivo carrega totalmente, estes param de fornecer energia para o aparelho. Claro que não se deve confiar 100%, até porque equipamentos desse tipo podem quebrar como qualquer outro.

  • José Franca
    2013-11-27T09:08:33  

    Na outra reportagem diz:Esta é uma dica com fundamento, sem nenhum tabu. Se você puder usar o celular até a bateria descarregar e der uma carga completa em seguida, o componente pode durar mais" E nesta diz:" Por isso, não há a necessidade de aguardar que o smartphone descarregue completamente para efetuar uma nova carga;..." RESUMINDO: NEM ELES SABEM DO QUE ESTÃO FALANDO!

    recentes

    populares

    • José Franca
      2013-11-27T09:08:33  

      a descarga pode ser feita até o final, mas ao contrário de fazer o componente "durar mais" reduz o tempo de vida dele. Em vários artigos tratando acerca de baterias Li-ion se aconselha a recarregar a bateria quando esta estiver com carga a mais ou menos 40%

  • Raphael Ácido
    2013-06-03T22:00:08

    A culpa é do PT!

  • Earth Galaxy
    2013-06-03T11:03:00

    Essa reportagem não está explicando direito o que acontece com as baterias. Na verdade, não há o efeito memória nas baterias de íon de lítio. O que há é o número de ciclos, ou seja, o número de cargas e descargas. Se você utiliza muito o seu celular e carrega todos os dias, a sua bateria vai ter vida útil menor que a de um usuário que carrega de 3 em 3 dias, por exemplo.

  • Leonardo Belens
    2013-06-03T11:34:20

    tenho 1 aparelho ha 1 ano, q tenhoq carregar 3 a 4 vezes no dia. horrivel!

  • Moyses Lima
    2013-06-03T11:29:33

    Minha bateria ta mais viciada que os políticos de brasilia... Comprei um celular e parece que tenho um telefone fixo! Só vive na tomada.

  • João Milanez
    2013-06-03T10:43:51

    o autor dessa reportagem nao tem um iphone

  • Demis Rodrigues
    2013-06-04T06:54:27

    Vc nao Espera q sua Bateria vai dura 3 dias ???? HOje se vc tem um Smart phone a Bateria dura 1 dia ou no maximo 1 dia e meio em alguns casos ate mesnos pois os aparelhos tem muitos recursos e utilizam varios aplicativos q eu acho q a grande maioria deixa rodando o dia todo isto colabora e muito para sua bateria descarregar mais rapido ! nao espere vc q sua bateria de um Iphone. ou Galaxy dure a mesma coisa de um celular do inicio dos anos 2000 pois antes estes celulares tinha menos recursos e exigia menos das baterias !!!

  • Thiago Coelho
    2013-06-03T14:23:08

    Tenho um RAZR HD e nunca tive esse tipo de problema. Bateria dura 2 dias na boa. Aliás nem quando eu tinha um Galaxy S2 eu tinha, apesar de durar um pouco menos. Uso moderado a intenso. Acho que tive sorte.

  • Comentador
    2013-06-03T12:30:17

    carrego o meu smart em 2 em 2 dias

  • Luís Prado
    2013-06-03T12:04:41

    Hoje as baterias duram menos porque os celulares têm várias funções que consomem bateria, então mesmo que não estejam falando ao celular ele está consumindo bateria.

  • Estefânio Oliveira
    2013-06-03T11:31:49  

    Isso só vale pra quem não tem Iphone. Porque Iphone sendo novo tem que carregar todo dia. Ainda bem que não tenho aquela coisa..

    recentes

    populares

    • Estefânio Oliveira
      2013-06-03T11:31:49  

      Bobagem. Tenho iPhones desde 2009. Ouço músicas no carro, vejo filmes nas horas vagas, falo muito e mando mensagens. Chego em casa uso mais um pouco e só deixo carregando quando vou deitar. 3gs e 5. Nunca tive problemas.

  • Ahscell Eletronicos
    2013-06-03T13:43:10  

    infelizmente dessa vez a techtudo está certa sim não vicia o grande problema dos aparelhos hj em dia não a bateria que dura pouco e sim o aparelho que consome mais e isso diminui a vida util do atc principalmente quem fica mt na net e liga mt pra quem não sabe os maiores picos de consumo de um atc(aparelho telefonico celular) é quando ele está em ligação agora algumas coisas como deixar ele carregando de um dia pro outro isso sim danifica a bateria

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2013-06-03T13:43:10  

      Caro Ahscell, você tem alguns pontos interessantes. Contudo, coloco um adento em sua ultima informação. SE o aparelho estiver ligado e "carregando" a noite toda, não vai dar problema, pois antes da energia do carregador chegar na bateria, passa por um CI (Circuito Impresso) que verifica a condição de carga da bateria e, ai sim, libera a passagem de energia. Por outro lado, se o aparelho estiver desligado (e for um modelo antigo), o CI não faz essa verificação. A maioria dos modelos atuais faz essa verificação, mesmo estando desligado.

    recentes

    populares

    • Ahscell Eletronicos
      2013-06-03T13:43:10  

      VTC! Cadê a pontuação?

  • Flavio Neto
    2013-06-03T12:44:48

    -- Continuando -- As baterias antigas eram de NiMh e/ou NiCd. Elas tinha a base de Níquel (prefixo Ni). Essas, sim, tinham o "efeito memória". Elas precisavam ser descarregadas totalmente, porém não inflamam com tanta facilidade. As pilhas recarregáveis são baterias de NiMh. Elas sim sofrem efeito memória. Outra coisa em relação a baterias de celular, é o fato de ser um equipamento de altíssimo consumo. Nenhuma bateria gosta de ser descarregada rapidamente. Por isso as pilhas "duram" bastante, pois descarregam lentamente. Caso tenham mais curiosidades, procurem por Modelismo Elétrico..

  • Victor Santos
    2013-06-03T12:02:38

    hahaha duvido Meu Galaxy SIII tem que carregar mais de 12 horas por dia! vou ter que trocar a bateria por que está super viciada! e a bateria não esta carregado toda!

  • Rogerio Barros
    2013-06-03T11:08:33  

    grande mentira pois o meu depois q comecei a carrega sua bateria de qualquer jeito a bateria não dura nem uma hora ....pode não viciar ..mas estraga sim !

    recentes

    populares

    • Rogerio Barros
      2013-06-03T11:08:33  

      Po,nem uma hora???Eu achava q carregar de qualquer jeito pudesse dar algum efeito mas nao dessa forma!!E concordo com o q disse o Earth Galaxy sobre os ciclos!!

  • Luciano Silva
    2013-06-03T13:38:15

    Qualé moço....vicia não...álcool e cigarro viciam bem mais...

  • Esio Pereira
    2013-06-03T13:30:53

    tenho um notebook 1 ano de uso quase não usei ele e a bateria ja viciou. coloco ele pra carregar e ele só carrega 55%. rarissimo usava ele na bateria. sempre tirava a bateria e usava na energia.

  • Flavio Neto
    2013-06-03T12:42:01

    De fato, as baterias de Li-ion foram, e ainda são, bastante utilizadas. Contudo, hoje em dia, a mais moderna e de melhor qualidade sendo utilizada é a de LiPo. Existe uma outra chamada A123, porém ainda está em testes. As baterias que utilizam Lítio (prefixo Li) não viciam, pois não tem efeito memória, tal como dito na matéria. Porém, as mesmas tem um ciclo de vida de mais ou menos 1000 cargas. Eu disse mais ou menos, varia MUITO. O maior problema das baterias de Li é que são mais suscetíveis a altas temperaturas e são mais facilmente inflamáveis. --Continua--

  • Adailton Pereira
    2013-06-03T17:59:50

    hoje em dia tem um monte de porcaria pros telefones , que vc tem que usar lo ligado na tomada 24 por dia

  • Flavio Neto
    2013-06-03T15:32:09

    Vale lembrar que quedas também ajudam a prejudicar as baterias. Elas são extremamente instáveis quanto a quedas. Ou seja, quanto mais cai, quanto mais esquenta, pior fica...

  • Jorge Marra
    2013-06-04T08:38:44

    Ah, techtudo... As baterias podem não viciar mas é bom saber que o programa que controla o nível de bateria e decide o momento de "apagar" o celular precisa ser calibrado. Para calibrar seu smartphone basta gastar por completo a bateria e realizar uma carga de 100%. Em alguns casos, o celular irá ligar mesmo depois que a bateria tenha se "esgotado" isso porque o programa que define o nível de carga não reconhece que ainda exista carga suficiente para seguir operando e, sendo assim, vale apertar várias vezes seguidas o botão de power para ter certeza que a bateria foi gasta.