05/06/2013 06h00 - Atualizado em 05/06/2013 06h00

Entenda qual é a diferença entre computadores de 32 e 64 bits

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Quando nos deparamos com situações em que precisamos trocar um computador, atualizar um sistema operacional ou até mesmo baixar uma versão de um determinado software, é muito comum encontrarmos termos que dizem respeito sobre o tipo de arquitetura adotada: as de 32 ou de 64 bits. Portanto, pensando justamente naquelas pessoas que não sabem o que significam tais números e qual a diferença entre eles, o TechTudo preparou um artigo com o objetivo de esclarecer os principais dúvidas sobre a questão.

Qual a diferença entre computadores de 32 e 64 bits

Antes de explanar as diferenças básicas entre tais tipos de computadores é importante esclarecer que o termo “computador de 32 ou de 64 bits” diz respeito à arquitetura tanto do processador quanto do sistema operacional empregados em uma determinada máquina. Ou seja, a grande maioria dos processadores atuais, são capazes de processar dados e instruções de 64 ou de 32 bits. E por sua vez, é muito comum que as plataformas possuam versões compatíveis com as duas arquiteturas.

Processador Intel Core i7 suporta a arquitetura de 64 bits (Foto: Divulgação)Processador Intel Core i7 suporta a arquitetura de
64 bits (Foto: Divulgação)

Do ponto de vista técnico, processadores de 32 bits têm a capacidade de processar “palavras” (sequência de bits) de até 32 bits, enquanto os de 64 bits podem trabalhar aquelas de até 64 bits, ou seja, o dobro de informações. Para simplificarmos, podemos fazer a seguinte analogia: na arquitetura de 32 bits, enquanto um processador precisa realizar duas ou mais “viagens” (uma a cada ciclo de clock) para interpretar determinadas informações, na de 64 bits, ele realizaria apenas uma. Dessa forma, a capacidade de um hardware do gênero poder trabalhar com uma quantidade maior de bits, não influenciará diretamente em sua velocidade de operação, mas sim, em um melhor desempenho geral da plataforma(desde que este, também seja compatível com a arquitetura de 64 bits).

Em termos de sistemas operacionais, uma característica importante, consiste no fato de as versões de 64 bits serem capazes de reconhecer uma quantidade maior de memória RAM do que as de 32 bits. Enquanto o Windows 7 Ultimate de 32 bits suporta o máximo de 4 GB de RAM, o outro reconhece memórias de até 192 GB. Portanto, para que o seu sistema operacional possa usufruir de um melhor desempenho de processamento, não basta apenas que o seu computador tenha um processador compatível com uma arquitetura superior, mas também, que ele opere em 64 bits.

Qual tipo de computador devo comprar: de 32 ou 64 bits?

Para que uma pessoa possa decidir sobre qual tipo de computador irá adquirir (arquitetura de 32 ou 64 bits), será necessário responder, primeiramente, à seguinte questão: qual tipo de uso você fará com tal máquina?

Windows 7 professional - arquitetura de 32 bits (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) (Foto: Windows 7 professional - arquitetura de 32 bits (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt))Windows 7 professional - arquitetura de 32 bits (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt)

Se o usuário tiver um perfil mais voltado à execução de tarefas básicas, como a utilização de processadores de texto, planilha de cálculos e navegadores da Internet, um sistema operacional com 32 bits é o suficiente. Neste caso, o processador não precisará de realizar operações complexas para realizar o processamento dos dados e instruções provenientes de tais tipos de softwares.

Por outro lado, se o usuário quiser utilizar programas que exigem um maior poder de processamento, como, por exemplo, o Photoshop, AutoCAD, editores de vídeos, entre outros, um sistema compatível com a arquitetura de 64 bits é mais recomendável. Como tais tipos de softwares exigem que o hardware trabalhe com operações que envolvem números maiores e cálculos mais complexos, em um sistema de 32 bits (os quais lidam com “palavras” menores), a CPU teria que dividir as suas operações em diversas partes, para conseguir processar as informações e instruções destes programas. Já no caso de sistemas de 64 bits, ele executaria menos operações.

Compatibilidade entre drivers e programas de 32 bits com sistemas de 64 bits

Um dos primeiros pontos a serem observados por quem deseja migrar para um sistema operacional de 64 bits, consiste na adoção de drivers compatíveis com tal arquitetura. Por exemplo, para que um dispositivo de hardware possa ser reconhecido por uma versão do Windows 7 Ultimate de 64 bits, é fundamental a instalação de drivers desenvolvidos especificamente para tal versão.

Segundo orientação da Microsoft, adotar drivers de 32 bits em sistemas de 64 bits - e vice-versa - poderá acarretar no mau funcionamento do dispositivo e até mesmo em erros. Portanto, se usuário quiser que sua impressora ou webcam funcione corretamente, instale os drivers adequados.

Ubuntu 32 bits (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ubuntu 32 bits (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Quando o assunto diz respeito a programas, a princípio, os desenvolvidos para uma arquitetura de 32 bits poderão ser executados normalmente em um sistema operacional de 64 bits. Porém, neste caso, se tais softwares possuírem drivers incorporados poderão ocorrer erros e mau funcionamento.

Embora muitas aplicações ainda sejam desenvolvidas de acordo com uma arquitetura de 32 bits, está se tornando cada vez mais comum, encontrarmos versões para sistemas de 64 bits. Desse modo, para que não ocorra nenhum problema quanto a drivers incorporados, é importante adquirir um software específico para a arquitetura de seu sistema operacional. Além do mais, o usuário tem um melhor desempenho ao executar programas de 64 bits em computadores de 64 bits.

Caso não esteja satisfeito com a sua versão do Windows de 32 bits por exemplo, e queira trocar para uma versão de 64 bits, saiba que tal mudança não poderá ser realizada via atualização. Conforme o centro de suporte da Microsoft, você só poderá atualizar uma versão do sistema operacional para outra de mesma arquitetura.

Portanto, na hora de escolher qual versão de plataforma for adotar em seu computador, o usuário deve ficar atento aos detalhes de sua arquitetura e, decidir por aquele que for mais adequado ao seu perfil de uso. Para descobrir qual é a arquitetura de seu sistema operacional, clique aqui para Windows 7aqui para Windows XP e aqui para Ubuntu.

Ainda tem dúvidas sobre a arquitetura do seu computador? Pergunte no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Anderson Gavião
    2013-06-05T15:34:51   , respondido respondido 2014-02-16T19:06:14

    Quero aumentar a potencia do meu PC, acho que preciso trocar todas as placas do meu PC, como faço

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Gavião
      2013-06-05T15:34:51   , respondido respondido 2014-02-16T19:06:14

      Raphael ai elas são impressas em impressoras 3D?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Gavião
      2013-06-05T15:34:51   , respondido respondido 2014-02-16T19:06:14

      Valeu, vou aguardar então, enquanto isso faço minhas impressões em 4D mesmo, fazer o q né

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Raphael
    2013-06-05T15:34:06   , respondido respondido 2014-02-16T19:06:14

    tenho um pc com 32bitis da pra abaixar mais 32 no emule pra mim ter um prosesador de 64 bites?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Raphael
      2013-06-05T15:34:06   , respondido respondido 2014-02-16T19:06:14

      Raphael...é vc falou uma besteira enorme, sei que apos 2 meses você já deve ter estudado sobre o assunto...Isso não é o caso de fazer Download de atualização, mas sim de trocar seu estimado PC por outro com esta especificação. Abraço

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Raphael
      2013-06-05T15:34:06   , respondido respondido 2014-02-16T19:06:14

      hum amigo comprou esse tal de 32 bits na farmácia, mais só vende com receita que não e aquela de bolo só pra lembra

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fábio Guazuma
    2013-06-05T22:02:26   , respondido respondido 2013-12-28T12:50:23

    Demorô! Vou baixar mais 64 bits e ficar com 128!!! Vai avoar a máquina aqui! kkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2013-06-05T22:02:26   , respondido respondido 2013-12-28T12:50:23

      você e burro pra colocar seu sistema operacional de 64 bits tem que formata sua maquina e você precisa de no minimo 4 gb de memoria ram e um processador corel 2.0 e nao existe 128 bits do ps2 ea resolução do jogo nao ea mesma coisa para computadores os soft sao diferentes

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fábio Guazuma
      2013-06-05T22:02:26   , respondido respondido 2013-12-28T12:50:23

      Pablo Chagas não precisa de 4gb de ram isso é recomendação mas nunca foi provado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ernani Fritzen
    2013-11-17T05:45:29

    Limitação de 4GB de memória em 32bits ocorre no Windows, no linux (UBUNTU) nas versões mais nova para quem precisar usar 32bits reconhece por enquanto até 64GB.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago
    2013-06-05T13:54:32   , respondido respondido 2013-11-17T02:32:46

    Nossa que materia zuada, vcs deveriam ter publicado isso a ums 6 7 anos atrás kkkkkkkk hj praticamente 90 % dos computadores sao de 64 bits, e 32bits reconhece 3.25gb de memoria e não 4 gb

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago
      2013-06-05T13:54:32   , respondido respondido 2013-11-17T02:32:46

      Mauro Sókrates blz, pae ativo, no windows 7 home premium? kkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Thiago
      2013-06-05T13:54:32   , respondido respondido 2013-11-17T02:32:46

      Com certeza! Mas se o sistema operacional tiver o PAE ativado, reconhece os 4Gb de boa né?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Danilo Gil
    2013-06-05T15:53:24   , respondido respondido 2013-11-16T13:15:04

    E os de 84 Bits???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danilo Gil
      2013-06-05T15:53:24   , respondido respondido 2013-11-16T13:15:04

      **32

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danilo Gil
      2013-06-05T15:53:24   , respondido respondido 2013-11-16T13:15:04

      o de 84 na vdd é o de 34

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Anderson Costa
    2013-10-14T22:17:00

    Excelente artigo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Assis
    2013-06-05T21:00:58

    Que matéria lixo. Só enrolação e não diz nada. Tech Tudo e você. Nada a ver!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Rocha
    2013-06-05T11:38:52

    não se aumenta, primeiro voce tem que ter um processador que suporte 64bits e depois um SO 64bits

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Garcia
    2013-06-05T20:05:15

    Estava em dúvida qual versão do Ubuntu instalar e essa matéria apareceu bem na hora. Instalei a de 32 bits mesmo já que essa versão tem maior compatibilidade com aplicações em geral e também meu computador já é antigo. Acho a versão 64 bits a melhor opção para máquinas mais novas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Dylan Nascimento
    2013-06-05T18:41:50

    I o qe é mémora rã ? UHSAHSAHSAUHSA'

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francisco Silveira
    2013-06-05T17:39:42

    Na minha humilde opinião, desktop ou notebook acima de core i3 e memória de 4GB pode rodar 64bits tranquilo, mudei recentemente o meu para 64bits e está muito melhor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Maurício Guimarães
    2013-06-05T16:40:48

    Como assim, "qual computador devo comprar?"? Isso é ridículo! Desde 2005 todos os processadores da Intel são 64bits, a única diferença é o sistema operacional...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wilson Pinto
    2013-06-05T15:10:16

    resumindo em portugues claro so instale um sistema 64 bits se tiver no minimo 4 gb de memoria e um processador intel i3 no minimo se não vai se arrepender kkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Cavallari
    2013-06-05T15:02:24

    Puxa, que matéria interessante, qual será a próxima matéria? Poderia explicar qual a diferença entre memória DIMM e DDR. Aliás, onde consigo comprar um processador 32bits ??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Brandão
    2013-06-05T13:48:45

    Maldita inclusão digital

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ricardo Fernandes
    2013-06-05T15:52:10

    Ainda vende processador de X86 de 32 bits?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eric Oliveira
    2013-06-05T15:26:51

    olha depende muito do seu pc. se ele for bom vale a pena o x64, agora se for ruim.. fica no x86 mesmo.. pq se mudar para o64 bits vai ficar lento...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Eduardo
    2013-06-05T13:02:40

    FORA KALIL!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Rodrigues
    2013-06-05T11:55:30   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:57

    Até hoje nao sei a diferença entre VHS 2 ou 4 cabeças,,vou entender de bits??? kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Rodrigues
      2013-06-05T11:55:30   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:57

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Anderson Gavião
    2013-06-05T15:55:34   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:56

    Stickdeath Br, quer vender, pago 3.751,09 por ele

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Gavião
      2013-06-05T15:55:34   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:56

      Tá novo em folha e funcionando perfeitamente. Talvez anuncie no ML, mas não!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rodrigo Alarcon
    2013-06-05T15:53:54   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:56

    Qual a mágica para um sistema de 32 bits reconhecer 4 Gb de RAM??? kkkkkkk FAIL

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alarcon
      2013-06-05T15:53:54   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:56

      dois processadores, 2GB pra cada...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Camargo
    2013-06-05T11:45:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:56

    Esse marco Junior, ou ta zuando fortemente ou é um milagre ele ter conseguido ligar um PC, se conectar a internet, criar um conta aqui e conseguir fazer uma pergunta!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Camargo
      2013-06-05T11:45:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:56

      é claro que é zueira...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Carlos Tavares
    2013-06-05T21:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:55

    KKKKK, os comentários são melhores que a reportagem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Tavares
      2013-06-05T21:42:41   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:55

      Concordo plenamente, Carlos Tavares! É cada pérola! kkkkkkkkkkkk...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Stickdeath Br
    2013-06-05T15:44:23   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:55

    Pr'a quê 64bits? Meu PC 386 DX 40Mhz, 4mb RAM, Placa de Video OAK 256Kb, Monitor Samsung Syncmaster 3 Não Entrelaçado, Kit Multimídia SoundBlaster (CD-Rom, Placa de Som e Caixas Acústicas), HD 172 MB com Double Space, Fax/Modem Zoltrix 2400bps e o sistema operacional IBM OS/2 Warp estão funcionando muito bem! E posso imprimir tudinho na minha Epson LX-300 9 Agulhas, caso tenham dúvidas!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Stickdeath Br
      2013-06-05T15:44:23   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:55

      Xumbo bulletin board system*

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Stickdeath Br
      2013-06-05T15:44:23   , respondido respondido 2013-10-30T10:48:55

      Tens instaldo nele o Windows 3.11 ou o Seven?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário