24/06/2013 07h00 - Atualizado em 24/06/2013 11h05

Entenda o que são drivers, para que servem e como instalá-los

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Drivers são programas responsáveis pela comunicação entre o sistema operacional de computador e o hardware conectado a ele. Este hardware pode ser uma impressora, um mouse, placas de vídeo e rede, caixas de som, monitor, pen drives etc. Já a plataforma deve ser o Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, OS X, entre outros.

Drivers no Windows 8 (Foto: Reprodução/Tablet Reviews)Drivers no Windows 8 (Foto: Reprodução/Tablet Reviews)

É através dos drivers que o sistema operacional recebe as instruções, processa-as e, a partir de então, começa a "conversar" com o periférico. Tomemos com exemplo uma impressora: ao instalar o programa, a plataforma passa a saber, por exemplo, em qual porta ela se localiza, se está ou não ligada, se possui papel, de que forma os dados a serem impressos chegarão, se a impressão é em preto ou colorida, entre outras informações.

Drivers embutidos

Na maioria dos sistemas operacionais modernos, entretanto, muitos aparelhos sequer requerem a instalação de um driver para funcionar. Boa parte dos periféricos atuais são suportados nativamente. Nesses casos, são usados softwares que já vêm embutidos no sistema.

A Microsoft, por exemplo, inclui muitos drivers na própria instalação do sistema. Como o Windows é a plataforma mais utilizada, a empresa busca facilitar a vida de seus clientes, disponibilizando o máximo possível de hardwares compatível e suportado nativamente.

Como instalar

Instalando driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Instalando driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora))Instalando driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

No Windows e no Mac, instalar um driver normalmente se resume a pegar o CD que vem com o equipamento, colocá-lo na unidade do computador e executar um programa de instalação. O procedimento não é muito diferente da instalação de um programa. Já no Linux e seus derivados, o processo pode ser um pouco mais complicado, ainda que o sistema, atualmente, já venha com um suporte nativo a muitos periféricos.

O que fazer se perder o CD?

Caso o usuário não tenha o disco de instalação do equipamento que deseja usar, é possível baixar uma copia do driver ou seu instalador a partir do site do fabricante. Identifique o modelo, entre na página e procure na opção “Suporte”, “Support”, “Download”, “Drivers” ou qualquer outro nome relacionado a suporte e instalação de produtos.

Se não encontrar, ligue para o fabricante e informe-se. É obrigação deles fornecer este programa. Depois, é só baixar o instalador ou pacote de driver e, caso seja necessário, descompactá-lo.

Caso haja dificuldade em identificar o periférico, é possível usar programas como o AIDA64 e diversos outros utilitários para fazer essa tarefa. Depois, basta acessar o site do fabricante e procurar. Se preferir, use ferramentas como o MyDrivers, que além de identificar, baixam os drivers automaticamente e ainda os mantêm atualizados.

Como é possível notar, drivers são essenciais para o bom uso dos computadores e já não são mais algo tão complicado como foram no passado. Se você tiver alguma dificuldade com eles, veja os tutoriais do TechTudo sobre a instalação de driver para som, rede e webcam, entre outros.

Ainda tem dúvidas sobre drivers? Pergunte no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Anderson Gomes
    2013-06-24T13:26:52

    Muito boa a explicação, parabens!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • AFRANIO PAIXAO
    2013-06-24T13:15:51   , respondido respondido 2013-10-01T15:24:36

    Então driver é um programa??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • AFRANIO PAIXAO
      2013-06-24T13:15:51   , respondido respondido 2013-10-01T15:24:36

      Sim é um programa que pode ou não ter acesso mais direto ao kernel do sistema habilitando funções que os programas que rodam em modo usuário não necessitariam acessar, por exemplo, uma impressora terá que informar ao sistema me que porta este mesmo periférico está instalado, isso requer que seja feita uma chamada especial ao sistema e é o driver do dispositivo que efetua esta intermediação entre kernel e o modo usuário em si abstraindo do usuário várias rotinas lógicas.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário