16/06/2013 06h00 - Atualizado em 18/06/2013 17h03

Galaxy S4 e Galaxy S4 mini: entenda a diferença entre os smartphones

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Galaxy S4 mini foi anunciado no último dia 30 de maio como uma versão menor e mais simples do Galaxy S4, o mais novo smartphone top de linha da Samsung. Apesar de manter o nome do irmão mais velho, o S4 mini possui características bem diferentes, o que pode gerar dúvidas nos usuários que esperam um aparelho idêntico ao S4 original mas em um tamanho menor. Confira, então, um comparativo entre os modelos.

Samsung Galaxy S4 e Galaxy S4 mini têm especificações diferentes, mas são ótimos smartphones (Foto: Reprodução)Galaxy S4 e Galaxy S4 mini têm especificações diferentes, mas são ótimos smartphones (Foto: Divulgação)


A diferença mais óbvia entre os dois modelos é no tamanho. Os designs são bem semelhantes, mas o S4 conta com uma grande tela de 5 polegadas, enquanto o mini traz uma de apenas 4,3. A qualidade dos displays também é diferente: o original traz uma tela Super AMOLED em FullHD (1080p), enquanto o mais básico conta com uma em qHD (540p). O mini tem um corpo bem menor e mais leve (107 g contra 130 g) que o do irmão mais velho, embora seja mais grosso (8,9 mm de espessura contra 7,9 mm).

O que não é óbvio ao se analisar os aparelhos, é que seus hardwares também são muito diferentes. O S4 mini tem um poder de processamento um  pouco abaixo de sua versão maior: ele traz um chip dual-core de 1,7 Ghz, bem mais simples que o quad-core de 1,9 Ghz do S4 original. A memória RAM do mini é muito boa, mas também fica aquém do modelo maior: 1,5 GB contra 2 GB.

Além disso, a câmera traseira e a bateria do S4 mini não são tão impressionantes quanto as do Galaxy S4 original. Enquanto o original tira fotos com sensor de 13 megapixels e conta com uma grande bateria de 2.600 mAh, a versão pequena traz uma câmera de 8 MP e bateria de apenas 1.900 mAh. O armazenamento é outra grande diferença: o mini é vendido apenas com 8 GB internos, enquanto o S4 grande conta com opções de 16, 32 e 64 GB.

Vale a pena comprar um Galaxy S3 mini, ou é melhor esperar pelo S4 mini? Veja as opiniões dos usuários no Fórum do TechTudo!

De um modo geral, porém, ambos os aparelhos são muito bons. Os dois contam com o último Android, a versão 4.2.2 Jelly Bean, além de possuírem conexão 4G. O S4 mini ainda tem a vantagem de ser muito mais barato que o original - embora o preço não tenha sido divulgado, este é o grande trunfo das versões "mini" da Samsung - e possuir uma versão com suporte a dois chips de operadoras diferentes.

Se você é um usuário que utiliza seu smartphone para tudo, e gosta de estar sempre com um aparelho de alto desempenho, o mais aconselhável é adquirir o Galaxy S4 - apesar do seu alto preço de R$ 2,5 mil. No entanto, se você é um usuário comum, que utiliza o smartphone de maneira moderada e só costuma usar e-mail, redes sociais, apps comuns e jogar games leves, o Galaxy S4 mini é uma ótima opção.

Tabela comparativa entre Galaxy S4 e Galaxy S4 mini  (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Galaxy S4 e Galaxy S4 mini (Foto: Arte/TechTudo)
  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Fabian Macville
    2014-07-08T11:19:41

    Como a maioria das materias escritas para o tech tudo, essa contém um amadorismo gigantesco.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Stêvão Crespo
    2013-12-15T15:25:35

    qual celular vcs me aconcelham a compra ? Galaxy s3 mini ou galaxy s4 mini

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alex Sousa
    2013-06-17T03:31:20   , respondido respondido 2013-11-21T22:01:23

    Comprei o meu mini em outro Pais e paguei 99 dolares, uns 200 reais ja com imposto e tudo, essas multinacionais tratam os Brasileiros como uns otarios mesmo e nem vem com esse papo velho de imposto alto onde eu comprei tambem se paga, pode ser menos mas paga se por na ponta do lapis vai ver que a diferenca a absurd, o mesmo acontece com carros. no mundo inteiro se paga impostos pode ser menos, mas pagam tem alguma mafia maldita no Brasil que faz isso, vcs deveriam protestar contra essas coisas e nao por merreca de Onibus.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alex Sousa
      2013-06-17T03:31:20   , respondido respondido 2013-11-21T22:01:23

      Tbm quero saber...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alex Sousa
      2013-06-17T03:31:20   , respondido respondido 2013-11-21T22:01:23

      Onde vc comprou por esse preço?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ana Pinheiro
    2013-11-12T14:21:35

    Eu tenho o Galax S4 mini, é uma beleza, além disso é do tamanho do iPhone5

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Élisson Pinto
    2013-06-16T12:24:47   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:23

    Não podemos também esquecer dos erros nos valores dos PESOS dos aparelhos... Encima mostra um valor e embaixo outro...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Élisson Pinto
      2013-06-16T12:24:47   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:23

      Só faltou escrever embaixo separado para tirar ZERO, pois escreveu em cima junto (encima). Para aprender a escrever essas palavras é super fácil. Faça um sinal de "V" com os dedos (dedo indicador e médio)... "em cima" do "V" fica separado e "embaixo" do "V" fica junto... logo em cima é separado e embaixo é junto.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Élisson Pinto
      2013-06-16T12:24:47   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:23

      Primeiro aprende a escrever antes de criticar a matéria dos outros...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Trosk
    2013-06-16T18:35:27   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:21

    supondo que o S3 custa 1500 e o S3 mini 1000, o s4 só pode ficar em torno de 1250, a não ser que algum coitado vá achar que o S4 mini vai ser melhor que o S3

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Trosk
      2013-06-16T18:35:27   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:21

      *desisti

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Trosk
      2013-06-16T18:35:27   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:21

      Samsung tem diversos aparelhos em faixa intermediária e com especificações parecidas. S3 mini e S2 lite (praticamente o mesmo hardware), S2, S4 mini, Grand... e não sei quanto ao S4 mini, mas o S3 mini de S3 só tem o nome e o intuito de enganar bobo, pois é outro aparelho completamente diferente e absurdamente inferior em tudo. Fui comprar um pra minha mina e desesti, acabei indo de razr i, que é superior em todos os quesitos e custa praticamente o mesmo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabiano Santos
    2013-06-17T01:29:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:19

    Nao sei pq agora so fazem as melhores especificacoes para esses "teloes" q chamam de celular.Muita gente gostaria de ter as configuracoes mais poderosas, mas em telas razoaveis como 4,5.Mas agora esta praticamente impossivel,pois so colocam as definicoes top de linha nas telas de cinema.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabiano Santos
      2013-06-17T01:29:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:19

      Concordo com o Fabiano, infelizmente as empresas só investem em celulares de telas grandes, de 5" (polegadas). Celulares de 4" são só os mid-ends, infelizmente. Queria muito que a Samsung investisse mais nos celulares de 4" e parassem de associar tela média com smartphone de desempenho médio. Exemplos: Samsung Galaxy S duos, Samsung Galaxy S3 mini, e os novos: Samsung Galaxy Core, Samsung Galaxy Ace 3, Samsung Galaxy Ring, Samsung Galaxy S4 mini, etc etc etc... todos são mid-end, infelizmente!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabiano Santos
      2013-06-17T01:29:29   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:19

      Isso é gosto, meus amigos coreanos gostam de telas grandes por exemplo =)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Pereira
    2013-06-16T23:36:26   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:19

    2 celulares completamente diferentes

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Pereira
      2013-06-16T23:36:26   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:19

      na verdade são dois celulares...so que o menor e um s4 que chega perto de um s2...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Sartori
    2013-06-16T11:27:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:18

    Primeiro diz que é dual core 1.7, depois fala que é dual core 1.0 ... redação amadora.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Sartori
      2013-06-16T11:27:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:18

      Sem contar com os erros de português...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Sartori
      2013-06-16T11:27:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:50:18

      Pois é tbm percebi isso .

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Undiness Pedro
    2013-06-16T13:47:48

    Matéria de quem quer passar algo que não sabe.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogerio Barros
    2013-06-16T13:42:26

    não vale a pena pagar tanto pela mesma funcionalidade no final os dois fazem O MESMO....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Scaramuzza
    2013-06-16T13:17:21

    Essa foto principal nao é do S4...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Denis Lima
    2013-06-16T13:13:02

    Já virou rotina...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Heitor Morte
    2013-06-16T21:14:13

    Aí o S4 mini chega no preço do S3 hoje...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manoel Souza
    2013-06-16T14:33:47

    S4 mini com boas especificações, basta saber o preço que é muito importante!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Corrêa
    2013-06-16T12:55:08

    Esses estagiarios... HeHeheEhe

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • PAULO BAÊTA
    2013-06-25T15:21:38

    será que a camera do s4 mini é a mesma do s3 normal? Se for, já me atende e muito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Isaac Fraga
    2013-06-17T03:06:17

    gente não caia na conversa da Sansung não...fazem um celular, com o mesmo nome, menor...so que o desempenho e extremarmente menor, acabamento menor...displey entre outras coisas...por isto que tudo que vem da Sansung, tirando eletros domesticos e uma porcaria!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Gomes
    2013-06-16T23:28:51

    o comentário foi bem explicativo, mas o comentarista esqueceu de um pequeno detalhe, como decidir se ele não falou o preço do s4 mini, ficou o dito pelo não dito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Evandro Alves
    2013-08-17T08:55:51

    Não comprem Galaxy S4 todos estão com um bug e a SAMSUNG não resolve e não da a minima ao ligar a camera o celulara reinicia com uma podem procurar na internet sobre GALAXY S4 reiniciando camera e vão ver videos e reclamações. Sempre fui cliente da SAMSUNG mais agora estou arrependido. Não Comprem o SAMSUNG GALAXY S4!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário