Sistemas Operacionais

10/06/2013 17h19 - Atualizado em 27/06/2013 16h24

O que o iOS 7 tem de novo? Descubra se vale a pena atualizar o iPhone e o iPad

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O iOS 7 foi apresentado oficialmente nesta segunda-feira (10), durante a WWDC 2013, feira anual de desenvolvedores da Apple. A Apple não economizou nas novidades do novo sistema, apresentando “a maior mudança para o iOS desde o primeiro iPhone", segundo o próprio Tim Cook. Além de um design remodelado, o sistema conta com novos recursos e melhor desempenho.

iOS 7 teve seus ícones e tela inicial redesenhados (Foto: Divulgação)iOS 7 teve seus ícones e tela inicial redesenhados (Foto: Divulgação)

Um vídeo apresentou o novo sistema operacional móvel da Apple. Foi possível perceber, logo de cara, o quão mais “clean” está a interface. A nova tela de bloqueio não tem mais botão e parece mais agradável. Além disso, os ícones e a interface dos programas foram redesenhados.

“Instalar o iOS 7 no seu iPhone, é como ganhar um smartphone completamente novo”, afirmou Craig Federighi, que também já havia demonstrado as novidades do Mac OS Mavericks e foi o responsável por tocar a palestra do iOS 7 após o vídeo introdutório.

Interface do novo iOS 7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Interface do novo iOS 7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Visualmente, as mudanças foram grandes – e parecem ter agradado. Há novos efeitos translúcios sob o teclado, que agora é mais claro, o efeito paralaxe na visualização de conteúdo, uma tipografia agradável, mais animações bem feitas, alterações na barra de notificações. As modificações foram apresentadas no palco do evento uma a uma, com muitas imagens passando nos telões.

Novidades em visual e funcionalidades

Um layout moderno, arrojado e elegante foi implantado no iOS 7. As principais mudanças visuais foram nos apps de previsão do tempo, calendário e e-mail, além do novo Game Center. Todos seguem o mesmo conceito de tornar o visual clean: mais branco e claro, substituindo os tons de preto e cinza escuro.

Além disso, foram apresentadas mudanças em funcionalidades. Uma delas é o Control Center, ou centro de controle, onde é possível realizar rápidos ajustes de configuração somente com gesto de cima para baixo na tela principal do smartphone (em uma interface semelhante ao Android). O navegador Safari também ganhou alterações visuais, novo sistema de abas e listagem de favoritos em destaque, além de modo tela cheia.

Control Center, a central do iOS 7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Control Center, a central do iOS 7 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A relação do iOS com as fotos também mudou. Além de um novo layout no app de fotos, seguindo o padrão do resto, as imagens agora são tratadas como “momentos” e podem ser divididas por ano, localização ou grupos de amigos. Há organizações variadas e com isso, o usuário tem uma espécie de linha do tempo do que viveu, bem arrumadinha, em seu dispositivo móvel. Aplicações de filtros e compartilhamento também estão presentes.

Uma das maiores novidades do evento, porém, ficou por conta do iTunes Radio. O serviço de streaming de músicas, disponibilizado primeiro para usuários dos EUA depois para o resto do mundo. Ele será embutido no player e terá duas versões: gratuita, mas com anúncios, e paga, sem anúncios e com outros recursos, como modo offline.

iOS 7 trará novos recursos e interface de aplicativos remodelada (Foto: Divulgação)iOS 7 tem novos recursos e interface de aplicativos remodelada (Foto: Divulgação)

Recursos aprimorados, Siri mais inteligente e alfinetada no NFC

A demonstração do AirDrop, recurso de compartilhamento do iOS 7 para iPhone 5, iPad 4 ou iPad Mini foi praticamente um "quem precisa de NFC?". A nova função possibilita compartilhar arquivos com várias pessoas bastando um toque nos ícones dos seus contatos. “Não é preciso ficar andando pela sala encostando em celular por celular”, disse Federighi cutucando o NFC.

O Siri do iOS 7 também foi destacado no evento, com novas funcionalidades, mais comandos e o suporte a novos idiomas (não foi mencionado nada sobre o português). Além disso, foi lançado o recurso para carros "iOS in the car". Alguns modelos de automóveis serão fabricados com integração ao sistema da Apple, possibilitando o uso do Siri na estrada sem usar as mãos.

Outra novidade bem interessante é o recurso multitarefas do novo iOS. Agora, é possível passear por miniaturas de todos os programas abertos em uma interface bem semelhante à do Android: é só arrastar a janelinha para cima que o programa é fechado.

O novo sistema operacional da Apple ainda contará com um novo aplicativo de músicas, atualizações automáticas na App Store, um FaceTime de áudio, um sincronizador de notificações entre aparelhos iOS e um bloqueador de ligações e mensagens. Outra novidade é a aba de notificações, que foi reestruturada.

iTunes Radio é o novo serviço de streaming lançado pela Apple (Foto: Divulgação)iTunes Radio é o novo serviço de streaming lançado pela Apple (Foto: Divulgação)

Lançamento e compatibilidade: afinal, vale a pena atualizar?

Uma versão beta do iOS 7 estará disponível já nesta segunda para usuários do iPhone e em breve para o iPad. O novo sistema será compatível com os modelos de iPhone 4, 4S e 5, iPad 2, 3 e 4, iPad mini e iPod Touch a partir da quinta geração – além, é claro, dos novos iDevices que ainda virão por aí em 2013. A data de lançamento da versão final do update está prevista para o outono norte-americano (primavera no Brasil).

No geral, o iOS 7, como a própria Apple vem dizendo, transforma seu iPhone em um aparelho totalmente diferente. Se isso é bom ou ruim, a opinião vai ser individual. Por isso, antes de fazer o update, veja bem as fotos, compare as interfaces e perceba as modificações. Caso elas lhe agradem, certamente vale a pena instalar a versão nova, pois, além do visual arrojado, ela traz ainda novos recursos bem interessantes.

Em termos de performance, pelo que foi demonstrado na conferência, o iOS 7 também supera o seu antecessor. E a Apple destacou que as novidades não farão com que o consumo de bateria do iPhone aumente (o que é sempre uma preocupação do usuário dos smartphones da empresa).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Junior
    2013-06-10T18:19:22  

    Olhando esse iOS, o Android voltou para o século XIX, foi nem o XX...

    recentes

    populares

    • Julio Junior
      2013-06-10T18:19:22  

      possuo android e ios, e sinceramente o android da uma surra nesse ios. Para quem utiliza realmente um smartphone para tudo, sabe do que estou falando.

    recentes

    populares

    • Julio Junior
      2013-06-10T18:19:22  

      Android é o robozinho que deveria voar para fora do Planeta Terra, de tanta vergonha que ficou depois da apresentação do iOS 7.

  • Rodrigo Shimokawa
    2013-06-10T19:56:19

    Show de bola !

  • Fulano Beltrano
    2013-06-10T18:33:16

    Windows Phone diz olá pro iPhone. Ficou faltando só a interface de blocos!

  • Ramon Caldeira
    2013-06-10T18:14:59  

    como faz para atualizar na versão beta ?

    recentes

    populares

    • Ramon Caldeira
      2013-06-10T18:14:59  

      Apenas desenvolvedor pode baixar a versão beta.

  • Pablo Fernandho
    2013-06-10T17:49:00

    Quando será disponível a beta ? Poderei baixar pelo iTunes certo ?

  • Rodney Pereira
    2013-06-10T18:35:39

    O bom é que meu iPhone 4 que comprei em 2010 ainda vai receber essa atualização. É verdade que muita coisa vai ser cortada, mas...

  • Luiz Glastony
    2013-06-10T17:53:04  

    Ficou com cara de Windows phone, mas é uma boa dar uma mudada naquele formato que a apple trouxe desde o primeiro iphone. Ela fez alguns ajustes, infelizmente nada inovador. Mais do mesmo. A estratégia da Apple é usar o que deu certo nos concorrentes.

    recentes

    populares

    • Luiz Glastony
      2013-06-10T17:53:04  

      Exatamente.

  • Robson Gonçalves
    2013-06-10T17:44:43  

    E quem disse que a tecnologia NFC foi feita para passar arquivos de um smartphone para outro? Isso é apenas uma das utilidades que a tecnologia oferece. Querendo justificar uma deficiência do Iphone mas não colou. No mais, alguns ajustes de estética, adição de funcionalidades que já existiam em outros S.O's e fim. Mais do mesmo como há um bom tempo...

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves
      2013-06-10T17:44:43  

      Não tem nada novo nesse iOS... só funcionalidades que já existem em outros SOs, principalmente o Android, do qual todo fanboy adora falar mal.

  • Jannsey Carlos
    2013-06-10T20:37:58  

    Galera, será uma msg subliminar da apple para um futuro iphone mais quadrado e sem botão home? Alguém reparou que eles não usaram a demonstração do iOS em um iphone no keynote? Sei não viu uahshuashuash

    recentes

    populares

    • Jannsey Carlos
      2013-06-10T20:37:58  

      Eles sempre apresentam o iOS na WWDC, antes de lançarem o iPhone! Em que mundo vc vive?

  • Thalles Nogueira
    2013-06-10T20:30:08

    E começam a falar os invejóides...

  • Eduardo Costa
    2013-06-11T14:10:12

    O sistema ficou lindão, sofisticado e com vários recursos adicionais. Evoluiu visualmente e em usabilidade, vai entregar uma experiência de uso mais agradável, organizada e simplificada, sem desviar radicalmente da proposta original. Gostei da nova iTunes Radio, o novo Photos App ficou muito legal, o Safari também, emfim, toda a usabilidade foi bastante aprimorada. A Apple está de parabéns, gostei muito mesmo!

  • Davi Ferreira
    2013-06-11T12:51:05

    Eu sempre admirei os aparelhos da Apple, mas nunca gostei do seu IOS por ser muito travado, sem tantas funcionalidades, mas depois do Ios7 eu posso dizer que a apple se superou, coletou os pontos positivos do android que lhe faltavam e criou um sistema perfeito, sim perfeito... Acabei de enviar uma sms para minha namorada dizendo "Vou comprar um iphone" ela até achou estranhou pois sempre reclamei do IOS.

  • Monsenhor Razão
    2013-06-11T11:10:31

    Esse android da apple ficou MÁ-GI-CO!!!! Recursos revolucionários!!! Com as cores pasteis mais bonitas desde quando telas coloridas eram a novidade!!!!

  • Sandro Botelho
    2013-06-11T10:55:52

    "Android, eu quero ser você"

  • Jeferson Santos
    2013-06-11T09:09:47

    Retificação TechTudo: Onde lé "em uma interface semelhante ao Android" e "em semelhante à do Android" na verdade a inspiraçã de abas veio do PalmOS! E tb foi do PalmOS q a Google tirou a "ideia" de abas!

  • Luís Fernando
    2013-06-11T08:56:40

    "recurso interessante", Multi-tarefa! kkkkk

  • Luís Fernando
    2013-06-11T07:59:10

    Go laucher misturado com symbiam!

  • Fabio Silva
    2013-06-10T21:19:36

    Chupa Sumsung com seu sistema Android com vários bugs e vírus nesta carcaça vergonhosa de plástico barato. iPhone haters tem que entender que Apple e iPhone estão num nível superior.

  • Rodrigo Almeida
    2013-06-11T00:21:14

    windows phone é você?

  • Paulo Pimentel
    2013-06-10T22:18:57

    Chupa Android! Mas chupa de camisinha, para não passar vírus para o meu Nokia Lumia 920. Obrigado... Próximo!

  • Jones Dorneles
    2013-06-10T22:03:39

    Não troco meu iPhone e meu iPad por nenhum ANDRÓID... IOS \o/

  • Wedson Cruz
    2013-06-10T21:28:00

    Só os 'apple fan boys' abduzidos que vão ter coragem de dizer que algo mudou.. Um aparelho bem bonito.. estiloso.. marcante.. não se pode negar isso! mas.. com esse Sistema aí.. não passa de um celular pra quem gosta de ser tratado como bobo.

  • Joelson Rocha
    2013-06-10T21:21:29

    Cópia do Android Jelly Bean! até o aplicativo de tempo animado a Motorola já coloca na linha Razr... Qual é mesmo a novidade?

  • Elias Jr
    2013-06-10T19:50:14  

    Fui usuário de Android por 3 anos e agora, 01 anos de IOS. Não sou nenhum fanático, simplesmente sou crítico. Peguei meu Iphone 5, IOS 6 e "destrinchei" o Sistema. Confesso, achei o IOS muito atrasado, se comparado ao Android. Minhas considerações: 1 - Central de Notificação do IOS. Simplesmente ineficiente. 2 - Inexistência de Teclado Swype (Como senti falta disso). 3 - IOS você consume mais passos até chegar ao destino. Por exemplo: Ativar Wifi. 4 - Bluetooth - Nunca funciona. Simplesmente você terá que esquecer essa funcionalidade. Enfim, estou ansioso com esse IOS 7. Espero me animar.

    recentes

    populares

    • Elias Jr
      2013-06-10T19:50:14  

      Bluetooth nunca funciona??esquecer essa funcao??Olha,alguma coisa tem d errado com seu iphone pois no meu funciona SEMPRE!!

  • Danilo Lima
    2013-06-11T08:08:54  

    Pessoal falando que Google vai ter que "remar" pra alcançar o IOS, para de show gente, todos os novos recursos desse novo IOS já estavam presentes desde o android 2.3, Apple ta defasada.

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-06-11T08:08:54  

      Ó pai perdoa-lhe ele nao sabe oque fala!

    recentes

    populares

    • Danilo Lima
      2013-06-11T08:08:54  

      Jeferson Santos, muito pelo contrário, ele sabe sim. Tenho um iPhone e um Android e sei bem que muito do que foi incorporado agora já existia na versão 2.3 do Android, como o "Control Center". A Apple só teve a decência de perceber o quê é bom e incorporar em seu sistema.E isso é bom! Todos saem ganhando.