Sistemas Operacionais

27/06/2013 10h45 - Atualizado em 16/10/2013 16h13

Review do Windows 8.1 Preview: sistema evolui, mas Microsoft deve inovar mais

Elson de Souza
por
Da redação

O Windows 8.1 é a aposta da Microsoft para reverter boa parte das críticas ao seu novo sistema operacional. Lançado em versão Preview nesta quarta-feira (26), o update dá um “gostinho” do que a gigante de software pode estar preparando para a versão final. No entanto, vale a pena baixá-lo? As mudanças foram satisfatórias? Confira o review do TechTudo com o Windows 8.1 Preview.

Instalação

Se a intenção da Microsoft era agradar à primeira vista, a nova versão do sistema deixa a desejar. Para mudar o Preview, é necessário instalar uma atualização para o Windows 8 original e, em seguida, fazer o download do update na loja do sistema. No entanto, foi muito difícil baixar o pacote necessário no dia de lançamento. Em um primeiro momento, a transferência reiniciou algumas vezes. Já aos 38%, o aplicativo exibiu constantemente o erro 0x8020002e. Com muita insistência, enfim, foi possível completar o processo.

WIndows 8.1 deve ser baixado na loja do sistema, mas processo demora (Foto: Elson de Souza/TechTudo)WIndows 8.1 deve ser baixado na loja do sistema, mas processo demora (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Está com dificuldades para atualizar para o Windows 8.1? Veja este tutorial

Passada a dor de cabeça do download, mais estresse com a instalação do sistema. O Windows 8.1 exibiu excessivas e demoradas mensagens de configuração. Desde o primeiro download até a inicialização completa foram gastas mais de três horas. O tempo foi muito superior ao necessário para atualizar o mesmo notebook do Windows 7 para o 8.

Interface

No geral, a aparência do Windows 8.1 continua a mesma, exceto por um detalhe: a volta do botão "Iniciar". O ícone mais polêmico do novo sistema operacional retornou com interface minimalista, mas sem a sua funcionalidade clássica. Ao clicar no botão, é exibida a tela inicial do sistema, mas não o menu clássico do Windows 7 e anteriores.

Windows 8.1 traz de volta o botão iniciar e faz poucas mudanças na interface desktop (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Windows 8.1 traz de volta o botão iniciar e faz poucas mudanças na interface desktop (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A tela Iniciar trouxe mudanças sutis, mas grande ganho em personalização. A partir de agora, as Tiles de programas que não possuem a interface Metro serão coloridas a partir da cor predominante do ícone. Além disso, há quatro novos tamanhos: pequeno, médio, largo e grande. A mudança aproxima a experiência do sistema convencional à do Windows Phone 8.

Windows 8.1 tem mudanças no fundo da Tela Iniciar e diversos tamanhos de Live Tiles (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Windows 8.1 tem mudanças no fundo da tela Iniciar e diversos tamanhos de Live Tiles (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Já no fundo da tela, é possível escolher entre novas opções de temas, alguns animados, e personalizar a cor de fundo e a de destaque. Outra opção é exibir o papel de parede da Área de Trabalho. O menu “Todos os Aplicativos” pode ser acessado a partir de uma seta para baixo, localizada na parte inferior da tela. Antes, era preciso clicar com o botão direito e, em seguida, clicar em outro ícone.

Windows 8.1 investe na personalização do sistema, principalmente na interface Metro (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Windows 8.1 investe na personalização do sistema, principalmente na interface Metro (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Uma grande sacada da Microsoft é oferecer mais liberdade na divisão entre dois aplicativos abertos na tela. Com o Windows 8.1 ficou bem mais fácil, por exemplo, digitar um documento de texto na Área de Trabalho enquanto se verifica os e-mails ou gerenciar a reprodução de músicas durante a navegação na Web.

Windows 8.1 agora pode dividir aplicativos em diferentes tamanhos na tela (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Windows 8.1 agora pode dividir aplicativos em diferentes tamanhos na tela (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A interface Desktop é praticamente a mesma. A barra de tarefas ganhou, além do menu "Iniciar", um pouco mais de transparência. Já no Windows Explorer, as pastas "Imagens", "Documentos", "Músicas" e "Vídeos" agora aparecem dentro da guia “Este computador”.

Aplicativos e funcionalidades

O Windows 8.1 chegou com a promessa de reformulação de alguns programas criticados na versão original do sistema. O primeiro a sofrer grandes mudanças é a Windows Store. A nova loja virtual está mais amigável, com destaques animados e listas de aplicativos semelhantes à da Google Play e App Store: sugeridos, mais populares, novas versões, melhores pagos e gratuitos. Ao clicar com o botão direito, todas as categorias clássicas são exibidas. Um ótimo trabalho da Microsoft.

Loja de aplicativos do Windows 8.1 foi remodelada e traz design mais dinâmico (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Loja de aplicativos do Windows 8.1 foi remodelada e traz design mais dinâmico (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Outro aplicativo bastante aguardado é o Internet Explorer 11 Preview, que na sua interface Metro recebeu mudanças bastante interessantes. A primeira delas é que, ao clicar com o botão direito, as abas abertas serão exibidas na parte inferior da tela, junto com a barra de endereço. O programa também ganhou um gerenciador de downloads mais completo e, finalmente, um botão de salvar favoritos. No quesito velocidade, houve uma leve melhora, mas nada surpreendente.

Internet Explorer 11 Preview apresenta algumas evoluções em relação à décima versão (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Internet Explorer 11 Preview apresenta algumas evoluções em relação à décima versão (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

O Xbox Music agora possui uma interface muito mais limpa e organizada, com um menu vertical na esquerda e sem exigir muitos movimentos na horizontal. Além disso, o aplicativo também ganhou a função Rádio, que faz streaming de canções com base no artista escolhido pelo usuário.

Xbox Music ganhou função Rádio no Windows 8.1 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Xbox Music ganhou função Rádio no Windows 8.1 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

A Microsoft caprichou também nos novos apps nativos do sistema. Na interface Metro, os destaques ficam para o "Gravador", "Lista de Leitura", "Alarme", "Receitas" e o "Saúde e Bem-estar", que promete ser o melhor companheiro para quem está de dieta. Para o desktop, foram adicionadas novas ferramentas administrativas e de desempenho, que devem complementar os recursos do recém-renovado gerenciador de tarefas.

Aplicativo Bem Estar e Saúde é um dos destaques do Windows 8.1 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Aplicativo Saúde e Bem-estar é um dos destaques do Windows 8.1 (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Pesquisa Bing

A nova ferramenta de pesquisa do Bing pode dar dor cabeça para o Google no futuro. A integração do buscador da Microsoft com o novo sistema oferece ao usuário uma experiência rápida e satisfatória. Para pesquisar, basta clicar no ícone de lupa da Charm Bar e digitar o que você procura. Os resultados são organizados em fotos, vídeos, notícias e páginas da Web. O recurso é interessante, mas uma otimização da interface seria bem-vinda.

Windows 8.1 traz nova integração com a pesquisa do Bing (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Windows 8.1 traz nova integração com a pesquisa do Bing (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Desempenho

No geral, não foram observadas mudanças radicais no desempenho do Windows 8.1, tanto na inicialização como no uso comum. Além disso, programas, jogos e drivers que já rodavam sistema original não apresentaram problemas na versão 8.1. O grande ganho porém, parece ser na economia de energia. O mesmo notebook que durava 1h30 no Windows 7 e 2h30 no 8, agora tem previsão de seis horas na versão 8.1. Porém, não foi possível verificar se isso é cumprido, na prática.

Windows 8.1 mantém boa performance da versão anterior e traz algumas melhoras (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Windows 8.1 mantém boa performance da versão anterior e traz algumas melhoras (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Conclusão

O Windows 8.1 Preview traz um pouco poder de fogo que faltava ao sistema lançado em 2012 e indica o que a Microsoft pode guardar para a versão final do update. No geral, o sistema mantém o bom funcionamento em desktops e notebook, mas promete mesmo se destacar nos tablets e brigar com Android e iOS.

Menu com todos os aplicativos no Windows 8.1 pode ser acessada na parte inferior da tela (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Menu com todos os aplicativos no Windows 8.1 pode ser acessada na parte inferior da tela (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Curiosamente, o logo do Windows da tela de inicialização foi substituído por um peixinho. Resta aguardar para ver se a versão 8.1 trará marés mansas para a Microsoft ou afundará, de vez, as chances do novo sistema.

Tem dúvidas sobre o Windows 8.1? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Genésio Guimarães
    2013-06-29T21:42:45

    Atenção Microsoft, pra esse povinho que vive abaixo da linha do equador tem trazer é o Windows 95 de volta. Não sou nenhum defensor do Windows, pois sou adepto do software livre. Mas é incrível como essas pessoas não estão sujeitas a mudanças. Nem senti falta desse tal botão Iniciar. Eu hein!!!

  • Gilmario Paschoal
    2014-11-12T08:50:01

    Perfeito.

  • Marcelo
    2013-06-27T12:15:18

    Que bagunçaaaaaaaaaaaaaa

  • Alexandre Lima
    2013-06-27T13:51:24

    WINDOWS 8 , na minha opinião é um dos melhores sistemas operacionais que a MS já lançou. É muito rápido, produtido... você tem tudo a mão. Óbvio que há resistência, principalmente aos que não sabem muitos de informática ou já tem uma certa idade mas, nada que não consigam aprender. É fácil. Eu paguei 69,00 na atualização. Valeu super a pena.

  • Arthur Sousa
    2013-06-27T13:25:23

    Eu instalei a atualização, reiniciei o PC mas não apareceu nenhuma atualização na Loja :( aconteceu com mais alguém ?

  • Cylon Starr
    2013-06-27T13:07:35

    Download de 2.44GB fica pendente, não instala pela Windows Store. Ponto Negativo MS.

  • Edson Rúdio
    2013-06-27T12:47:20  

    Se vocês não gostam do Windows 8 e acham que é um sistema que não tem futuro, então por que insistem em escrever matérias sobre ele? Assim o Techtudo perde credibilidade.

    recentes

    populares

    • Edson Rúdio
      2013-06-27T12:47:20  

      Deixe-me ver se entendi. Você quer dizer que quando um jornal não gostar ou quando ele entende que a notícia é ruim ele não deve divulgar nada para o publico? hahahahhahaha. Tenho que rir.

  • Daniel Augusto
    2013-06-27T12:28:40

    o meu fica dando erro durante a instalação acredito que na reta final, quando ele diz: instalando mais alguns itens importante ai fica em 81% e trava a maquina.

  • Rodolfo Rios
    2013-07-02T12:38:11

    O "peixinho" na tela de boot é um peixe da espécie "Beta", espécie bastante sugestiva para simbolizar que aquela versão do Windows é uma versão para testes.(versão beta)

  • Carlos Nascimento
    2013-07-02T10:36:37

    Acho que o Windows 8 ficou show e, digo isso pois utilizo o Windows desde sua primeira versão, assim como uso o Linux (slack e debian) desde 95 e para mim o que importa não é o SO que uso e sim o que posso fazer nele, ou seja, quais os aplicativos que me interessam e que podem me ajudar no dia a dia. Uso o Unix (BSD) apenas para segurança e o Win para as demais atividades; Office, .Net, autocad, corel, jogos e muitos outros, pouco me importa o SO, se meu sistema estiver rodando bem. No mesmo caso para os disp, móveis, o que importa para a maioria são os aplicativos disponibilizados.

  • Vanderlei Costa
    2013-07-01T21:18:26

    hudson esse windows 8.1 é beta, é so para testes esta cheio de falhas ainda, melhor vc esperar a versão final.

  • Santiago Rocha
    2013-06-30T16:54:08

    olha, para colocar o botão iniciar, basta baixar o app do gmail. ai blz, ele coloca um botão destes pra vc, minha opnião, a versão beta esta 10 na pureza da tela, ficou legal os menus, e as configurações, mais ainda esta ocorrendo alguns bugs na inicialização. mesmo assim vale a pena, acho que na versão oficial vão resolver isto.

  • Dário Pinheiro
    2013-06-29T01:42:08

    Pessoal que reclama é pq tem medo do novo, bando de cérebro que não é compatível com algo novo, o Windows 8/8.1 é muito melhor que as versões anteriores, para comprovar, basta parar de pensar que ele é igual aos seus antecessores! simples assim!

  • Roberto Silva
    2013-06-28T21:35:20

    Alexandre grato pelo elogio de me chamar de inteligente. Não me considero nenhuma sumidade em termos intelectuais apenas tenho discernimento que me possibilita ter ideias próprias e, também, compreender o que os demais citam. Que a Microsoft decepcionou com o lançamento do Xbox isto é fato, que ela decepcionou com esta atualização do windows isto também é fato e nem você negou ambas as afirmativas. Na boa: Não esquenta com o que eu escrevo e aproveite melhor o seu horário de recreio, faz bem crescer sabendo argumentar com fatos citações e opiniões alheias. Um dia você cresce e aprende.

  • Artur Coelho
    2013-06-28T20:59:21

    Curti muito esse Windows 8.1 Preview, arrumaram tudo que me incomodava no Windows 8 só poder ver 2 apps na tela, agora pode ver 3 e se usar várias telas, vc ainda pode ver mais 2 apps por tela adicional e abrir o Iniciar não minimiza mais os apps abertos nas outras telas. Agora o IE11 também tem WebGL nativo e um sistema de reprodução de vídeos em HTML5 muito sinistra que agora possui suporte a Tela-Cheia de verdade, não apenas encher a janela na página e parecer tela-cheia na versão metro, e os históricos vc pode ver organizado em "qual computador pertence" não só unido de todos os seus PCs.

  • Carlos Reis
    2013-06-28T16:35:13

    Muito massa esse W8.1 curti mesmo sendo ainda uma versão preview!

  • Luciano Luz
    2013-06-28T09:57:47

    Rodando o WIN7 emuito satiseito;) Pra que mexer em time que tá ganhando rsrsrsrs

  • Jayme Filho
    2013-06-28T07:32:27

    Eu uso o Windows 8 há algum tempo e acho ótimo. não trava e é muito estável. E uma das poucas queixas que tinha era a falta do Inciar que agora foi concertada. Lembrem-se que qualquer SO lançado, tem nos seus primeiros meses muitos Bugs, isso é normal. Até o Linux e o MacOSX quando são recem lançados vem sempre com Bugs. No geral gostei muito da atualização!

  • Victor Resende
    2013-06-27T22:15:24

    Eu uso o windows 8 pro e n vou colocar o 8.1 nao e principalmente dps do q li prefiro ficar com meu 8 msm ta com um desempenho otimo no meu pc

  • Joselio Silva
    2013-06-27T21:02:19

    nao gostei instalei ontem e hoje tive que formatar o meu notebook e instalar o windows 8 de vamos esperar a versao final e ver se presta.

  • Robson
    2013-06-27T15:22:57

    Esse SO é horroroso, a melhoria foi o conceito em nuvens, para usuarios de notebooks esse sistema não é nada funcional. A ms tentando inovar e ser funcional deu um tiro no pé.

  • Marcelo
    2013-06-27T14:20:34

    Ler de vez em quando é bom.... no site da microsoft tem um aviso que é uma versão preview e se vc não for um usuário experiente melhor esperar a versão final.... Esses problemas na instalação devem ter ocorrido pq tava todo mundo tentando baixar e instalar ao mesmo tempo... + é provável que hj ja tenha melhorado ... outra "microsoft deve inovar mais.." o W8 ja foi uma revolução... vcs queriam o q? que a Microsoft mudasse tudo denovo 1 ano depois?? o W8.1 é uma evolução significativa sim.. mas muitas novidades são internas...como novas APIs pra desenvolvedores que só vão aparecer + pra frente

  • Antonio Canabarro
    2013-06-27T13:26:50  

    eu uso o windows 8 com o classic start menu (opensource) é realmente mais leve que o windows 7, a interface metro para desktops com mouse é péssima idéia ponto.mesmo com caneta Duo Pen que simula touchscreen a metro é horrivel, desktops com mouse não podem ser confundidos com tablet.

    recentes

    populares

    • Antonio Canabarro
      2013-06-27T13:26:50  

      Tbm acho, esse SO é mt ruim tem design horroroso. Quer fazer um SO para phones e tablets? Entao façam para esses equipamentos e nao para usuarios de notebooks e pc desktop.

    recentes

    populares

    • Antonio Canabarro
      2013-06-27T13:26:50  

      tem o classic shell também, é muito bom o sistema...

  • Henrique Nakandakari
    2013-06-27T12:57:00  

    Eu só digo uma coisa... eu não digo nada e ainda digo mais, só digo isso, ok?

    recentes

    populares

    • Henrique Nakandakari
      2013-06-27T12:57:00  

      Vc já completou 3 anos?

    recentes

    populares

    • Henrique Nakandakari
      2013-06-27T12:57:00  

      Para, foi engraçado

  • Arthur Sousa
    2013-06-28T13:01:51  

    Alguém aí já achou algum antivírus compatível ?

    recentes

    populares

    • Arthur Sousa
      2013-06-28T13:01:51  

      O Kaspersky 2013 é compativel e é o melhor do mundo

    recentes

    populares

    • Arthur Sousa
      2013-06-28T13:01:51  

      Julio Leite o Kaspersky 2013 da erro de compatibilidade! eu uso ele, tive que deixar sem antivírus e confiar no defender