11/07/2013 08h15 - Atualizado em 11/07/2013 11h15

Carregar o smartphone via USB plugado no PC prejudica a bateria?

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Apesar de a maioria dos celulares atuais adotarem com padrão a entrada USB, ainda é grande o número de dúvidas acerca do processo de carregamento. Afinal, carregar um smartphone através do cabo conectado a um computador prejudica a bateria? O TechTudo explica!

Entrada microUSB de smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Entrada microUSB de smartphone (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

É certo que a bateria dos smartphones é carregada de forma mais segura pelas tomadas da energia, pois estas em geral fornecem uma corrente elétrica de 1.000 mA que é constante e totalmente voltada para o processo de recarga. Já o procedimento realizado por cabo USB conectado em um PC possui muitas variantes, como as versões desta conexão de periféricos e a quantidades de dispositivos que dividem a corrente elétrica.

Limitações da recarga por USB

Todo computador precisa de certa quantidade de corrente elétrica para fazer funcionar os seus componentes e ainda alimentar constantemente os seus periféricos essenciais como mouse, teclado, caixas de som e dentre outros.

Desta forma, quanto mais dispositivos estiverem conectados pelas vias de conexões USB do PC, menor poderá ser a taxa de corrente elétrica que será enviada para a recarga da bateria de seu smartphone.

Assim, enquanto uma tomada comum fornece a alimentação elétrica de forma constante em quantidade maior, diminuindo o tempo do carregamento da bateria, a conexão USB envia uma taxa de energia menor, que poderá ser instável e certamente demorará mais para fazer uma recarga.

Como fazer a bateria do celular durar mais? Descubra no Fórum do TechTudo!

Cabo USB (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Cabo USB (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Vantagens e desvantagens

Os cabos USB são extremamente práticos por sua portabilidade e, além de realizarem a recarga da bateria, também permitem a administração e a transferência de dados entre o PC e o celular. Carregar via USB é ideal para aqueles usuários que não se importam com a velocidade no carregamento dos seus celulares.

Apesar disso, o processo de recarga da energia de bateria smartphones acaba gerando um aumento de temperatura, tanto do aparelho como da bateria, e este fenômeno é um dos grandes responsáveis pela diminuição da vida útil de ambos. Desta forma, a maior desvantagem do processo de recargar de celulares pelo cabo USB conectado ao PC é o desgaste que a bateria e os componentes do smatrphone acabam sofrendo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Luis Guimarães
    2013-07-11T20:49:23   , respondido respondido 2014-10-09T19:41:55

    Só uma coisa: A corrente de nossa rede elétrica é AC (Corrente Alternada), ou seja, não é constante, como o próprio nome diz. E quanto ao PC, utiliza corrente DC (Corrente Contínua), que é única, não se altera (em teoria). Só uma pequena aula pro nosso responsável pela matéria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-07-11T20:49:23   , respondido respondido 2014-10-09T19:41:55

      Daniel Bento Eletricidade pode ser sim uma matéria. Quando se estuda um curso de engenharia elétrica, com certeza você terá matérias diretamente ligadas a eletricidade, podendo alguma conter esse nome. Física estuda os conceitos teóricos, mas não aplicados, quem estuda essas aplicações são as engenharias da parte elétrica, nesse caso especificamente a engenharia eletrônica, a qual eu curso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luis Guimarães
      2013-07-11T20:49:23   , respondido respondido 2014-10-09T19:41:55

      Hercules Maycon Você sabe informar se eu colocar uma cabo 3.0 ligado na minha fonte do carregador se irá carregar mais rápido?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael
    2014-10-09T19:39:15

    Tenho uma dúvida... Se eu colocar uma cabo 3.0 ligado no meu carregador "FONTE" ele vai carregar mais rápido?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Jacobsen
    2014-06-19T22:39:18

    olha ja ouvi fala e pessoa que não saber o que ta falando mais esta aqui merece um premio,primeiro como na própria matéria diz deveria ser um pouco melhor explicado invés de passa por cima de do assunto na maior parde do pc's cerca de 70% ja trabalha com carga superior na fonte entre 85% a 100% resultando em perda em amperagem em ambas voltagem que não e meu caso tenho uma fonte de 750 watts para proxino de 450 watts de consumo mantendo uma margem de 40% com sistema logado no maximo,sim o super aquecimento e maléfico para bateria mais quem causa isto e justamente o e cesso de amperagem do usb

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Willian Souza
    2014-06-11T10:27:28

    "tomadas da energia, pois estas em geral fornecem uma corrente elétrica de 1.000 mA que é constante" Que absurdo. Informe se melhor, pesquise, estude!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Silva
    2014-04-15T12:47:25

    Coloquei o meu celular lg-l4 via usb no pc e o pc danificou o ci do cel, o técnico falou que havia muita carga na entrada do usb, tive que trocar a placa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Zimmermann
    2014-04-12T01:59:02

    Gostaria de saber as referências teóricas dessa matéria, parece ter sido escrita por um jornalista e não por um engenheiro. A princípio, não vejo muito sentido na parte que faz a comparação de carregar a bateria pelo usb do pc ou pela rede elétrica diretamente. Se realmente comprovarem através de referências teóricas, cálculos e experimentalmente, posso mudar de opinião. Enquanto não provam, continuo defendendo a minha opinião proposta acima.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Oliveira
    2013-07-11T18:50:55   , respondido respondido 2014-04-07T16:35:12

    Não tinha um S3 mais conservado para a foto não? Esse ai está com a borda toda ferida. Acaba desvalorizando a matéria!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Tiago Oliveira
      2013-07-11T18:50:55   , respondido respondido 2014-04-07T16:35:12

      ahhh cala a boca

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luiz Mota
    2013-07-12T07:07:50   , respondido respondido 2014-01-04T08:49:14

    queimei as portas do notbook carregando o celular, não aconselho......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Mota
      2013-07-12T07:07:50   , respondido respondido 2014-01-04T08:49:14

      Somente se sua bateria estava em curto em alguma célula ou o próprio cabo com problema (cortes, falta de isolamento, etc).

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Mota
      2013-07-12T07:07:50   , respondido respondido 2014-01-04T08:49:14

      Vai carregar mais devagar, mas não tem problema algum. O carregador empurra a corrente com mais força pra carregar mais rápido. Só isso.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wulvarine Xanah
    2013-11-06T15:15:36

    ''Desta forma, a maior desvantagem do processo de recargar de celulares pelo cabo USB conectado ao PC é o desgaste que a bateria e os componentes do smatrphone acabam sofrendo.'' Alguem poderia me explica da onde tiraram essa asneira!!!!?!?!?!?!?! REFERENCIAS por favor

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nana Oliveira
    2013-07-11T15:28:08   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:12

    meu coelho roeu o fio do meu carregador, eu to carregando pelo notebook, e de fato a bateria dura bem menos :/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nana Oliveira
      2013-07-11T15:28:08   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:12

      Não há relação entre carregar pela USB do computador e pelo carregador. A única diferença é o tempo maior necessário para carregar pela USB. Quanto ao coelho, põe no forno que fica uma delícia.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nana Oliveira
      2013-07-11T15:28:08   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:12

      A matéria fala em vida útil da bateria e não de tempo de descarga da bateria. hehehehehehe

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Anonimo Nome
    2013-07-11T17:06:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:10

    Eu percebi que quando a franquia do meu plano de dados acaba e a velocidade diminui, a bateria do meu celular vai embora rapidinho... acho que é porque o 3G fica tentando baixar os e-mails e etc e demora mais...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anonimo Nome
      2013-07-11T17:06:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:10

      Anonimo Nome Como eu disse, quando acabar a franquia, mude para 2G, que assim utiliza menos banda e assim diminui a procura, resultando numa economia de bateria, pois exige menos

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anonimo Nome
      2013-07-11T17:06:39   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:10

      Pessoal, eu estou falando quando a franquia acaba. No meu caso é vivo, então a velocidade cai para 32kbs, e nessa situação, a bateria vai rapidinho... mas quando a velocidade está normal, ela dura bem

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Geraldo Miranda
    2013-07-12T08:49:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

    Sou engenheiro elétrico e não é bem isso não, se a corrente for alta ou se quando o aparelho estiver em carregamento pode ocorrer aquecimento e danos, mas isso só acontece por exemplo, se estiver carregando e o usando em alguma ligação ou mesmo jogando, pois além de carregar a bateria, precisa manter as funções ativas, isso pode até ocasionar explosões da bateria (vide casos já ocorridos)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Geraldo Miranda
      2013-07-12T08:49:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

      El Kabong Caso a mesma aqueça demasiadamente, o circuito fica inoperante, pois uma vez aquecido além do limite por uso abusivo (aumento considerável de consumo) pode ocorrer sim explosões meu amigo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Geraldo Miranda
      2013-07-12T08:49:49   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:09

      Um engenheiro eletricista não chegaria a essas conclusões. Toda baterio à base de ions de lítio é, potencialmente, sugeita a explosões. Por isso é que elas têm um circuito eletrônico nelas para impedir sobrecarga. Explosões são causadas por defeito nesse circuito. Se o celular demandar por mais corrente, a saída usb pode não fornecer o necessário ou, em casos extremos, queimar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Aline
    2013-07-20T13:17:43   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

    conectar o celular via cabo usb no pc antes da primeira carga prejudica a bateria?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Aline
      2013-07-20T13:17:43   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

      Não irá, porém vai demorar bem mais para carregar por completo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Anonimo Nome
    2013-07-13T08:48:19   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

    Pessoal, apagaram o post onde explicávamos que NÃO ESTRAGA, inclusive, analisando, é até melhor para a bateria do celular, uma vez que baterias de íons de lítio esquentam com cargas rápidas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anonimo Nome
      2013-07-13T08:48:19   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

      Certeza, quanto mais lenta a carga for, menor será a temperatura, com mais vida útil para a bateria.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael
    2013-07-12T07:35:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

    Eu nunca houvi esse mito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael
      2013-07-12T07:35:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

      Puts, "houvi" foi pesado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael
      2013-07-12T07:35:51   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:08

      Rejane Silva isso mesmo kkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Frederico Augusto
    2013-07-11T17:52:29

    Tecnicamente falando, carregar pela USB do carregador vantagem que carrega normal e no notebook demora mais para carregar. Detalhe no desktop tembém pode demorar conforme a carga da fonte. Pode danificar? Pode quando for carregado de forma incorreto. Na maioria do terminal USB tem uma carga necessária para o funcionamento dos periféricos. Então não tanto problema assim por dizer.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Rocha
    2013-07-11T13:39:37   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:07

    Carregar, seja pelo USB ou pela tomada (110V ou 220V), fará com que a temperatura do aparelho suba. Isso não chega a ser exatamente uma desvantagem, e sim uma característica da tecnologia usada hoje em dia para baterias. Acredito que o final da matéria, sobre as vantagens/desvantagens deve ser reescrito, pois do jeito que está, o usuário leigo pode entender que a bateria só sofrerá com o aumento da temperatura caso seja carregada pelo USB

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Rocha
      2013-07-11T13:39:37   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:07

      O comentário do Anderson Garcia é preciso e oportuno. O número de vezes e corrente de recarga são os mais importantes para durabilidade de qualquer bateria. Se a corrente abaixo da especificada, não há maior desgaste, há apenas mais demora. A bateria sobre aquece se a corrente for acima do especificado, mas um pequeno aquecimento é inevitável. Tecnicamente, o artigo deixa a desejar. Quem escreveu não parece ser do ramo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luiz Rocha
      2013-07-11T13:39:37   , respondido respondido 2013-10-30T11:23:07

      Vou fritar um ovo em cima do meu ipad de tanto que esquenta qnd carrego pelo computador... materia muito mal elaborada... tipico pra chamar a atenção...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vera Albuquerque
    2013-07-11T17:43:29

    eu to carregando pela TV entra usb

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Junior Oliveira
    2013-07-11T17:01:17

    Trecho da matéria "Desta forma, a maior desvantagem do processo de recargar de celulares pelo cabo USB conectado ao PC é o desgaste que a bateria e os componentes do smatrphone acabam sofrendo."...... Não esta errado a matéria só faltou esclarecer um pouco!, A bateria se desgasta mas rápido ""sim""quando carregada pela USB já que a mesma acaba ficando por mas tempo conectada a energia!.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Cavalcanti
    2013-07-11T14:40:15

    A forma como o celular é usado é muito mais prejudicial do que como ele é carregado. O que acaba com a bateria é a quantidade de vezes que vc a carrega. Se vc fica numa área que o sinal é inconstante, fazendo com que vc descarregue a bateria mais de uma vez por dia, aí sim aparecerá danos à bateria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mario Ramos
    2013-07-12T02:35:34

    Meu tablet carrega bem pela energia. Quando conecto ao PC via USB ele não descarrega e é carregado rapidamente, apesar da bateria apresentar um X sobre o seu ícone. Digamos ele pula de 75% a 100% antes de eu perceber. As vezes eu carrego em uma porta 3.0. tenho o cabo e conecto o Tablet ao PC via este cabo. Samsung 3100.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lourival Everton
    2013-07-11T21:35:26

    meu celular quando carrego via cabo USB no pc acaba beeem mais rápido a bateria e demora mais também

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristiane Leal
    2013-07-11T15:32:16

    Que enrolação pra dizer que sim, prejudica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Raphael Silva
    2013-07-12T07:08:43

    Uma corrente mais elevada é muito mais relevante para o aumento de temperatura do que um aumento no tempo de recarga, além disso, qualquer dispositivo à bateria razoavelmente bem feito possui um sistema que interrompe a recarga se a temperatura ultrapassar um certo limite.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kuso Tare
    2013-07-11T16:45:08

    Diminui a vida útil da bateira? O duro é encontrar celular com vida útil maior do que a da bateria...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário