11/07/2013 08h10 - Atualizado em 11/07/2013 15h06

Como se mede a audiência da TV aberta

Leonardo Rodrigues
por
Para o TechTudo

Qualquer pessoa que assista TV regularmente um dia já deve ter se perguntado: “Como é medida a audiência na TV aberta?” O TechTudo preparou uma matéria especial para que você conheça como tal medição ocorre. Acompanhe!

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

A audiência é medida em apenas algumas residências espalhadas pelo Brasil (Foto: Reprodução)A audiência é medida em apenas algumas residências espalhadas pelo Brasil (Foto: Reprodução)

No Brasil, cerca de 87% das residências brasileiras têm pelo menos um aparelho de TV. Isso significa um total aproximado de 39 milhões de lares com potenciais telespectadores. Para realizar uma pesquisa de audiência, apenas alguns domicílios são selecionados. Em linguagem estatística, isso equivale a uma “amostra”. Ou seja, apenas uma pequena parte, que representa a grande maioria, é analisada na pesquisa.

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, mais conhecido como IBOPE, é um dos grandes responsáveis por realizar a pesquisa e repassar os dados às emissoras de TV. Existem três formas de realizar a pesquisa.

No primeiro tipo de pesquisa, um questionário é respondido por moradores de algumas cidades do Brasil. A segunda forma envolve um aparelho (Peoplemeter) que, instalado nas TVs de diversas residências, envia informações diárias ao IBOPE sobre os canais assistidos. O último tipo de pesquisa também utiliza tal aparelho, porém, as informações sobre a audiência são repassadas em tempo real para o Instituto.

Peoplemeter é o aparelho responsável por registrar e enviar os dados ao IBOPE (Foto: Reprodução)Peoplemeter é o aparelho responsável por registrar e
enviar os dados ao IBOPE (Foto: Reprodução)

Peoplemeter, muito semelhante a um receptor de sinal de TV a cabo, é o aparelho responsável por registrar a audiência em cada residência. Assim, ao juntar os dados coletados por outros aparelhos semelhantes, o comportamento com relação à audiência das emissoras pode ser medido pelo IBOPE.

Além disso, o aparelho registra as preferências de cada morador no domicílio. Para isso, ao ligar o aparelho de TV, uma espécie de senha é digitada através do controle remoto para identificar o perfil do usuário que está habilitando o sistema. Com isso, o Instituto consegue gerar relatórios aprofundados com relação às preferências de cada faixa etária nos diversos lares onde o aparelho está instalado.

Entretanto, nem todo domicílio pode ser escolhido para participar da pesquisa de audiência. O IBOPE realiza uma espécie de mini censo, onde é realizado um estudo socioeconômico para selecionar adequadamente os domicílios que melhor representam o conjunto de residências em situação semelhante daquela região.

As famílias que participam dessa avaliação não são remuneradas e precisam concordar com um contrato de sigilo sobre o uso do aparelho (peoplemeter). Para se ter uma ideia, na cidade de São Paulo existem 760 aparelhos. Já no Brasil, são 3.765 aparelhos espalhados por 14 cidades, principalmente capitais.

Em dúvida sobre qual TV comprar? Comente sobre quais os melhores televisores do mercado no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rafael Rodrigues
    2014-10-08T00:58:43

    E POR QUE NÃO MEDEM A AUDIÊNCIA DO BRASIL COMO UM TODO ?? MEDIR SÓ EM SÃO PAULO NÃO QUER DIZER NADA, CADA REGIÃO TEM UM PREFERÊNCIA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Arienes Proescholdt
    2013-07-20T18:50:16   , respondido respondido 2014-06-08T22:44:27

    Este sistema é ultrapassado e não reflete a realidade.Em matéria de audiência a globo já deixou de ser a primeira já faz tempo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Arienes Proescholdt
      2013-07-20T18:50:16   , respondido respondido 2014-06-08T22:44:27

      É o que você faz questão de pensar, só.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Lauro Azeredo
    2014-06-08T22:43:50

    Quem não tem esse aparelho simplesmente não adianta colocar em determinado programa/canal achando que está contribuindo com a audiência, porque não está mesmo. E quando um apresentador fala: "A nossa audiência em em tal lugar (do Brasil) é muito grande", também é outra mentira.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jullian Blunt
    2013-07-11T15:53:02   , respondido respondido 2013-12-17T16:32:43

    NOSSA É UMA MENTIRA ENTÃO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jullian Blunt
      2013-07-11T15:53:02   , respondido respondido 2013-12-17T16:32:43

      Agora, mais do que nunca, eu tenho certeza sim, ibope no Brasil é a maior farsa.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcio Gianotti
    2013-08-21T12:36:55

    Eu já vi enterro de anão, agora, aparelho do ibope...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Cesar
    2013-08-09T16:46:25

    Eu nunca aceitaria instalar uma porcaria dessas na minha TV. Nem que me pagassem por isto. O que eu assisto é assunto muito meu e não interessa a ninguém, muito menos ao mercado manipulador e enganador dos publicitários e das "grandes" emissoras.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronaldo Lana
    2013-08-04T00:48:46

    Como pode ser tão cara de pau. E claro que isso 'e uma verdadeira mentira. com a tecnologia que existe hoje todos os aparelhos de tv podem ja vir com o detector de audiencia. Mas ha um canal que exigiu que isso não fosse feito, por que todos saberiamos a verdadeira audiencia em tempo real.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Sfc
    2013-07-28T22:59:46

    ESSA É A MAIOR FARSA DE TODOS OS TEMPOS !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Soares
    2013-07-12T10:38:15

    A globo vai manipular sempre o resultado do IBOPE. Simplesmente pq se a audiencia é maior na GLOBO as propagandas vao custar mais caro, ou seja. Anuncie na globo que tem muita gente assistindo. Alguém sabe quanto custa cada segundo de propaganda no horario nobre?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rogério
    2013-07-11T16:55:25

    Nem todo brasileiro tem um lar Wilson.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • edson
    2013-07-11T14:29:11

    Não acredito que uma cidade com milhões de pessoas como São Paulo, apenas 760 aparelhos são usados para medir o IBOPE dos canais de abertos. Isso é uma fraude!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francisco Araujo
    2013-07-11T13:39:52

    era só vender as tvs ja com esse aparelho dai teria uma audiência exata, do jeito que ta é uma fraude.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Talison Dalamaria
    2013-07-11T16:17:16

    Por iss que o BBB sempre tem record de audiencia a pesquisa é facilmente manipulada!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Livieri
    2013-07-11T16:04:03

    Com certeza esses aparelhos ficam todos na Família Marinho..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joao Livieri
    2013-07-11T16:05:18   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:49

    Tudo manipulado pela Globo, duvido que existe essa diferença toda entre globo e o resto das emissoras.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Joao Livieri
      2013-07-11T16:05:18   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:49

      A diferença ja fui mto mais absurda, eu não desacredito, pois de uns 8 anos pra ca que realmente passou a existir concorrência na tv, antes era praticamente apenas a globo. SBT que era a segunda melhor e mto distante, hoje quase todas tem um um outro programa bom!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Oliveira
    2013-07-11T12:22:31   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:49

    Po, se dentro de uma casa, se tiver só um aparelho já há discordância qnt ao que assistir, imagina no Brasil todo. Aí eles medem a audiência em 3700 e poucos aparelhos e passam o resultado como realidade absoluta. Fala sério, em minha residencia as vezes cada aparelho de tv está em um canal diferente (são 3 aparelhos), imagina Brasil afora como isso deve se repetir.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcos Oliveira
      2013-07-11T12:22:31   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:49

      Concordo.. essa pesquisa ai é a maior furada... Não pode ser levada a serio

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alexandre Silva
    2013-07-11T12:00:35   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:49

    mini SENSO é duro hem...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Silva
      2013-07-11T12:00:35   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:49

      Huhauahuahua Bem observado, rapaz!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Evandro Santos
    2013-07-11T09:15:34   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:49

    Agora sim eu percebi que o ibope das emissoras não valem de nada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Evandro Santos
      2013-07-11T09:15:34   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:49

      Isso, fora o "jabá" que esse instituo leva, pra manipular os dados em favou dessa ou daquela empresa.. Pura fraude.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wilson Junior
    2013-07-11T16:42:38   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:48

    Alguem pode me explicar que conta é essa 87% do lares tem tv e da um valor de 39 milhões???Não sabia que nosso pais so tem 44 milhões de habitantes??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wilson Junior
      2013-07-11T16:42:38   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:48

      E eu não sabia que CADA CASA SÓ PODE MORAR UMA PESSOA... derrr

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wilson Junior
      2013-07-11T16:42:38   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:48

      São 39 milhões de LARES! Não de HABITANTES.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Oliney Gomes
    2013-07-11T08:47:32   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:48

    Era só colocar um medidor em cada tv. Dessa forma contem erros porque o que é assistido em 14 cidades não corresponde 5570 cidades e nem com essas cidades contendo 3.765 aparelhos corresponde ao que 190.755.799 pessoas (2010).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Oliney Gomes
      2013-07-11T08:47:32   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:48

      Marcio Bortolanzza, quem está precisando estudar estatística é você! Como o erro amostral identifica a diferença máxima entre a média amostral e a verdadeira média populacional, o erro amostral é gigante!!! E quanto maior o erro, menos confiável é o resultado! Estude Levin e Triola e depois discutamos esses casos!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Oliney Gomes
      2013-07-11T08:47:32   , respondido respondido 2013-10-01T09:44:48

      J. Jr imagina se as fabricantes de tv iriam querer ter esse custo a mais só para que as emissoras soubessem quem é que tem mais audiência? Acho que não

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário