TechTudo

11/07/2013 08h10 - Atualizado em 11/07/2013 15h06

Como se mede a audiência da TV aberta

Leonardo Rodrigues Para o TechTudo

Qualquer pessoa que assista TV regularmente um dia já deve ter se perguntado: “Como é medida a audiência na TV aberta?” O TechTudo preparou uma matéria especial para que você conheça como tal medição ocorre. Acompanhe!

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

A audiência é medida em apenas algumas residências espalhadas pelo Brasil (Foto: Reprodução)A audiência é medida em apenas algumas residências espalhadas pelo Brasil (Foto: Reprodução)

No Brasil, cerca de 87% das residências brasileiras têm pelo menos um aparelho de TV. Isso significa um total aproximado de 39 milhões de lares com potenciais telespectadores. Para realizar uma pesquisa de audiência, apenas alguns domicílios são selecionados. Em linguagem estatística, isso equivale a uma “amostra”. Ou seja, apenas uma pequena parte, que representa a grande maioria, é analisada na pesquisa.

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, mais conhecido como IBOPE, é um dos grandes responsáveis por realizar a pesquisa e repassar os dados às emissoras de TV. Existem três formas de realizar a pesquisa.

No primeiro tipo de pesquisa, um questionário é respondido por moradores de algumas cidades do Brasil. A segunda forma envolve um aparelho (Peoplemeter) que, instalado nas TVs de diversas residências, envia informações diárias ao IBOPE sobre os canais assistidos. O último tipo de pesquisa também utiliza tal aparelho, porém, as informações sobre a audiência são repassadas em tempo real para o Instituto.

Peoplemeter é o aparelho responsável por registrar e enviar os dados ao IBOPE (Foto: Reprodução)Peoplemeter é o aparelho responsável por registrar e
enviar os dados ao IBOPE (Foto: Reprodução)

Peoplemeter, muito semelhante a um receptor de sinal de TV a cabo, é o aparelho responsável por registrar a audiência em cada residência. Assim, ao juntar os dados coletados por outros aparelhos semelhantes, o comportamento com relação à audiência das emissoras pode ser medido pelo IBOPE.

Além disso, o aparelho registra as preferências de cada morador no domicílio. Para isso, ao ligar o aparelho de TV, uma espécie de senha é digitada através do controle remoto para identificar o perfil do usuário que está habilitando o sistema. Com isso, o Instituto consegue gerar relatórios aprofundados com relação às preferências de cada faixa etária nos diversos lares onde o aparelho está instalado.

Entretanto, nem todo domicílio pode ser escolhido para participar da pesquisa de audiência. O IBOPE realiza uma espécie de mini censo, onde é realizado um estudo socioeconômico para selecionar adequadamente os domicílios que melhor representam o conjunto de residências em situação semelhante daquela região.

As famílias que participam dessa avaliação não são remuneradas e precisam concordar com um contrato de sigilo sobre o uso do aparelho (peoplemeter). Para se ter uma ideia, na cidade de São Paulo existem 760 aparelhos. Já no Brasil, são 3.765 aparelhos espalhados por 14 cidades, principalmente capitais.

Em dúvida sobre qual TV comprar? Comente sobre quais os melhores televisores do mercado no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Jullian Blunt
    2013-07-11T15:53:02   , respondido respondido 2013-12-17T16:32:43

    NOSSA É UMA MENTIRA ENTÃO

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jullian Blunt
      2013-07-11T15:53:02   , respondido respondido 2013-12-17T16:32:43

      Agora, mais do que nunca, eu tenho certeza sim, ibope no Brasil é a maior farsa.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
    • Jullian Blunt
      2013-07-11T15:53:02   , respondido respondido 2013-12-17T16:32:43

      Agora, mais do que nunca, eu tenho certeza sim, ibope no Brasil é a maior farsa.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
      • Marcio Gianotti
        2013-08-21T12:36:55

        Eu já vi enterro de anão, agora, aparelho do ibope...

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Paulo Cesar
        2013-08-09T16:46:25

        Eu nunca aceitaria instalar uma porcaria dessas na minha TV. Nem que me pagassem por isto. O que eu assisto é assunto muito meu e não interessa a ninguém, muito menos ao mercado manipulador e enganador dos publicitários e das "grandes" emissoras.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário
      • Ronaldo Lana
        2013-08-04T00:48:46

        Como pode ser tão cara de pau. E claro que isso 'e uma verdadeira mentira. com a tecnologia que existe hoje todos os aparelhos de tv podem ja vir com o detector de audiencia. Mas ha um canal que exigiu que isso não fosse feito, por que todos saberiamos a verdadeira audiencia em tempo real.

        COMPARTILHAR

        Imagem do usuário

      TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade