10/07/2013 08h54 - Atualizado em 10/07/2013 11h42

Comprar smartphone importado ou nacional? Conheça as vantagens de cada

Thiago Bittencourt
por
Para o TechTudo

Com a alta carga tributária praticada sobre os smartphones no mercado brasileiro, a opção dos consumidores por importar aparelhos cresce constantemente. Mesmo com os recentes estímulos por parte do governo, muitos têm realizado o seguinte questionamento: vale mais a pena importar um celular ou comprá-lo no mercado nacional? O TechTudo explica, então, quais são as principais vantagens e desvantagens em cada uma das escolhas.

Descubra como funciona a cota de importação de eletrônicos e aprenda como importar

HTC One tem tela de 4,7 polegadas Full HD, mas deixa a desejar frente aos concorrentes (Foto: Allan Melo/TechTudo)HTC One é um dos melhores smartphones do mundo, mas nunca chegou ao Brasil (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Preço e impostos

Caso você esteja viajando para o exterior, principalmente para países norte-americanos, com certeza valerá mais a pena trazer o smartphone desejado de tais localidades. Ao chegar ao Brasil, o produto poderá ser declarado como item de uso pessoal, sendo desse modo, totalmente isento de impostos. Por exemplo, levando em consideração a cotação atual do dolar, você desembolsaria cerca de R$ 784,00 (US$ 350,00 em câmbio de R$ 2,24) por um Nexus 4. Assim, realizará uma vantajosa economia de cerca de que R$ 550,00.

Agora, caso você queira importar um smartphone via correios ou qualquer outro tipo de serviço de transportes aéreo, a situação muda totalmente de figura. Ao comprar um Nexus 4 no Ebay pelo valor de US$ 380,00 (US$ 350,00 da mercadoria + US$ 30,00 de frete), com a atual cotação do dolar, ele sairá por R$ 851,20 (sem impostos). Porém, ao chegar no Brasil, o produto sofrerá uma taxação de 60% – referente ao imposto de importação -, sendo acrescidos R$ 510,72 ao seu valor.

Por fim, também deverá ser aplicado sobre o valor cobrado na fatura do cartão de crédito, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38%, ou seja, R$ 54,31.  Portanto, somando todos impostos, o smartphone sairá por R$ 1.416,23. Ou seja, será mais vantajoso comprar o produto no Brasil, onde, além do valor mais baixo, o produto também chegará mais rápido as mãos do consumidor.

Trazer um Nexus 4 do exterior será muito vantajoso (Foto: Allan Melo/TechTudo) (Foto: Trazer um Nexus 4 do exterior será muito vantajoso (Foto: Allan Melo/TechTudo))Trazer um Nexus 4 do exterior será muito vantajoso (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Garantia

Além de avaliar fatores relacionados ao preço do smartphone ao ser importado, é muito importante que o comprador verifique, também, se a garantia do produto será aceita no Brasil. Na maioria dos casos, as fabricantes só reconhecem a garantia daqueles que, embora importados, também sejam comercializados em território nacional.

Por outro lado, ao comprar um smartphone em nosso país, a legislação vigente assegurará aos consumidores, o direito à devida garantia por parte das fabricantes. Desse modo, mesmo que na maioria dos casos o Brasil pratique valores mais altos, é importante que o comprador decida com bastante atenção os prós e os contras de importar o gadget desejado.

Assistência técnica

Assim como na questão da garantia, é importante se ter em mente que alguns modelos e algumas marcas não possuem cobertura integral de assistência no Brasil. Assim, se comprar um aparelho exclusivo do mercado internacional é uma grande vantagem em diversos sentidos, é bom se ter em mente que o conserto de qualquer parte do produto ou simples assistência será muito difícil de ser encontrada e sairá caro.

Assim, se o produto nunca chegou ao Brasil, dificilmente você conseguirá consertá-lo em caso de problemas, mesmo que ignore a garantia e pague por fora pela assistência técnica. Marcas como HTC e Asus, por exemplo, sofrem com esta questão.

Galaxy S4 é compatível com a rede 4G brasileira (Foto: Allan Melo/TechTudo)Galaxy S4 é compatível com a rede 4G brasileira
(Foto: Allan Melo/TechTudo)

Compatibilidade com o 4G

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a possibilidade de o 4G de um aparelho comprado no exterior não ser compatível com a frequencia adotada no Brasil. Por exemplo, como nos Estados Unidos o 4G opera na faixa dos 700 MHz, um smartphone adquirido em tal país provavelmente não teria tal tecnologia reconhecida em território nacional – onde o 4G opera no espectro de 2,5 GHz.

Assim, aparelhos vendidos como 4G no Brasil sempre funcionarão perfeitamente com a banda nacional, mas esta garantia não existe caso um aparelho tenha sido vendido com a tecnologia lá fora. É importante atentar também, aliás, que aparelhos como o iPhone 5 são vendidos no exterior como 4G, mas no Brasil chegou apenas como 3G Plus: ou seja, tanto a versão estrangeira quanto a brasileira não contam com acesso à internet 4G brasileira.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Carlisson Souza
    2014-05-26T14:01:02

    ola,estou pretendendo negociar um galaxy s5 importando da suiça e gostaria de que alguem possa me informar se estou fazendo um bom negocio se tratando apenas de configuracoes tecnicas do aparelho ou seja se vou conseguir utilizar 100% do aparelho devido a ele nao ser nacional.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Costa
    2013-07-10T11:37:46

    Não esqueçam de dizer que a nossa rede 4G deve modificar sua frequência de 2,5Ghz para 700 MHz! Logo esses telefones devem sofrer recall ou nao usarem o 4G! Êta Brasil!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Costa
    2013-07-10T11:35:23

    Vocês esqueceram de dizer que a frequência da nossa rede 4G deve se modificar para 70MHz!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Navantino Peixoto
    2013-07-10T10:07:42   , respondido respondido 2013-10-05T21:45:06

    Estou indo para USA, onde compro o Nexus 4? Obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Navantino Peixoto
      2013-07-10T10:07:42   , respondido respondido 2013-10-05T21:45:06

      Trás um HTC one pa mim. Te dou os capetas aqui qd vc chegar blz?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Navantino Peixoto
      2013-07-10T10:07:42   , respondido respondido 2013-10-05T21:45:06

      Navantino vc vai Navegando em homenagem ao seu nome?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Matsumoto Trassaku
    2013-07-14T17:30:44

    Mais ou menos... esse dolar louco que estamos vendo aumenta um pouco esses valores ai. Mesmo viajando e comprando lá fora, o que se paga é no dolar turismo que neste momento está a 2,4 e comprando com cartão entra IOF, resultando numa multiplicação por 2,55 (aproximadamente). Além disso, $350,00 é o preço no site da google que nem todos conseguem "burlar" para comprar, se for ver no amazon o nexus 4 de 16gb sai por $400,00 x 2,55 = 1020,00 reais...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jeremias Klausner
    2013-07-11T15:21:07

    Ótima matéria, principalmente sobre a garantia. Assunto que vocês podem abordar mais em próximas matérias. Contando um pouco minha experiência, ano passado comprei um Iphone, no exterior, para minha esposa e o WiFi veio com defeito. Por sorte, a Apple fornece garantia "overseas" para seus produtos, e trocou o aparelho sem custos. Porém isso não é o padrão para os outros fabricantes. As fábricas de smartphones estão sobrecarregadas na produção, levando a um controle de qualidade baixo. Ou seja, fica fácil pegar um aparelho defeituoso, e ai, já era, você perde toda a vantagem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fábio Ribeiro
    2013-07-11T12:22:11

    Seria legal se o redator honrasse o titulo da materia e o seu salário

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Welington Santos
    2013-07-11T12:15:26

    E daí? Por que cargas d'água a matéria da bateria não esta ai?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vilma Lopez
    2013-07-11T12:09:03

    eu gostaria de saber cade a materia sobre carregar bateria no celular

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Priscila Santos
    2013-07-11T11:59:05

    Quem escreveu essa matéria estava "chapado!"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Josenilson Lima
    2013-07-11T12:53:04

    Por que a chamada da matéria é uso da bateria?? Tem alguém na redação fumando maconha!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Willian Moura
    2013-07-11T12:26:52

    ?????????????????????????????????????????? REALMENTE O ATLÉTICO MINEIRO TEM SORTE DE CAMPEÃO ?????????????????????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edu Oliveira
    2013-07-11T12:23:37

    Alou povo, cadê a materia da bateria???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • MARCOS .
    2013-07-11T12:23:34

    Olha o estagiário sem supervisão aí outra vez... E a carga de bateria no computador ???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernanda C.
    2013-07-11T11:53:46

    O que as empresas não fazem para fazer suas propagandas, até mesmo enganam as pessoas , que coisa feia!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vitor Rodrigues
    2013-07-11T10:58:06

    Num aguento mais ouvir o povo falar de impostos no Brasil, sempre foi assim e sempre será, ta insatisfeito???? Cumbica-SP

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Cunha
    2013-07-10T16:49:56

    Ou seja, nós, brasileiros, pagamos bem mais caro e ainda temos produtos inferiores. Está mais do que na hora de uma reforma na política econômica do governo e pedir menos intervenção do governo. Quero poder ter a liberdade de comprar meu produto importado sem ter que esperar 20 ou 40 dias com ele preso só na alfândega, além de não ter que pagar mais nada além do valor do produto. O governo só ferra a gente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Lima
    2013-07-10T13:03:27

    corrigindo tablet...e outra o nexus 4 vendido aqui no Brasil é o americano não é fabricado aqui no Brasil...e o sinal é inferior dos fabricados no brasil...daí você tem que trocar o chip na operadora que nem eu fiz 2 vezes para pegar um tipo de micro sim que tem um fabricante que o sinal melhora realmente testado troquei o micro sim e ta melhor o sinal...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Lima
    2013-07-10T13:00:29

    Eu preferia trazer um tablete sem 3g meu cunhado trouxe um ipad mini e o 4g dele não pega aqui...na verdade o sinal mesmo sendo a mesma frequência o sinal é mais fraco...pois nos EUA existem uma variedade de antenas e de qualidade bem superior então não necessita de um celular gastando a bateria ...para ter um super sinal...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Lage
    2013-07-10T11:30:50   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:09

    Hoje, o HTC One é o melhor smartphone com sistema Android do mundo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lage
      2013-07-10T11:30:50   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:09

      O HTC One é feito de alumínio. (coisa que nenhum asiático não gosta de fazer por causa do custo) e tem um design bonito. Show de aparelho!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcus
    2013-07-11T11:41:45   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:08

    Que porcaria de link, você clica para ver sobre baterias de celular e abre sobre nacional ou importados.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcus
      2013-07-11T11:41:45   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:08

      Aconteceu Comigo Tambem :(

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabio Arruda
    2013-07-10T17:09:07   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:08

    os brasileiros deixaram o gigante dormi kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabio Arruda
      2013-07-10T17:09:07   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:08

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Gabriel Motta
    2013-07-10T14:49:03   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:08

    É Melhor Eu Comprar Um Iphone 4 Na Apple Store Ou No Paraguai ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gabriel Motta
      2013-07-10T14:49:03   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:08

      pergunta no google

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gabriel Motta
      2013-07-10T14:49:03   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:08

      Tudo a mesma coisa.. HAHA'

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vera Fátima
    2013-07-11T11:48:35

    O título inicial é sobre bateria carregada no computador. Cadê a matéria?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Igor Ramos
    2013-09-03T20:43:36   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:06

    Eu estou querendo comprar um Galaxy S4 4G na Alemanha e gostaria de saber se o mesmo será compatível com o 4G brasileiro, desde já muito obrigado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Igor Ramos
      2013-09-03T20:43:36   , respondido respondido 2013-10-01T09:50:06

      Não será. E, na boa, espere o Z1 chegar. Vai ser melhor para você!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário