04/07/2013 17h14 - Atualizado em 13/07/2013 16h01

Fisl14: 'É um brinquedo para geeks', diz usuária do Google Glass

Giordano Tronco
por
Do Fisl14

Uma garota está causando furor nos corredores do Fórum Internacional do Software Livre (Fisl14), que acontece entre os dias 3 e 6 de julho, em Porto Alegre. A francesa Camille François circulou durante todo o segundo dia do evento, nesta quinta-feira (4) com um Google Glass no rosto. “É um ótimo jeito de fazer amigos”, disse, sorridente, se divertindo com as diversas pessoas que pedem para tirar uma foto com os óculos. 

A surpresa de todos é justificada: o Google Glass, anunciado por muitos como a nova revolução da tecnologia, só existe em versão protótipo. O namorado de Camille, americano, é um dos poucos sortudos escolhidos pela empresa para testar os óculos de realidade estendida, que permitem gravar vídeos, tirar fotos e acessar aplicativos, utilizando uma mistura de comandos de voz, botões, armação sensível ao toque e movimentos de cabeça.

Camille com o Google Glass no Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo)Camille com o Google Glass no Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo)

"Estou com os óculos apenas desde o início do dia, ainda não me acostumei", disse a garota, enquanto inclina a cabeça para trás repetidas vezes. Esse é o jeito de ativar o menu do Google Glass, mas para um leigo parece que Camille foi acometida de um torcicolo.

E o que ela está achando dos óculos? Camille fica séria. "Eu acho perturbador, é como se eu apontasse uma câmera para você o tempo todo. É invasivo. E não tem nada de livre. Eu me sinto meio mal por usar o Google Glass num evento de software livre.", admitiu.

"Conversei com o meu namorado, que está usando o Google Glass há uma semana, sobre as situações onde usá-lo seria apropriado. A conclusão foi: nenhuma. Na rua, bares, restaurantes, não importa. Hoje eu entrei no banheiro do evento e quem estava lá me olhou assustada. É lógico, eu estou com uma câmera no rosto. É muito agressivo.", declarou.

Violação de privacidade?

Para a francesa, uma das coisas mais assustadoras sobre o Google Glass é que ele pode, no futuro, ser considerado algo natural, quando na verdade é uma violação constante de privacidade. "E tudo o que você vê, o Google também vê.", disse. 

Camille no Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo)Camille no Fisl14 com o Google Glass (Foto: Giordano Tronco/Techtudo)

O comportamento de Camille é estranho, pois ela alterna entre um discurso preocupado e outro bem relaxado, quase desdenhando do produto: "Não dá pra fazer muita coisa com ele ainda, além de fotos e vídeos. Eu estou mais interessada nos usos que as pessoas podem fazer dele. Eu tenho um amigo que é VJ e ele teve as melhores ideias, de misturar suas performances visuais com gravações feitas pelos usuários do Google Glass no meio de uma festa. Isso é legal, mas agora, nesse momento, o Google Glass não tem muita utilidade. É um brinquedo para geeks". 

Função Hangout

Camille ressaltou, por outro lado, que a função “Hangout” é bem divertida. Trata-se de transmitir tudo o que se vê para um outro computador, como se os óculos virassem uma webcam numa conversa online. Camille passeou pelo evento com a função Hangout ligada e transmitiu tudo para o seu irmão em Paris. Mas o Google não se importa que Camille passeie por aí com um protótipo, correndo o risco de ser assaltada? Ela dá de ombros. "Eles não se importam", alertou. 

E se ele for roubado?

Camille aproveitou para dizer que, mesmo que fosse roubada, os óculos estão sincronizados com o seu celular, ou seja, muitas das funções do Google Glass, como avisar quando há novas mensagens no smartphone, vão ser inúteis para os ladrões. "Se você tirar essa coisa do celular, não tem muita coisa para fazer. Eles iam se cansar e vender por um punhado de dólares para algum nerd", disse, totalmente despreocupada.

Aparentemente, os óculos que chamam tanta atenção no Fisl não surpreendem em nada a Camille. Ela resume suas impressões numa simples frase: "Ele nem é o meu tipo de óculos preferido". 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Renan Costa
    2013-07-05T08:27:10   , respondido respondido 2013-12-19T16:32:58

    google glass é um lixo, quem vai ser retardado o suficiente pra usar isso? as pessoas estão mais preocupadas com sua vida virtual do que com sua vida social, prova disso é que você vai em barzinhos e uma grande quantidade de pessoas ficam fuçando seus celulares ao invés de conversar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renan Costa
      2013-07-05T08:27:10   , respondido respondido 2013-12-19T16:32:58

      Tereza Andrade, o problema é que se você está num bar reunidos com seus amigos, imagina-se que seja para usufruir da companhia deles. E a grande verdade é que as pessoas não se divertem mais usando seus smartphones e afins do que estando com as pessoas, mas sim estão mais preocupadas em fazer uma aparência, em mostrar para todo mundo que estão em algum lugar se divertindo, do que em propriamente estar no lugar e curtir. Só um retardado que se diverte mais estando numa rede social conversando com "pessoas virtuais" do que estando fisicamente com seus amigos e tendo uma conversa de verdade.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Renan Costa
      2013-07-05T08:27:10   , respondido respondido 2013-12-19T16:32:58

      Concordo no quesito vida virtual. Acho ridiculo pessoas numa roda de amigos, numa mesa de bar mechendo em celular o tempo todo. Mas, o oculos pode ser util pra alguem, Simples, nao gosta nao usa!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rener Ventura
    2013-12-13T15:56:00

    Só pode ser, que essa senhorita, não entende muito de tecnologia, mas palavras dela me soaram como calunia, contra o Glass*

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Fernando
    2013-07-05T10:00:47   , respondido respondido 2013-11-25T14:54:53

    Brinquedo de nerd que nao come ninguém. Coisa de mané.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Fernando
      2013-07-05T10:00:47   , respondido respondido 2013-11-25T14:54:53

      E o namorado dela que tem um e come ela

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Fernando
      2013-07-05T10:00:47   , respondido respondido 2013-11-25T14:54:53

      Ademir Santos, Dolly, a boneca inflável! hauhauhauhauha

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Suzuki
    2013-07-05T02:53:35

    Pelo currículo da moça, ela não deve se espantar com nada mesmo. E como pesquisadora do departamento de defesa americano, ela terá influencia nas leis que regularão o uso desses óculos. Não se enganem com esse papinho dela.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Silva
    2013-07-05T00:23:28

    Cara, eu como !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alba Souza
    2013-07-05T00:21:01

    Esse óculos,é a alma do capeta,maldade para os nossos olhos que são os mais lindo e saudavel do planeta,pra destruir dentre,olhos e cabelo,os europeus e americanos é a chama da desgraça em pessoal,eu observo o mundo girando...Esse povo é o verdadeiro demonio no sangue da maldade,escrevo no meu silencio,mais eu ainda devo emergir como uma leoa,durmo com meu pior inimigo,e sigo a minha estrada longa,dificilima,sofre uma tortura psicologica,mais suporto "paciencia de Jó"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elaine
    2013-07-05T00:02:54   , respondido respondido 2013-11-22T14:21:18

    Essa aí quis aparecer e conseguiu! kkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Elaine
      2013-07-05T00:02:54   , respondido respondido 2013-11-22T14:21:18

      aparecer? Mas ela está trabalhando... que culpa tem a menina? Tanta gente ignorante no mudno qeu só sabe falar mal das pessoas...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alexandre Lira
    2013-07-05T00:59:26   , respondido respondido 2013-11-09T19:42:49

    Diagnosticada com bipolaridade!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Lira
      2013-07-05T00:59:26   , respondido respondido 2013-11-09T19:42:49

      Alba Souza , vc só pode ser fruto de fornicação anal. Fumou pedra brita foi?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Lira
      2013-07-05T00:59:26   , respondido respondido 2013-11-09T19:42:49

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • João Paulo
    2013-07-05T08:13:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:20

    se ela ta achando tão ruim assim, pq não tira do rosto e guarda? Oo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Paulo
      2013-07-05T08:13:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:20

      não cara vc é burro, que loucura, o óculos é do namorado dela, se vc leu a matéria vai perceber isso. Vc é burro cara que loucura :/

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Paulo
      2013-07-05T08:13:16   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:20

      Porque ela tá testando. Me fala aqui, cara. É tão difícil assim entender, mesmo?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Bruno Alves
    2013-07-05T09:14:20   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:19

    O Google Glass é o tipo de tecnologia inútil, é como se você pegasse o seu smartphone e andasse com ele pendurado na sua cara, o que é extremamente idiota, pois se você está com seu smartphone no bolso ou na mão, você pode pegá-lo quando quiser e simplesmente usá-lo, você não precisa dele enfiado na sua cara. Vai ser como a smartTV, um tecnologia narrada com inovadora, mas que não decolará, não terá serventia, as smartTVs servem pra que mesmo? Pra ver Netflix? Isso eu posso fazer com meu vídeo game. E o Google Glas traz o que de novo além de ficar ridiculamente pendurado na minha cara?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Bruno Alves
      2013-07-05T09:14:20   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:19

      Uhu Viva Netflix, (para os pobres tem a Crackle também)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Julliano Vieira
    2013-07-05T00:05:30   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:18

    Assim como o Gglass pra ela, ela nem é meu tipo de mulher preferida, mas eu usaria mesmo assim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julliano Vieira
      2013-07-05T00:05:30   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:18

      Bruno Alves, o google tbm não deixou ela sair na rua com os oculos e a malandrinha deu um jeito. Eu a convenceria rs

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Julliano Vieira
      2013-07-05T00:05:30   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:18

      O grande problema seria ela aceitar sair com você, né.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Alba Souza
    2013-07-05T00:29:59   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:14

    O OCULOS DELA NÃO É A MESMA LENTE,O QUAL ELA VAI VENDER ENTENDEU?E ALI COMEÇA O JOGO DOS EUROPEUS,O QUE ELA TEM NA CARA DE CADELA,NÃO É O MESMO,ESSA FRANCESA É FALSA.CADE A CRISE DA EUROPA?CADE A GLOBALIZAÇÃO?O QUE ELES PODER FAZER PRA DESTRUIR A BELEZA DO POVO BRASILEIRO ELES FAZEM.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alba Souza
      2013-07-05T00:29:59   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:14

      Continuo achando que você tá doidona tia...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alba Souza
      2013-07-05T00:29:59   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:14

      as unhas,então,aquele óculos,certamente um pouco de PLASTICO vai usar,e um pouco de metal,são eles mesmo os donos dentro do BRASIL,tá tudo previtizado,o que ela está fazendo ali a propaganda NÃO SERA O MESMO PARA VENDA,CERTAS LENTES DESTRÓI OS OLHOS.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • BRUNO MACHADO
    2013-07-05T07:03:45   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:04

    EU COMO!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • BRUNO MACHADO
      2013-07-05T07:03:45   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:04

      Igor Batista Já. Quando fui pra paris em 2007. Pq?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • BRUNO MACHADO
      2013-07-05T07:03:45   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:04

      comeria

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Eduardo Martins
    2013-07-05T08:37:50   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:00

    É só não usar. Qual é o segredo nisso?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2013-07-05T08:37:50   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:00

      kkkkk verdade

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2013-07-05T08:37:50   , respondido respondido 2013-10-30T10:29:00

      bobao q nao leu a noticia

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcelo Dente
    2013-07-05T00:46:19   , respondido respondido 2013-10-30T10:28:54

    No começo é assim mesmo, cheio de críticas negativas, mas, a cada dia que passa nós nos curvamos a tecnologia, pode parecer estranho no início, mas com o tempo vamos consumir...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Dente
      2013-07-05T00:46:19   , respondido respondido 2013-10-30T10:28:54

      Marcelo Dente, Arrebentou!!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Dente
      2013-07-05T00:46:19   , respondido respondido 2013-10-30T10:28:54

      Alba Souza Não disse que devemos adorar esse tipo de produto, falando inicialmente eu não compraria, você não viu o foco do meu comentário, não é que temos que comprar tudo que nos impõe, mas simplesmente compramos, seja por alguma necessidade, desejo pessoal, ou status que algumas pessoas pensam que é importante, me responda se você tem iphone ou ipad, sinceramente, meu celular custa 90 reais, tenho um vídeo -game antigo, um computador fraco, estes produtos me atendem, não vejo necessidade de comprar outros mais potentes, não leve meu comentário de forma pessoal, mas sim de uma forma geral.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Vitor Zonho
    2013-07-05T07:53:15

    queria opinar mas sinto que essa matéria só quer saber do ibope as custa de uma conversa informal com a garota, capaz q ate prejudique-a :/

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nilson Jr
    2013-07-05T07:16:18

    O texto afirma que a atitude dela é curiosa porque parece admirar e desdenhar, quanto a admirar não sei, mas desdenhar com ar de presunção não me parece nada espantoso, ela não é francesa?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano R.
    2013-07-05T05:41:12

    Quanta bobagem. O cara nao sabe se olha pra onde tah caminhando ou pra tela. Vai dar problema de pescoco e visao.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Masio Padilha
    2013-07-05T09:16:08

    Típica opinião de quem compra um smatphone caro para tirar fotos e acessar o facebook...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Gomes
    2013-07-05T09:04:36

    " 3 e 6 de junho" não seria julho? credo, todas as noticias que participam do grupo do globo que eu to vendo hoje tem erros terriveis como esse Oo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Couto
    2013-07-05T08:56:33

    É preciso ser crítico e ter equilíbrio na hora de se adotar uma nova tecnologia. Este é um tipo de aparelho que pode ser muito útil para usos específicos. A tecnologia é muito recente, há muito que evoluir. Se este óculos evoluir tanto assim, poderia ser uma alternativa para deficientes visuais, caso ele seja inteligente o bastante para ler e interpretar o campo visual. Não pensem apenas no uso da tecnologia para exclusão da vida social, tudo pode ser aplicado para melhorar nossa vida, basta ter interesse nesta forma de uso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tereza Andrade
    2013-07-05T08:34:56

    Muito importante, realmente, a opinião abalizada dessa garota.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana S.
    2013-07-05T09:28:22

    Leiam sobre José Manoel da Costa, q está em greve de fome no aeroporto Santos Dumond no Rio para tentar resolver o problema do Aerus. O governo devia muito mais a Varig do q a Varig tinha de dívidas, por isso essa foi a forma mais fácil, ACABARAM COM A VARIG! (vejam no aposentadosedemitidosvarig blosgpot, é só completar o endereço).

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hugo Gato
    2013-07-26T04:48:09

    se ela ta achando tao ruim pq ta usando? que garota idiota.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Galao
    2013-07-07T00:09:47

    que delicia de mulher!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário