07/07/2013 12h25 - Atualizado em 07/07/2013 13h18

Fisl14 chega ao final após levar mais de 7 mil pessoas a Porto Alegre

Gabriel Galli
por
Para o TechTudo

O Fisl14 (14º Fórum Internacional Software Livre) chegou ao fim neste sábado (6) com números impressionantes: foram mais de 7 mil pessoas, cerca de 500 palestrantes e 600 horas de atividades, sendo 80 delas gratuitas e abertas ao público em geral. Tudo isso reunido em Porto Alegre (RS) para falar sobre software livre, liberdade de conhecimento e compartilhamento.

O evento, que é considerado um dos maiores da área na América Latina, teve entre seus principais convidados o sueco Tobias Andersson, um dos fundadores do Pirate Bay. Ao longo de quatro dias, a grade de programação reuniu 32 grupos de usuários de softwares livres e 98 caravanas de outros estados, sendo 7 internacionais e, do Macapá, a que veio de mais longe. Nas redes wireless e cabeada, o tráfego de dados também atingiu uma marca impressionante: mais 1.4 terabyte de dados.

Cicero exibe seu trabalho no 14º Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo) (Foto: Cicero exibe seu trabalho no 14º Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo))Cicero exibe seu trabalho no 14º Fisl (Foto: Giordano Tronco/Techtudo)

Uma das palestras mais esperadas tratou de reconstrução facial forense com Software Livre, em que o especialista em modelagem 3D, Cícero Moraes, mostrou seu trabalho em parceria com museus e universidades. Ele reconstruiu a face de múmias e hominídeos a partir de fotografias dos crânios.

Na área de educação, tratou-se desde o ensino de programação para crianças, até novas formas de transmissão do conhecimento levando em conta a ideologia hacker. De acordo com os professores convidados, é importante repensar a estrutura do ambiente escolar, não restringindo os estudantes a horários pré-combinados e pensando mais na assimilação por parte do jovem do que no cumprimento de tarefas.

No ramo dos negócios, o Fisl14 apresentou uma série de atividades relacionadas ao empreendedorismo, entre elas o Projeto Acelerador, que reuniu empresários e investidores que trabalham com soluções livres.

Sem medo, visitante recebe choque da bobina de Tesla (Foto: Giordano Tronco/Techtudo) (Foto: Sem medo, visitante recebe choque da bobina de Tesla (Foto: Giordano Tronco/Techtudo))Sem medo, visitante recebe choque da bobina de Tesla (Foto: Giordano Tronco/Techtudo)

Um dos destaques da feira de exposições foi a maior Bobina de Tesla do Brasil. A máquina gigante de raios chamou a atenção dos participantes. O aparelho demonstrava a possibilidade de transmissão de energia elétrica sem fios e representou o tema da Revolução Energética, tratado no evento. A exposição da impressora 3D Metamáquina também ganhou a simpatia dos visitantes. O aparelho é um hardware livre de baixo custo que produz objetos em plástico com base em modelos virtuais.

As críticas ao Facebook também se fizeram presentes. O fundador do movimento Software Livre, Richardo Stallman, afirmou em palestra que a empresa é uma das que mais violam a privacidade dos usuários. O professor em Computação da Universidade de Brasília, Pedro Rezende, também teceu críticas às ações de monitoramento do governo dos Estados Unidos, que vigiam e controlam os dados de usuários de redes sociais, e-mail e telefones.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Operacao Helpdesk
    2013-07-08T10:52:23

    teste

  • Operação Produção
    2013-07-08T10:56:19

    hjhjhjhjhjhjhjhjhjhjh