05/07/2013 06h30 - Atualizado em 05/07/2013 06h30

Google responde dúvidas sobre o Glass; saiba as principais

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Glass, óculos inteligentes do Google que devem ser lançados até 2014, ainda é alvo de muitas dúvidas da imprensa, de especialista e também do público em geral. Ciente disso, a companhia resolveu lançar uma página com respostas às perguntas mais frequentes (FAQ) sobre o dispositivo.

Google Glass está cada vez mais próximo de chegar ao mercado (Foto: Divulgação)Google Glass está cada vez mais próximo de chegar ao mercado (Foto: Divulgação)

A página, hospedada no site oficial do Google, é dividida em quatro temas básicos: perguntas gerais, especificações, segurança e privacidade, e software. Há ao todo 32 perguntas e respostas publicadas, em inglês, no FAQ do Glass, com algumas informações e descrições bem interessantes.

Entre os detalhes divulgados sobre o Glass estão seu peso, de 40 gramas, sua memória, com pouco mais de 16 GB, e a qualidade da tela, que deve ter a resolução semelhante a de um televisor de 25 polegadas “flutuando a cerca de oito pés de distância de seus olhos”.

Confira abaixo algumas das principais perguntas:

- O que é exatamente o Glass? Vamos começar com um par de óculos. A partir daí, imagine um computador bem pequeno dentro dele, com uma pequena tela logo acima dos seus olhos, que permite a exploração e compartilhamento do mundo ao redor de você de maneira rápida e fácil.

- O que o Glass faz? Bastante coisa. Tudo desde mapas, busca por voz e chamadas por vídeo até e-mail, calendário, Google Now e fotos, tudo em um aparelho pequeno que você pode usar quando quiser.

- O Glass cobre os olhos? Não. A tela é posicionada logo acima dos olhos.

- O Glass estará disponível internacionalmente? Não, só nos Estados Unidos e o nosso foco, a princípio, é esse.

- O Glass grava vídeo ou tira fotos a todo tempo? Não, o Glass é sobre capturar momentos na sua vida (…). Há muitos aparelhos no mercado hoje para quem quer gravar seu dia inteiro, mas o Glass não é um deles.

O que podemos esperar do Google Glass? Dê a sua opinião

- O Glass reconhece rostos de pessoas que estão passando? Não, o Glass não faz reconhecimento facial e não temos planos de adicionar isso a ele. Nos nossos Termos de Serviço para Desenvolvedores não permitimos softwares que realizem este tipo de ação.

- O que vocês fizeram para informar usuários que não estão com o Glass que um vídeo ou foto está sendo tirada? Nós construímos sinais explícitos para que todos saibam o que está acontecendo. A tela fica iluminada sempre que está em uso, e o Glass requer comandos de voz para fazer vídeos ou fotos, ou então gestos. Isso deixa bem claro o que o usuário está fazendo.

- Se eu estiver usando o Glass, o Google sabe tudo o que estou fazendo ou vendo? Não, absolutamente não (…).

- Com que frequência o Glass será atualizado? Nossa meta é tornar o Glass mais incrível a cada mês (…).

- Quais são os Glassware (software para o Glass) que vocês esperam que sejam desenvolvidos? Todos estão trabalhando com um sonho diferente, mas algumas das coisas que nos empolgam são que eles podem ajudar pessoas com deficiência, na luta pela saúde, em treinamentos ou letras em karaokês. O que é impressionante é que você sabe que desenvolvedores vão poder surpreender você com coisas incríveis que ninguém espera.

Via Engadget.

  • imprimir