11/07/2013 07h00 - Atualizado em 13/08/2013 17h27

Mobli x Vine x Instagram: confira qual o melhor app para vídeos e fotos

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Primeiro veio o Instagram, a rede social de compartilhamento de fotos que se tornou a mais famosa do mundo. Depois apareceu o Vine , que permite o compartilhamento de vídeos curtos na web. A partir daí a primeira habilitou a ferramenta de vídeo para não perder mais espaço para, até então, seu principal concorrente. Mas o que ninguém esperava era a ascensão do Mobli. A rede social está ganhando cada vez mais espaço nos compartilhamentos desses conteúdos, apesar de não ser lançamento.Todos os três são gratuitos, mas qual é o melhor? É isso que vamos descobrir agora.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Mobli, Vine e Instagram (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Mobli, Vine e Instagram (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

•    Audiência

Lançado em 2010, o Instagram atingiu a marca de 10 milhões de usuários, ainda em 2011. O Vine, do Twitter, ultrapassou o "queridinho" com 13 milhões usuários em 2013. Já o Mobli, também lançado em 2010, está caindo no gosto das pessoas, com 9 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Só no Brasil a rede social já atingiu um milhão de adeptos.

•    Interface

Quando o assunto é interface, o Mobli ganha por sua beleza, com uma pegada clean e minimalista. Um dos diferenciais da rede social é a foto de capa no perfil, muito parecida com a da linha do tempo do Facebook.

Interfaces do Instagram, Vine e Mobli, respectivamente (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Interfaces do Instagram, Vine e Mobli, respectivamente (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

•    Usabilidade

Todos os funcionamentos dos programas são simples e bem parecidos. Os aplicativos apresentam ferramentas práticas, possibilitando que os usuários tirem fotos ou façam vídeos direto do seu dispositivo móvel. Dos três aplicativos, o Instagram é o mais auto-explicativo.  O Vine perde quando falamos em idioma, pois é o único que não possui versão em português.

O Instagram também sai na frente quando o assunto é o carregamento de conteúdo. O Vine e Mobli demoram mais tempo para carregar conteúdo no feed dos usuários.

•    Funcionalidades

Todos os três possuem versões para sistema iOS e Android. Entretanto, o Mobli é o único que trava constantemente. Além disso, ele e o Vine possuem versão para Windows Phone. A versão do Mobli ainda está em estágio beta. Logo, está sujeita a bugs.

O Mobli também possui versão web, mas a publicação de novas fotos só é permitida a partir de celulares ou outros dispositivos, assim como o Instagram. A rede social em ascensão também possibilita a troca de mensagens privadas entre os usuários, ao contrário de seus concorrentes. Outra vantagem do app é que, além de efetuar buscas por hashtags populares, o aplicativo permite que o usuário siga as mesmas.

Já os vídeos do Vine podem ser vistos também no Twitter e não há necessidade de dar “play”, pois eles rodam de forma automática.

•    Fotos

O Vine não possui a ferramenta de publicação de fotos. Sendo assim, vamos comparar as principais diferenças entre o Mobli e o Instagram.

O Instagram irrita muitos usuários ao oferecer apenas um formato de imagem (1×1). Já no Mobli, as fotos são do tamanho da tela do dispositivo móvel ou o usuário pode fazer recorte do tamanho que quiser. Entretanto, o carregamento de fotos no Instagram é mais rápido e quase não trava.

O Mobli possui uma ferramenta que permite importar os conteúdos do Instagram e, também, o compartilhamento das imagens no Instagram (essas são algumas das estratégias de marketing para competir com a rede social de compartilhamento de fotos mais famosa do mundo). Assim como o concorrente, ele também oferece edição de imagens com filtros, molduras e efeitos especiais.

Filtros e outros efeitos para imagens estão disponíveis no Mobli e no Instagram (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Filtros e outros efeitos para imagens estão disponíveis no Mobli e no Instagram (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

O diferencial do Mobli em relação ao Instagram, na edição de imagem, é que o primeiro permite combinar até quatro filtros diferentes em cada foto.

•    Vídeos

Recentemente, o Instagram adicionou a ferramenta de vídeo para competir com o Vine. Porém, o serviço oferecido pelas duas redes sociais são diferentes em alguns aspectos como o tempo das gravações. O Vine permite vídeos de até 6,5 segundos, enquanto o Instagram os vídeos podem ter até 15 segundos de duração.

Outro ponto positivo do Instagram é o recurso “Cinema” que estabiliza a filmagem deixando-a mais bonita e profissional. Além disso, o usuário pode escolher qual frame irá ilustrar a “capa” do vídeo. Outras funções como ativação da Geotag e filtros para deixar os vídeos com cara "vintage" são alguns diferencias do Instagram. Além disso, os vídeos postados na rede social podem ser excluídos, ao contrário do Vine.

O Vine oferece algumas funções que o Instagram não oferece, como transferências para câmera, looping e o fato de o vídeo pode ser embedado. Já o Mobli não apresenta suporte para filtros ou modificações nos vídeos, mas a grande vantagem é que lá a duração das filmagens é ilimitada.

•    Compartilhamento em redes sociais

O Instagram sai na frente mais uma vez quando o assunto é compartilhamento em outras redes sociais. Enquanto o Vine e o Mobli oferece compartilhamento apenas com Facebook e Twitter, o Instagram oferece interação com esses e mais Tumblr, Flickr e FourSquare.

Não sabe como ver vídeos no Instagram? Confira no Fórum do TechTudo!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Cesar Mattos
    2013-07-11T19:35:22

    Prefiro o Mobli

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário