04/07/2013 12h51 - Atualizado em 04/07/2013 15h05

Testamos o Android 4.3 Jelly Bean; veja o que há de novo no sistema do Google

Pedro Cardoso
por
Da redação

O Android 4.3 (Jelly Bean) ainda não saiu, mas uma versão dele para Galaxy S4 Google Edition vazou na última semana. E, para descobrir o que o Google nos reserva, instalamos e testamos o sistema no aparelho. Veja o que há de novo e o que muda na atualização do Android, que deve ser anunciada nas próximas semanas pela companhia.

Galaxy S4 Google Edition, com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Galaxy S4 Google Edition, com Android puro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Se você esperava uma revolução no Android com a atualização, muito provavelmente irá se decepcionar. A única mudança perceptível aos olhos do consumidor final é o posicionamento dos comandos de câmera. De resto, o sistema continua o mesmo da versão 4.2.2. Por outro lado, o Android 4.3 já vem com os aplicativos Google Keep, aquele bloco de notas "turbinado", e Hangouts, o chat unificado do Google, instalados. Estranhamente, o Google Drive não é um dos apps nativos do sistema.

Entretanto, há indícios de que as mudanças principais estão, como se costuma dizer, "under the hood" - "sob o capô", em tradução livre. E essas mudanças no motor do sistema vão se refletir principalmente em uma Central de Notificações mais robusta, que dará aos desenvolvedores mais subsídios para melhorarem seus apps neste quesito.

Interface da câmera no Android 4.2.2 e Android 4.3, respectivamente (Foto: Reprodução/TechTudo)Interface da câmera no Android 4.2.2 e Android 4.3, respectivamente (Foto: Reprodução/TechTudo)

Experiência do Galaxy S4 com Andorid puro

A mudança do Touchwiz da Samsung para o Android puro trouxe alguns benefícios interessantes para o Galaxy S4. Se por um lado o usuário perde o acesso aos recursos de câmera e vários sensores, por outro ganha em estabilidade, velocidade e economia de bateria.

Os recursos de câmera podem ser supridos com aplicativos de terceiros, encontrados facilmente na Google Play. Quanto aos sensores de tela, aqueles que deixam o usuário controlar o smartphones com gestos e movimentos dos olhos, esses ainda não têm substitutos, por enquanto.

O usuário poderá ainda baixar alguns dos aplicativos próprios da Samsung na Google Play, como o WatchON por exemplo. E ainda, aplicativos de terceiros que acessam alguns dos outros sensores disponíveis no aparelho, como o Ambient Temperature & Humidity, que como o nome já diz, mede a temperatura e a umidade do ambiente.

Em nossos testes, o Galaxy S4 ganhou uma navegação mais fluida pelas trocas de tela, acesso aos menus e listas de aplicativos, se compararmos com o TouchWiz . Outra grande mudança fica por conta da economia de bateria. Com menos recursos e firulas para administrar, a bateria ganhou algumas horas por dia a mais de uso.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Wilber Barra
    2014-06-26T12:04:19

    4.4

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edgar
    2013-11-08T15:14:46

    Galera foi liberada pra mim a atualização do ANDROID 4.3 porém essas mudanças no meu não houve a não ser a velocidade, agora a câmera, o painel de notificações e tals não mudou nada!!! Porque será? Tow com o s4

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Henrique
    2013-07-05T10:56:58   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:35

    Se você tem um aparelho da Samsung e alguém te chamar de burro, não ligue, mas continue pastando. Obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2013-07-05T10:56:58   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:35

      João Barros => The Super Donkey detected

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2013-07-05T10:56:58   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:35

      Pedro Castro, no meio dos burros, você é o chefe então, o BURRÃO, só se for.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Junior Oliveira
    2013-07-04T17:28:13   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:35

    Quando vai sair o Android 4.4 Mr Bean?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Junior Oliveira
      2013-07-04T17:28:13   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:35

      kkkkk, boa

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • João Junior
    2013-07-08T15:41:22   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:34

    Um fato curioso é que só aqui vejo como o pessoal compra galaxy podre e troca pelo maravilhoso iphone... Ninguém fala dos xperias da sony, porque será hein???? Será que é por ser resistente, com config. top e com fluência???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • João Junior
      2013-07-08T15:41:22   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:34

      Pois eh. Nao vejo niguem falar da SONY EXPERIA. Eu particulamente tenho o ZQ e o celular eh o maximo.. Agora muita gente fala dos iPhone 4, 5 etc. so midia mesmo pq sinceramente, os modelos sao feios. camera ruim. mas gostos sao gostos. Continuo com o meu Experia ZQ brevemente pego o Experia Honami i1.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Wendel Schelhan
    2013-07-04T18:32:45   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:34

    Eu tinha um Samsung Galaxy S4 e posso dizer... ele é realmente uma porcaria! Mas quando comprei o iPhone 5, aí percebi que por baixo daquele plástico do Galaxy S4, só tinha um monte cocô asiático! Não dá para comparar! Além de ter muitos vírus, o Galaxy S4 travava toda hora, e depois aconteceu a famosa Morte Súbita... ele desligou e nunca mais ligou... MORREU!!! Levei na autorizada da Samsung, mas o técnico disse que o meu S4 já era! Então, joguei a porcaria do meu Samsung Galaxy S4 no lixo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wendel Schelhan
      2013-07-04T18:32:45   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:34

      Rodrigo Lage, você pode ter dinheiro, mas educação e cultura nenhuma, então não faz sentido você existir

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Wendel Schelhan
      2013-07-04T18:32:45   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:34

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. boa cara.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Cleber Leite
    2013-07-05T10:02:59   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:33

    Tanto comentário inútil mas fazer o que. IOs é bom, Android é bom, os dois pegam vírus e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Isto é como a Eterna briga do Linux vs Windows. Ficou só triste em vez dos usuários discutirem as possibilidades de melhorarem os sistemas ficam só se revoltando como adolescentes e querendo mostrar quem tem mais razão. E sobre o Android ter mais recursos, gostaria de saber o que mais o techtudo esperava. Uma matéria com este título deveria ter explicado o que deveria vir e nãos só criticar. Enfim, não ajudou em nada e virou mais um lixo eletrônico, infelizmente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cleber Leite
      2013-07-05T10:02:59   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:33

      ate que enfim li algo inteligente e nao comentario de fanboy apple e fanboy samsung/android

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Cleber Leite
      2013-07-05T10:02:59   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:33

      Comentário de Cleber Leite "poupou" minhas palavras.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Humberto Lopes
    2013-07-04T18:46:09   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:33

    Muito bom poder atualizar o meu iPhone 5 para o IOS 7. Eu tinha um Galaxy S3, comprado há apenas um anos atrás, e estava preso na porcaria do Android 4.2 (que instalei com uma GAMBIARRA com o Odin3, sem garantia de funcionar ou não quando eu fiz a ação), porque senão ficaria preso ao Android 4.1, com o maldito do Kies dizendo que não há mais atualizações! E ainda há um bando de otários enaltecendo essa Samsung! Vai pro inferno, Android, porque o meu dinheiro não é capim!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Humberto Lopes
      2013-07-04T18:46:09   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:33

      É duro ter que aturar crianças de 10/12 anos comentando tecnologia e se achando inteligente.O cara é um fanboy da Samsung, que não é homem para assumir sua opinião e fica postando besteiras a asneiras . Acho que todos os usuários da Samsung deveria se preocupar com o Marcos Feliciano e não comentar tecnologia. O cara tem um produto ultrapassado e se acha o máximo, conforme disse outro fanboy compre aparelhos da Samsung e continue pastando. Porque, todo aparelho da Samsung é um lixo de plástico asiático feito pra burro comprar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Humberto Lopes
      2013-07-04T18:46:09   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:33

      Humberto Lopes ue, vc nao falou que tem um iphone? e ta metendo o pau, é obviu que o senhorzinho tem um hiphone e um "galaxis" camelo S3

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Nicolas D.
    2013-07-05T18:41:23   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:32

    Fanboy da Samsung é POBRE.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nicolas D.
      2013-07-05T18:41:23   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:32

      Noobs detected... remove iPhone to fix tem? (y/n)

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Nicolas D.
      2013-07-05T18:41:23   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:32

      nao vala isso que o doisberto fica magoado, ele tem um S3 de camelo

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Silvio Silva
    2013-07-05T10:01:10

    Pesquisem um pouco sobre regras de versionamento, é óbvio que de uma versão 4.x pra outra 4.x não terá tantas mudanças, isso é natural. Quando chegar uma versão 5, aí sim verão grandes mudanças.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • FABIO PINTO
    2013-07-05T17:17:54   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:31

    Em outras palavras, a reportagem disse que a interface TouchWiz da Samsung é lenta, instável e gasta muita bateria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • FABIO PINTO
      2013-07-05T17:17:54   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:31

      Instável não é, mas é lenta, ruim de bateria e de gosto muito duvidoso. Simplesmente a interface piora coisas que funcionam muito bem no android puro, pra uma versão samsung pior e mais complicada. Eu tenho um S3 e estou satisfeito, mas só fiquei plenamente satisfeito quando coloquei uma versão pura do android, o aparelho fica MUITO MELHOR em tudo. Touchwiz é um lixo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Evandro Oliveira
    2013-07-05T07:55:37

    Atualização para o Galaxy S3 oficial do Android 4.2.2 sai quando???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Lopes
    2013-07-04T22:12:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:31

    Eu comprei um grand duos, fiz download de um aplicativo e o celular fico podre de malware, simplesmente não recomendo. Comprem um W8, Iphone ou qualquer outro OS que não seja Android.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Lopes
      2013-07-04T22:12:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:31

      Cara, tenho duas operadoras, uso uma em um iPhone 5 e outra em um S3 LTE i9305 (4G), nunca tive problemas referentes a isso. Posso te garantir que ainda acho o S3 bem melhor que meu iPhone 5.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Lopes
      2013-07-04T22:12:07   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:31

      kkkkk...ja usei android , hj nao compro por outros motivos, uso wp, agora lhe digo...é muito noob...q instalar qualquer coisa q acha por ai por isto q estraga o cel...nunca tive virus ou coisas parecida em nenhum aparelho q ja tive...me poupe viu...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jean Lima
    2013-07-05T10:34:18

    Há uma questão em relação aos sensores. Vale a pena mesmo perder todos os recursos que oferece? Bem, por um lado vale, pois a maioria dos recursos não tem praticidades e são poucos usuais. Por outro lado, são o que diferencia o S4 de outros smartphones. Possuo um S4 a 10 dias e não é tudo que eu esperava, pelo menos não por um preço tão alto. Comparar Android puro com TouchWiz é o mesmo que comparar uma Ferrari com Camaro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natanael Braga
    2013-07-04T16:38:38

    será que vai sair pro galaxy nexus?????? não quero trocar ele agora..ainda mais que comprei ele fora e ele suporta o 4g...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danilo Lima
    2013-07-04T12:59:20

    Aguardando ansioso no meu nexus 4!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jannsey Carlos
    2013-07-04T22:21:32

    Eu não sei qual é mais lixo eletronico: iPhone 5 ou Samsung S4? Alguem pode me responder?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wendel Schelhan
    2013-07-04T18:08:26

    Aqui os Applefags nem metem a colher: sabem que não tem nem o que brigar aqui! kkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Mateus Oliveira
    2013-07-04T13:36:44

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse techtudo e seus estagiários... Na explicação do GOOGLE DRIVE (nuvem da Google), eles colocaram como aspecto negativo o fato de ter que estar na internet para editar documentos... Eles só esqueceram de uma coisa, É NUVEM, feito justamente para internet, o google ainda é perfeito e disponibiliza uma leitura offline pratica. Pena o Tecmundo estar bloqueado no meu trabalho =(

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Junior
    2013-07-08T15:39:04

    Uma comédia esses comentários relativos a pobreza em fóruns de celular, sinceramente não consigo imaginar alguém com um alto poder aquisitivo perdendo tempo em fóruns como esse, seria ilariante. Sou pobre, tenho galaxy e gosto do meu celular!!! Não trava, roda todos os jogos que coloco e como tenho a rom da claro já estou no Jelly Beam. Quer ter iphone??? Tenha e se for pobre o cartão extra parcela em 24x para qualquer assalariado poder ter um. Wp???? É barato e acessível!! Comentário elitista e preconceituoso é feito por quem não tem cultura e as classes dominantes em sua maioria a tem.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Lima
    2013-07-05T16:49:37

    Nosso amigo ta certo como avaliar algo que não esta pronto. Matéria antecipada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Antenor Neto
    2013-07-05T11:37:35

    Matério, Pessima, Como fazer uma avaliação do um sistema com a versão beta.... New Release é.... Nota ZERO!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adonai Araujo
    2013-09-29T13:18:45

    Os dois aparelhos estão na mesma faixa de preço e eu optei pelo S3. Sou pobre só por isso? Porque comprei um S3? Poderia ter comprado um Iphone mas não me interessou. Só lembrando que sou pobre mesmo mas sou rico em cultura e pensamento.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Igor Souza
    2013-07-07T15:39:26   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:27

    Enquanto isso estou preso no 4.0 Galaxy S2 Samsung isso é uma vergonha !!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Igor Souza
      2013-07-07T15:39:26   , respondido respondido 2013-10-30T11:24:27

      amigo qual S2 vc ta falando , o meu ta na 4.1.2 e recebi atualização para a mais recente

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário