Celular

12/07/2013 08h45 - Atualizado em 14/07/2013 12h13

Testamos o Lumia 1020: Nokia faz upgrade 'profissional' em sua câmera

Allan Melo
por
De Nova York

Os testes com o Lumia 1020 provaram uma coisa aos presentes: se a Nokia pretendia aposentar as câmeras compactas no lançamento do 920, agora ela quer acabar com as semi-profissionais. Entenda o porquê disso nesta análise do Lumia 1020, o próximo top de linha da Nokia, com Windows Phone 8.

Lumia 1020, o "cameraphone" da Nokia visto de frente (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 1020, o "cameraphone" da Nokia visto de frente (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Os rumores espalhados antes do lançamento do Lumia 1020 tentaram ditar o rumo do segmento de "cameraphones". Resolvido o problema de tirar fotos escuras com o conjunto óptico do Lumia 920, a questão agora era o zoom - até então pixelado ou sem definição. Já se cogitava, inclusive, que o novo telefone faria como as semi-profissionais, trazendo um sistema inovador para troca de lentes. Mas a mudança foi mais amigável.

No novo Lumia, a promessa é basicamente "tire a foto antes, faça o zoom depois". Usando uma tecnologia bem semelhante ao do HTC One, a Nokia lançou no 1020 um conjunto de seis lentes Carl Zeiss com um sensor que tira fotos em grande resolução (41 MP) para produzir, então, fotos menores.

O Lumia 1020 desbanca o Galaxy S4? Opine no Fórum do TechTudo!

Dual-capture: o grande segredo deste Lumia

Graças ao recurso dual-capture, o Lumia 1020 registra duas fotos em resoluções diferentes: uma de 5 megapixels, com acesso direto para postar no Facebook, mandar por e-mail ou sincronizar no computador; e outra de 38 megapixels, usada para edições posteriores no telefone. Graças a essa combinação, a Nokia basicamente mudou o jogo no mercado de cameraphones.

Edição de fotos no Lumia 1020 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Edição de fotos no Lumia 1020 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A primeira boa deste recurso é a capacidade de poder "des-ampliar" a imagem: mesmo que você tire uma foto ampliada com zoom, será possível editar ela posteriormente, mudando o ângulo ou o corte das bordas. É como se o telefone tirasse a foto inteira, sem zoom, ao mesmo tempo, sem você saber. Para refazer a cena, entretanto, não há mistério: ela usa a foto de 38 megapixels para gerar outra menor, de 5 MP. Nos testes, a funcionalidade atuou como prometido, sem nenhum entrave.

Para quem está preocupado com a quantidade de espaço desperdiçada com este "arquivo escondido", a Nokia avisa: "com o recurso ativado, dá pra tirar 2 mil fotos antes de lotar o telefone", disse um dos técnicos que demonstrava o aparelho. A imagem maior ocupa - em média - 12 MB, e a menor, 2 MB. Esta funcionalidade pode ser desligada no menu de configurações de fotos, mas "o grande lance aqui é que você não vai precisar tirar 3 ou 4 fotos de um mesmo momento para pegar uma foto boa. Você só vai tirar uma foto. Ela já estará boa", disse o técnico.

Resolução e taxa de FPS suportadas pelo Lumia 1020 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Resolução e taxa de FPS suportadas pelo Lumia 1020 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Câmera com ajustes profissionais para pessoas comuns

Além deste recurso do zoom, a câmera se destaca também por sua capacidade nativa de fazer ajustes nas configurações antes de se registrar uma foto, como nas câmeras semi-profissionais.

Aplicativo da câmera do Lumia 1020, com destaque para o menu de ajustes manuais (Foto: Allan Melo/TechTudo)Aplicativo da câmera do Lumia 1020, com destaque para o menu de ajustes manuais (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Combinado ao estabilizador mecânico, por exemplo, é possível alterar a velocidade de exposição e tirar aquelas fotos com rastros de luz, como faróis de carros desenhando avenidas ou criar light painitings. O máximo de tempo que o 1020 consegue fazer na abertura é de 4 segundos, e o mínimo é de 1/16.000 - o que é suficiente para pegar uma foto de um carro de Fórmula 1 em movimento, ou uma borboleta em pleno voo.

Com tantos ajustes disponíveis, a Nokia se antecipou ao criar três meios para auxiliar usuários que não entendam de fotografia. O primeiro é o modo automático, que entende as potencialidades do telefone e registra sempre a melhor foto na melhor configuração. O segundo é o pequeno aviso de cor, que mostra em amarelo quando o ajuste está ameaçando a qualidade da foto.

O terceiro são os tutoriais, que mostram exatamente o que cada recurso pode fazer, explicando exatamente a diferença que causa cada diferente ajuste. No tutorial de velocidade de exposição, por exemplo, a Nokia mostra uma sequência de fotos de uma avenida com a diferentes configurações, mostrando desde os carros parados (em grande velocidade) como os rastros de luz (em baixa velocidade de abertura).

Lumia 1020 e seu modo "tutorial", que ensina a tirar melhores fotos com a câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 1020 e seu modo "tutorial", que ensina a tirar melhores fotos com a câmera (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Ainda no quesito fotografia, vale a pena citar o novo flash Xenon, que não distorce tanto as cores como outros modelos de flash, que costumam deixar, por exemplo, as pessoas pálidas.

Por outro lado, só a câmera foi novidade

Se por um lado o progresso da câmera foi notável, por outro, nas outras configurações, houve poucas mudanças notáveis. A tela é quase a mesma, com 720p - por mais que o mercado já tenha adotado o FullHD. A razão, segundo a vice-presidente de Marketing da Nokia em entrevista ao TechTudo, é que a Microsoft ainda não trouxe o update com suporte a tal resolução, e que somente por isso ele não tem tela em 1080p.

Especificações do Lumia 920: no fim das contas, só a câmera surpreendeu (Foto: Allan Melo/TechTudo)Especificações do Lumia 920: no fim das contas, só a câmera surpreendeu. Estranhamente, o aparelho aparece com o nome de "Nokia 909" na área "About" do WP8 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O processador continua sendo um dual-core de 1,5 GHz, mas com um desempenho melhor, já que traz a nova geração Snapdragon S4. A memória RAM, além disso, foi duplicada para 2 GB, e o vidro de proteção da tela possui Gorilla Glass 3, assim como as lentes.

Já o corpo do Lumia 1020 segue o mesmo estilo do Lumia 920, em policarboneto e nas cores amarela, preta e branca. Tal decisão, entretanto, é no mínimo curiosa, considerando que há pouco lançaram o 928 e 925, com corpo em alumínio e algumas boas modificações em seu design. Por outro lado, isso talvez possa ser explicado pelo pequeno detalhe achado nesse protótipo colocado para testes, cujo nome interno é "Nokia Lumia 909". No mínimo, dá a entender que ele seria o sucessor do Lumia 900; posto que foi ocupado pelo 920.

Lumia 1020 vem nas versões preta, branca e amarela (Foto: Allan Melo/TechTudo)Lumia 1020 vem nas versões preta, branca e amarela (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Acessórios: suprindo decepções do novo Lumia

A grande "surpresa" negativa foi o abandono do wireless charging nativo - uma tecnologia que foi um dos grandes diferenciais do Lumia 920. O NFC continua embutido, mas quem gostou da tecnologia de carregamento sem fio terá que adotar um case externo, próprio para este telefone.

Case para carregamento sem fio do Lumia 1020 (Foto: Allan Melo/TechTudo)Case para carregamento sem fio do Lumia 1020 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O outro acessório foi mais bem-vindo. Na verdade, um dos quesitos mais comentados no evento: trata-se do Nokia Camera Grip - PD95G. O case traz ao Lumia 1020 à forma de uma câmera, com uma silhueta semelhante a das câmeras compactas, para segurar o telefone com umas das mãos e tirar fotos com o dedo indicador. E, ao contrário de ser apenas um calombo, a Nokia aproveitou para embutir nesse espaço uma bateria de 1.020 mAh (número proposital), ampliando a capacidade da bateria do smartphone, de 2.000 mAh. Afinal, haja bateria pra querer tirar tanta foto.

Camera Grip, o acessória que deixa o Lumia 1020 com cara de câmera compacta (Foto: Allan Melo/TechTudo)Camera Grip, o acessória que deixa o Lumia 1020 com cara de câmera compacta (Foto: Allan Melo/TechTudo)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mario Machado
    2013-07-12T15:45:13  

    Esse ccelular ficou bonito e tem uma bela câmera...mas prefiro o sistema android...o que dama da maos nojo na microsft e o lixo da lvive...tenho xbox e isso e o que estraga o videogame

    recentes

    populares

    • Mario Machado
      2013-07-12T15:45:13  

      Microsoft estraga o mundo!

    recentes

    populares

    • Mario Machado
      2013-07-12T15:45:13  

      Nunca testou também um xbox a live é a melhor coisa do Xbox kkkk

  • Nelson Silva
    2013-07-13T09:07:02  

    Marcelo Fiuza, os fabricantes do Lumia 1020 houveram, por bem, modificar somente a câmera fotográfica do aparelho. Vivendo e aprendendo...

    recentes

    populares

    • Nelson Silva
      2013-07-13T09:07:02  

      Vc ta comparando com o que? O 920? O hardware é tem o dobro de ram o que muda muita coisa. De resto não entendi seu comentário amigo abs

  • Edies Silva
    2013-07-14T07:36:25  

    Prefiro o 920 bem melhor sem comparação

    recentes

    populares

    • Edies Silva
      2013-07-14T07:36:25  

      Como assim melhor? Procure se informar.

    recentes

    populares

    • Edies Silva
      2013-07-14T07:36:25  

      Kkkkkkkkk

  • Eron Santos
    2013-10-17T20:30:48  

    Sou um feliz proprietário de um N8 e acho tudo isso muito engraçado, nem preocupo, ficará comigo por um longo prazo ainda...

    recentes

    populares

    • Eron Santos
      2013-10-17T20:30:48  

      Entendo vc amigo pq tb sou um proprietário de um N8 fazem 3 anos. Entretanto, resolvi investir em um Lumia 925 mantendo a mesma qualidade dos produtos Nokia com um sistema atualizado, fluente, com maior quantidade de aplicativos, melhor qualidade de imagem, filmagem e fotografia, em fim, demorei 3 anos para tomar esta atitude e te digo, só alegria. Ah, o N8 continua vivo, agora com minha esposa.

  • Julio Crosciatti
    2013-08-19T20:11:58  

    Em menos de um ano tive 3 aparelhos.O Lumia 920,o iPhone 5 e o Galaxy S4. Realmente o Lumia tá melhor nas fotos,mas peca nos aplicativos pela quantidade e pelo visual sério demais.O iPhone é bonito,funcional,mas já está defasado em tamanho.Celular hoje em dia não é só pegada,tem que ver tudo na tela e a do iPhone parou no tamanho.O Galaxy S4 é Android,tudo pode acontecer nele.É rápido,melhor tela do mercado,cheio de tecnologia,mas o acabamento...muito questionável. Queria a camera do 1020 da Nokia,com o som do tocador de MP3 do iPhone,junto com a tela do S4 todo na plataforma IOS.Aí sim!

    recentes

    populares

    • Julio Crosciatti
      2013-08-19T20:11:58  

      Uso das suas palavras as minhas. Realmente uma câmera do N1020 com o auto falante do iOs junto com a tela do Gs4 todo na plataforma do iOs seria um máximo!!

  • Persianas Flaci
    2013-09-13T12:53:21

    tenho um 620 ,,,, pra que eu uso bom demais,,,,

  • Patricia Magalhae
    2013-07-15T16:18:57

    É, realmente pra quem tem preguiça, e só copia o gosto da maioria, mexer é difícil mesmo, principalmente pra quem não tem opinião própria, pois praticidade, velocidade, não tem igual, primeiro pelo pacote office que é completo e original, o gps funciona perfeitamente e off line sem depender de nenhuma operadora ou mesmo pacote de dados e pra vocês que estão desatualizados os app's funcionam perfeitamente, principalmente What's app, Instagram, Viber , Face entre outros.....

  • Thiago Coelho
    2013-07-15T13:27:41

    Já tive um HTC Ultimate com WP e, para tentar algo novo, há 1 ano e meio troquei num Xperia Arc S. Maldita hora que troquei meu HTC. Com o HTC de 512 de RAM eu fazia tudo que eu precisava no celular, sem travadas, sem ter que reiniciar, sem problema nenhum. Eu era feliz e não sabia... Em 1 hora mexendo no Android já vi a mensagem "Tal aplicativo parou" e vários travamentos. Apesar de curtir personalizar o smart, nada supera usar um sistema fluido e que lhe dê prazer em usar. Mesmo que meu atual RAZR HD seja um Android menos pior que os outros, assim que eu puder pegarei um Lumia 920. Ansioso!

  • Eli Leite
    2013-07-15T13:19:39

    Allan Melo Tem idéia em qual mês chegará ao Brasil? Gostaria de saber se o Lumia 925 chegará ao Brasil e qual mês.

  • Patrick Brasil
    2013-07-15T12:23:25

    Sempre tem alguém pra vir questionar! Amigos, essa é uma era de evoluções, se hoje a camera é essa, a tendencia é que ela só aumente e se aprimore! Se você não tem dinheiro pra comprar, ou tem, mas prefere um android ou um ios, faças suas escolhas e compras e respeite os demais! 'Neguim' vem questionar a qualidade da camera, e por ser uma camera top, quer colocar defeito, aaaaa, faça-me um favor! O fato, é que proporcionalmente ao aumento da camera, o aparelo em si tem que evoluir, tanto a memória interna, quanto a mermória ram, como o processador, a resistencia externa e entre outros!

  • Marcia Bergmann
    2013-07-13T18:16:53

    Principalmente a máquina fotográfica precisa ser boa para q eu possa tirar fotos e reconhecer elementos após o zoom. E, para não levar comigo uma parafernália pesada, levo só um celular com arquivos de legislação gravados em pendrive. Pronto. Lumia 1020 no bolso. Só para constar, compro Nokia para mim, android para meus filhos e, se fosse rica, Iphone para dar de presente e fazer figura...

  • Marcia Bergmann
    2013-07-13T18:16:35

    Que besteira defender fábricas de celulares como se fossem times do coração. O fato é que eles produzem equipamentos caros e nós compramos aquele que nos atende. Uso Nokia porque faço parte do público alvo dos smartphones produzidos por eles. Trabalho fiscalizando em locais ermos, preciso de legislação disponível, máquina fotográfica boa, gravador de som e lanterna.

  • Thiago Alexandre
    2013-07-13T13:00:25

    Desbancar semi profissionais ai já é muita prepotência... Quem sabe a diferença entre sensores APS-C, M4/3 sabe que não é bem assim. Desbanca facilmente cameras compactas pela tecnologia empregada que é inovadora, a qualidade é muito boa e com certeza será meu próximo smartphone. Mas cada um no seu lugar, Lumia 1020 é top e será por longos anos no quesito CameraPhone quando sair um celular com sensor aps-c ai sim pode dizer isto. Abraços

  • Antonio
    2013-07-13T10:10:27

    Só acaba sendo um pouco desnecessário pq a maioria compra um celular de 200mp para tirar fotos apenas no instagram...

  • Diego Viscardi
    2013-07-13T10:08:26

    Porque não comparam essa SmartCamera com uma câmera profissional?

  • Gilberto Filho
    2013-07-13T00:45:50

    Se os celulares da Nokia de 10 anos atrás tem câmera melhor que os galaxy...imagina esse...o diferencial do Nokia sempre foi a câmera....

  • Amaro Juvenal
    2013-07-13T00:12:34

    é o sistema operacioonal do futuro

  • Amaro Juvenal
    2013-07-12T23:53:23

    a Nokia ta vindo pra quebrar o pau com as concorrentes, falta só melhorarem os aplicativos !

  • André Coutinho
    2013-07-13T02:14:58

    É muita inocência ou má fé do repórter dizer que o Lumia 1020 usa tecnologia semelhante ao HTC One. Será que ele já ouviu falar do Nokia 808 PureView?

  • Tulio Lima
    2013-07-13T01:45:15

    Só avisar que o Nome Nokia 909 deve-se à 'evolução' do Nokia 808 PureView, com a mesma câmera com sensor de 41 MP.

  • Browie
    2013-07-12T21:44:01

    Celular show de bola! Vou começar a guardar um $$$ pra quando chegar por aqui eu pegar o meu. Viva a Nokia! Agora aposento o meu Lumia 900. Windows Phone tem os seus probleminhas mas é um ótimo SO. Muito rápido e estável. Gostei e muito da novidade.

  • Katia
    2013-07-12T21:18:05

    é lógico q é melhor é fabricado aki em manaus....alta tecnologia!!!! conheço o processo de fabricação

  • Emerson Alves
    2013-07-12T17:20:19

    Já tive um smartphone da Nokia e afirmo, as fotos e os vídeos são de uma qualidade bem superior aos dos concorrentes e isso porque a câmera era 5mpixel, agora essa do 1020 deve ficar espetacular. Ainda não percebi qual a diferença tão grande em usar o microsoft ou android...

  • Leonardo Alves
    2013-07-12T17:07:28

    o Windows phone me lembra o antigo formato "betamax" de fita de vídeo: Era o melhor, mas perdeu o marketing para o VHS.

  • Dimas Amorim
    2013-07-12T20:19:34

    Todos os top de linha tem camera 5 vez melhor que a do iphone.