TechTudo

07/10/2011 15h32 - Atualizado em 13/10/2011 11h33

Piratas da Informática: filme conta história de Steve Jobs e Bill Gates

Luciana Vieira Para o TechTudo

Piratas do Vale do Silício (Foto: Reprodução)Piratas do Vale do Silício (Foto: Reprodução)

A rivalidade entre os grandes gênios da informática, Steve Jobs e Bill Gates, foi retratada em um filme de 1999 chamado Pirates of Silicon Valley, traduzido no Brasil como Piratas da Informática. O drama com cerca de uma hora e meia de duração, feito para TV, envolveu o público por mostrar, sem muitas reservas, fatos desconhecidos das trajetórias de Jobs e Gates.

Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, o filme estrelado por Anthony Michael Hall, como Bill Gates, e Noah Wyle, como Steve Jobs, mostra o surgimento da microinformática, em um mundo de computadores gigantes e restrições de acesso à informação.

Nesse cenário, Steve Jobs, um hippie contestador, é apresentado como um grande visionário, ao criar, juntamente com Steve Wozniak, o primeiro microcomputador com interface gráfica, o Macintosh. Já Bill Gates, um nerd típico, desenvolve o primeiro sistema operacional de interface gráfica que, ao contrário da Apple, foi projetado para funcionar em qualquer PC: o Microsoft Windows. Começa, então, a grande competição.

O filme, no entanto, não somente aplaude os principais personagens. Ao contrário, revela que, em alguns momentos, os dois usaram os fins para justificar os meios, o que gerou certa polêmica na época do lançamento, principalmente quando sugere que Bill Gates copiou tecnologia da Apple para desenvolver o Windows.

No mesmo ano, Jobs convidou Wyle para a Macworld Expo e, ao saber que o ator estava feliz por ele não estar furioso, respondeu: “O quê? Eu, chateado? Ei, é apenas um filme”. O fato é que o filme, a princípio pouco pretensioso, ganhou cinco indicações ao Emmy, incluindo o de melhor filme para TV, além de vencer o prêmio Eddie, da American Cinema Editors, como melhor filme editado para TV.

Tudo isso aliado a um roteiro original, que fala de questões densas e até a grande dificuldade em encontrar o filme em DVD, já que foi produzido para a TV, fizeram de Pirates of Silicon Valley um cult entre os aficcionados por informática e cinema. 

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Célio Júnior
    2011-10-14T09:41:38

    Correção: O filme é de 1998. E não de 1999. Na Macworld de 1998, o ator principal desse filme apareceu no palco se passando por Steve Jobs, logo após ter lançado esse filme.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ewertom Geraldo
    2011-10-09T22:36:36

    o cara e zika

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Coelho
    2011-10-08T22:27:55

    É incrível a capacidade de certos indivíduos em ficar criticando e "pixando" as pessoas de grandes idéias. O interessante é que os nomes dos "críticos" abaixo nunca serão mencionados na história, no máximo aqui neste espaço para comentários.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Machado
    2011-10-08T21:43:44

    Adriano Lemos e Felipe Alves, eu tenho o filme original e nele esta escrito em letras garrafais "Piratas da informática" Piratas do Vale do Silício seria a tradução literal do nome original coisa que pouco distribuidores fazem por questões legais ou por ja haver filmes no Brasil com esse mesmo nome ou ate mesmo por que a tradução não faz sentindo no Brasil O povo esta tão mal acostumado com a porcaria do filme pirata que ainda vem discutir o nome do filme com o jornalista! O vagabundo que copia o filme nos EUA e joga uma legenda cheia de erros não liga para se o nome esta correto ou não

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Lemos
    2011-10-08T18:29:37

    O nome do filme no Brasil não é Piratas da Informática, e sim Piratas do Vale do Silício. Ótimo filme! Jobs copiou a idéia da inteface gráfica da Xerox, mas foi pq a Xerox afirmou não ter interesse no projeto. Já o Bill Gates copiou o Mac pra fazer o Windows por ser picareta mesmo. Apesar de atualmente Bill Gates ser o maior filântropo do mundo, ajudando povos necessitados de vários países pobres com mais de US$ 130 bi em doações ao longo de sua vida.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade