TechTudo

07/11/2011 08h33 - Atualizado em 07/11/2011 11h44

Deu TILT: Os 8 bugs de games mais assustadores

Aline Carvalhal Da redação

Seu adversário te matou porque o tiro atravessou a parede? Um objeto da cena sumiu do nada ou saiu voando? A música tensa da última fase não tocou e você não viu o chefão chegar? Você tinha 99 vidas, morreu e deu Game Over? Parece loucura, mas eventos assim são mais comuns do que se imagina. O Techtudo já alertou para a presença de erros do tipo em ótimos títulos como FIFA 12, The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D , Elder Scrolls IV e Fallout 3. Se jogando esses lançamentos ou até mesmo games um pouco mais antigos, você já deu de cara com algo que fugia da normalidade, pode ter certeza que você foi vítima do temido bug - também chamado de glitch - ou, resgatando a famigerada expressão da década de 90: TILT.

O glitch é uma palavra de origem alemã, empregada para se referir a erros em linhas de código e falhas gerais sem uma causa específica. Eles existem em diversas áreas da informática e claro, nos games.  Alguns especialistas diferenciam o bug do glitch dizendo que o primeiro é propriamente um defeito que atrapalha o andamento do jogo e o segundo funciona mais como um ''cheat'' que permite que você faça coisas aparentemente impossíveis durante sua campanha. No entanto, na maioria das vezes os termos são sinônimos e claro, frustram a nossa partida, além de, como são repentinos, assustarem e desestabilizarem a nossa rotina gamer. Quer levar uns sustos? Confira a lista com 8 bugs horripilantes:

#8. Call of Duty - Um bug que desafia a morte

Zumbi em Call of Duty? (Foto: Reprodução)Zumbi em Call of Duty? (Foto: Reprodução)

Alguns jogos da franquia Call of Duty possuem um modo zumbi, bastante apreciado e assustador dentro de suas possibilidades. Mas o que dizer de "zumbis falsos" aparecendo na versão normal do game? Na imagem ao lado vemos um corpo mutilado em pé, próximo a parede, com os braços em movimento aparente. Como? O problema é que na programação do jogo não existe muita diferença entre um personagem vivo e um morto. São apenas linhas de código. Um é programado para se mover e falar e o outro é programado para ficar deitado no chão sem movimento. Mas às vezes algumas dessas linhas de código se misturam rendendo resultados bastante assustadores como esses:

#7. Red Dead Redemption - Vira homem, vira lobisomem?

Cuidado, cowboy! (Foto: Reprodução)Cuidado, cowboy! (Foto: Reprodução)

A série Red Dead ficou famosa por trazer ao mundo dos games o que há de melhor no universo do Velho Oeste. Você monta a cavalo, atira em seis bandidos de uma vez, invade trens e tudo isso com uma estilosa roupa de cowboy. Mas todo esse sucesso do game facilitou a descoberta de bugs por parte de seus jogadores mais fiéis. Entre os erros observados um chamou a atenção: os homens-bicho. Ou seria o contrário? 

 

 

- O bug dos homens-pássaro

- O bug do homem-cobra

- O bug do homem-puma

- O bug do cachorro-homem 

#6. Super Smash Bros. Brawl - O estranho Pikaman e outras misturas

Pikaman: Parece um cosplay. (Foto: Reprodução)Pikaman: Parece um cosplay. (Foto: Reprodução)

Mario e Sonic sempre lutarão pelo título de mascote oficial dos videogames. Afinal, foram criados na mesma medida para concorrer, não é mesmo? São absolutamente equivalentes e nenhum deles jamais triunfará. A não ser que, durante uma luta, Mario revele possuir as habilidades de Link, ou Sonic saiba agir exatamente como o Pikachu. Espere, isso é possível! Um hack permite aos jogadores trocar as habilidades de seu personagem pelas de outro. Até aí, algo inocente. O assustador é a consequência: Mudar as técnicas de um personagem tem bizarros efeitos sob o modelo do personagem, alterando sua aparencia de forma grotesca:

- Solid Snake agindo como Donkey Kong

- Pikachu agindo como Ganondorf

- Giga Bowser agindo como Jigglypuff

#5. Grand Theft Auto: San Andreas -- Os carros-fantasma na floresta

carros-fantasma em GTA (Foto: Reprodução)carros-fantasma em GTA (Foto: Reprodução)

Estranho seria não encontrarmos nenhum bug em um jogo com um mapa tão grande como GTA: San Andreas. Vários glitches falsos já foram colocados no Youtube e muita gente reclamou de serem obra de Gameshark. Mas se existe um bug comprovado no game, são os Carros-Fantasma. Para vê-los, basta se afastar da cidade indo para uma área rural e de colina. O bug acontece porque a mecânica do game apenas gera carros na área imediata ao personagem. Isso faz possível que um carro apareça no topo da colina e saia rolando ladeira abaixo, literalmente, até bater em algo.

#4. The Sims 3 - Bebês-Demônio

É a cara do pai. (Foto: Reprodução)É a cara do pai. (Foto: Reprodução)

Em vez de nos tirar da realidade o diferencial de The Sims sempre foi um jogo o mais próximo do nosso mundo quanto fosse possível. Considerando isso, temos que admitir que quando algo dá muito errado no título da EA, é aterrorizante. The Sims sofre com bugs desde sua primeira versão e muitos são devido a grande quantidade de cheats e hacks possíveis no jogo. Você pode ter um Sim colorido, nadar fora da piscina, atravessar paredes e muito mais. No entanto, há quem diga que existe um glitch que acontece - sem intervenção alguma do jogador - exatamente no nascimento de um bebê. 

 

#3. Rocky (PS2) -- Um ringue de horrores 

Uma nova maneira de desistir da luta? (Foto: Reprodução)Nova maneira de desistir da luta? (Foto: Reprodução)

Aqui estão algumas coisas que um jogo de Playstation sobre Rocky deveria incluir: boxe, Sylvester Stallone e a música "Gonna Fly Now". Agora... O que ele não deveria ter: Horror e criaturas estranhas e flutuantes. Ao que parece a versão de Rocky para PlayStation 2 não obedeceu a regra, ficando propensa a algumas falhas extremamente bizarras. Alguns erros são bastante inofensivos, como fazer o plateia parecer um pixel gigante, deixar os jogadores invisíveis ou fazer o apresentador falar como um disco arranhado. O problema é quando as coisas fogem um pouco mais do controle e se tornam assustadoras como quando os lutadores começam a afundar no chão como fantasmas sem razão.

 

 

Eu anda sou o vencedor, né? (Foto: Reprodução)Eu anda sou o vencedor, né? (Foto: Reprodução)

O engraçado é que após afundarem no chão, os personagens aparecem de repente, em pedaços como se estivessem sido fatiados.

 

 

 

 

 

Alguém está assustado. (Foto: Reprodução)Alguém está assustado. (Foto: Reprodução)

 

E o que dizer do glitch que deixa o Rocky sem boca e com os olhos saltando para fora?

 

 

 

 

 

Quase um totem. (Foto: Reprodução)Quase um totem. (Foto: Reprodução)

Mas nada é pior do que Clubber Lang que parece ter sido transformado em uma perna gigante de ponta cabeça com uma cara de expressão assustada no meio.

 

 

 

 

 

#2. Sherlock Holmes: Watson assustador

Estou bem atrás de você (Foto: Reprodução)Estou bem atrás de você (Foto: Reprodução)

O jogo para PC Sherlock Holmes: Nemesis tenta recriar a clássica dinâmica Holmes/Watson permitindo que você jogue com ambos os personagens. Você controla Holmes na maior parte do tempo (em primeira pessoa), mas os programadores fizeram questão de que seu leal amigo Watson estivesse sempre perto, assim você poderia selecioná-lo se precisasse. Mas aparentemente eles se esqueceram de um pequeno detalhe: Criar animações para Watson "andar". Em vez disso, o personagem se teletransporta de um lugar para o outro. O resultado: Watson se tornou o mais assustador personagem da história dos videogames. Não concorda? Então veja esse vídeo:

 #1. Fallout: New Vegas - Cabeças-Voadoras

Cabeça voadora em Fallout (Foto: Reprodução)Cabeça voadora em Fallout (Foto: Reprodução)

Fallout: New Vegas tem se mostrado um belo repositório de bugs terríveis. Com sorte, eles se manifestarão apenas congelando sua tela e travando seu jogo sem prévio aviso, te fazendo perder horas de progresso. Mas se você der azar... Vai se assustar pra valer. Sim, estamos falando das Cabeças-Voadoras. Às vezes elas se movem pelo ambiente, inofensivas, cuidando de suas próprias vidas. Às vezes não. Ah, e pode acontecer com outras partes do corpo também. Que sorte vivermos em um era onde as empresas podem lançar patchs que corrigem esse tipo de erro... ou tentam, pelo menos.

Via Cracked

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Gustavo Soares
    2013-01-22T16:24:08

    o tal bug ou glitch do gta do carro na verdade é um easter egg feito por um mod go game

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jonathan Vieira
    2013-01-01T17:47:00

    Parece que a maioria dos bugs e glitchs são jogos para PC... sinceramente jogos da série Fallout, The Elders Scrolls no xbox não encontrei nenhum.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Erico Moreira
    2012-01-21T15:37:32

    podiam colocar mais bugs ou fazer uma enquete. tem varios bugs das antigas como em ultimate mortal kombat 3 que voce pula pra dar um chute e as telas ficam trocando.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando
    2011-11-10T17:50:18

    Cópia!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jean Lima
    2011-11-07T10:44:21

    veja este video então o jutso do carro

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade