TechTudo

22/03/2012 17h18 - Atualizado em 22/03/2012 17h18

Estudantes pernambucanos trabalham em robô espacial da NASA

Filipe Garrett Para o TechTudo

Estudantes da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli) estão aprimorando um robô da NASA que vai à Marte. A oportunidade nasceu de uma parceria da instituição brasileira com a agência espacial e faz parte do evento I Acampamento de Robótica da Poli/PE, que começou na última segunda-feira (19/03).

Estudantes pernambucanos trabalham em robô da Nasa (Foto: Divulgação)Estudantes pernambucanos trabalham em robô da Nasa (Foto: Divulgação)

Os estudantes brasileiros têm a chance de avaliar os sistemas e o funcionamento do equipamento, que será enviado ao planeta vizinho, ainda sem data definida. A missão do robô é circular na superfície de Marte para coletar dados ambientais do planeta e fotografias das paisagens marcianas. Sensivelmente menor que as sondas Opportunity e Curiosity, o modelo se move com esteiras e é capaz de registrar fotografias com recursos 3D.

Depois de avaliar o equipamento, os alunos brasileiros terão a chance de sugerir ideias para os sistemas do robô, tais como melhorias na interpretação do meio-ambiente, de comunicação com a Terra e de locomoção.

Segundo a NASA, o robô já foi testado em ambientes adversos, que simulam as condições climáticas e ambientais de Marte. O contato com a poeira e o solo árido foi testado no deserto do Novo México, nos Estados Unidos. A capacidade de trabalho sob temperaturas muito baixas, como as marcianas, foram simuladas nos polos terrestres.

O I Acampamento de Robótica da Poli/PE vai até a próxima sexta-feira (23). O robô da NASA, por sua vez, terá estadia prolongada no país até junho.

Via Poli/PE

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Rafael Soares
    2012-03-23T13:37:16

    Muito bom essa oportundade. Mostra que cada vez nosso pais esta tendo a devida importacia no exterior em diversas areas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Soares
    2012-03-23T13:37:16

    Muito bom essa oportundade. Mostra que cada vez nosso pais esta tendo a devida importacia no exterior em diversas areas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade