O conceito de um aparelho voador que se movimenta pelo ar mudando de forma está dando o que falar no mundo da tecnologia. O SmartInversion é um objeto recheado de hélio que tem um movimento de pulsação constante, conhecido como inversão, e que promete revolucionar o mundo do transporte aéreo.
Smart Inversion é um curioso produto voador queplana sozinho (Foto: Reprodução)
O produto foi desenhado por Paul Schatz, que deu ao SmartInversion traços geométricos a partir de uma base com seis membros articulados em seu centro. A forma inicial é semelhante a um cubo, porém, alterna conforme o objeto se movimenta.
O SmartInversion dá vida a si próprio. A combinação entre o material utilizado em sua construção e os movimentos feitos por ele faz com que o dispositivo continue sempre planando. A principal inovação do projeto é o uso do conceito kinematics com um novo aspecto: a inversão. Afinal, ele sempre foi utilizado em movimentos lineares, como rotação e translação.
Agora, os engenheiros e designers da empresa responsável pelo SmartInversion já pensam em como levar esta tecnologia para outros dispositivos. Foi criado até um evento para divulgar as novidades e estimular cientistas de todo o mundo a terem ideias para o futuro, o “Festo Challenge”. O conceito de inversão que mais agradar aos executivos vai ser exibido em uma feira oficial da empresa e ganhará 10 mil euros (R$ 25 mil).
Assista abaixo ao projeto em ação:
Via Festo





