TechTudo

03/03/2013 09h49 - Atualizado em 28/02/2014 12h50

Conheça cinco propagandas acusadas de fazer uso machista do Photoshop

Raquel Freire Para o TechTudo

Usar Photoshop para modificar corpos femininos é uma prática já muito difundida no mundo da publicidade. Mas algumas alterações são consideradas machistas e ofensivas por grande parte dos espectadores, sobretudo pelos movimentos feministas. Veja uma lista de anúncios que geraram polêmica e foram alvo de críticas pelo caráter machista do uso do Photoshop, listadas pelo site "Buzzfeed".

1. Uma campanha pública contra estupro promovida em 2008 pela cidade de Milwaukee, no estado americano de Wisconsin, indignou muita gente. Nela, os publicitários usaram Photoshop para mesclar corpos de mulheres em trajes sensuais com o rosto de meninas, sob pretexto de denunciar que mesmo crianças com corpo desenvolvido não têm maturidade para o sexo. A imagem, porém, foi considerada ofensiva e de mau gosto, além de incitar ainda mais o erotismo infantil.

Anúncio contra estupro da cidade de Milwaukee, EUA (Foto: Reprodução)Anúncio contra estupro da cidade de Milwaukee, Estados Unidos (Foto: Reprodução)

2. Em 2010, a filial de Istambul da loja-conceito Beymen Blender estampou um anúncio para lá de desagradável. A peça publicitária, elaborada pela agência Rafineri, mostrava a modelo nua fatiada em pedaços, com as partes penduradas por ganchos, como em um açougue. Na época, vários movimentos feministas se manifestaram contra a propaganda, e mesmo profissionais da área de comunicação criticaram a campanha, como Susannah Breslin, do "The Frisky": “Sou a favor de alguma controvérsia em publicidade, mas ela tem que cumprir sua função. (…) Pode-se dizer (que este anúncio) é misógino, ofensivo e uma série de outras críticas”, escreveu.

Propaganda da loja de roupas Beymen Blender de Istambul (Foto: Reprodução)Propaganda da loja de roupas Beymen Blender de Istambul (Foto: Reprodução)

3. O anúncio da Mrs. Mac’s australiana, de 2010, é outro que gerou polêmica. Criada pela agência Marketforce, a propaganda usa o Photoshop para misturar o corpo de uma mulher magra (e jovem) com a cabeça de uma idosa, estampando a legenda “Carne magra com uma parte superior crocante”, em referência às rugas.

Anúncio da Mrs. Mac's australiana (Foto: Reprodução)Anúncio da Mrs. Mac's australiana (Foto: Reprodução)

4. Não é incomum que propagandas de cerveja sejam acusadas de machismo. Neste anúncio da Coopers Light Lager, de 2008, a cervejaria altera a imagem dos corpos de mulheres tidas como não sensuais e coloca neles atributos físicos que seriam interessantes aos olhos masculinos. A ideia por trás do Photoshop é dizer que a cerveja, que tem baixo teor alcoólico, só distorce parcialmente a visão dos homens, fazendo com que eles ainda sejam capazes de distinguir uma mulher feia de uma bonita.

Uso de Photoshop na propaganda da Coopers Light Lager (Foto: Reprodução)Uso de Photoshop na propaganda da Coopers Light Lager (Foto: Reprodução)

5. A rede de supermercados argentina Disco fez uma propaganda em que a perna das consumidoras foi exageradamente alongada no Photoshop. O conceito é o de que as lojas são tão próximas que bastam pouco passos para chegar a um supermercado, como se a pessoa tivesse pernas como as do anúncio. Na prática, o fato de só haver mulheres estampadas, como se fosse uma atribuição exclusivamente feminina ir ao mercado, não foi bem visto por parte do público.

Cartaz da rede de supermercados argentina Disco (Foto: Reprodução)Cartaz da rede de supermercados argentina Disco (Foto: Reprodução)

Via Buzzfeed

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Sergio Pimentel
    2013-03-04T08:53:42

    Engraçado que pras mesmas montagens quando feitas com homens (cabeças de idosos em corpos sarados, ou cabeças de meninos em corpos adultos) ninguém fala nada, é até "engraçadinho" e "divertido". Fazer a mesma coisa com mulher é "objetificação". Na realidade feministas não tem assunto, querem reclamar por reclamar. Se colocam homens nos mesmissimos assuntos iriam alegar discriminação por não usar mulheres, se colcam mulheres reclamam também. Foto do Femem com um saco de um cara cortado na mão ninguem falou nada, se fosse um seio cortado o mundo viria abaixo. HIPOCRISIA!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando
    2013-03-04T08:40:39

    Enquanto isso a nova moda entre as feministas... protestos de topless... Vai entender!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristiano Moreira
    2013-03-04T07:39:52

    Sabe o que falta na mulher, ou pelo menos na maioria? AUTOCONFIANÇA! Ta faltando muito isso, percebemos com muita facilidade!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Kuhn
    2013-03-04T05:18:39

    Todas as campanhas ditas aqui não tem absolutamente nada de machistas, todas elas tem um teor realmente cômico (exceto pela mulher em pedaços heheheh) e todas elas servem muito bem o propósito de prender a atenção das pessoas, principalmente a da cerveja e a das com rostos de crianças, achei muito criativas mesmo. Aliás, eu acho que os grupos feministas de hoje são tão verdadeiros a sua causa quanto por exemplo os grupos verdes que tentam parar as obras de Belo Monte, tudo jogada política pra se promover.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paola Bracho
    2013-03-04T00:31:24

    Gosto quando ironizam, mas quando passam dos limites.. a ver pela propaganda das senhoras que é ridículo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade