TechTudo

08/04/2013 08h42 - Atualizado em 08/04/2013 08h42

Honda anuncia sistema para impedir colisões traseiras

Filipe Garrett Para o TechTudo

A Honda desenvolveu uma nova tecnologia que vai ajudar a prevenir acidentes no tráfego pesado das grandes cidades. O City-Brake Active System está pronto para chegar aos carros da companhia e opera apenas em velocidades inferiores a 28 km/h. Seu principal objetivo é evitar colisões de trânsito em cidades, quando é normal que o motorista, distraído, acerta a traseira do veículo da frente.

Tecnologia pode evitar que as comuns colisões traseiras aborreçam a vida dos motoristas (Foto: Divulgação/Honda.com)Tecnologia pode evitar que as comuns colisões traseiras aborreçam a vida dos motoristas (Foto: Divulgação/Honda)

O sistema funciona identificando riscos iminentes de batidas através de sensores, que monitoram a distância entre os carros, além de dados em tempo real sobre seu comportamento dinâmico, como velocidade, rotação do motor, aceleração e índice de frenagem. A tecnologia da Honda tem recursos para prevenir que, em uma fila de pedágio ou num estacionamento, por exemplo, um aumento de velocidade súbito cause um acidente.

A ferramenta funciona na faixa que vai da imobilidade aos 9 km/h. Quando o sistema observa que o motorista pisou muito fundo no acelerador, e há um carro a menos de 4 m à frente, são emitidos avisos visuais e sonoros. Como último recurso, o sistema consegue diminuir a potência do motor entregue às rodas motrizes para reduzir a aceleração e impedir a colisão.

Tem dúvidas de tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Slashgear

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Marcelo Cançado
    2013-05-09T10:02:30

    Possuo um New Fit 2012, a meu ver a Honda deveria sim se preocupar com um método de melhorar a visibilidade traseira destes com relação aos demais veículos. Pois um motoqueiro veio a colidir na traseira de meu Honda e desde então tenho percebido que quase todos os Hondas desta série já sofreram algum tipo de colisão traseira. Reparem! Imagino inclusive que seria um caso de recall.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Bedin
    2013-04-08T23:02:32

    OBS: Volvo já tem há anos, Mercedes idem, Subaru,... E vcs colocam como tecnologia nova... Que site atual.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ivan Oliveira
    2013-04-08T14:19:07

    Quanto mais tirarem a responsabilidade do motorista, mais gente irresponsável terá carteira de habilitação, mais barbeiragens veremos nas ruas. Se querem fazer a diferença mesmo, criem um veículo que guie por si só. Inclua nisso caminhões, ônibus, vans e taxis.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yuso Neto
    2013-04-08T11:35:00

    Ola, moro no japao e ja faz um tempo que a Subaru usa esta tecnologia e agora a Suzuki vem usando a mesmo tecnologia em seus carros. Ate agora no mercado interno a Honda nao tem nem um carro com esta tecnologia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Silva
    2013-04-08T11:08:08

    Por isso nao da pra confiar em determinados sites ... os caras nao tem criterio nenhum para postar !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade