Dicas para gravar vídeos incríveis com o iPhone

Entre os truques estão a iluminação perfeita e estabilização da imagem


O iPhone é um bom celular para produção de vídeos, já que o smartphone oferece boas resoluções e outros recursos na hora de capturar as imagens. Para gravar bem, contudo, existem algumas regras, que ajudam a fazer a captura correta, contribuindo para o desempenho do aparelho, que não faz todo o trabalho sozinho.

Um dos itens fundamentais é ter boa iluminação. Além disso, também é indicado ter espaço disponível no smartphone da Apple para gravar sem preocupações com a memória do aparelho. Confira algumas dicas para fazer um trabalho de vídeo incrível com o iPhone.

Dicas para gravar vídeos incríveis com o iPhone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) Dicas para gravar vídeos incríveis com o iPhone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Dicas para gravar vídeos incríveis com o iPhone (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Iluminação é primordial

Quanto mais iluminada for a cena, mais informações a câmera do iPhone consegue capturar. melhorando a imagem e a definição do vídeo a ser gravado, além de oferecer mais riqueza de detalhes. Se a gravação for ao ar livre e durante o dia, não se preocupe tanto, já que a luz do sol faz esse trabalho muito bem.

Iluminação é um dos principais pontos na hora de filmar com iPhone (Foto: Felipe Vinha/TechTudo) Iluminação é um dos principais pontos na hora de filmar com iPhone (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Iluminação é um dos principais pontos na hora de filmar com iPhone (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

No entanto, se a captura for à noite ou em local fechado, é sempre bom ter uma luminária por perto. Atualmente, luminárias em LED são as fontes mais indicadas de iluminação para gravar vídeos caseiros. Já para níveis mais profissionais, estão disponíveis equipamentos maiores, pesados e caros. De posse de sua fonte de luz, ligue-a e aponte para o local onde quer gravar.

Abrir espaço no iPhone

Vídeos sempre ocupam espaço, alguns mais do que o esperado, dependendo do tempo que você deseja gravar. Por conta da resolução, um vídeo de apenas cinco minutos pode ocupar quase 1 GB na memória do aparelho.

Falta de espaço no iPhone pode ser péssimo na hora de gravar vídeos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Falta de espaço no iPhone pode ser péssimo na hora de gravar vídeos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Falta de espaço no iPhone pode ser péssimo na hora de gravar vídeos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Para liberar espaço, apague aplicativos que você não usa, salve fotos antigas na nuvem – em serviços como iCloud ou Google Fotos – e tente liberar o máximo de espaço útil antes de começar a gravar. Siga outras dicas para abrir espaço no iPhone neste link.

Bloqueio AE / AF

O modo bloqueio AE / AF faz um bom serviço ao evitar que o foco automático do iPhone prejudique sua captura em vídeo. Com o AE / AF ativado, o aparelho preserva o foco que foi ajustado.

Bloqueio AE / AF do iPhone ajuda a manter o foco no que interessa ao vídeo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Bloqueio AE / AF do iPhone ajuda a manter o foco no que interessa ao vídeo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Bloqueio AE / AF do iPhone ajuda a manter o foco no que interessa ao vídeo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O foco é extremamente importante na hora de gravar um vídeo, já que ele é o responsável por destacar o assunto que você deseja capturar, desfocando outros. Para focar, antes de ativar o AE / AF, toque na tela uma vez, em cima do local onde deseja o foco. Em seguida, acione o AE / AF. Para saber como usá-lo em detalhes, veja este tutorial.

Horizontal ou vertical?

Essa é uma pergunta para a qual não há resposta certa. Tudo vai depender de onde o seu vídeo será publicado. Normalmente, vídeos na horizontal mostram mais elementos em uma cena, com mais detalhes, porém nem sempre eles podem ser visualizados em alguns aplicativos, como o Snapchat, por exemplo, onde são mais indicados vídeos na vertical.

Gravar na vertical com o iPhone pode ser bom apenas para aplicativos como Snapchat (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Gravar na vertical com o iPhone pode ser bom apenas para aplicativos como Snapchat (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Gravar na vertical com o iPhone pode ser bom apenas para aplicativos como Snapchat (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Se o seu vídeo for consumido no YouTube ou reproduzido futuramente em aparelhos como TV, tela de computador, iPad ou até mesmo no iPhone, grave-o sempre na horizontal, o que vai garantir mais informações na tela. Se a captura for para Instagram Stories, Snapchat ou qualquer outro aplicativo que seja utilizado na vertical, grave nesta posição.

Modo avião

Uma dica importante durante a gravação de seu vídeo é ativar o modo avião para evitar interrupções. Isso deixa o celular offline, o que colabora para que nenhuma notificação chegue enquanto o vídeo está sendo gravado.

Ligue o modo avião do iPhone para evitar distúrbios na hora da filmagem (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Ligue o modo avião do iPhone para evitar distúrbios na hora da filmagem (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ligue o modo avião do iPhone para evitar distúrbios na hora da filmagem (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A função evita, por exemplo, que você toque sem querer em uma notificação enquanto está capturando seu vídeo, e saia do aplicativo da câmera. Aprenda como colocar o iPhone em modo avião neste link.

Estabilize seu vídeo

Gravar só com a mão pode ser prático, mas nem sempre vai permitir vídeos bem estáveis e sem tremer. Se o usuário conseguir, é possível manter a mão firme e reduzir bastante os problemas, mas a melhor opção é sempre usar um estabilizador, tripé ou stand.

O uso de tripés ou estabilizadores pode ajudar a não tremer seu vídeo no iPhone (Foto: Felipe Vinha/TechTudo) O uso de tripés ou estabilizadores pode ajudar a não tremer seu vídeo no iPhone (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

O uso de tripés ou estabilizadores pode ajudar a não tremer seu vídeo no iPhone (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Estabilizadores podem ser verdadeiramente caros, mas há sempre a opção de comprar um tripé barato ou outro tipo de aparelho que possa segurar seu iPhone de maneira correta e precisa para estabilizar a imagem gravada.

Enquadramento

O enquadramento vai depender do que o usuário deseja gravar. Se há um espaço muito grande atrás do assunto principal do seu vídeo, talvez seja melhor enquadrá-lo de forma que fique destacado na imagem capturada.

Regra dos terços pode ajudar na hora do enquadramento (Foto: Reprodução/Felipe Vinha) Regra dos terços pode ajudar na hora do enquadramento (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Regra dos terços pode ajudar na hora do enquadramento (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Também é indicado seguir a "regra dos terços" uma indicação para vídeos e fotos que pode ajudar no enquadramento. Essa regra indica que o assunto capturado precisa ser posicionado no encontro das linhas que ficam na tela. Para isso, ative o modo "grade" da câmera do iPhone, seguindo estes passos. O único problema é que o modo grade funciona apenas para fotos, mas servirá para te dar uma ideia de como enquadrar o vídeo.

Vale a pena comprar um iPhone? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo