Privacidade no Android: como apagar seus rastros nos principais navegadores

Chrome, Firefox e Opera possuem ferramentas para limpar as informações


Por Barbara Mannara, para o TechTudo

O internauta pode garantir maior privacidade de dados apagando o histórico de navegação de sites acessados pelo celular e também as pesquisas feitas com o smartphone. Dessa forma, nenhum amigo curioso vai descobrir quais páginas você andou acessando pelo Android, mantendo seus assuntos privados a salvo. Essa função está disponível nos três navegadores mais usados da atualidade: o Chrome, Firefox e Opera, todos com interface em português e download gratuito.

Para ajudar a encontrar o recurso, este tutorial explica como excluir seus rastros salvos no Android ao longo do tempo. Descubra ainda como utilizar a função de acesso "anônimo", para não registrar atividades pessoais, nem senhas de login, no aparelho. As dicas são rápidas e fáceis de entender.

Como apagar o histórico do Chrome, Firefox e Opera no Android (Foto: Marlon Câmara/TechTudo) Como apagar o histórico do Chrome, Firefox e Opera no Android (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Como apagar o histórico do Chrome, Firefox e Opera no Android (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Como apagar o histórico no Chrome

Passo 1. Abra o navegador do Chrome no Android e toque no menu lateral, indicado por três pontos no topo direito. Depois, selecione "Histórico". Na tela seguinte, será possível apagar um site específico desse registro, tocando no botão de "lixeira" em cada um. Se preferir, delete todos os vestígios na opção "Limpar dados de navegação".

Acesse o histórico do Chrome pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Acesse o histórico do Chrome pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse o histórico do Chrome pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Marque as caixas azuis ao lado de cada categoria que deseja apagar e deixe selecionada no topo a opção de "Desde o começo", para se certificar de que nenhum dado vai permanecer salvo.

É possível excluir itens de "Histórico de navegação", "Cookies e dados do site", "Imagens e arquivos armazenados em cache", "Senhas salvas" e "Preenchimento automático dos dados do formulário". Confirme no botão de "Limpar dados" e seu histórico aparecerá como vazio no Chrome.

Escolha os dados que deseja apagar do Chrome no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Escolha os dados que deseja apagar do Chrome no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Escolha os dados que deseja apagar do Chrome no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Aproveite para saber como acessar a aba anônima do navegador: abra novamente o menu lateral do Chrome e selecione "Navegar sem deixar rastros". Uma nova janela vai se abrir com "modo invisível". Nela não será salvo o histórico de pesquisa ou armazenamento de cookies. Repare que a barra de endereço ficará escura, para indicar que se trata do modo anônimo.

Abra o navegador sem deixar rastros no Chrome para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra o navegador sem deixar rastros no Chrome para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra o navegador sem deixar rastros no Chrome para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como apagar o histórico no Firefox

Passo 1. Abra a aba lateral de menu do Firefox no Android, indicado por "três pontos" no topo direito. Depois, selecione "Histórico". O usuário tem a opção de pressionar um dos itens para apagar individualmente ou tocar no botão de "Limpar histórico de navegação" para excluir todos os sites e pesquisas de uma vez.

Abra o histórico no Firefox e apague seus dados pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra o histórico no Firefox e apague seus dados pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra o histórico no Firefox e apague seus dados pelo Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O Firefox também tem uma aba anônima, para navegar sem se preocupar com histórico ou guardar senhas de login. Para acessar, abra novamente o menu lateral do aplicativo e selecione "Nova aba privativa". Será aberta a navegação oculta, que oferece ainda uma proteção contra rastreamento das suas atividades. Repare que a barra de endereços fica escurecida neste modo.

Abra uma aba privativa no Firefox para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra uma aba privativa no Firefox para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra uma aba privativa no Firefox para Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como apagar o histórico no Opera

Passo 1. Abra o Opera no seu celular Android. Em seguida, expanda o menu do aplicativo, usando o botão com três linhas na parte inferior. Na aba que aparecer, toque em "Histórico".

Abra o menu do Opera no Android e acesse o histórico (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Abra o menu do Opera no Android e acesse o histórico (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Abra o menu do Opera no Android e acesse o histórico (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. O usuário tem duas opções para manter a privacidade de navegação. Ao acessar o histórico, é possível pressionar apenas um item e "Remover" da lista. Se quiser excluir tudo de uma vez, acesse o menu do topo (três pontos) e selecione "Limpar histórico".

Remova sites específicos do histórico ou apague tudo no Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Remova sites específicos do histórico ou apague tudo no Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Remova sites específicos do histórico ou apague tudo no Opera (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para manter seus segredos a salvo, o Opera também oferece uma janela anônima. Para abrir, toque no ícone de indicador de abas, na base do aplicativo. Depois, selecione a categoria de "Privada", no topo da tela. Toque no botão de "+" para abrir uma nova guia anônima, sem salvar o histórico de navegação.

Conheça a aba privada do Opera no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) Conheça a aba privada do Opera no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Conheça a aba privada do Opera no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

MAIS DO TechTudo