Como acessar histórico e recuperar notificações no Android

Tutorial ensina a criar um atalho para lista com os últimos alertas recebidos no celular


As notificações do celular com Android podem desaparecer quando o usuário dispensa os alertas ao deslizar o dedo para os lados. No entanto, existe uma forma pouco conhecida de recuperar a informação. Se você se arrependeu de descartar os avisos do smartphone, ainda é possível visualizá-los novamente com um truque simples em qualquer telefone com o sistema do Google.

Para isso, basta saber como colocar um widget na tela inicial. Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como acessar o histórico em dispositivos com o Android 5.0 Lollipop ou superior.

Android vem com os apps mais usados pela maioria das pessoas, como YouTube e Gmail  (Foto: Marlon Câmara/TechTudo) Android vem com os apps mais usados pela maioria das pessoas, como YouTube e Gmail  (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Android vem com os apps mais usados pela maioria das pessoas, como YouTube e Gmail (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Passo 1. Escolha uma área vazia da sua tela inicial e mantenha pressionada para abrir o menu. Em seguida, acesse as opções de widgets.

Abra o menu de widgets do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Abra o menu de widgets do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra o menu de widgets do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. Procure pelo widget de configurações e arraste para a tela inicial.

Insira um widget de configuração no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Insira um widget de configuração no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Insira um widget de configuração no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Uma tela irá abrir automaticamente com uma lista de ações para atribuir ao widget recém-criado. Role a página e selecione “Registro de notificação”. Você verá um ícone com esse nome na home do Android.

Selecione o registro de notificações no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Selecione o registro de notificações no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Selecione o registro de notificações no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Toque no atalho para abrir uma relação com as últimas 50 notificações recebidas.

Acesse o histórico com as últimas 50 notificações recebidas no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse o histórico com as últimas 50 notificações recebidas no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse o histórico com as últimas 50 notificações recebidas no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A lista exibida é simples e não permite acessar o aplicativo com um toque. No entanto, o recurso já é uma boa maneira de lembrar uma notificação importante que passou despercebida. Depois, basta abrir o app manualmente para checar a informação.

Vale a pena mudar do Android para Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo