Como criar um atalho para pesquisar com o Google no Microsoft Edge

Plugin adiciona atalho para pesquisas do Google no navegador do Windows 10.


O Microsoft Edge defende a ideia de que é o navegador que consome menos energia de notebooks. Mesmo assim, o browser ainda desagrada alguns usuários por ser preso ao Bing. A extensão Right Click Search for Microsoft Edge (github.com) adiciona um atalho para pesquisas do Google no navegador do Windows 10. O recurso permite que o usuário selecione um texto e faça buscas sobre determinado trecho a partir do botão direito do mouse, como acontece no Chrome e no Opera Browser.

Microsoft Edge pode ganhar atalho para pesquisas no Google através de extensão (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Microsoft Edge pode ganhar atalho para pesquisas no Google através de extensão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Microsoft Edge pode ganhar atalho para pesquisas no Google através de extensão (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no celular

Passo 1. Abra as configurações do Windows e clique na opção “Atualização e Segurança”;

Abra a opção Atualização e Segurança nas configurações do Windows 10  (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Abra a opção Atualização e Segurança nas configurações do Windows 10  (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Abra a opção Atualização e Segurança nas configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Clique na guia “Para desenvolvedores” e selecione a opção “Modo de desenvolvedor”, à direita da tela;

Ative o modo de desenvolvedor no Windows 10 para pesquisar no Google com o Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Ative o modo de desenvolvedor no Windows 10 para pesquisar no Google com o Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ative o modo de desenvolvedor no Windows 10 para pesquisar no Google com o Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. O Windows exibirá um alerta sobre o procedimento. Clique em “Sim” para confirmar a mudança. É possível que o sistema baixe alguns pacotes após isso. Basta aguardar;

Confirme a ativação do modo de desenvolvedor do Windows 10  (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Confirme a ativação do modo de desenvolvedor do Windows 10  (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Confirme a ativação do modo de desenvolvedor do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Acesse a página de download da extensão “Right Click Search for Microsoft Edge” no Github e baixe os arquivos “certificate.cer” e “right-click-search.appx”;

Baixe o certificado e a extensão para adicionar pesquisas no Google ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/TechTudo) Baixe o certificado e a extensão para adicionar pesquisas no Google ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/TechTudo)

Baixe o certificado e a extensão para adicionar pesquisas no Google ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/TechTudo)

Observação: é possível que o Windows Defender ou o Microsoft Edge exiba algum aviso de segurança após o download da extensão .appx. Basta ignorar a notificação;

Passo 5. Após o download, abra a pasta onde você salvou os arquivos e dê um duplo clique em “certificate.cer”. Na janela que aparece, clique em Abrir;

Clique em Abrir para instalar certificado no Windows 10 (Foto: Reprodução/TechTudo) Clique em Abrir para instalar certificado no Windows 10 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Clique em Abrir para instalar certificado no Windows 10 (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 6. Na próxima tela, clique em “Instalar certificado”;

Clique para Instalar certificado necessário à extensão do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Clique para Instalar certificado necessário à extensão do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Clique para Instalar certificado necessário à extensão do Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Selecione a opção “Máquina Local” e clique em ''Avançar''. Caso seja exibido um aviso, confirme;

Instale o certificado na máquina local do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Instale o certificado na máquina local do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Instale o certificado na máquina local do Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Na tela seguinte, selecione a opção “Colocar todos os certificados no repositório a seguir” e selecione “Procurar”;

Clique em procurar para escolher o repositório de certificados (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Clique em procurar para escolher o repositório de certificados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Clique em procurar para escolher o repositório de certificados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 9. Na pequena janela, selecione “Pessoas Confiáveis” e clique em ''OK''. Em seguida, clique em ''Avançar'';

Selecione Selecione

Selecione "Pessoas Confiáveis" para a instalação de certificado (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 10. Clique em ''Concluir'' para finalizar a instalação. Uma mensagem de sucesso aparecerá em seguida;

Conclua a instalação do certificado para adicionar extensão ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Conclua a instalação do certificado para adicionar extensão ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Conclua a instalação do certificado para adicionar extensão ao Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 11. De volta à pasta de download, dê um duplo clique no arquivo “Right Click Search”. O Windows SmartScreen exibirá um aviso. Clique em “Mais informações” e, logo após, em “Executar assim mesmo”;

Confirme a abertura do arquivo appx no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Confirme a abertura do arquivo appx no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Confirme a abertura do arquivo appx no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 12. Uma tela aparecerá perguntando se deseja instalar a extensão. Clique em “Instalar”, aguarde até o fim, selecione “Iniciar” e feche a janela;

Clique para Instalar a extensão de pesquisa do Google no Microsoft Edge (Foto:  Reprodução/Elson de Souza) Clique para Instalar a extensão de pesquisa do Google no Microsoft Edge (Foto:  Reprodução/Elson de Souza)

Clique para Instalar a extensão de pesquisa do Google no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 13. Abra o Microsoft Edge. O navegador exibirá um alerta sobre uma nova extensão. Clique em “Ativar mesmo assim”;

Confirme a instalação da extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Confirme a instalação da extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Confirme a instalação da extensão no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 14. Navegue até algum site. Selecione um texto e clique com o botão direito. No menu que aparece, passe o mouse sobre “Search for [termo selecionado]” e selecione o buscador desejado. No nosso caso, é o Google;

Extensão adiciona atalhos para vários buscadores no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Extensão adiciona atalhos para vários buscadores no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Extensão adiciona atalhos para vários buscadores no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 15. Para determinar um buscador padrão, basta clicar sobre o ícone da extensão no menu do Microsoft Edge. Em seguida, selecione a opção “Use specific provider” e escolha o Google ou o motor de sua preferência. Clique em “Update Settings” para finalizar.

Usuário pode escolher o Google como padrão para pesquisas rápidas no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza) Usuário pode escolher o Google como padrão para pesquisas rápidas no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Usuário pode escolher o Google como padrão para pesquisas rápidas no Microsoft Edge (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pronto! Agora o Microsoft Edge exibirá diretamente o atalho para pesquisar no Google (ou outro buscador) pelo termo selecionado.

Microsoft Edge está suspenso e não abre: o que fazer? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo