Como reorganizar os apps na tela do iPhone de maneira fácil

Tutorial ensina a mover aplicativos entre telas; apesar de antigo, truque ainda é desconhecido de muitos usuários


Por Helito Bijora, para o TechTudo

Organizar os aplicativos no iPhone ou iPad (iOS) nem sempre é uma tarefa fácil. Para mover um app da última tela até a primeira, é necessário arrastar o ícone até a lateral esquerda da tela e passar por todas elas – o que pode levar um bom tempo caso o usuário possua muitos apps instalados e várias páginas na tela inicial.

Felizmente, um truque simples permite mover o ícone de um app entre telas facilmente. A dica consiste em usar a dock – barra inferior de ícone que é fixa em todas as telas – para mudar rapidamente um app de lugar. Veja como realizar esse procedimento no passo a passo abaixo.

Aprenda a mover facilmente o ícone de um app entre as telas do iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo) Aprenda a mover facilmente o ícone de um app entre as telas do iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Aprenda a mover facilmente o ícone de um app entre as telas do iPhone (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Apesar de ser antigo e funcionar em versões anteriores do iOS, nem todos os donos de iPhone e iPad sabem dessa facilidade, e é por isso que publicamos este texto.

Passo 1. Toque sobre o ícone de um app qualquer e mantenha o dedo pressionado por alguns instantes até que eles comecem a tremer.

Toque sobre um ícone mantenha pressionado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Toque sobre um ícone mantenha pressionado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Toque sobre um ícone mantenha pressionado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso necessário, libere um espaço na dock. Para isso, basta arrastar um dos ícones para fora dela. Em seguida, use o espaço livre para adicionar o ícone do app que você quer mover entre telas.

Libere um espaço na dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Libere um espaço na dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Libere um espaço na dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Agora, você pode rolar livremente entre as telas até encontrar a aquela para qual você deseja mover o app. Feito isso, basta remover o ícone da dock e adicioná-lo à tela desejada.

Movendo um app entre as telas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Movendo um app entre as telas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Movendo um app entre as telas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Repita o procedimento para todos os apps que você quer mover entre as telas. Quando terminar a organização, basta adicionar novamente à dock o ícone que você removeu no segundo passo.

Restaure o ícone removido da dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Restaure o ícone removido da dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Restaure o ícone removido da dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Para finalizar, basta pressionar o botão Home para que os ícone parem de tremer e você possa usar o seu iPhone ou iPad.

MAIS DO TechTudo