Como usar o Chromecast para realidade virtual na TV

Tutorial ensina a compartilhar experiência de imersão com outras pessoas usando uma televisão


Por Paulo Alves, Para o TechTudo

Smartphones com telas de alta resolução são ideais para ver conteúdos em realidade virtual, mas a atividade ainda é puramente individual. Geralmente, só uma pessoa assiste ao conteúdo imersivo, mas há uma maneira simples de compartilhar a experiência com amigos. Com ajuda do Chromecast, é possível mostrar para outras pessoas o que você vê no mundo virtual, deixando jogos e visitas a locais turísticos muito mais divertidos. O truque é usar o espelhamento do dispositivo do Google na TV.

O tutorial requer, além do celular, um headset de realidade virtual compatível com o seu smartphone. Alguns exemplos são o Google Cardboard, o Google Daydream View e o Samsung Gear VR. Além disso, é preciso que o Chromecast esteja devidamente conectado à TV e configurado na rede Wi-Fi. Veja como funciona.

Aprenda como usar realidade virtual na TV com Chromecast (Foto: Caio Bersot/TechTudo) Aprenda como usar realidade virtual na TV com Chromecast (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Aprenda como usar realidade virtual na TV com Chromecast (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

Passo 1. Usando seu celular Android, abra o aplicativo Google Home e acesse o menu lateral. Selecione a opção “Transmitir tela/áudio”. Em seguida, toque no botão azul em destaque e selecione o seu Chromecast no pop-up;

Conecte o seu celular ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Conecte o seu celular ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Conecte o seu celular ao Chromecast (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Conecte o seu celular ao dispositivo de realidade virtual, seja ele um Google Cardboard ou um Gear VR. Reproduza um vídeo ou jogue um game normalmente;

Inicie uma experiência em VR no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Inicie uma experiência em VR no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Inicie uma experiência em VR no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na TV, o conteúdo em realidade virtual exibido para você será espelhado para qualquer pessoa ver. Independentemente para onde você olhe, seus amigos e familiares na mesma sala verão tudo pela televisão;

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Veja o conteúdo espelhado na TV (Foto: Paulo Alves/TechTudo) Veja o conteúdo espelhado na TV (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Veja o conteúdo espelhado na TV (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 4. Ao terminar, volte ao aplicativo Google Home, acesse o menu “Transmitir tela/áudio” e toque em “Desconectar”.

Finalize o espelhamento pelo app Home (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Finalize o espelhamento pelo app Home (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Finalize o espelhamento pelo app Home (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A imagem reproduzida na TV estará sempre dividida em duas telas. É o resultado do espelhamento do método que o celular usa para gerar conteúdo imersivo para as lentes do seu aparelho de realidade virtual.

O formato pode não ser o ideal, mas é o suficiente para que outras pessoas acompanhem você em um jogo e ajudem a dar dicas de como prosseguir. Vale lembrar, no entanto, que o recurso faz a bateria do celular esgotar muito mais rapidamente, então é bom manter o carregador por perto.

Vale a pena comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo.

MAIS DO TechTudo